Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Lição 7 - Miquéias - Um viver de acordo com os caminhos do Senhor

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Miquéias 1.1-3,5    
1 - Palavra do Senhor, que veio a Miquéias, moralista, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém.
2 - Ouvi, todos os povos, presta atenção, ó terra, em tua plenitude; e seja o Senhor Jeová testemunha contra vós, o Senhor, desde o templo da sua santidade.
3 - |Porque eis que o Senhor sai do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra.
5 - Tudo isto por causa da prevaricação de Jacó e dos pecados da casa de Israel. Qual é a transgressão de Jacó? Não é Samaria? E quais os altos de Judá? Não é Jerusalém?

1 - O Cenário da Mensagem do Profeta Miquéias

1.1 - Conhecendo um pouco mais do Profeta

De onde era o profeta Miquéias ?
"Palavra do Senhor, que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém" (Mq 1.1)
"Por isso darás presentes a Moresete-Gate; as casas de Aczibe se tornarão em engano para os reis de Israel" (Mq 1.14)
O profeta Miquéias era da cidade de Moresete-Gate localizada a uns 32 quilômetros a sudeste de Jerusalém. 

Qual é a Data do ministério profético de Miquéias ?
Seu ministério profético ocorreu  durante o reinado dos reis de Judá: Jotão (742-735 a.C), Acaz (735-715 a.C e Ezequias (715-735 a.C), ou seja, entre 742 a 715 a.C.. Suas mensagens foram direcionadas tanto ao reino do Norte (Israel, capital Samaria) como ao reino do Sul (Judá, capital Jerusalém). 

O que significa Morastita ?
"Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo, dizendo: Assim disse o Senhor dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque" (Jr 26.18)
Conforme acima, Jeremias também escreveu que o profeta Miquéias profetizou nos dias do rei Ezequias em Judá. Miquéias era um morastista (ou morasita) porque era natural de Moresete, uma cidade do interior, rural.

O que Significa o nome "Miquéias" ?
O nome "Miquéias" significa "quem é como Jeová?" e pode ser usado, escrito ou soletrado de outras formas como Mica e Micaías. 

Quem era o Pai de Miquéias ?
Não sabemos quem era o pai do profeta Miquéias, o Livro do profeta não nos dá essa informação. Encontramos outras passagens bíblicas citando esse nome, mas claramente se vê tratar de outra pessoa, como é o caso do texto relatado abaixo que cita Micaías em um episódio ocorrido no fim do reinado de Acabe, rei de Israel (950-885 a.C) :
"Então, o rei de Israel chamou um oficial e disse: traze-me depressa Micaías filho de Inlá" (1Rs 22.9).

Quem era os profetas contemporâneos de Miquéias ?
O profeta Miquéias era contemporâneo do profeta Oséias e do profeta Isaías que concentrou seu ministério no reino do Sul (Judá) e tiveram ministério profético na mesma época, compare os textos abaixo e tire suas conclusões :

Isaías 2:2-4
2 - E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.
3 - E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
4 - E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.

Miquéias 4:1-3
1 - Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos.
2 - E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
3 - E julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.

1.2 - A Mensagem do Profeta
Vamos ler o texto de Miquéias 7:2-4 :
2 - Já percebeu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede,
3 - As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o princípe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal.
4 - O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão.

Mensagem do Profeta Miquéias contra o Pecado
No texto acima percebemos que o profeta Miquéias viveu em uma época de injustiças, corrupção, violência.
Esequias Soares: O assunto do livro é a ira divina em relação aos pecados de Samaria e de Jerusalém. Miquéias dirigiu seu discurso contra a idolatria, censurou com veemência a opressão aos pobres e denunciou o colapso da justiça nacional (Mq 1.5; 2.1,2; 3.9-11). Além disso anunciou, de antemão, o local do nascimento do Messias, em Belém (Mq 5.2 conforme Mt 2.1,4-6). O profeta chegou a ser citado pelo Senhor Jesus (Mq 7.6 compare com Mt 10.35,36) [8]
 
1.3 - Os Falsos Profetas
"Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá." (Mq 3.11)
Como lemos acima, o ambiente era de corrupção no judiciário, apostasia no campo religioso e neste cenário surgem muitos falsos profetas que para levar vantagens financeiras entrega ao povo uma mensagem falsa sobre o futuro do reino de Israel e Judá, mensagens que agradavam os ouvidos.
Estamos vivendo o mesmo cenários no mundo de hoje, muitas nações estão vivendo momentos de corrupção nos poderes constituídos, momentos de "falsa democracia", a violência tem tomado conta, parece que os criminosos estão ganhando a batalha, o homem mal parece estar acima do homem de bem, os valores estão sendo invertidos, a verdade tem se transformado em mentira e a mentira tem se transformado em verdade, as pautas de legalização do aborto, descriminalização das drogas tem ganhado força para aprovação em várias nações, e dentro desse cenário surgem os oportunistas do "Evangelho" trazendo uma mensagem que agrade aos ouvidos, o "Evangelho" coaching que surgiu nestes últimos tempos para substituir o Evangelho verdadeiro e está desvirtuando e corrompendo muitas igrejas cristãs. A sã doutrina de Cristo tem sido substituída por palestras de orientação profissional, motivacional e de autoajuda. Muitos "cristãos" de nosso tempo buscam esse tipo de mensagem que massageia o ego e lhe traz boas notícias de prosperidade nessa terra, quando deveriam se voltar para a santificação, quebrantamento espiritual, busca por avivamento, renuncia ao pecado com um olhar para a volta iminente de Jesus Cristo, mas como diz uma pregadora coaching, falar de bíblia não traz engajamento nas redes sociais, não traz like, não traz público, não traz vantagens monetizadas, não enche a agenda. Lamentável para onde estamos caminhando ! 

O Profeta Miquéias, contrariando os falsos profetas de seu tempo, continuou entregando a mensagem genuína dada por Deus ao Povo, uma mensagem que não dava engajamento, elogios e nem vantagens financeiras, ele falava do pecado e da destruição que estava por vir, falava da necessidade de arrependimento e também anunciava um tempo de restauração, é isso que também devemos fazer, esse é o papel da igreja.

2 - A Ganância e a Insensibilidade
Vimos no tópico anterior a mensagem do profeta Miquéias declarando a Samaria e Jerusalém que haveria de cair o mal sobre eles pelos pecados praticados: Idolatria, injustiças sociais, opressões aos mais pobres, colapso da justiça nacional, apostasia, falsa religiosidade.

2.1 - A Crise da Integridade
Como vimos anteriormente, dentre tantos pecados havia um colapso da justiça nacional em Israel e Judá, a injustiça imperava, havia uma crise de integridade no meio do povo, até mesmo o juiz estava em crise de integridade, pois, julgava pela recompensa (Mq 7.3). 
A crise de integridade afetava também o relacionamento dos líderes do governo e religiosos, os que detinham o poder eram gananciosos e insensíveis quanto a situação dos menos favorecidos, que chegavam a perder suas propriedades ao perder sua causa na justiça.
Neste cenário, chega a mensagem de Deus na boca do profeta Miquéias anunciando: "Ai daqueles que nas suas camas intentam a iniquidade e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão! E cobiçam casas e arrebatam-as; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança." (Mq 2.1-2).
Alberto Barnes: A hora do aviso já passou. Miquéias fala como na pessoa do juiz, declarando os justos julgamentos de Deus, pronunciando sentenças sobre os endurecidos [5]
Joseph Benson: Ai daqueles que inventam iniquidade, que planejam e moldam o mal; e trabalhe mal em sua camas [...] e realmente execute seus planos quando eles se levantarem pela manhã. Porque está no poder da mão deles, porque eles podem fazer isso; porque não há ninguém que possa impedi-los. Eles fazem de sua força a lei da justiça; e faz o que quiserem, certo ou errado, porque eles têm o poder em suas mãos. E eles cobiçam campos, põem suas mentes nas propriedades de seus vizinhos mais pobres, pensando em quão convenientes eles mentem para eles, como Acabe pensava sobre o campo de Nabote. E tome-os pela violência, pelo poder arranque as propriedades das mãos dos seus donos [...] Eles pegam casas e terras. Então eles oprimem um homem  e sua casa, eles não apenas cometem injustiça a um homem, mas também a toda a sua família, retirando sua herança, pela qual sua família, assim como a si mesmo, e sua posteridade depois dele, deveriam ser suportado. [5] 

2.2 - A Verdadeira Religião
Vamos ler o texto de Miquéias 6:7-8 , abaixo :
7 - Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma? 
8 - Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?
No texto acima vemos Deus usando o profeta Miquéias chamando o povo a praticar a verdadeira religião e sair das práticas religiosas que não passam de rituais vazios e sem valor espiritual.
Ao invés de sacrifícios de animais e até mesmo do próprio filho como era costumes das religiões pagãs, Deus queria que o povo tivesse o verdadeiro arrependimento e compromisso com Ele.
Na Lição 2, quando estudamos o Livro do profeta Oséias, o povo também estava na apostasia, deixaram o Deus Vivo para seguir deuses pagãos, vejamos: "Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Tira toda a iniquidade, e aceita o que é bom; e oferecemos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios." (Os 14.2)
Deus pediu para o povo deixar seus ídolos pagãos, sair da iniquidade, se voltar para Ele em arrependimento, dar a ele sacrifícios mais agradáveis do que bezerro e bois, Adam Clarke completa: "Deus queria sacrifício de louvor, agradecimento, gratidão e obediência calorosa que nossos lábios muitas vezes prometeram". No boca de Oséias, Deus disse:
"Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos" (Os 6.6)
Assim como Miquéias, Oséias também dirigiu duras palavras criticando às práticas religiosas infecundas e exteriores, tanto por parte dos sacerdotes como do povo em geral, eram práticas que não correspondiam ao amor divino e ao próximo, mais eram similares as ofertas a divindades pagãs, o que caracterizava uma idolatria.

O Ritual Religioso
Esequias soares: Basicamente, o rito é um conjunto de cerimônias e práticas litúrgicas que cumpre a função de simbolizar o fenônemo da fé. O termo do latim ritus, que significa "cerimônia religiosa, uso, costume, hábito, forma, processo, modo". O Antigo Testamento usa a palavra para os sacrifícios, festividades religiosas (Páscoa, festa dos Tabernáculos, circuncisão, outras). Contudo, em se tratando de Cristianismo, a liturgia é simples, contendo apenas dois rituais: O Batismo e a Ceia do Senhor (Mt 3.15; 26.26-30). Esses cerimonialismos, contudo, não substituem o relacionamento sincero com Deus, nem proporcionam Salvação (1Sm 15.22; Sl 40.6-8; 51.16,17; 1Co 1.14-17; 11.28,29) [8]

"Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus Altiíssimo? Virei perante ele com hocaustos, com bezerros de um ano?" (Mq 6.6)
Esequias Soares: [...] A lei estabelecia sacrifícios de animais como provisão pelo pecado (Lv 9.3) e o azeite para certas ofertas de libação (Lv 1.3,4; Lv 2.1,25; Lv 7.12). O problema de Judá não era a falta de rituais e sacrifícios, mas de uma verdadeira conversão a Deus. [8]

"Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma?" (Mq 6.7)
Esequias Soares: Oferecer o primogênito pela transgressão e o fruto do ventre pelo pecado era sinal de completo desatino do povo. A lei de Moisés condena tal prática sob pena de morte (Lv 18.21; 20.2-5) e em todo o Israel era repulsa nacional (2Rs 3.27). Esse tipo de sacrifício só foi praticado por aqueles que, em todo Israel e Judá, apostataram-se da fé (2Rs 16.3; 21.6; Jr 19.5; 32.35). Todos estavam dispostos a oferecer até mesmo o que Deus nunca exigiu deles, menos o essencial: sincero arrependimento e mudança de vida [8]

2.3 - Juízo e Esperança
O profeta Miquéias profetiza a invasão da Assíria em Judá (Mq 5.5) como juízo de Deus, seria um tempo de destruição, perdas e submissão a um povo mui cruel. Todavia, Miquéias, também profetizou o livramento final da nação (Mq 5.5-6) precedido pelo arrependimento e conversão dos maus caminhos.
O Profeta Isaías também profetizou sobre a invasão da Assíria (Is 10.1-4) e sobre o livramento mediante arrependimento (Is 37.33-35). 
Como vimos, tanto Isaias como Miquéias profetizaram a invasão e o livramento, todavia, com algumas diferenças entre os dois: Isaías é um profeta palaciano, que dá conselhos aos nobres e se preocupa com matérias concernentes ao rei e ao reino. Miquéias vem do campo, convivia com camponeses pobres e simples, e profetiza com um estilo diferente do de Isaías. [9]

3 - Miquéias para Hoje
O cenário que estamos vivendo nos dias de hoje também é de apostasia, corrupção acobertadas por políticos e líderes religiosos, injustiças, proliferação de falsos profetas pelas igrejas e também há uma mensagem de restauração e esperança.

3.1 - Esperança em meios à aflição
"Eu, porém esperarei no Senhor; esperei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá" (Mq 7.7)
Precisamos entender que o livro de Miquéias possui uma estrutura bem simples de entender: Juízo de Deus, Esperança e Misericórdia.

Estrutura do Livro de Miquéias

O Livro de Joel pode ser dividido em dois temas principais: 
(1)  Capítulo 1 - 3 : Uma série de Juízo contra Israel e Judá
- Introdução (Mq 1.1)
- Destruição de Samaria (Mq 1.2-7)
- Destruição de Judá (Mq 1.8-16)
- Pecados específicos do povo (Mq 2.1-11)
- Cobiça e Orgulho (Mq 2.1-5)
- Falsos profetas (Mq 2.6-11)
- Vislumbre de um livramento (Mq 2.12,13)
- Pecados dos líderes da nação (Mq 3.1-12)
(2) Capítulo 4 - 5  : A Mensagem de Esperança
- Promessa do reino vindouro (Mq 4.1-5)
- A derrota dos inimigos de Israel (Mq 4.6-13)
- O Rei virá de Belém (Mq 5.1-8)
- O novo reino (Mq 5.9-15)
(3) Capítulo 6 - 7  : Juízo de Deus contra Israel e sua misericórdia final
- Deus contra o seu povo (Mq 6.1-8)
- Culpa de Israel e o castigo divino (Mq 6.9-16)
- O lamento do profeta (Mq 7.1-6)
- A Esperança do profeta (Mq 7.7)
- Israel será restabelecido (Mq 7.8-13)
- Bênçãos finais de Deus para seu povo (Mq 7.14-20)

3.2 - Apelo à Fidelidade e à Justiça
Esequias Soares: O estilo de vida que agrada a Deus foi comunicado ao povo desde Moisés. Portanto, toda a nação tinha o dever de conhecê-lo (Dt 10.12,13). Daí o porquê da indagação do profeta: 
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom, e que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a fidelidade e andes humildemente com o teu Deus? (Mq 6.8)
Mas ninguém estava interessado nisso. O povo preferia tirar proveito da prática das injustiças sociais, esperando que o mero ritual do sacrifício fosse suficiente para autojustificar-se diante de Deus. Estavam enganados, pos Deus não se deleita em sacrifícios nem em rituais exteriores (Sl 51.17,18). Os três preceitos: 
(1) praticar a justiça, 
(2) amar a beneficência e 
(3) andar humildemente com Deus 
são considerados pela tradição judaica desde o século 1 a.C. o resumo dos 613 preceitos depreendidos da lei de Moisés. Essa é vista por muitos como a maior declaração do Antigo Testamento. Os dois primeiros preceitos falam do compromisso horizontal com  o nosso próximo; e o terceiro, de compromisso vertical com Deus. Isso vale para todos os seres humanos e é paralelo ao ensino de Jesus: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mt 22.37-40) [8]

3.3 - A Esperança na Misericórdia do Senhor
"Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade" (Mq 7.8)
Como já vimos anteriormente, pelos pecados de idolatria, exploração dos pobres e falsa religiosidade, o reino de Israel foi destruído e o reino de Judá não foi exterminado, ambos foram feitos cativos pelos Assírios.
Sua profecias de juízo foram cumpridas, todavia, há uma esperança, mediante o arrependimento, a misericórdia de Deus se manifestaria, sua ira não seria retida para sempre, haveria o dia da libertação e reconstrução e devolução de tudo o que foi roubado.

Miquéias escreve a visão da Esperança :
- Deus livrará Seu povo do Cativeiro Babilônico (Mq 4.9-10)
- Deus será com Seu povo na Batalha do Armagedon (Mq 4.11,13)
- O Messias irá nascer para Salvar o seu Povo (Mq 5.2)
- A Igreja (irmãos) habitará entre aos filhos de Israel (Mq 5.3)    [9]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 3T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD    
[7] Apostila Profetas Menores - Universidade da Bíblia - Pág.15
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2012 - 4T - Pág.6-8
[9] Apostila Profetas Menores - Academia de Pregadores - Pág. 26

3 comentários: