Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Lição 12 - O Verdadeiro Discípulo Promove o Crescimento de Outros Discípulos

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

1 Timóteo 1.15-18 
15 - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
16 - Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.
17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.
18 - Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia;.

1 - Credenciais Bíblicas do Discípulo Cristão
Quais são as qualidades que um discípulo de Cristo deve ter para que seja forte e saudável espiritualmente falando ?
Apóstolo Paulo em suas cartas pastorais ensina algumas delas :
1 - O Verdadeiro Discípulo CONFIA NAS ESCRITURAS
2 - O Verdadeiro Discípulo DEPENDE DE DEUS
3 - O Verdadeiro Discípulo deve TORNA-SE FORTE
O Comentarista da Revista aborda esse três pontos nesse tópico.

1.1 - Confia nas Escrituras    

Existem tantos motivos para confiar nas Escrituras Sagradas, destaco:
(1)  Por causa das profecias já cumpridas e as que estão se cumprindo.
(2)  Por causa dos Manuscritos originais encontrados, ao qual prova 
      a precisão e a verdade da Bíblia, temos mais de 5 mil manuscritos 
      registrado, muito mais do que qualquer livro da antiguidade.
(3)  Por causa da Arqueologia que mostra que os fatos históricos
      relatados são verdadeiros.

Os cristãos primitivos  liam os livros do Antigo Testamento, o próprio Jesus fez isso lendo um pergaminho do profeta Isaías (Lc 4.7-21); Além da leitura, os cristãos  primitivos se preocupavam em pregar e ensinar as Escrituras Sagradas, e tinham a tendência de copiar e reproduzir esses livros para as gerações vindouras.
Nesse contexto, Gaio e Demétrio, como cooperadores de João na liderança da Igreja, também assim o faziam, não apenas confiavam nas Escrituras Sagradas, como foram pessoas que se dedicaram a aprendê-la, estando preparadas não só para aplicar os ensinamentos na suas vidas, como para ensiná-las aos membros da Igreja local.
O Apóstolo Paulo também adverte Timóteo, a ensinar somente a Doutrina Bíblica, não dando ouvidos a fábulas:
"Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis[...]" (1Tm 1.3-4)

1.2 - Depende de Deus
O Verdadeiro Discípulo se apresenta como uma pessoa totalmente dependente de Deus. O que é Depender de Deus ?
De grosso modo, depender de Deus é ter o coração inteiramente voltado para Deus, investir num relacionamento de intimidade com Ele através de um devocional diário com oração, leitura, meditação e aplicação da Sua Palavra; um discípulo que depende de Deus não toma decisões sem oração e sem averiguar a Palavra de Deus; quem depende de Deus está sempre ligado em Deus, como uma vara ligada na videira, Jesus disse: "Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer. (João 5.5).
Dependemos de Deus para tudo, sem Jesus não vamos para lugar algum, sem Jesus não vamos fazer nada, pois é Ele que nos sustenta, que nos direciona, tudo o que temos e somos vem dEle.

Eliezer Lira e Silva: Pensar que podemos controlar a nossa vida é de uma presunção orgulhosa que afronta o próprio Deus. Nós somos as criaturas e Deus, o Criador. Infelizmente, muitos fazem os seus planos desprezando o Senhor como se fosse possível deixá-lo fora do curso da nossa vida. Não sejamos presunçosos e arrogantes! Reconheçamos as nossas fragilidades, pois somos pó e cinza (Gn 18.27; Jó 30.19). Mas Deus, o nosso Pai, é tudo em todos por Cristo Jesus, o nosso Senhor (Cl 3.11). [7]
 
1.3 - Torna-se Forte
Ninguém se converte a Cristo e torna-se Forte instantaneamente.
"Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós" (Gl 4.1).
Conforme comentado no subtópico 1.1 , é necessário se esforçar para ficar pronto, para ficar gabaritado ou formado, ou seja, é necessário esforço para ficar apto a ensinar a Palavra de Deus as outras pessoas.
O Apóstolo Paulo escreveu a Timóteo:
"Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra de Deus" (2Tm 2.15).
Albert Barnes: Faça um esforço para cumprir os deveres do ofício ministerial de modo a encontrar a aprovação divina. O objetivo do ministério não é agradar aos homens ... há muitas coisas cuja tendência é levar um ministro a buscar favor popular em vez da aprovação divina. Se alguém agradar a Deus, será o resultado de uma intenção deliberada e de uma vida cuidadosa. [5]
Ao que nos parece, diferentemente de Diótrefes, os cooperadores Gaio e Demétrio se esforçaram em aprender para ensinar a Igreja. Um homem que cumpre seu dever, quando se examina, não se envergonha, ao contrário, foram elogiados na epístola por João, pois não só permaneceram na verdade, como também, se propuseram a ensinar com justiça e habilidade a palavra da verdade.

2 - Revela a Maturidade Espiritual
Ao observarmos um discípulo cristão, o que nos faz identificar que essa pessoa possui maturidade espiritual ? Quais são os indicativos ?
1 - Esse Discípulo é forte espiritualmente, aprendeu manejar a Palavra de 
     Deus, e por isso NA CAMINHADA COM CRISTO ajuda outros a se 
     fortalecerem e a crescerem, sempre avançando.
2 - Esse Discípulo tem maturidade para lidar com diversas situações no 
     dia a dia, com pessoas de "estatura espiritual" diferente, 
     através do bom RELACIONAMENTO COM AS OVELHAS, contorna os 
     problemas e traz crescimento individual e coletivo.
3 - Esse Discípulo mesmo sob forte adversidade e perseguições, são 
      maduros, não permitem que a missão dada por Jesus fique estagnada, 
      mas sempre avança NA CONDUÇÃO DA IGREJA
O Comentarista da Revista aborda esse três pontos nesse tópico.

O apóstolo Paulo, pedir em oração, que os irmãos viessem a alcançara a maturidade espiritual: "Por essa razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual" (Cl 1.9).

2.1 - Na Caminhada com Cristo
O apóstolo Paulo orienta a não olhar para as coisas que ficaram lá atrás, mas para sempre avançar nessa caminhada com Jesus Cristo (Fp 3.12-13).

Avançar na questão individual se fortificando a cada dia :
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouvistes, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros" (2Tm 2.1-2).

Avançar na questão coletiva:
A Igreja deve crescer, ela começou com doze discípulos (Mt 10.1-4), depois apresenta os setenta (Lc 10.1), apresenta os cento e vinte (At 1.15), apresenta os três mil (At 2.41), apresenta os cinco mil (At 4.4) e continua crescendo (At 5.14).

Na caminhada com Cristo, a ordem é sair da imaturidade e saber discernir o bem e o mal, não nos parecesse que Diótrefes era um cooperador com maturidade, pois agia como um discipulador imaturo, sua igreja não avançava, ao contrário, parece-nos que contabilizava perdas.
A ordem é alcançar a maturidade e saber discernir o bem e o mal, a ordem é fazer o bem, não ser apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra (Tg 1.22-25). 
Eliezer Lira e Silva: Ora, se nós ouvirmos, entendemos, compreendemos e podemos fazer o que deve ser feito, mas não o fazemos, estamos em pecado. Deus condena o pecado de omissão! Não sejamos omissos quanto àquilo que podemos e devemos fazer! Como discípulos de Cristo não podemos recuar. Antes, temos de perseverar em perseguir o alvo que nos foi proposto até o fim (Fp 3.14). [7]

2.2 - No Relacionamento com as Ovelhas

Pr. Samuel Malafaia, nos ensina que :
Assim como as ovelhas no campo, o povo de Deus, o rebanho do Senhor, enfrenta diversos problemas e dificuldades no dia-a-dia, o que requer cuidados especiais e constantes do seu pastor (Sl 23.1). 
No nosso meio temos:  

OVELHA FRACA: Simboliza o crente raquítico, desmotivado. Tudo está ruim para ele, anda murmurando. Não acompanha o ritmo dos demais e acaba desanimando de seguir com o rebanho, ficando pelo caminho.

OVELHA DOENTE: Simboliza o crente que geme por alguma doença. A doença pode ser simples ou complexas, podem ser física, emocional ou espiritual.

OVELHA QUEBRADA: Simboliza o crente atacado por um lobo (problema, crise, inimigos, sofreu uma queda, etc) caiu e está com sequelas, precisa de ajuda para levantar-se e tornar a andar.

OVELHA  DESGARRADA: Simboliza o crente que está fora do aprisco, despareceu da igreja e não participa mais das atividades em que era até mesmo assíduo. Perdeu o rumo, perdeu a direção ... a Bíblia ensina que devemos buscar e tornar a trazer, para o rebanho.

OVELHA PERDIDA: Simboliza as pessoas não evangelizadas, que andar por caminhos diversos, sem conhecer o caminho correto do aprisco. [8]

O discipulador precisa ter maturidade espiritual para lidar com cada um delas conforme sua "estatura espiritual" e levá-las ao crescimento. Não se obtem êxito no crescimento, se todas foram tratadas da mesma forma em uma exigência a uma obediência cega. É preciso cultivar o bom relacionamento com as pessoas, o que Diótrefes não fazia !

Diótrefes dentro da sua imaturidade, precisava aprender que :
Samuel Malafaia: O pastor de um rebanho de crentes não chega a essa posição por ambição pessoa, por respeito, honra ou interesse próprio. Trata-se de um homem que recebeu uma chamada divina para cuidar do Seu povo (At 13.2; 1Co 12.28; Ef 4.11). Os rebanhos não lhe pertencem, pois são propriedade do Senhor. O pastor, certamente, terá que prestar contas de tudo o que fizer (Hb 13.17). [8]

2.3 - Na Condução da Igreja
Se o discipulador tiver alguma das características abaixo, é imaturo, e com toda certeza, a igreja local, vai sofrer para crescer.
Observe se Diótrefes se enquadra em alguma característica abaixo :
Os Maus Pastores (Ez 34.1-31)
(1) Alimentam-se a si próprios em vez de alimentarem as ovelhas (v.2)
(2) Comem  a gordura, se vestem da lã (v.3)
(3) Não fortalecem as fracas (v.4)
(4) Não curam as doentes (V.4)
(5) Não atam ligaduras às quebradas (v.4)
(6) Não saem em busca da ovelha desgarrada (v.4,6)
(7) Não se preocupam com as ovelhas perdidas (v.,6)
(7) Oprimem as ovelhas que estão sujeitas aos seus cuidados (v.4)
(8) Em vez de amorosos são duros e ríspidos no tratamento (v.4)
(9) Espalham ovelhas nos campos ao invés de agregá-las no aprisco (v.5)
(10) Sujeitam as ovelhas à destruição pelo inimigo (v.5,8)
(11) Comem e bebem do melhor, deixando resto para as ovelhas (v.18,19) [8]

3 - Compromete-se com o Crescimento
De que forma o discípulo pode comprometer-se com o Crescimento próprio e daqueles que estão sob sua responsabilidade ?
Apóstolo Paulo fez algumas recomendações sobre esta questão :
1 - O Discípulo se compromete com o Crescimento SENDO EXEMPLO,
     sendo uma boa referência para quem observa o seu comportamento.
2 - O Discípulo se compromete com o Crescimento.
      ENSINANDO A PALAVRA
3 - O Discípulo se compromete com o Crescimento.
      APONTANDO O CRISTO, sendo guiado por seus ensinamentos e 
      princípios cristãos, testemunhando e demonstrando maturidade.
O Comentarista da Revista aborda esse três pontos nesse tópico.
     
3.1 - Sendo Exemplo
Gaio e Demétrio era um exemplo de discipulador a ser seguido, faziam com maestria o papel de um pastor aprovado:
Samuel Malafaia: O verdadeiro pastor de ovelhas deve estar habilitado para conhecer o estado em que se encontram suas ovelhas (Pv 27.23a), bem como os pastos adequados que fornecerão alimento saudável e descanso para suas ovelhas,  o que significa apascentar (At 20.28). Deve estar ciente de que, muitas vezes, deixará o aconchego de seu lar, de sua habitação, para andar em terras inóspitas, guiando suas ovelhas e protegendo-as dos inimigos. Deve se esforçar para ter uma convivência amorosa com suas ovelhas a ponto de conhecê-las pelo próprio nome. Deve ter preparo espiritual e divino para fortalecer o crente fraco, curar o doente, ligar o quebrado, buscar o que se desgarrou e procurar os perdidos. [8]
Já em Diótrefes vemos um mau exemplo, em vez de apascentar as ovelhas em um ambiente de bom relacionamento, apascentava-se a  si próprio com um espírito de ganância e de oportunismo, para engordá-las no intuito de vendê-las ou alimentar-se delas.

3.2 - Ensinando a Palavra
Conforme já comentei, ao que nos parece, diferentemente de Gaio e Demétrio, Diótrefes não se esforçou em aprender e se tornou um "discipulador" incapaz de ensinar a Palavra para a Igreja.
Diótrefes precisava aprender a Palavra, viver na pratica a Palavra e então estaria como um bom exemplo, qualificado para ensinar a Palavra para a Sua igreja local.
Samuel Malafaia: Para que as ovelhas cresçam e produzam, é necessário que recebam alimento saudável. Ao que tudo indica, muitos pastores, atualmente, não estão alimentando seus rebanhos com a salutar Palavra de Deus. Mas, àqueles a quem Deus confiou um rebanho, serão cobrados pelos bons serviços prestados. [8]

3.3 - Apontando o Cristo
As atitude de Gaio e Demétrio mencionadas na epístola por João, é o suficiente para afirmar que Eles tinham maturidade pessoal e espiritual pois cultivavam bom relacionamento com os irmãos, estavam andando na verdade, focando o ministério na causa do reino, e sempre apontando o Cristo, eles iam à frente de suas ovelhas, liderando-as para chegarem a um bom pasto é águas correntes.

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - P.1776
[7] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - Pág.54
[8] Revista Palavra de Deus - Central Gospel - Pág.35,36,39

Nenhum comentário:

Postar um comentário