Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Lição 11 - O Verdadeiro Discípulo é uma referência no Serviço Cristão

 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

1 Pedro 3.8-12  
8 - E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
9 - Não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção.
10 - Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.
11 - Aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a.
12 - Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males.

1 - Credenciais do Bom Testemunho
A terceira carta de João faz elogios a Gaio e Demétrio que dão bom testemunho cristão e chama atenção para o mau testemunho do irmão Diótrefes. Eis aqui nesta carta, o exemplo do que devemos IMITAR e o exemplo do que devemos EVITAR. A base para dar o bom e mau Testemunho é a presença ou não do AMOR na vida do cristão.

O fruto do espírito possui nove virtudes ou capacitações que fundamentam o caráter cristão: 
"Mas o fruto do Espírito é: AMOR, Gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gl 5.22)
É interessante que a Bíblia menciona "fruto do espírito" ou invés de "frutos do espírito", existem especulações sobre o motivo do apóstolo usar "fruto" no singular ao invés de usar "frutos" no plural, a explicação mais aceita por vários teólogos é que isso indica que as nove virtudes pertencem  a um único fruto, onde o AMOR é a base de todas outras, isso nos leva a pensar que cada virtude é como um gomo de um mesmo fruto. Não se pode ter as oito virtudes sem ter a principal: o AMOR.

Diante da depravação da natureza humana (Rm 5.12) é impossível o ser humano exercer as virtudes do fruto do espírito. A natureza humana da pessoa sem Cristo está degenerada pelo pecado de Adão e tem a tendência a praticar as "obras da carne" : "Porque as obras da carne são conhecidas, as quais são: Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus" (Gl 5.19-21)
Todavia, Jesus veio a este mundo para reverter esse quadro, agora, quando a pessoa aceita Jesus como Salvador, é regenerada, tornando-se nova criatura, ou seja, a pessoa nasce de novo espiritualmente; nesse processo da salvação, o Espírito Santo passa a habitar na pessoa e a produzir o "fruto do espírito" , fazendo com que o novo cristão também deixe de praticar as "obras da carne" : "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito e espírito" (Jo 3.5-6).

Reflita com os alunos, ao ler a terceira epístola de João, ao ver as atitudes de Gaio, Demétrio e Diótrefes, é possível identificar quem está produzindo  o "fruto do espírito" e quem está praticando as "obras da carne" ?

Reflita ainda com seus alunos, existe alguma relação do Bom e mau Testemunho do Cristão com o "fruto do espírito" e as "obras da carne" ?

O comentarista da nossa revista, Pr. Alex de Mello Cardoso, nos ensinou que o cristão que dá bom testemunho, tem uma credencial, ou seja, possui algumas características visíveis, como :
- Ter Compaixão e Amor
- Ter Mansidão
- Ter facilidade de Bendizer e Abençoar pessoas
Como auxilio completar, vou detalhar essas características nos subtópicos. 

1.1 - Compaixão e Amor
Ao longo deste trimestre, implicitamente aprendemos algumas questões relacionadas a "fruto do espírito" e "atributos de Deus", uma releitura de estudos sobre esta temática ajuda o professor na exposição das lições.
Quando vamos falar sobre Compaixão e Amor estamos tratando de dois atributos comunicáveis de Deus, ou seja, Deus compartilha conosco, Deus faz com que o cristão reproduza ou frutifique eles; Portanto, o verdadeiro discípulo possui compaixão e amor na sua personalidade em certa medida.

Compaixão
As palavras hebraicas e gregas para Compaixão remete ao significado de "Ter misericórdia", "Ser Compassivo", "se colocar no lugar do próximo e entender o que de fato ele está sentindo e o que ele está passando naquele momento".  O verdadeiro discípulo é movido pela compaixão, ao qual se torna sensível a mover-se em favor da necessidade do outro.
"Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão" (Sl 86.15).
Todos atributos de Deus são infinitos e eternos, portanto, Sua compaixão também é infinita e eterna:
"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;" (Lm 3.22)

Amor
O Verdadeiro Discípulo vive em retidão, buscando obedecer os mandamentos divinos, sobretudo o princípio do amor ao próximo.
Eliezer de Lira e Silva: A essência do Cristianismo é o amor (Rm 13.8-10; 1Co 13). Isto foi declarado pelo próprio Senhor Jesus ao ser inquirido por um doutor da lei (Lc 10.25-27), e ao dar as últimas instruções aos seus discípulos (Jo 13.34,35). O apóstolo João afirmou categoricamente:
"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" (1Jo 4.8).
Todavia, todo o que ama é nascido de Deus e o conhece. 
Ora, assim como um filho possui características de seu pai, nós, como filhos de um Deus que ama, naturalmente devemos amar como Ele amou (2Pe 1.4; Jo 15.12). Do contrário, não seremos considerados seus filhos.
A Bíblia afirma que antes de conhecermos a Cristo, éramos "odiosos, odiando-nos uns aos outros" (Tt 3.3). Sem Cristo, ninguém é capaz de amar ao próximo, muito menos se este for um inimigo contumaz. Mas, como nova criatura (2Co 5.17), "o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5.5). O fruto do Espírito (Gl 5.22) leva-nos a amar até mesmo aos que nos odeiam. Além disso, Jesus afirmou que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13.35).
Reflita com seus alunos, lendo a terceira carta de João, e observando o testemunho de Gaio, Diótrefes e Demétrio, é possível identificar os verdadeiro discípulos de Jesus ?
O apóstolo João, afirma que o Bom testemunho de Gaio e Demétrio, ao qual manifesta o amor pelos irmãos e estranhos, indica que andam na verdade, ou seja, que são verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, mas Diótrefes não age assim e dá mau testemunho, não demonstra ter compaixão e amor, vejamos 3 João 9-10 :
9 - Tenho escrito à igreja, mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
10 - Por isso, seu eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e não contente com isso, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los e os lança fora da igreja.
É imprescindível refletirmos o versículo abaixo:
"Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece o seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dEle temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão" (1 Jo 4.20-21)

Relação Compaixão e Amor
É interessante que a compaixão e o amor são palavras que andam juntas, quem tem compaixão tem amor e quem tem amor tem compaixão:
"Porém, quem tem os bens deste mundo, e vê que seu irmão possui necessidade, e fecha-lhe suas entranhas da compaixão, como habita nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade." (1Jo 3.17-18 King)
Albert Barnes: O significado geral deste versículo, em conexão com o verso anterior, é que, se quisermos dar a vida por outros, estaremos dispostos a fazer sacrifícios comparativamente menores, necessários para aliviá-los em suas vidas, angústias; e que, se não estivermos dispostos a fazer isto, não teremos nenhuma evidência de que o amor de Deus habite em nós [5]
Na terceira carta de João, o apóstolo faz elogio a Gaio que sempre estava disposto a suprir a necessidade dos irmãos e dos estranhos, quanto a necessidade de comida, roupas e abrigo:
"Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos e para com os estranhos" (3 Jo 5)
Infelizmente, Diótrefes, foi citado na carta, como um mau exemplo, não tinha compaixão e amor para com os irmãos:
"... não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los e os lança fora da igreja" (3 Jo 10).

Jesus era repleto de compaixão pelo sofrimento alheio, ao ler os evangelhos podemos perceber essa questão, exemplos:
"E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores" (Lc 7.13)
"E Jesus, chamando os seus discípulos; disse: Tenho compaixão da multidão, porque já esta comigo há três dias e não tem o que comer; não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho" (Mt 15.32)
"E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os enfermos" (Mt 14.14).

1.2 - Mansidão
Conforme já mencionei acima, Mansidão é uma das virtudes ou capacitações do fruto do espírito (Gl 5.22-23).
Antonio Gilberto: A mansidão deve ser uma das virtudes (ou qualidades) do crente, porquanto o Espírito de Deus habita em seu interior. Deus é perfeitamente manso, mas também justo e que ira-se todos os dias (Sl 7.11). Como compreender isso? A ira de Deus é contra o pecado e o mal; não afeta seu amor e compaixão por nós. Deus é nosso exemplo perfeito de mansidão associada à firmeza. [8]
Na Bíblia encontramos muitos exemplos de pessoas com a virtude da Mansidão: Abraão (Gn 13.8,9), Moisés (Nm 12.3); Jesus (Mt 11.29); Paulo era cruel aos discípulos de Jesus (At 7.54-60), todavia, foi transformado por Jesus e passou a praticar e ensinar o evangelho de compaixão e amor, com mansidão e humildade.
Antonio Gilberto: É sobremodo instrutivo que na Bíblia o Espírito Santo seja simbolizado por uma pomba; Jesus, por um Cordeiro e seus seguidores, por ovelhas. Todas estas figuras falam da mansidão - o fruto espiritual da obediência. O cristão que possui a virtude da "Mansidão" é identificado da seguinte forma:
1 - É submisso  à vontade de Deus (Mt 11.29)
     Jesus fez notória a sua mansidão e humildade submiteu à vontade 
     de Deus Pai.
2 - É apto para aprender
     É estar sempre aberto à aprendizagem, ou seja, não ser orgulhoso 
     quanto ao que se sabe e o que precisa aprender (Tg 1.21)
3 - É atencioso
     Possui moderação, tranquilidade, consideração, atenção ou cuidado, 
     paciente com os outros por amor como explanado em 1Co 13.1-7

A mansidão segundo a  Bíblia nada tem a ver com covardia e fraqueza.
Na Bíblia, vemos esta característica relacionada com coragem, fortaleza e resolução. Moisés era homem manso, mas ao mesmo tempo estava pronto para agir nos momentos críticos.
A mansidão é uma disposição do caráter que aceita, sem discutir, a verdade e a vontade de Deus. É uma postura dócil de completa submissão e aprendizado em Cristo (Mt 11.28). Essa virtude é fruto da atuação do Espírito Santo no crente [...]  Segundo Paulo, aquele que não é capaz de ser manso e se submeter aos seus pastores não é digno da comunhão cristã [8]

"Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão" (2Ts 3.14).
Pelo visto, não era só o apóstolo João que estava lidando com pessoas com o mesmo comportamento de Diótrefes, no versículo acima, fica claro que o apóstolo Paulo também lidou com pessoas que não tinha a virtude da Mansidão, e escreveu a orientação de como devemos relacionar com eles.
 
1.3 - Bendizer e abençoar
O verdadeiro discípulo não tem dificuldades para bendizer e abençoar pessoas, já os que possuem a Síndrome de Diótrefes possuem essa dificuldade.
Elienai Cabral: Lamentavelmente, o espírito da mentira entrou até mesmo entre os crentes e vem produzindo grandes males. Difamações e rumores negativos acabam sendo comuns entre nós. E isso desagrada profundamente a Deus. 
Quando o apóstolo dos gentios afirma que devemos pensar "em tudo o que é honesto" (Fp 4.8), de fato, está nos exortando a desenvolvermos uma conduta transparente e decorosa, digna de alguém que age bem à luz do dia (Rm 13.13). O mundo não pode ver em nós um comportamento que contradiga os conceitos éticos e bíblicos da verdade e da honestidade, pois isso é incoerente aos princípios cristãos. O verdadeiro crente tem um firme compromisso com a verdade (como Gaio e Demétrio). Ele não mente nem calunia seu irmão (como Diótrefes). [9]

A Arte de saber Elogiar
Podemos elogiar os irmãos que executaram um determinada tarefa bem feita na obra de Deus ou por uma ajuda que recebemos no nosso ministério ? Podemos elogiar o pregador da noite ? 
O objetivo de uma pessoa ou de um líder ao fazer elogios a uma pessoa é motivá-la a continuar entregando o melhor de si, criar um bom ambiente, mostrar que a pessoa está caminhando na direção certa, também não deixa de ser um reconhecimento pelos esforços do empenho dos irmãos na obra de Deus. 
Nas redes sociais ou nos programas evangélicos que fazem debates, essa questão sobre fazer elogios aos irmãos vira uma grande polêmica, uns são radicais e afirmam que aderem ao princípio do "Soli Deo Glória" ou seja toda glória deve ser dada a Deus e que o elogio pode causar mais mal do que bem a pessoa, levando a arrogância, orgulho, soberba, etc ... esses afirmam que não podemos fazer elogios, podemos matar espiritualmente os irmãos.
Por outro lado, existem os que não vê problema em fazer elogios, que isso é bom, e cumpre o objetivo proposto e citado acima, todavia, há um consenso de que existe a arte de saber elogiar, ou seja, a maneira correta para causar o bem e não o mal. 
Na terceira carta de João, o apóstolo João fez elogios a Gaio e a Demétrio pelo bom testemunho (3 Jo 5-8;11-12). O apóstolo Paulo também faz elogios a algumas pessoas, por exemplo: "Eu os elogio porque vocês sempre lembram de mim e seguem as instruções que eu passei para vocês" (1Co 11.12 NTLH)
"Eu havia falado muito bem de vocês a ele, e vocês não me desapontaram. Temos sempre dito a verdade a vocês. Assim também é verdadeiro o elogio que fizemos a Tito a respeito de vocês" (2Co 7.14 NTLH).
Use a arte de saber elogiar, por exemplo, como elogiar o pregador que fez a exposição da Palavra da noite ? Algumas sugestões :
(1) Louvo a Deus pela sua vida meu irmão! Que Deus continue te usando 
      poderosamente para sua honra e glória.
(2) Glória a Deus pela sua pregação! Deus te usou para falar comigo!
(3) Meu irmão, Deus falou comigo através da Palavra
(4) Continue firme nesse vosso ministério, Deus está sendo glorificado
(5) Que bênção irmão, Continue se dedicando nessa tua vocação, Deus é 
      contigo

Outra coisa que é bom refletir, quando estamos fazendo qualquer coisa na obra de Deus, estamos fazendo para glória de Deus ou para nossa glória. No Novo Testamento em algumas passagens vemos os fariseus buscando ser elogiados pelos homens, qual é o nosso sentimento nessa questão ?
Jesus em certa ocasião afirmou que "Eu não procuro ser elogiado (honrado) pelas pessoas" (Jo 5.41). O apóstolo Paulo também ensinou aos Tessalonicenses: "Nunca procuramos elogios de ninguém, nem de vocês nem de outros" (1Ts 2.6). Ao ler a terceira carta de João, parece-nos que Diótrefes entrou pelo caminho desse propósito, ser elogiado e reconhecido entre eles como o primado (3 Jo 9), um perigo para a vida espiritual.

2 - Ter uma Vida Transformada
A Bíblia relata a vida transformada de várias pessoas, por exemplo:
- Pedro, o pescador (Lc 5.1-11)
- Saulo de Tarso, o perseguidor de cristãos (At 9.22-26)
- Zaqueu, o chefe dos cobradores de impostos (Lc 19)
Neste tópico, o comentarista destaca que o pecador pode ter a sua vida transformada :
(1) Pelo Poder do Evangelho
(2) Pelo Testemunho Cristão
(3) Pelo Poder do Espírito santo

2.1 - Pelo Poder do Evangelho
O maior milagre que Deus pode fazer na vida de uma pessoa é transformar a sua vida. O Poder do Evangelho transforma, faz com que pessoas cruéis, violentas, furiosas, dominadas pelo ódio sejam transformadas em pessoas mansas cheias do fruto do espírito.
O Apóstolo Paulo passou pela transformação e escreveu:
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego" (Rm 1.16)
Sendo assim, podemos afirma que quem permanece no pecado é porque ainda não experimentou o poder transformador do evangelho de Jesus Cristo. O Poder do Evangelho transforma, exige mudança de vida :
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2)
A terceira carta de João, mostra que Gaio e Demétrio tiveram a vida transformada pelo poder do evangelho.

2.2 - Pelo Testemunho Cristão
"Todos dão testemunho de Demétrio [...] também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro" (3 Jo 12)
Gaio e Demétrio dava bom testemunho de Cristo, infelizmente ao que nos parece, Diótrefes dava um mal testemunho (3 João).
Elinaldo Renovato: O Testemunho do crente é uma pregação diária, a favor ou contra o Reino de Deus, dependendo do seu procedimento [10]
O testemunho cristão refere-se ao comportamento e as atitudes dos servos de Deus; de acordo com o modelo bíblico o cristão demonstra no seu dia a dia que é verdadeiro discípulo de Cristo.
O Cristão deve ter uma vida íntegra, independente do modelo e dos padrões da sociedade moderna.
Através do bom Testemunho de um Cristão, aqueles que são descrentes podem se aproximar do Evangelho e experimentar o processo de uma vida transformada, todavia, infelizmente, através de um mau Testemunho de um cristão, o descrente também pode se afastar do Evangelho, e não desejar visitar até mesmo uma igreja local.
Não convertidos olham para dentro da igreja em busca da razão de ser um evangélico. Pastores e líderes estão preocupados com o mau testemunho, que tem afastado crentes da presença de Deus e feito outros tantos desistirem de experimentar o Evangelho de Cristo

2.3 - Pelo Poder do Espírito Santo
Temos nossas vidas transformadas pelo Poder do Espirito Santo :
(1) O Espírito  Santo é quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo: "E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo" (Jo 16.8).
(2) O Espírito Santo é quem revela através da Palavra a pessoa de Jesus Cristo e nos faz lembrar de seus ensinamentos:
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (Jo 14.26)
(3) O Espírito Santo nos faz membros do Corpo de Cristo :
"Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito." (1Co 12.13)
(4) O Espírito Santo nos Santifica e liberta do pecado:
"... não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Rm 8.4b)
"Porque as obras da carne são conhecidas, as quais são: Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus" (Gl 5.19-21).
(5) O Espírito Santo nos torna Testemunhas de Cristo:
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

3 - Vivendo para Fazer o Bem
Jesus nos ensinou a fazer só o bem, Pedro também nos ensinou na sua epístola a fazer só o bem, mesmo para quem te faz o mal :
"E finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto sois chamados, para que por herança alcanceis a bênção" (1Pe 3.8-9).
Pedro enumera cinco elementos-chave que devem caracterizar todo e qualquer grupo de crentes:
(1) Uma mente comum (sede todos de um mesmo sentimento) - devemos 
      ter uma mente que busque os mesmos objetivos;
(2) Simpatia (compassivos) - devemos ser sensíveis às necessidades dos 
      outros.
(3) Amor (amando os irmãos) - devemos enxergar e tratar uns aos outros 
      como irmãos e irmãs;
(4) Ternura (ser entranhavelmente misericordiosos) - devemos ser 
      carinhosamente sensíveis e afetuosos
(5) Humildade (ser afáveis) - devemos estar dispostos a encorajar uns aos 
      outros e nos alegrarmos com os sucessos uns dos outros.
Estas cinco qualidades são uma grande ajuda para que os crentes possam servir a Deus de forma eficaz [5]

Nesta passagem, vemos Pedro - o discípulo que havia sido beligerante dominador e arrogante - testemunhando uma vida de harmonia, compaixão, amor e humildade. Que diferença Deus faz! Você também é uma testemunha ao lado de Deus para as pessoas céticas. Permita que sua vida seja uma evidência da verdade de Deus. Que seu orgulho se transforme em humildade e que sua insensibilidade dê lugar ao afeto genuíno pelas outras pessoas (era exatamente essa transformação que Diótrefes estava precisando) [5]

3.1 - Aparta-se do Mal
Pedro nos aconselha :
"Aparte-se do mal e faça o bem ..." (1Pe 3.11a)
Já percebeu que no mundo em que vivemos, fazer o mal muitas da vezes parece ser mais correto do que fazer o bem ? Estamos vivendo tempos de inversão de valores, apóstolo Paulo igualmente inspirado pelo Espírito Santo, também aconselhou:
"Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem" (Rm 12.9)
E o apóstolo João fecha essa questão de fazer o Mal e o Bem com chave de ouro na sua terceira epístola após relatar o mau exemplo de Diótrefes:
"Amado, não sigas o mal, mas o bem. quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus" (3 Jo 11)

3.2 - Buscar a Paz
Pedro nos aconselha :
".... busque a paz e siga-a" (1Pe 3.11b)
Muitas vezes vemos a paz apenas como a ausência de conflitos, e pensamos na pacificação como um papel passivo. Mas um pacificador efetivo busca a paz ativamente, construindo bons relacionamentos, sabendo que a paz é um subproduto do compromisso. O Pacificador antecipa os problemas e lida com eles antes que ocorram. Quando surgem conflitos, os pacificadores as trazem à tona e os administram antes que se tornem incontroláveis. Buscar a paz é um trabalho árduo, você tem que buscá-la e trabalhar para mantê-la, esta atitude resulta na bênção de Deus. [5]

3.3 - Amar a Justiça
Pedro nos ensina que devemos Amar a Justiça :
"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal" (1Pe 3.12)
Albert Barnes: O olhos do Senhor estão sobre os justos, ou seja, O Senhor é o protetor dos justos, Ele tem a tutela e o cuidado contínuo na vida de quem ama a justiça. O Senhor está com os ouvidos abertos às orações de quem ama e pratica a justiça, em contrapartida, a face do Senhor está contra aos que fazem o mal, são desaprovados e serão punidos. Seu rosto não é brando e benigno para com eles, como é para com os justos. [6]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - P.1776
[7] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 3T - 2009 - Pág.58 
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 1T - 2005 - Pág.62-63
[9] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 3T - 2013 - Pág.76
[10] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 3T - 2004 - Pág.78

2 comentários:

  1. Parabéns! Deus abençoes muitíssimo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o comentário desta lição foi útil só pra ti , já tenho contentamento, e já valeu o meu tempo gastp em estudo e pesquisa (Pr. Éder Tomé)

      Excluir