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domingo, 30 de julho de 2023

Lição 6 - Jonas - Um Alerta para cumprir o Chamado de Deus

 


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Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Jonas 1.1-3,8    
1 - E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 - Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
3 - E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do Senhor.
8 - Então lhe disseram: Declara-nos tu, agora, por que razão nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? E dondes vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?

Esboço do Livro de Jonas

Parte I - Primeira Chamada
Capítulo 1.1,2     : Chamado de Jonas: "Vai à Nínive"
Capítulo 1.3        : Desobediência de Jonas
Capítulo 1.4-11   : Consequências da desobediência de Jonas para os outros
Capítulo 1.12-17 : Consequências da desobediência de Jonas para si
Capítulo 2.1-9     : A Oração de Jonas no meio da calamidade
Capítulo 2.10      : O livramento de Jonas

Parte II - Segunda Chamada
Capítulo 3.1,2     : A chamada de Jonas: "Vai à Nínive"
Capítulo 3.3-4     : A missão obediente de Jonas
Capítulo 3.5-9     : Resultados da obediência de Jonas: Os ninivitas se arrependem
Capítulo 3.10      : Resultados da obediência de Jonas: Os ninivitas poupados do juízo
Capítulo 4.1-3     : A queixa de Jonas
Capítulo 4.4-11   : A repreensão e a lição de Jonas

1 - O Cenário da Mensagem do Profeta Jonas

1.1 - Conhecendo um pouco mais o Profeta
"E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai..." (Jn 1.1)
Vamos ler também o texto de 2 Rs 14.23-25 :
23 - No décimo quinto ano de Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar em Samaria, Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel, e reinou quarenta e um anos.
24 - E fez o que era mau aos olhos do Senhor; nunca se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel.
25 - Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do Senhor Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer.

Filiação de Jonas
Portanto, mediante os textos lidos podemos afirmar que Jonas era filho de Amitai, foi profeta no reino do Norte (Israel) no tempo do rei Jeroboão II por volta de 782-752 a.C.

Local que Jonas Vivia
Jonas era natural de Gate-Hefer localizada na terra de Zebulom.
As terras de Zebulom (uma das doze tribos de Israel) ficava nas proximidades de Nazaré da Galiléia. Jesus viveu nessa região, vejamos:
"Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou a Galiléia; E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali" (Mt 4.12-13).

Significado do nome Jonas
O nome Jonas significa "pomba", é interessante que Jesus chamou Pedro de Simão Barjonas, que em aramaico seria "filho de Jonas" :
"E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas" (Mt 16.17)
"E levou-o a Jesus. E olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)" (Jo 1.42)
Já no evangelho de João, o pai de Simão Pedro é chamado de João e em alguns manuscritos de Jonas. Teria o Pai de Pedro dois nomes ? ou João e Jonas seria duas formas diferentes no grego do mesmo nome hebraico ? [10]

Profetas Contemporâneos
Jonas foi contemporâneo dos profetas Amós e Oséias

1.2 - A Mensagem do Profeta
"Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim." (Jn 1.2)
A missão de Jonas era ir para a cidade de Nínive e apregoar contra ela, visto que era a capital da Assíria a maior potência opressora e assassina da época. Na lição 8 estudaremos o profeta Naum, outro que também vai atuar seu ministério em Nínive depois de 150 anos da ida de Jonas.
O interessante é que quando as pessoas que viviam em Nínive ouviram a mensagem do Jonas se arrependeram e quebrantaram o coração diante de Deus e alcançaram misericórdia, já quando o profeta Naum foi ter com eles depois de 150 anos em um cenário em que o povo estava novamente envolvido em práticas pagãs e muitas atrocidades, não tiveram a mesma postura e a cidade foi destruída. As similaridades do ministério de Jonas e Naum, faz considerar que o Livro de Naum seja um complemento aos escritos de Jonas.

Contexto histórico
Época do Império Assírio, cuja capital era Nínive.
Nessa época, Jeroboão II, filho de Joás, reinava em Samaria, sobre as dez tribos do Norte. [8]

Tema do Livro de Jonas
O tema principal do livro de Jonas é a inefável misericórdia de Deus e a sua soberania sobre as nações [8]
 
1.3 - A Resistência de Jonas ao Chamado
"Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim." (Jn 1.2)
Os ninivitas tinham fama de praticar crueldades com seus prisioneiros de guerra, fincava o condenado em estaca que traspassava o corpo, ficando exposta para amedrontar seus inimigos.
A missão foi dada ao profeta Jonas, e era uma missão difícil, a mensagem seria dirigida ao povo da cidade de Nínive, que era capital do Império Assírio, o povo mais cruel da história, um povo que merecia ser destruído, um povo que merecia vingança pelos massacres que estava sendo feitos com outros povos. Era necessário coragem para apregoar tal mensagem de destruição e juízo para um povo que era inimigo de Israel, e Jonas parece que sabia que Deus poderia ter misericórdia daquele povo (Jn 4.2), e estava preocupado por sua reputação daí sua resistência aquela missão.
Jonas estava preocupado mais com sua reputação do que com a missão. O profeta Jonas havia profetizado a restauração das fronteiras durante o reinado de Jeroboão II, o que lhe rendeu uma reputação positiva. Devido a isso, ele teme pela repercussão de sua pregação em Nínive, inimiga e maior ameaça ao seu povo e suas conquistas [11]
Segundo Esequias Soares, havia um descontentamento por parte de Jonas (Jn 4.1) e a Palavra de Deus não revela qual é o motivo deste descontentamento, ao não ser o que ele mesmo afirma: "piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes do mal" (Jn 4.2b). [8]   

2 - A Fuga do Profeta

2.1 - Jonas e o Grande Peixe
"E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do Senhor." (Jn 1.3)
De onde Jonas estava em Jope para Nínive tinha uma distância de 800 Km, sua resistência fez ele embarcar em um navio no sentido oposto, para Társis, uma distância de 3 mil Km ao sul da Espanha. É possível que Jonas não soubesse da onipresença de Deus (isso justifica sua ingenuidade), escolheu fugir para Társis por ser um lugar longínguo, onde Deus não poderia encontrá-lo, e onde não seria reconhecido como profeta. Társis era uma cidade rica e próspera, facilmente encontraria trabalho.

"Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se." (Jn 1.4)
"E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu em Jonas" (Jn 1.7)
"E ele (Jonas) lhes disse: Levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade." (Jn 1.12)
"E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria" (Jn 1.15)
"Preparou, pois o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe" (Jn 1.17)

Esequias Soares: Não há indício algum no texto para que ele possa ser interpretado como alegoria, ficção, didática, mito, lenda, etc. Rejeitamos todas as linhas de pensamentos, pois o oráculo foi entregue a Jonas no mesmo estilo dos outros profetas (Jn 1.1; Jr 33.1; Zc 1.1). Além disso, o Senhor Jesus Cristo, a maior autoridade no céu e na terra, interpretou o livro como histórico, assim como históricos foram o ministério e a ressurreição do Mestre. O Novo Testamento é a palavra final, e isso encerra qualquer questão (Mt 12.39-41; 16.4). [8]

Esequias Soares: A língua hebraica não dispõe de termo técnico para "baleia", mas "grande peixe" (Jn 1.17; 2.1). Na Septuaginta o temor é "grande monstro marinho" utilizado no grego em Mateus 12.40 [8]

2.2 - A Segunda chamada de Jonas
De dentro do grande peixe, Jonas ora a Deus no meio da calamidade (Jn 2.1-9) e Deus dá o livramento : "Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca" (Jn 2.10).
Então Deus faz a segunda chamada de Jonas :
"E veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo" (Jn 3.1-2).
Nada mudou da primeira para a segunda chamada de Jonas, o destinatário e a mensagem a ser pregoada seria a mesma.

2.3 - O Arrependimento em Nínive
Jonas chega em Nínive, apregoa a palavra e o povo de Nínive se arrepende da más ações e Deus não destrói a cidade, vamos ler o texto de Jonas 3.3-5,10 : 
3 - E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.
4 - E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
5 - E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.
10 - E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.
Esequias Soares: Quando a Bíblia fala que Deus se arrependeu (Jn 3.10), parece confundir-nos um pouco, pois Deus é perfeito e imutável, não pode mudar, nem alterar a sua mente (Ml 3.6). A explicação para um declaração como essa é a linguagem antropopática, um modo de falar em termos humanos, ou se trata de uma questão de ordem exegética, que é o nosso caso aqui. Quem mudou, na verdade, foi o povo, e nesse caso o perdão é parte do plano divino (Jr 18.7,8) [8]

Será que Jonas desejava retaliação ao povo de Nínive ao invés da misericórdia divina ?
Esequias Soares: O certo é que, ainda hoje, há crentes que se incomodam com o retorno à Igreja dos que se acham afastados do rebanho. Quem não se lembra do irmão mais velho do filho pródigo? (Lc 15.25-32). Às vezes, a bondade divina incomoda alguns (Mt 20.15). [8]

3 - Jonas para Hoje

3.1 - O Poder de Deus
Além da manifestação do poder de Deus no livro de Jonas, houve a manifestação da misericórdia divina mediante o arrependimento dos ninivitas. Jonas aprendeu uma extraordinária lição a respeito do grande amor e misericórdia de Deus. Não podemos nos esquecer que a mensagem da salvação é para toda a humanidade.
Esequias Soares: O curto relato do livro de Jonas serve como prenúncio da graça salvadora para todas as nações (Tt 2.11). Os ninivitas foram salvos pela graça, pois "creram em Deus" (Jn 3.5) e "se converteram do seu mau caminho" (Jn 3.10). As obras foram consequências da sua fé no Deus de Israel. A misericórdia divina é um dos atributos que revela a natureza de Deus (Êx 34.6; Jr 31.3). O Senhor poupou Nínive da destruição, prorrogou a sua ruína, e perdoou os seus moradores. O próprio Jonas, na qualidade de desertor, também foi alvo da infinita bondade de Deus. A justiça humana é rápida para julgar, mas a divina é longânima em perdoar [8]

3.2 - Arrependimento produz Mudanças
"Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas" (Mt 12.41)
Esequias Soares: Aos ninivitas Deus falou por intermédio de Jonas. Hoje, Ele fala através de Jesus, que continua a salvar, a curar e a batizar com o Espírito Santo (Jo 14.16; At 4.12). Ele mesmo disse: "E eis que está aqui quem é maior do que Jonas" (Mt 12.41). O mestre operou sinais, prodígios e maravilhas como nenhum outro antes ou depois dele, e deu oportunidade de salvação a todos (At 10.38). Mesmo assim, foi rejeitado pela sua geração (Jo 1.11). Por isso, lançou em rosto a incredulidade dos seus contemporâneos e elogiou a fé dos ninivitas por haverem ouvido a pregação do profeta e arrependido de seus pecados. [8]

3.3 - Não Fuja do seu Chamado
Em nossa vida, como Jonas, muitas vezes precisamos fazer coisas que não gostamos a ponto de querer recuar e fugir. Mas é melhor obedecer a Deus do que desafiá-lo ou fugir [6]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 3T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD    
[7] Apostila Profetas Menores - Universidade da Bíblia - Pág.15
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2012 - 4T - Pág.6-8
[9] Apostila Profetas Menores - Academia de Pregadores - Pág. 26
[10] estiloadoração.com   https://estiloadoracao.com/historia-de-jonas/

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