Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Lição 13 - O Verdadeiro Discípulo é um Exemplo para Futuras Gerações

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

3 João 1.9-12 
9 - Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes que procura ter entre o primado, não nos recebe.
10 - Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
11 - Amado, não digas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.
12 - Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.

Nesta lição vamos tratar de um assunto muito importante: qual é o legado que vamos deixar para a próxima geração como um cristão.
Baseado na vida desses três cristãos mencionados na terceira epístola de João o comentarista da revista nos traz essa lição que nos leva a muita reflexão.
Se não houver a preocupação em formar pessoas melhores para o futuro, se não houver a preocupação em deixar um legado para a próxima geração, os prejuízos poderão ser assombrosos. 
Se vivemos como cristãos rasos, anões na fé, que difunde o mau exemplo como cristão, então, não podemos esperar e cobrar da geração futura que eles sejam cristãos gigantes na fé e propagador de bom exemplo.

1 - O Mal Legado de Diótrefes

1.1 - Uma Liderança Reprovável    
Não sabemos como Diótrefes chegou a Liderança da Igreja, existem muitas especulações, há quem diga que Diótrefes se tornou lider porque havia usurpado essa posição, outros afirmam que Diótrefes era um aspirante (pretendente) ao cargo de líder, mais isso não passa de conjecturas. 
O certo é que esse "cristão" chamado Diótrefes, ao que nos parece, foi um líder e cristão REPROVADO conforme estudamos ao longo dessa revista.
Suas atitudes de espírito de rebelião causou danos a igreja, danos na questão de relacionamento entre irmãos, danos na questão de crescimento daquela igreja local; o precioso tempo que poderia ser usado para edificação e crescimento foi utilizado para reparar danos.

1.2 - Um Mau Discípulo é Hipócrita
A humildade dos discípulos de Jesus durante a caminhada fez cada um deles amar a Deus e ao próximo.
O orgulho leva a pessoa a ser hipócrita, ou seja, fingir ser algo que não é para receber reconhecimento, não importa se o relacionamento com o próximo vai ser prejudicado, o que importa é chegar aos objetivos.
Diótrefes era hipócrita, um dissimulado, mentiroso, produzia calunias a respeito do apóstolo João, suas atitudes dentro da igreja local, não era por fé mas pelo desejo de ser reconhecido por outras pessoas.
O hipócrita é aquela pessoa que na sua frente te cumprimenta, sorri, é cordial, te abraça, faz elogios, mas que pelas costas, fala mal, faz calunias, puxa o tapete, ou seja, cria situações para te derrubar, cria situações para te passar para trás.
Diótrefes chegou a essa situação espiritual porque colocou em seu coração o anseio por cargos e posição de visibilidade.
João inspirado pelo Espírito Santo, registrou a atitude de Diótrefes para precaver as igrejas locais de todas épocas sobre a possibilidade de deparar com pessoas com a "Síndrome de Diótrefes", para que possa se proteger dessa má influência.
O que a Bíblia diz sobre os hipócritas ? Vejamos alguns versículos :
(1) Os hipócritas serão retirados do Reino de Deus (Mt 13.41)
(2) O hipócrita não enxerga os seus próprios problemas (Mt 7.5)
(3) O hipócrita não merece confiança (Pv 25.19)
(4) A hipocrisia contamina e cresce como fermento (Lc 12.1)
(5) Não dê ouvidos a ensinos de pessoas hipócritas (1Tm 4.1,2)
(6) Fuja e previna-se contra toda hipocrisia (1Pe 2.1)   [7]
 
1.3 - Fora dos Padrões Bíblicos
Diótrefes era um mau exemplo, má influência, o apóstolo João orientou a não segui-lo. Diótrefes sem importar com os padrões bíblicos buscava através de qualquer meio e métodos a primazia entre os irmãos contrariando vários ensinos de Jesus sobre a busca por superioridade :
"Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor, e quem governa como quem serve. Pois qual é o maior? Quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve" (Lc 22.26-27)
O sistema de liderança do mundo é muito diferente da liderança no reino de Deus. Os líderes do mundo são sempre egoístas e arrogantes, enquanto procuram subir ao topo. Mas, entre os cristãos, o líder deve ser aquele que mais serve. Há diferentes estilos de liderança, alguns lideram falando em público, alguns administrando, alguns por meio de relacionamentos, mas cada líder cristão precisa ter o coração de um servo. [6]

2 - Gaio, um Verdadeiro Discípulo

2.1 - Um Discípulo Verdadeiro
Gaio dava um bom testemunho, era uma pessoa de caráter, era um discípulo verdadeiro que "andava na verdade", atento aos ensinamentos de Jesus Cristo e atento a viver uma vida na base da verdade e não da mentira como fazem os hipócritas. 
Bem sabemos, que depois da queda da raça humana no Éden, o ser humano passou a estar inclinado para mentir e viver longe dos mandamentos de Deus, mas Deus pela sua misericórdia, compartilha em certa medida o seu atributo VERDADE para aqueles que nasceram de novo, sendo assim é possível que o cristão possa viver o que prega e o que ensina, e que suas palavras e atitudes sejam um testemunho do agir de Deus na sua vida.
É interessante que enquanto o homem pode falar a verdade, Deus é a verdade, o homem mente porque a veracidade não é essencial nele, mas Deus tem a veracidade como sua essência.
João inicia a terceira epístola afirmando a Gaio que os irmãos falavam bem da sua postura como cristão:
"Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade" (3 Jo 3)
O fato de Gaio acolher os pregadores e missionários viajantes e dar apoio e sustento demonstra que ele era um discípulo verdadeiro, pois demonstrava ter amor e comunhão com os irmãos na prática e não somente nos discursos, e tudo o que fazia era com visão de reino, e não para receber algo em troca.

2.2 - Um Discípulo Fiel
O apóstolo João continua a carta:
"Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos e para com os estranhos," (3 Jo 5)
Além de Gaio "andar na verdade" também fazia tudo com fidelidade conforme orienta a Palavra de Deus:
"Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Ap 2.10)
"Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel" (1Co 4.2)
Deus em sua essência possui um atributo comunicável denominado Fidelidade, ao qual compartilha conosco em certa medida.
É interessante que a fidelidade está sempre relacionada com a verdade, são atributos inseparáveis, enquanto a verdade (veracidade) declara as coisas como elas são, a fidelidade é o cumprimento das promessas e juízos; não há como separar esses atributos:
"E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeira" (Ap 22.6)
Pr. Paulo César: A veracidade de Deus significa que Ele é o Deus verdadeiro (ao contrário do hipócrita), Deus não é mentiroso, aquilo que Deus expressa externamente corresponde àquilo que ele é internamente. Todas as suas afirmações estão de pleno acordo com o seu ser. Quanto a fidelidade, Deus é fiel conosco e nunca se esquece ou falta com sua Palavra. [8]
Portanto, Gaio demonstrava ter sido um discípulo verdadeiro, que realmente nasceu de novo, pois procurar viver a verdade, andar na verdade, ser uma pessoa confiável, cumpridor de sua palavra.

2.3 - Um Discípulo Altruísta
Conforme já mencionei, Gaio era Altruísta, ou seja, era um cristão que se dedicava a obra de Deus sem interesse de obter alguma vantagem financeira, pessoal ou posição elevada na igreja local.
Tudo o que Gaio fazia não era para ser retribuído, mas porque andava na verdade e fidelidade; a hospitalidade aos irmãos viajantes e aos estranhos (ou desconhecidos) era por empatia, uma ajuda por compaixão e consideração. 
O verdadeiro discípulo tem a marca do Amor por Deus e para com o seu próximo, possui uma visão de reino e não terrena:
"não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem, porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas" (2Co 4.180
Por agir dessa forma, Gaio deixou um legado para nós, um legado que perdura até hoje, um exemplo para gerações de cristãos.

3 - Demétrio, um Verdadeiro Discípulo

3.1 - Um Discípulo Inspirador
Demétrio, foi outro discípulo inspirador, nas poucas palavras registradas por João na sua terceira epístola, podemos notar que este cristão também vivia na verdade, na fidelidade, no temor a Deus. Tudo o que fazia não era para ser visto pelos homens, mas por amor a Deus:
"Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segunda carne, não se servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis" (Cl 3.22-24).
Já percebeu que muitos irmãos da igreja nos inspira a ser um verdadeiro discípulo de Cristo ? Demétrio era um desses :
"Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro" (3 Jo 12)

3.2 - Um Discípulo Comprometido
Em contrate com o corrupto Diótrefes, Demétrio tinha grande consideração pela verdade. João personificou a verdade, como um testemunho do caráter e do ensinamento de Demétrio. Em outras palavras, se a verdade pudesse falar, falaria em defesa de Demétrio. [6]

3.3 - Um Discípulo é Reconhecido
O melhor legado que podemos deixar para as pessoas que nos cercam, é trazer inspiração e quando somos comprometidos na obra do Senhor sendo verdadeiro, agindo com fidelidade, nos tornamos cristãos confiáveis, e reconhecidamente aprovados diante de Deus e dos homens.
O verdadeiro discípulo deve dar valor e ter cuidado com a boa reputação.
A reputação é a imagem que as outras pessoas fazem ao seu respeito, ou seja, como as pessoas te veem. 
Busque ser verdadeiro, ético, honesto, pessoa confiável, ser reconhecido como verdadeiro discípulo através do bom testemunho.
Você contaria um segredo a uma pessoa indiscreta ? Você contrataria um serviço de um profissional que tem a fama de ser desonesto ? Como líder consagraria um irmão que vive cometendo más atitudes e mau exemplo para um cargo eclesiástico ? Contaria com um irmão sem comprometimento para uma tarefa importante ?


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - P.1468
[7] https://www.bibliaon.com/versiculos_que_mostram_o_perigo_da_hipocrisia
[8] http://igrejacristasementedevida.com.br/estudos/2018/oserdedeus/34.18.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário