Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Lição 7 - Família - Os Cuidados com a Era Digital e com os Idosos


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE 


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

Levítico 19 
32 - Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terá terror do teu Deus. Eu sou o Senhor.
1 João 2 
15 - Não ameis o mundo, nem o que o mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.  
17 - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

1 - A Era Digital muda a Rotina da Família

1.1 - Alguns benefícios da Tecnologia
Vivemos em tempos de muitas mudanças, principalmente na área de Tecnologia, podemos aproveitar o que de melhor a Tecnologia pode nos proporcionar, por exemplo: comunicar-nos com outras pessoas de forma instantânea, interagir através de vídeos e fotos em tempo real, comprar, vender, ensinar, aprender de tudo, emitir documentos, pesquisar, pagar boletos, acessar contas bancarias, investir, evangelizar a Palavra de Deus, tudo isso e muito mais, sem contudo, sair de casa.
Quem já viveu nos tempos da máquina de escrever, telégrafo, máquina fotográfica com filme, envio de carta via correio, armazenamento de dados via disquete, sem internet, sem E-mail, sem Whatsapp e sem celular sabe muito bem das dificuldades daquele tempo e dos benefícios da tecnologia nos dias atuais. Tinha dia que perdíamos de 2 a 3 horas na fila do banco para sacar, depositar e pagar contas. No âmbito da pesquisa precisávamos se deslocar até uma biblioteca pública para fazer os trabalhos escolares, enfim, as dificuldades eram grandes.

Deus ordenou que Adão cuidasse da terra, e para que ele fizesse o seu trabalho criou suas primeiras ferramentas para que suas tarefas fossem mais produtivas. Quando da elaboração do projeto divino do Tabernáculo. Deus, por intermédio do seu Espírito, inspirou dois homens, Bezalel e Aoliabe, enchendo-os de "sabedoria do coração, para fazer toda obra de mestre, e a mais engenhosa, e a do bordador, em pano azul, e em púrpura, e em carmesim, e em linho fino, e a do tecelão, fazendo toda obra e inventando invenções" (Êx 35.35).
O exemplo de Bezalel e Aoliabe ensina-nos que Deus, mesmo após a Queda, continua permitindo que as pessoas projetem "invenções" e ensinem outras a fazerem o mesmo, porém, tal conhecimento não deve servir para manipulações, antes para engrandecer ao Altíssimo (1Co 10.31).

hoje estamos vivendo a era digital ou era tecnológica, período em que as inovações estão alterando as formas de trabalho, de comunicação e pensamento. As empresas utilizam rôbos desde a fabricação de seus produtos na linha de produção até o trabalho de logística em busca de redução de custos e competitividade. O que dizer da tecnologia na agricultura, como não depender dos avanços tecnológicos se até 2050 estima-se um crescimento populacional de 40% no mundo totalizando quase 10 bilhões de pessoas para se alimentar ? "A indústria agrícola vai precisar aumentar a produção em 70% maior que hoje, estima-se entregar por ano 1 bilhão de toneladas de trigo, arroz e outros cereais, e 200 milhões de toneladas de gado; tudo sendo produzido, praticamente, no mesmo tamanho de terra" [fonte endeavor.org.br]

A Internet começou a se popularizar no Brasil a partir das redes sociais em 2004 com o extinto Orkut, depois veio facebook (rede social pioneira), google (ferramenta de pesquisa) hoje temos muitos aplicativos como Instragran, Twitter (agora X), Telegram, Whatsapp a sensação do momento, Youtube, TikTok, Kwai, Tinder e Badoo fechando esta lista dos mais populares; Atualmente 84% da população brasileira ou 156 milhões de pessoas acessam a internet, tornando o Brasil o segundo país que mais utiliza a internet por dia no mundo, daí a importância dessa lição na nossa Escola Bíblica Dominical.

Hoje a internet não é apenas importante na atuação do acesso e difusão da informação e comunicação, mas tem um relevante papel no âmbito econômico, cultural e politico de uma sociedade. Hoje, não é exagero afirmar que a Internet é tão importante quanto água e Energia Elétrica, se a internet parasse os serviços básicos seriam comprometidos, até mesmo a rede elétrica usa a internet para balancear a distribuição, sem a internet, o fornecimento fica comprometido e pode ocorrer os apagões.

Estamos vivendo atualmente o "avanço da ciência" profetizado por Daniel, neste cenário, não devemos demonizar os avanços tecnológicos, mesmo porque nos traz muitos benefícios na área da saúde, educação e segurança, todavia, precisamos e devemos utilizar esses avanços com discernimento e sabedoria.

1.2 - Alguns Malefícios da Tecnologia
Não quero ser repetitivo aos comentários da nossa revista, vou deixar abaixo um comentário do Pr. Eliezer Lira que apontou três malefícios da tecnologia para a família.

(1) Roubam o tempo à devoção familiar
Os meios de comunicação tiram da família à devoção doméstica e ao seu próprio convívio. No salmo 128, mostra-nos a Bíblia não mostra apenas uma família ideal e, sim, o ideal para uma família: todos, em redor de uma mesa, dedicando-se ao convívio e à adoração ao Senhor. Sua família é assim? Você cuida do culto divino em família? Ou já o substituiu pelos meios de comunicação (pela tecnologia)?

(2) Levam a impureza e o pecado para dentro do lar
Se não vigiarmos e não formos seletivos, acabaremos por permitir que o adultério, a prostituição, o homossexualismo, o uso de drogas e a delinquência, entrem no lar e destruam os valores morais e espirituais (Dt 7.26)

(3) Impedem a família de ir à casa de Deus
Quantas famílias, além de não mais praticar o culto doméstico, deixaram de frequentar a casa de Deus, por causa dos meios de comunicação. No Salmo 122, mostra-nos o sacro escritor o seu contentamento em frequentar o santuário divino. Hoje, infelizmente, ir à igreja tornou-se um fardo para muitas famílias que, acomodada e passivamente, preferem ficar diante de um vídeo ( Pregação no Youtube e outras redes sociais) a entrar nos átrios de Deus. É por isto que devemos saber controlar os meios de comunicação.  [7]
 
1.3 - Outros Perigos da Tecnologia
Não quero ser repetitivo aos comentários da nossa revista, gostaria de acrescentar um importante alerta sobre alguns perigos do uso da Internet :
1) Falta de Privacidade 
2) Golpes Virtuais (Consórcios, Leilões, Viagens, Investimentos, outros)
3) Violação de Dados e Doxing (exposição de Dados da pessoa)
4) Fake News (Notícias Falsas)
5) Assédio Virtual em crianças e adolescentes
6) Exposição a conteúdos inadequados (violentos e sexuais)
7) Extorsão sexual contra crianças e adolescentes

2 - A Tecnologia e a Iniquidade

2.1 - Os Embaraços aos Pecados nos Rodeiam
Eliezer Lira: A família cristã não deve portar-se de maneira passiva diante dos meios de comunicação (e uso da tecnologia), mas buscar sabedoria de Deus para agir de forma crítica e seletiva, levando sempre em conta as reivindicações da Palavra de Deus. [7]

Como já vimos a tecnologia nesta Era Digital nos traz muitos benefícios, mas o diabo tem trabalhado nesse campo para embaraçar muitas pessoas através de três ingredientes: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (1Jo 2.16).
A tecnologia proporcionou termos em mãos o Smartphone, Tablet, notebook, televisão SmarTV com acesso a Internet e com esses aparelhos temos acesso as redes sociais, sites, programação de TV e agora os serviços de streaming (Netflix, GloboPlay, Prime Video, outros), como cristãos devemos ser seletivos ao conteúdo que chegará até nós, não podemos deixar ser levados pela imoralidade, depravação. Não podemos vacilar !
Eliezer Lira: Concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida são ingredientes imprescindíveis à mídia em seu esforço para atrair e persuadir milhares de pessoas ávidas por alguma diversão no pouco tempo de que dispõem. À medida que o crente atende aos apelos sedutores desta mídia, afasta-se consequentemente de Deus. Isto reflete-se de imediato em sua conduta cristã: Já não é tão assíduo à Escola Dominical; nunca comparece aos cultos de oração; cultos de doutrina, nem pensar; vida diária com Deus não existe mais. Este crente foi vencido pelo assédio irresistível dos meios de comunicação.
Se não formos rigorosos no controle destes veículos, estaremos consentindo que eles influenciem os lares, causando prejuízos irreparáveis à vida conjugal, ao desenvolvimento dos filhos e aos valores cristãos, éticos e morais de toda a família. [7]
  
2.2 - A Tecnologia é uma Forma de Oferecer Produtos, Prazer e Distrações
Se não bastasse a propagação da perigosa inversão de valores, do relativismo moral (não existe uma verdade absoluta) e do hedonismo (a busca pelo prazer como bem supremo) através da tecnologia, muitas pessoas são induzidas a consumir ideologias e ter comportamentos nocivos que desagradam a Deus. Os Produtos, prazer e distrações são oferecidas como apelos ao adultério, prostituição, homossexualismo, glutonarias, bebedices como algo normal da vida.

2.3 - A Iniquidade entra em Casa pela Porta da Sala
Aqui também não quero ser repetitivo ao comentarista, recomendo suas colocações para uma abordagem na aula presencial via Slide, algumas colocações do Pr. Eliezer Lira podem ser aproveitadas durante a ministração.

Eliezer Lira: Não é fácil controlar os meios de comunicação, porque estes, a cada dia que passa, introduzem-se na vida do homem moderno, tornando o seu uso como que obrigatório. Todavia, como responsáveis pela santidade de nosso lar, empreguemos todos os esforços possíveis, a fim de que a nossa família não venha a sofrer devido à nossa falta de responsabilidade. [7]

(1) Seja um exemplo no uso dos meios de comunicação
Se quisermos que nosso filhos sejam preservados dos malefícios gerados pelos meios de comunicação de massa, devemos ser um exemplo no uso destes. Não podemos transigir neste particular. Se assistirmos a filmes e a propagandas imorais, com que autoridade haveremos de aconselhar nossos filhos? Se nos deixarmos contaminar pelos sites impróprios da internet recomendar-lhes a que se abstenham dessas abominações? Se temos falhado neste particular, oremos a Deus, humilhados e arrependidos, para que nos dê autocontrole e autoridade para orientarmos convenientemente nossos filhos. Imitemos ao patriarca Jó (Jó 31.1-5).

(2) Seja Seletivo e crítico
Selecione os programas que podem ser vistos por você e por sua família sem ferir os princípios cristãos. Isto não é fácil hoje. A recomendação é de Paulo: "Examinai tudo, Retende o bem' (1Ts 5.21). Não aceite passivamente o que os imperadores da comunicação querem nos empurrar.

(3) Seja rigoroso quanto ao horário do culto doméstico
Nada deve substituir ao culto doméstico. Um programa de televisão, um filme ou qualquer outro atrativo (como as redes sociais), por melhor que seja, não pode ser encarado como substituto da devoção familiar. Enfim, que cada um de nós tenha a necessária sabedoria para manter a pureza e a santidade no lar que, segundo o ideal do Novo Testamento, tem de funcionar como uma verdadeira igreja.  [7]

Reflita com seus alunos que a tecnologia tem facilitado o acesso das pessoas a conteúdo imoral: Assim como a superior tecnologia de guerra americana esmagou os iraquianos, Satanás, ao promover a licença para cobiçar e pecar, tem usado tecnologia avançada para destruir muitas pessoas na privacidade dos seus lares e ambientes de trabalho. Devemos estar alertas. [9]

3 - A Família é o Dever com a Terceira Idade
A Terceira Idade não deve ser vista como o fim de uma existência, mas como o início de uma nova etapa na vida do ser humano.
Via de regra, a Terceira Idade é a faixa de idade da vida humana que começa a partir dos 60 anos. O Salmista refere-se a esta fase de nossa vida: "A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos" (Sl 90.10).
Como se vê, nessa passagem, a Terceira Idade, para os judeus, começava aos 70 anos. De qualquer forma, eis um problema que requer pronta solução de uma sociedade que, contaminada pelo imediatismo, não está disposta a amparar os que a ajudaram a construí-la. [7]

3.1 - Compreensão da Família em Relação aos Idosos
Quero deixar aqui os comentários do Pr. Eliezer Lira [7]
Tanto a família quanto a igreja, tudo deve fazer para proporcionar aos idosos uma ótima qualidade de vida.

(1) Obrigações da Família
Levando sempre em consideração a Bíblia Sagrada, nossa única regra de fé e prática, estas são as obrigações da família em relação aos seus idosos
a) Tributar-lhes as devidas honras
Este mandamento, entregue por Moisés a Israel, foi prontamente referendada no Novo Testamento: "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa" (Ef 6.2). Atentemos a mais esta demanda da Palavra de Deus: "Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terá temor do teu Deus. Eu sou o Senhor" (Lv 19.32).
b) Não roubar os velhos
Há filhos e netos que, aproveitando-se das limitações de seus idosos, apropriam-se de suas senhas bancárias e de documentos para roubar as suas economias. Este comportamento é abominável diante de Deus: "O que rouba a seu pai ou a sua mãe e diz: Não há transgressão, companheiro é do destruidor" (Pv 28.24).
c) Não impedir-lhe as segundas núpcias.
Cabe aos filhos orientar os pais viúvos na realização de segunda núpcias, e não causar-lhe embaraços, visando apenas a completa posse de seus bens. Amor e romantismo não são monopólios dos jovens; os idosos também possuem as suas expectativas e necessidades. Que haja orientação e conselho, e não impedimentos injustificáveis.
d) Sustentar os idosos
Como seria triste se um crente fosse constrangido, pela lei secular, a sustentar seus idosos. Que exemplo nos dá José! Ele sustentou a seu velho pai com toda a sua casa (Gn 45.1-5; 1Tm 5.4).
e) Proporcionar-lhes acompanhamento médico
Que os idosos recebam tratamento médico adequado, para que possam desfrutar, com saúde, as grandes possibilidades de sua faixa etária. 

(1) Obrigações da Igreja
Deve a igreja, o mais depressa possível, organizar um ministério voltado exclusivamente à Terceira Idade. Sugestões:
a) A classe da Escola Bíblica Dominical voltada à Terceira Idade
Como possuem eles interesses (e problemas) comuns, poderão compartilhar suas experiências, ajudando uns aos outros
b) Cursos para a Terceira Idade
Durante a semana, poderão os idosos frequentar um curso, nas dependências da igreja, que muito os ajudarão a remir o tempo.
c) Trabalho espiritual
Os idosos muito poderão ajudar a igreja, intercedendo, evangelizando, visitando e aconselhando
d) Mantendo os idosos amparados
Como povo de Deus, nossos asilos e lares têm de ser um modelo de tratamento, asseio e cuidado com os integrantes da Terceira Idade.
Enfim, que cada igreja faça um levantamento consciente das condições de seus idosos, tendo em vista proporcionar-lhes um modo de vida consoante às recomendações bíblicas.

3.2 - Compreensão dos Próprios Idosos
O idoso recebera a compreensão da família, mas deve ajudar a si mesmo, pois são grandes as possibilidades encontradas nessa fase da vida, mesmo diante das muitas limitações que vão surgir:

(1) Limitações Sociais
A Terceira Idade coincide com a aposentadoria, muitos sentem uma sensação de inutilidade, vem a depressão; os filhos já se casaram, vem a solidão; muitos idosos tem que enfrentar a viuvez ou um divórcio o que agrava o problema da solidão, vem o medo, insegurança, o sentimento de rejeição.
O profeta Samuel foi rejeitado em sua velhice, e foi tomado por uma profunda tristeza. Deus, entretanto, como o Psicólogo dos psicólogos, soube como tratar o seu servo, dando-lhe uma nova perspectiva da vida (1Sm 8.1-9) [7]

(2) Limitações Econômicas
A Terceira Idade representa também uma significativa queda no poder aquisitivo. Ciente disto, o salmista ora ao Senhor: "Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força" (Sl 71.9).

(3) Limitações Físicas
Por mais robusto que seja o ser humano, não poderá escapar às limitações físicas que lhe impõem a Terceira Idade (Ec 12.1-9). Aparecem a canseira e o enfado (Sl 90.10). A visão perde a sua força (Gn 27.1). O vigor vai desaparecendo (Gn 17.17). (Surge as doenças da velhice)

(4) Limitações Psicológicas
É necessário compreender que as motivações psicológicas de um idoso não são as mesmas de um jovem. Leia com atenção 2 Samuel 19.34-37. Por isto ajamos com discernimento para oferecer-lhe algo que realmente os ajude nesta tão importante fase da vida.
Salomão discorre sobre os problemas psicológicos enfrentados na Terceira Idade "como também quando temerem o que está no alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua eterna casa, e os pranteadores andarão rodeando pela praça" (Ec 12.5)

(5) Limitações Espirituais
Há idosos que apresentam uma significativa queda em sua vida espiritual, principalmente quando deixam a liderança de um ministério. Vimos o que aconteceu ao profeta Samuel.
      
3.3 - Compreensão da Responsabilidade dos Idosos
É possível viver a vida com contentamento mesmo diante das limitações, o idoso cristão tem a ajuda de Deus para continuar sorrindo e fazendo a diferença na sociedade: "Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes" (Sl 92.14) ao contrário daqueles idosos que não conhecem a Deus, que não tem nenhuma esperança, que vivem reclamando o tempo todo de tudo e de todos. 
O Idoso deve afastar a ociosidade com a atuação, por exemplo:
1 - Auxiliar na educação dos Netos
2 - Ser conselheiro dos mais Jovens
3 - Ser um Intercessor da família através da oração
4 - Ser voluntário em alguma atividade em casa, na igreja, no bairro
5 - Fazer atividades físicas (caminhada, usar aparelhos de exercícios 
     físicos nas praças do bairro, fazer academia)

"Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, são na fé, no amor e na paciência" (Tt 2.2)
O apóstolo Paulo orienta Tito a dar instruções adaptadas ao caráter especial de diferentes classes de ouvintes. Os idosos precisavam de instruções especiais para que fossem sóbrios (vigilante), grave (sério), prudentes, são na fé, no amor e na paciência.
João Calvino: Quanto a ser "sóbrios" instrução é para que os velhos sejam "sóbrios", porque se embriagar é um vício muito comum entre os idosos. Sêneca já disse: "Um jovem viciado em uma vida de luxo transgride; um velho viciado fica louco".
Alberto Barnes: Quanto ao "amor", o significado é que um homem velho deve demonstrar amor por todos, especialmente por aqueles que são bons. Deveria ter vencido, em sua época de vida, todas as paixões ardentes, impetuosas, invejosas e iradas de seus primeiros anos, e sua mente deveria ser subjugada em doce benevolência para toda a humanidade. [5]
Alberto Barnes: Quanto a "paciência", o idoso deve adaptar-se as fraquezas e provações da velhice resultante da perda dos amigos de seus primeiros anos, do aparecimento da solidão. Os idosos devem se submeter também às provas de seus anos avançados entendendo a vontade de Deus, pois logo terminarão, sabendo que será renovado sua juventude diante do trono de Deus. [5]
João Calvino: Quanto a ser "são na fé" faz alusão indiretamente às várias doenças dos idosos, com as quais ele contrasta essa saúde da alma. Perceba que "Fé, Amor e Paciência" é a soma da perfeição cristã. Pela fé nós adoramos a Deus; O Amor se estende a todos os mandamentos da segunda mesa; já a Paciência funciona como um tempero da fé e do amor; pois sem paciência a fé não perduraria por muito tempo, e muitas ocorrências acontecem todos os dias, casos de conduta imprudente ou mau humor, que nos irritam tanto que não devemos ficar lânguidos (abatidos, sem forças) [5]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - 1734
[7] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 2T - 2004 - Pág.62-68
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 2T - 2013 - Pág.29
[9] Pureza Sexual - CPAD - Pág.210,211

 

5 comentários: