Total de visualizações de página

sábado, 21 de outubro de 2023

Lição 5 - O Verdadeiro Discípulo Depende Inteiramente de Cristo

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Josué 7.2-5  
2 - Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Aven, da banda do oriente de Betel, falou-lhes, dizendo: Subi e espiai a terra, Subiram, pois, aqueles homens e espiaram a Ai.
3 - E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam alguns dois mil ou três mil homens, a ferir a Ai. Não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.
4 - Assim, subiram lá do povo alguns três mil homens, os quais fugiram diante de homens de Ai.
5 - E os homens de Ai feriram deles alguns trinta e seis seguiram-nos desde a porta até Sebarim, e feriram-nos na decida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.

1 - A Ilusão da Força Humana
O verdadeiro discípulo de Cristo nunca deixa de submeter-se a Deus, nunca subestima o adversário e nunca confia nas suas próprias forças, como se fosse forte o suficiente para tentar resolver tudo sem levar em conta que em tudo somos dependentes de Deus.
Não podemos agir como os espias de Josué que subestimaram o exército de Ai : "E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam alguns dois mil ou três mil homens, a ferir a Ai. Não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são." (Js 7.3)
e Josué cometeu o erro de fazer o mesmo, foi para guerra sem consultar a Deus, e perderam a batalha.

"Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte" (2Co 12.10)
Quando somos fortes no tocante a habilidades ou recursos, somos tentados a fazer sozinhos a obra de Deus, e isso pode nos levar à soberba. Quando somos fracos, permitindo que Deus nos encha com seu poder, então somos mais fortes do que poderíamos ser, sozinhos. Deus não quer que sejamos fracos, passivos e ineficazes, a vida nos apresenta suficientes obstáculos e contratempos, sem que nós os criemos. Quando esses obstáculos vierem, devemos depender de Deus. Somente seu poder nos tornará eficazes para Ele, e nos ajudará a fazer o que tem valor eterno. [6]
Claudionor de Andrade: Podemos definir "Confiança em Deus" como a disposição espiritual de entregar-se, sem qualquer reservas, aos  cuidados de Deus, sabendo que Ele tudo fará para que, em nossa vida, sua glória seja plenamente exaltada [8]

1.1 - Corpo Físico
A Bíblia menciona que a força física incomum de Sansão vinha de Deus:
"Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão possantemente, que o fendeu (um leão) de alto a baixo. como quem fende um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito" (Jz 14.6)
A força do Senhor veio sobre Sansão, mas ele se mostrou orgulhoso e se vangloriava como se esta força fosse apenas sua: "com uma queixada de jumento [...] feri a mil homens" (Jz15.14-17). O orgulho pode fazer com que tomemos para nós mesmos o crédito pelas obras que só conseguimos fazer por causa da força que recebemos de Deus. [6]
Ao ler a Terceira Carta de João podemos notar algumas características de Diótrefes, não nos parece que esse obreiro colocava sua vida na dependência de Deus, ao contrário, parece que se considerava autosuficiente tanto em relação a Deus como a outros irmãos a quem devia submissão, como é o caso do apóstolo João.
Diótrefes tinha uma ilusão quanto a sua capacidade, autoconfiança e força. A partir do momento que Diótrefes deixou que suas ações fossem focadas em Deus e passou a ser focada em si mesmo, entrou a suficiência, a autonomia, e a soberba em seu coração. A soberba é o pecado que mais afronta a soberania divina.

1.2 - A Alma
Muitas pessoas se acham detentoras de muita força e poder nesta vida, elas fazem tudo acontecer como se fossem deuses, mandam e desmandam. Há muitas pessoas ricas que não se dão conta que a vida é mais que os bens materiais acumulados ao longo da vida. O homem mais rico do mundo em 2023 se chama Elon Musk, mesmo ele agregando um patrimônio de US$ 70 bilhões de dolares, ele não tem poder sobre sua própria vida, se ele negligenciar a vida após a morte será algo desastroso, pois sua alma poderá adentrar a eternidade de mãos vazias.
Enquanto muitos buscam acumular riquezas em busca de segurança, parece que Diótrefes buscava um tipo de grandeza, que pena, não entendeu que o verdadeiro discípulo de Cristo deixa de se concentrar apenas em si e busca servir as necessidades dos outros. Jesus veio como servo para nos dar o exemplo. Que possamos servir uns aos outros conforme a vocação que foi chamado, dessa forma, a igreja local terá um ambiente saudável, tendo êxito no que se propõe em fazer na causa do Evangelho.
Elienai Cabral: Que Deus nos livre da soberba, pois ela é como uma doença contagiosa que se aloja no coração do homem e faz com que ele perca o senso de autocrítica, passando a agir irracionalmente (Sl 101.5; 2Cr 26.16). Estejamos atentos, pois a Palavra de Deus nos mostra que a soberba nos cega (1Tm 3.6; 6.4), nos afasta de Deus e traz ruína. [9]
 
1.3 - Espírito
Os cristãos são capacitados com dons ministeriais e espirituais, todavia, ninguém é mais espiritual que o outro;  esse pensamento errôneo pode levar alguns a soberba.
Muitas cristãos sofrem fracassos na sua caminhada cristã não por falta de habilidades e competências vocacionais, mas por abrigar em sua vida a presença da soberba, orgulho e altivez:
"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda" (Pv 16.18).

2 - Autoridade e Autoritarismo

Autoridade
É empregada na Bíblia normalmente significando o direito conferido a uma pessoa para fazer determinadas coisas, em função do cargo ou da posição que ocupa, portanto autoridade significa "poder ou direito de agir particularmente, dar ordens e se fazer obedecer".
Há duas formas básicas de autoridade:
(1) Autoridade Intrínseca - Aquela inerente à natureza ou à essência de algo. Por exemplo, a autoridade de Deus, que é absoluta e incondicional (Sl 19.7-10; Is 40.18-26)
(2) Autoridade Delegada - Aquela concedida, derivada ou outorgada a alguém, proveniente de outra fonte de autoridade. Por exemplo, os governos civis (Rm 13.1-7); dos pais (Ef 6.1-4); dos pastores e líderes (Hb 13.7,17)   referência [7]

Autoritarismo
É uma forma de governo ou liderança caracterizada por obediência absoluta, inquestionável. Controla tudo e todos com ausência de sensibilidade perante as pessoas; a pessoa autoritária atropela sentimentos por seu temperamento tempestuoso e agressivo.

2.1 - A Fonte da Autoridade
Deus é a fonte de Autoridade, vejamos:
"Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum." (Lc 10.19)
"Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus. e as autoridades que há foram ordenadas por Deus" (Rm 13.1)
Conforme a definição de autoritarismo, parece que Diotrefes era um obreiro que fazia uso do autoritarismo, era insensível, duro, frio, impassível, tinha falta de amor para com os irmãos.

2.2 - O Engano do Autoritarismo
Parece que Diótrefes se comportava como alguém com excesso de confiança em si mesmo, achando-se imbatível. A soberba cega, geralmente quem  é ganancioso e arrogante não percebe, mas sim aqueles que estão a sua volta.
Esse comportamento de Diótrefes promovia um sistema ditatorial de liderança na igreja local. Quando o obreiro faz uso da autoridade vinda de Deus a igreja cresce saudável, mas quando faz uso do autoritarismo, ela adoece, e ocorre grandes perdas.
No livro "Uma igreja chamada tov" , Editora Mundo Cristão, Scot Mcknight e Laura Barringer, faz uma alerta de como você pode proteger a si e a outros de lideranças tóxicas, bem como agir, resistindo a abusos de poder. Essa obra trata-se de um autoexame, num convite à essência, à obediência e à defesa do que é correto e verdadeiro, promovendo a restauração, a segurança e o crescimento espiritual de todos [10]
De acordo com Scot e Laura, dentre os primeiros sinais de alerta da formação de uma cultura tóxica na igreja sinalizam o comportamento narcisista ou transtorno de personalidade narcisista que é um transtorno mental em que as pessoas têm percepção exagerada de sua própria importância, necessidade excessiva de atenção e admiração, relacionamentos conturbados e falta de empatia por outros. Embora os narcisistas pareçam extremamente seguros de si, por trás dessa máscara se encontra uma autoestima frágil e vulnerável às mais tênues críticas [10]

2.3 - Jesus é o Exemplo
Jesus com sua autoridade atraia pessoas:
"Este, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus" (Jo 12.21)
A autoridade de Jesus era reconhecida:
"Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas" (Mt 7.9)
Ao ler a definição do que é Autoridade e Autoritarismo, fica evidente que a Autoridade Atrai, enquanto que o Autoritarismo Repele.
Gaio e Demétrio faziam uso da autoridade delegada por nosso Senhor Jesus Cristo, atraia e acrescentava a cada dia novos convertidos a igreja; já Diótrefes, fazendo uso do Autoritarismo, não seguia o exemplo de Jesus, ele não tinha bom relacionamento com os irmãos, tinha atitudes que afugentava, repelia ou apartava as pessoas da igreja.

3 - O Verdadeiro Discípulo
Vamos ler o texto de Tiago 4.13-15 :
13 - Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos.
14 - Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.
15 - Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Devemos agir como verdadeiros discípulos buscando orientação de Deus antes de tomar nossas decisões em todas áreas da nossa vida.
Como vimos no tópico 1, Josué errou de ir para a batalha contra Ai sem ter consultado a Deus.

3.1 - Ama e Cuida da Igreja
Os verdadeiros discípulos do Mestre Jesus são conhecidos pelo amor que se amavam: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13.35), quem ama cuida, pregando e ensinando a sã doutrina : "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina." (2Tm 4.2).

3.2 - Preserva as Ovelhas
Jesus preservou ou guardou as ovelhas que o Pai lhe deu, com exceção de Judas : "Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse." (Jo 17.12)

3.3 - Cumpre o Propósito Divino
Quando Josué reconhece seu erro, consulta e ouve as instruções de Deus, e agora dentro do propósito divino, vence a batalha contra Ai.
Diótrefes, não tem essa mesma preocupação de Josué, não age como um verdadeiro discípulo, apenas pensa nos seus interesses pessoais.


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág. 1659
[7] CACP Ministério Apoligético - cacp.app.br 
[8] Revista Lições Bíblicas Adultos - CPAD- 2T - 2008 - Pág.93
[9] Revista Lições Bíblicas Adultos - CPAD - 4T - 2014 -Pág. 36

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Pr. Henrique, obrigado pelas palavras, também acompanho vosso trabalho há muitos anos e sou muito edificado. Que Deus continue te usando, vosso ministério é uma bênção na minha vida !

      Excluir
  2. Parabéns pelo comentário, amo as suas reflexões em torno dos temas muito bom glória a Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão, vossas palavras me incentiva a continuar ...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir