Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Lição 4 - O Verdadeiro Discípulo é Submisso a sua Liderança

 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

João 13.3-8  
3 - Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus.
4 - Levantou-se da ceia, tirou os vestidos e, tomando uma toalha, cingiu-se.
5 - Depois deitou água em uma bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos.
6 - Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
7 - Respondeu Jesus, e disse-lhe: o que eu faço, não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
8 - Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

1 - Erros de um Discipulador
Apesar da Igreja funcionar como pessoa jurídica a fim de submeter às leis do país, Igreja é Igreja, Igreja não é uma empresa, sendo assim, o Discipulador não é um gerente eclesiástico, embora necessite de noções de liderança e regras administrativas. Deus deu pastores para a Igreja e não gestores; os discipuladores da Igreja não se formam em escolas de administração nem em cursos de liderança, o Espírito Santo vocaciona os irmãos com Dons Ministeriais e Espirituais para edificação da Igreja:
"E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, o varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4.11-13)
Quando o discipulador se torna como se fosse um gestor, o seu ministério é promovido acima do nome de Jesus, o discipulador deixa de servir para ser servido, coloca-se em primazia na Igreja, Jesus ensinou:
"Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal. E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo" (Mt 20.26-27)
Lukyn Williams: Nosso Senhor não quer dizer aqui que não haverá ordem na Igreja Cristã, nem mesmo no céu. Mas estas ordens da Igreja são fundadas no princípio do serviço  e não no senhorio. O oficial da Igreja é verdadeiramente o servo da Igreja; e se ele exerce autoridade por qualquer outro motivo, ele é culpado de ambição mundana [7]
Podemos ver alguns erros de um discipulador na vida de Diótefres que é mencionado na Terceira Epístola de João, ele era um discipulador que buscava senhorio, holofotes, reconhecimento dos homens; é visto como alguém que ama a si próprio mais que os outros, se recusando a qualquer ato de subordinação por considerar ter primazia, sem se atentar para os ensinos dos apóstolos:
"Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho" (1Pe 5.2-3).

1.1 - A Soberba
O cristão que se torna soberbo, foi enganado pelo seu próprio coração.
O cristão soberbo vive orgulhando dos seus feitos, da sua própria inteligência e se torna insuportável. A Bíblia diz que a soberba atrai contendas, podemos ver que Diótrefes era soberbo e agia de modo a desprezar e ofender as pessoas:
"Da Soberba só provem a contenda, mas os que se aconselham se acha a sabedoria" (Pv 13.10)
Não há motivos para o cristão se engrandecer, somos vocacionados e todo dom vem de Deus:
"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" (Tg 1.17).

1.2 - Abuso de Poder
Deus é o dono da Igreja:
"toda autoridade provém de Deus" (Rm 13.1)
"Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto; que o poder pertence a Deus" (Sl 62.11)
Parece que Diótrefes não fazia essa atribuição à Deus e se apoderou da Igreja como se fosse dono dela, a soberba subiu pra cabeça, é um perigo quando o cristão tem esse comportamento buscando a glória para si, Deus usando o profeta Isaías, falou:
"Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor" (Isaías 42.8)
A Igreja local liderada por um líder autoritário, controlador, desumano não cresce, ao contrário, perde muitas pessoas. O problema de relacionamento é algo sério. Diótrefes, ao contrário de Gaio e Demétrio, não demostrava amar os irmãos, não era hospitaleiro, arrogava autoridade própria ao ponto de excluir qualquer membro que não concordasse com seu posicionamento.
 
1.3 - Desequilíbrio Emocional
"Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma" (3 Jo 2)
Gaio foi um cristão equilibrado. Ele defendia a verdade em amor e Amava em verdade, sua vida brilhava como uma luz. Seu Amor e Verdade eram reconhecidos pelos irmãos da Igreja e também pelos estrangeiros, e isso chegou ao conhecimento do apóstolo João, que nessa Epístola não deixa de mencionar essas qualidades na vida de Gaio e também Demétrio.
O apóstolo João desejou saúde física a Gaio, da mesma forma que sua saúde espiritual que ia muito bem. 
John R.W. Stott - Aqui há uma autorização bíblica para desejarmos o bem-estar físico bem como o bem-estar espiritual dos nossos amigos cristãos [8]
Já Diótrefes, demostrava ter desequilíbrio Emocional, por vezes, parece que não estava andando na verdade, não havia sintonia no que estava escrito na Palavra de Deus com a vida prática, faltava um tratamento na base do Amor com os irmãos, o tratamento desumano produzia feridas nas pessoas, daí o comentarista mencionar: "Pessoas adoecidas vão gerar pessoas doentes". 

2 - A Igreja tem Dono
Conforme mencionado ninguém é dono da Igreja, não fomos chamados para ser donos da Igreja, mas despenseiros :
"Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel." (1Co 4.1-2).
O que é ser despenseiros ?
Despenseiro também é o mesmo que ser mordomo, encarregado ou servo.
Oras, o mordomo não é o dono da casa, mas o que tem o compromisso de prestar conta ao dono da casa, é ele que providencia o alimento e serve no intuito de que o dono da casa não se envolva com os serviços da casa.
Na igreja de Corinto havia muito partidarismo, uns gostavam mais da liderança de Paulo, outros de Apolo e ainda outros de Pedro. Eles debatiam entre eles qual era o líder mais capaz e superior.
Ora quem capacita é Deus, ninguém é superior em si mesmo, mas todos cristãos são cooperadores de Deus, somos auxiliadores na obra de Deus:
"Porque nós somos cooperadores de Deus" (1Co 3.9)
Infelizmente, Diótrefes não tinha esse entendimento.

2.1 - O Pai
A Igreja é de Deus, cada cristão é um membro da Igreja que é o corpo de Cristo, cada um na sua vocação, em uma só unidade de fé, deve respeitar Cristo como cabeça da Igreja, e Deus como cabeça de Cristo :
"Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo." (1Co 11.3)
"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo." (Ef 5.23).

2.2 - O Filho
Jesus como cabeça da Igreja, não nos ensinou a ser servido, mas a servir, pois no reino de Deus as coisas são diferentes da terra. 
Horas antes de sua morte, Jesus como exemplo de humildade, lavou os pés de seus discípulos, este gesto de Jesus, ensina que em seu reino, seus seguidores devem servir a todos. Ser cristão é ser servidor!

2.3 - O Espírito Santo
A Igreja é do Espírito Santo, Ele atua edificando, exortando e consolando através dos cristãos "cheios do Espírito" vocacionados com dons ministeriais e espirituais.

3 - O Discípulo serve Propósitos

3.1 - Estruturar e Fortalecer o Corpo
Conforme já mencionado a Igreja é o Corpo de Cristo:
"Ora, vocês são corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente é membro desse corpo" (1Co 12.27).
O Verdadeiro Discípulo de Cristo é capacitado e usado por Deus para edificar a igreja, fortalecer  a Igreja como um organismo espiritual vivo.
Há outras passagens bíblicas mostrando que a Igreja é um organismo vivo, por exemplo em João 15.1-5 podemos notar algumas verdades :
(1) Deus é o Agricultor ou Lavrador
(2) Jesus Cristo é a Videira
(2) Cada Cristão é o Ramo
Anote ai outras verdades fundamentais:
(1) Somos parte da Videira
(2) Temos uma Tarefa ou Responsabilidade: Dar Frutos
(3) Temos um desafio: Continuar ligado na Videira
(4) Fora da Videira (Jesus), o Ramo (cristão) não tem vida, só existe Morte
Pr. Emerson Casburgo: Existe um nível de relacionamento entre Cristo e nós, e dentro disso, compromissos e responsabilidades, a este relacionamento organizado, inteligente, vivo chamamos de Igreja [9]

3.2 - Fazer a Igreja Avançar
Nesse Corpo que é a igreja, devemos servir uns aos outros, isso é um fundamento cristão, quando nos tornamos individualistas, e trabalhamos de forma autônoma estamos remando fora desse modelo estabelecido por Deus, esse foi o caso de Diótrefes que em seu orgulho, se recusava a ouvir o apóstolo João, e isso dificultava o Avançar da obra de Deus.

3.3 - Acolher o Povo e Demais Líderes
Tudo o que sabemos, a respeito de Diótrefes, é que ele queria controlar a igreja. João denunciou:
(1) sua recusa em ter algo a ver com os outros lideres espirituais
(2) sua calúnia feita aos líderes
(3) seu mau exemplo recusando-se a receber qualquer professor ou pregador
(4) sua tentativa de excluir aqueles que se opunham à sua liderança.
Pecados como orgulho, inveja e calúnia ainda estão presentes na igreja e, quando um líder tem o hábito de encorajar o pecado e desencorajar as ações corretas, ele deve ser detido. Se ninguém se manifestar grandes danos podem acontecer à igreja. Devemos confrontar o pecado na igreja. Se o ignorarmos, ele continuará a crescer. Um verdadeiro líder cristão é um servo, e não um autocrata! [6]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág. 1823
[7] apologeta.com.br - https://www.apologeta.com.br/mateus-20-26/
[8] John R.W. Stott - Introdução e Comentário 1,2 e 3 João - Pág.188
[9] Pr. Emerson Casburgo - http://ippf.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário