Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Lição 6 - Desafios de ser Família nos dias Atuais

 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE 


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

1 Coríntios 6.12 
12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
Gálatas 5.16 
16 - Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
Colossenses 2.8 
8 - Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.

1 - Os Desafios da Família na Sociedade
O grande desafio da Família nos dias atuais é fazê-la viver dentro dos princípios da Palavra de Deus, edificada na rocha que é Cristo. Há uma batalha difícil e constante no nosso tempo, tudo contribui para a inviabilidade de se viver em família ou de vivê-la fora dos princípios bíblicos, aderindo as novas leis do país, as mudanças culturais e sociais, aos novos costumes e hábitos.
O fato é que uma família somente será estruturada, sólida e harmoniosa se andar conforme a Palavra de Deus, e Satanás sabe disso.
Elionaldo Renovato: Sabemos que Satanás tem mobilizado os sistemas deste mundo para desestruturar a vida familiar. No entanto, a igreja de Cristo, como "sal" e "luz" da terra, deve confrontar, por intermédio da Palavra de Deus, os ataques do Maligno. Não podemos nos esquecer que estamos lutando contra principados e potestades (Ef 6.12). Se desejamos uma vida familiar vitoriosa, precisamos viver em total dependência do Senhor. Carecemos da armadura de Deus para que possamos enfrentar as lutas e desafios de nosso tempo. [8]

Comunicação e a Tecnologia
O desenvolvimento das comunicações trouxe para a sociedade muito benefícios e facilidades. Quem viveu nos tempos em que as mensagens chegavam até o seu destinatário via Telex, Telegrama ou cartas via correio sabe como era bem difícil se comunicar; hoje temos aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, que via internet, leva nossa mensagem ao destinatário em tempo real, facilitando a nossa vida. 
Não há como negar os benefícios do avanço tecnológico, a praticidade na resolução de problemas, pois com a tecnologia tivemos um ganho extraordinário com o aumento da produtividade e a eficiência das atividades humanas. Hoje podemos executar muitas tarefas ao mesmo tempo, podemos comprar com facilidade, pagar os boletos com praticidade, transferir dinheiro apenas com um clique, buscar informações atualizadas em tempo real sobre tudo e assim tomar decisões mais assertivas.
Com a internet é possível estudar, trabalhar, visitar museus, assistir pregações, ouvir louvores, evangelizar, aumentar conhecimento bíblico e teológico, pesquisar um determinado assunto, baixar slides para a aula de EBD, compartilhar conhecimento, comprar, vender, comunicar com pessoas do mundo todo, arrumar emprego, etc ... Podemos usar a internet para o bem, todavia, como tudo nesse mundo, Satanás também usa a internet como instrumento do mal. Nesse mesmo canal de comunicação trafega a vida e a morte, a pureza e a imoralidade, a escolha fica a cargo de quem está no computador, notebook, tablet, celular ou em frente a sua  televisão Smart.
A Internet é a mais nova maravilha do gênio humano, podemos usá-la a serviço do bem ou do mal. Deus nos deu o livre-arbítrio para as escolhas da vida, o fato é que a internet tem invadido também as famílias e muitas foram destruídas por ela.
Eliezer Lira: Muitas famílias cristãs, hoje, não mais se reúnem ao "redor da mesa" para fazer o culto doméstico. Pois acham-se escravizadas aos meios de comunicação. Estes, por sua vez, ignorando e desprezando as reivindicações básicas da Palavra de Deus, vão inescrupulosamente destruindo os alicerces morais e espirituais de nossos lares, através de uma programação imoral, ocultista, consumista e comprometida com a cultura anticrista [...] com equilíbrio, bom senso e discernimento podemos manter nossas famílias incontaminadas diante do irresistível poder da mídia [7]

1.1 - A Mudança Cultural Pós-Modernidade
"Tempos difíceis, homens amantes de si mesmos, desobedientes, ingratos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus" (2Tm 3.1-5)
A cultura é importante porque esta ligada diretamente a formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo, inclusive na sua capacidade de relacionar-se com o seu próximo.
E como tudo nessa vida, a cultura também tem experimentado muitas alterações, fornecendo a sociedade: novas regras, novas crenças, novos valores, novos padrões e costumes. Isso tem trazido preocupação na família e na igreja, ambas devem estar atentas à luz da Palavra de Deus.
Destaco abaixo algumas características do movimento pós-moderno :

Ausência de Valores
Nossa sociedade está marcada por uma geração individualista, menos solidária, que despreza valores transmitidos pelos pais e avós. Esta é a geração que pensa na herança com os pais vivos, querem ganhar sempre, levar vantagem sempre, conquistar degraus não importando os meios.

Regras Imprecisas
As regras estabelecem direitos e deveres, equilíbrio entre liberdade individual e segurança coletiva. A sociedade cresce e se evolui a cada dia, e as regras e as leis também evoluem para adequar a nova realidade, no entanto, as novas regras e leis não são claras e não tem rigor, isso faz com que as pessoas sintam-se desorientadas e desrespeitadas levando-as a ter comportamentos fora dos valores éticos e morais.

Individualismo
Segundo o dicionário, Individualismo é a tendência de quem pensa somente em si próprio; egoísmo; egocentrismo.
As pessoas são influenciadas pela mídia e publicidade, a viver o bem-estar individual, o lazer, o interesse pelo corpo, os valores individualistas do sucesso pessoal e do dinheiro. Muitas pessoas afirmam a sua identidade por meio do consumo próprio. 
SER e TER são dois modos da existência que nos orienta em relação ao eu e ao mundo determinando nossa forma de pensar, sentir e agir.
SER refere-se à experiência, o alinhamento aos bons valores, serenidade, coragem, gentileza, amor, honestidade, bondade e altruísmo.
TER refere-se em atitudes centralizada na propriedade, no lucro, no emprego da força para dominar outros seres humanos.
O Individualismo está ligado ao modo de existência do TER, que infelizmente tem dominado o coração das pessoas.

Pluralidade
A pluralidade ou Pluralismo no sentido amplo, é o reconhecimento da diversidade nas questões diversas: políticas, religiosas, culturais, jurídicas. Acredito que o comentarista esteja se referindo a Pluralidade cultural e religiosa.
A pluralidade religiosa desafia as pessoas a conviver com diferentes formas de religião e cultura, facilita a migração para outra religião onde se muda os rituais e a maneira de conceber o sagrado, resumindo, a sociedade pós-moderna propicia uma diálogo inter-religioso, culminando no movimento ecumênico. No Cristianismo, o termo ecumenismo é usado no sentido pela busca da unidade de cristãos, e no sentido mais amplo, na união de todas as religiões.
"Cremos que o concílio mundial de igrejas, com a sua política ecumenista, está sendo instrumento de Satanás para levantar na Terra um superigreja que, após o arrebatamento da verdadeira e triunfante Igreja, dará suporte espiritual ao governo do Anticristo, da Besta e do Falso Profeta, durante a Grande Tribulação. Por estas e tantas outras razões, repudiamos o Concílio Mundial de Igrejas e a sua política ecumenista" [9]

Mistura do Real e do Virtual (Imaginário)
No subtópico 2.2 , mostro algumas diferenças das gerações que estão vivendo a pós-modernidade, nessa oportunidade destaco a geração Alpha, que são os nascidos a partir de 2011, para eles não existe mais separação entre a "vida real" e a mundo "Virtual".
Chamamos isso de hiper-realidade que é a INcapacidade da consciência de distinguir a realidade de uma simulação da realidade (ambiente virtual), há perigos para o uso da hiper-realidade em nossa cultura.
Um exemplo de hiper-realidade, é quando compartilhamos somente os momentos positivos e conquistas nas redes sociais, criando o nosso EU como uma imagem que idealizamos de nós mesmos; o ato de ocultar os momentos negativos, decepções e fracassos no mundo virtual pode levar uma pessoa a buscar de forma obstinada uma imagem perfeita de si mesmo na vida real, onde haja somente momentos positivos e conquistas, isso pode causar doenças e desequilíbrio emocional.

Relativismo Exacerbado
No Relativismo não existe uma verdade absoluta, tudo é relativo.
Dá para perceber que, segundo esta visão, os princípios morais e éticos da Palavra de Deus caem por terra. Não havendo limite para o certo ou o errado, abre-se caminho para a desordem. As pessoas acreditam que podem fazer o que bem entenderem, opondo-se a Deus e ao seu povo (Jo 17.14-25). Para muitos, que não conhecem a Deus, o certo e o errado confundem-se. Todavia, o Senhor abomina o relativismo (Is 5.20).
O Relativismo não é algo novo, exclusivo da nossa sociedade. O profeta Isaías já estava em conflito com essa "turma" que gosta de "relativizar" tudo. O profeta foi enfático ao relatar os juízos de Deus contra estes. Ele declara que "fogo consumidor" virá como julgamento pelo pecado (Is 5.24). Muitos querem criar suas próprias normas de vida. Estes justificam seus erros com velhos e conhecidos Jargões "Não tem nada a ver !" , "Todo mundo faz". Mas, não se deixe enganar: "... as más conversações corrompem os bons costumes" (1Co 15.33) [...] Nossos padrões morais e éticos devem estar pautados nas Escrituras Sagradas [10]

1.2 - A Interferência do Poder Público
Elionaldo Renovato: Alguns dos mais terríveis golpes contra a família são manipulados pelas autoridades públicas, ou seja, justamente por aqueles que deveriam zelar pelo fortalecimento da constituição da família tradicional (Rm 13.4). Há uma onda do materialismo e do liberalismo social, ambos a serviço do Diabo, predominando nas políticas públicas. Todavia, a igreja do Senhor Jesus Cristo (1Tm 3.15), cerrará as fileiras de guardiã dos princípios éticos fundamentais da família. Assim, não pereceremos sob os ataques contra a família, mas glorificaremos a Deus. [8]
Quando o Poder Público elabora leis apoiando a moralidade, está de forma direta fortalecendo a família tradicional. Muitos países proíbem a prostituição, a pornografia, a nudez pública e isso fortalece a família tradicional: Heterossexual, Monogâmica e com laços duradouros.
 
1.3 - A Inversão de Valores
Reflita com os alunos sobre a "Inversão de Valores" que estamos vivendo nesse mundo como nunca antes: O Certo virou Errado, o Errado virou o Certo.  A Verdade virou Mentira e a Mentira virou Verdade.
Joseph Goebbels, ministro de Adolf Hitler na Alemanha Nazista falou : "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade" no intuito de ter controle severo sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação. Pelo visto, essa frase está sendo vivida hoje no Brasil, mas no fim do túnel, um pequena luz clareia o outdoor da vida onde está escrito que "A verdade sempre prevalece e liberta", aliás, foi Jesus que disse isso !
Quando se trata de "Inversão de Valores" abre-se as cortinas para longos debates e pensamentos :
"Nesse mundo onde a inversão de valores está na moda, prefiro ser considerada antiquada, a ter que adaptar-se ao que não faz parte da minha essência" (Brenda Oliveira)
"Infelizmente estamos em uma época que a desonestidade virou qualidade. O cidadão que age de forma correta, com princípios, éticas e retidão fica marginalizado diante de uma maioria esmagadora de aproveitadores, enganadores e bandidos" (Orlando Salustiano)
O que são "Valores" ? são princípios éticos e sociais aceitos por uma pessoa ou grupo, ao comportamento humano, ditando suas regras e padrões. 
Thadeu e Rita Borba: Atualmente, tem havido uma "inversão" desses valores: A ética e a moral cristã, antes aprovados pela sociedade, vêm sendo sistematicamente substituídas por princípios amorais e mundanos. Hoje a igreja, tem como missão, não apenas anunciar o evangelho, e fazer discípulos em todas as nações. Mas denunciar os pecados e os valores mundanos dos homens. Clique Aqui - LEIA MAIS

2 - Os Problemas que Surgem dentro do Lar
A grande maioria dos problemas que surgem dentro do lar tem origem no próprio lar e muitas vezes são atribuídos a sociedade. Os conflitos mais comuns estão relacionados as questões: 
1 - Financeiras
2 - Intromissão da família na vida do casal
3 - Falta de Disciplina Familiar, destacando:
     a) Problemas com os  deveres conjugais
     b) Problemas na Educação dos Filhos
4 - Vícios
5 - Violência Doméstica
6 - Ciúmes
7 - Infidelidade
8 - Problema de comunicação entre Pais e filhos
     a) Falta de respeito entre as gerações 

O comentarista da revista destacou os três principais que estudaremos nos subtópicos.

2.1 - A Falta de Disciplina Familiar
A Disciplina Familiar envolve os deveres conjugais [Ef 5.22-33] e os deveres de pais e filhos [Ef 6.1-4]
Na lição 4 foi feito uma explanação sobre [Ef 5.22-23] no Tópico 1 , se desejar ler novamente [Clique Aqui]
Também vou deixar abaixo quais são os deveres dos cônjuges, pais e filhos, para que nosso comentário não fique muito grande, vale a pena ler :
  
2.2 - O Choque de Gerações entre Pais e Filhos
O choque de Gerações podem ocorrer em qualquer instituição, é a situação onde indivíduos de faixas etárias diferentes não concordam uma com a outra na questão de adaptação prática, métodos e pensamentos ideológicos. Atualmente o mundo convive com diversas gerações a saber :

Geração Baby Boomers (Nascidos entre 1946 a 1964)
a) viveram a evolução tecnológica 
b) viveram o surgimento e desenvolvimento dos meios de comunicação
c) ainda estão descobrindo como usar as novas tecnologias
d) são menos dependentes do Smartphone

Geração X (Nascidos entre 1965 a 1979)
a) viu nascer os primeiros computadores
b) busca adaptação às tecnologias
c) tiveram que aprender a internet em um mundo ainda desconectado

Geração Y (Nascidos entre 1980 a 1995)
a) Nasceram num mundo globalizado
b) passaram pelo intenso desenvolvimento tecnológico
c) viveram a popularização da internet
d) tiveram condições financeiras melhores que os pais
e) tiveram acesso a Tv a Cabo, computador, videogame
f) gostam muito de novas tecnologias

Geração Z (Nascidos entre 1996 a 2010)
a) nunca viram o mundo sem os computadores, tablets e celulares
b) não acreditam na ideia de trabalhar a vida toda em uma mesma função
c) são inovadores, criativos e conectados

Geração Alpha (Nascidos desde 2011)
a) São os nativos digitais (pertencem ao mundo tecnológico e conectado)
b) não existe mais separação entre o digital e a "vida real"
c) possuem nova forma de se relacionar, de aprender e de experimentar o 
     mundo à sua volta

Como podemos notar acima, há diferenças consideráveis entre as geração, e é natural que um filho da "geração Alpha" ache seu pai da geração X ou Y alguém "obsoleto", principalmente quando se trata de tecnologia e meios de comunicação, contudo, reflita com seus alunos, as pessoas de distintas gerações precisam se entender e respeitar, isso deve ocorrer no ambiente de trabalho e principalmente no ambiente familiar.

Não é porque os pais são de uma geração diferente dos filhos que deve se ausentar da comunicação com seus filhos, pelo contrário, deve compartilhar suas experiências, suas dificuldades e influenciar os filhos como um exemplo a ser seguido, mostrando as oportunidades que no passado eram impensáveis e quase impossível de serem realizadas, e hoje são tão fáceis.

Os pais são os responsáveis pela instrução genuína e merecedora de confiança e crédito, devem ser a primeira fonte de informações para seus filhos, pais inteirados do mundo em que se vive e com capacidade de diálogo e boa comunicação, irão ter filhos que saberão filtrar as informações tóxicas difundidas nos meios de comunicação, pela internet, na rua, na escola e pelos amigos. 

2.3 - A Má Gestão Financeira na Família
Elinaldo Renovato: As dívidas ocasionam muitos conflitos familiares, chegando até mesmo a terminar um relacionamento conjugal. Quando uma pessoa se endivida não pensa em mais nada a não ser nas dívidas. Algumas pessoas até adoecem. Assim, precisamos ouvir a Palavra de Deus e não dever nada a ninguém (Rm 13.8). Através de um planejamento eficiente, bom senso e autocontrole podemos fugir das dívidas. Faça isso para o bem-estar da sua família (Pv 11.15; 22.7,26). [8]
O cristão precisa estar ciente dos vilões da saúde financeira :
1 - Tarifas bancárias altíssimas e desnecessárias
     Tire um extrato de 30 dias e observe o que o banco anda cobrando
2 - Anuidade altíssima de cartão de crédito (atentar para isso)
3 - Uso do Rotativo do Cartão de Crédito (pague todo o valor da fatura)
     Media de Juros de 14% ao mês e 430% ao ano (Juros abusivos)
4 - Uso do Cheque Especial (Juros 8% ao mês)
5 - Compras Parceladas
     Muitas compras parceladas com valores pequenos torna um
     valor considerável a ser pago, comprometendo o orçamento familiar
6 - Gastar mais do que recebe
     Muitos se endividam quando quer viver um padrão de vida acima das 
     possibilidades, acaba incorporando o limite da cartão de credito e 
     cheque especial como se fosse parte do salario mensal.
7 - Falta de Planejamento
     Algumas pessoas recebem o dinheiro e não sabem onde gastou,
     precisam anotar o dinheiro que entra e o dinheiro que sai, mediante
     tal informação, é possível se planejar, priorizando as necessidades e
     cortando os gastos desnecessários. 

3 - A Consciência do Casal diante dos Desafios

3.1 - O Divórcio por Incompatibilidade de Gênios
Deus criou a família para ser perfeita. Seus objetivos eram os melhores possíveis. Mas, com a queda do homem (Gn 3), a família passou a sofrer sérias consequências. Não existe uma família que seja perfeita.
A Incompatibilidade de gênios ou personalidades entre os cônjuges é tema na psicologia.
Há quem pense que para um casamento dar certo precisa haver compatibilidade total de gênios.
Já ouviu alguém falar que divorciou porque seu gênio "não bateu com o da outra pessoa" ? No relacionamento amoroso é imprescindível que as duas pessoas sejam muito parecidas, idênticas, iguais e pensem da mesma forma para que dê certo ? Professor responde abaixo.
Felipe Sousa (Professor de Psicologia) : Evidente que não. Afinal, se as duas pessoas tivessem que ter uma personalidade idêntica todo e qualquer relacionamento amoroso seria como a história do Narciso, basta apenas nos apaixonarmos pela nossa imagem no espelho. E, no fundo, não é difícil de ver que a paixão surge não pela igualdade, mas pela diferença que buscamos na outra pessoa o que nos falta ... [11]
Elinaldo Renovato: Dentre os vários motivos existentes para justificar os desentendimentos entre os cônjuges, o que mais se destaca é o temperamento. Segundo os psicólogos, temperamento "é a combinação de características inatas que herdamos dos nossos pais que, de forma inconsciente, afetam o nosso comportamento". De acordo com o conceito popular, podemos dizer que o temperamento é a maneira própria pela qual reagimos aos diversos estímulos e situações que se nos apresentam cotidianamente (Gn 25.27). Mas, pelo amor, podemos (e devemos) vencer todas as nossas diferenças, a fim de que tenhamos um casamento feliz (1Pe 4.8) [8]

3.2 - Os Ataques vêm de todos os lados para desconstruir os valores cristãos
Como já vimos nos tópicos anteriores, a família está sobre constantes ataques de todas as partes, desentendimentos entre os cônjuges por incompatibilidade de gênios, personalidades e temperamentos diferentes, por falta de confiança no cônjuge, por tratamento grosseiro, problemas financeiros, infidelidade. Satanás, usa de muitas artimanhas para se infiltrar na relação do casal e tentar separá-los. No Éden havia uma ambiente perfeito, Adão e Eva vivia em amor e harmonia, Satanás conseguir se infiltrar e dar início as conflitos familiares quando o casal desobedeceu a Deus, e as consequências são sentidas até hoje nos lares.
Se não bastasse tudo isso, atualmente as famílias tradicionais vem sofrendo ataques também por parte dos poderes constituídos da nação através de novas leis, decretos e medidas provisórias. Resta a cada cristão e a igreja de Cristo combater os princípios e valores que não estão pautados na Palavra de Deus.
      
3.3 - Meios para contornar os problemas conjugais
Elinaldo Renovato: Deus não foi pego de surpresa com o pecado do homem e já no Éden providenciou a solução para as famílias e para a iniquidade: Jesus Cristo. O Filho de Deus veio ao mundo como um bebê e experimentou a vida familiar. Atualmente, em Jesus, as famílias podem resolver seus conflitos. [8]
O comentarista da lição, nos dá uma relação de meios para contornar os problemas, somado a esta relação, vai uma pitada de amor e a necessidade de convidar Jesus a fazer parte do nosso lar e ocupar a primazia.


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - 1734
[7] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 2T - 2004 - Pág.28-29
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 2T - 2013 - Pág.29
[9] Raimundo de Oliveira - Seitas e Heresias - CPAD - 2001 - Pág.251
[10] Lições Bíblicas - CPAD Juvenis - Os Perigos do Relativismo
[11] https://www.psicologiamsn.com/2015/09/incompatibilidade-de-genios-em-um-relacionamento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário