Total de visualizações de página

sábado, 22 de julho de 2023

Lição 5 - Obadias - O Juízo Divino Virá

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Obadias 1.1-4,21    
1 - Visão de Obadias: Assim diz o Senhor Jeová a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do Senhor, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra.
2 - Eis que te fiz pequeno entre as nações; tu és mui desprezado.
3 - A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derribará em terra?
4 - Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derribarei, diz o Senhor.
21 - E levantar-se-ão salvadores no monte de Sião, para julgarem a montanha de Esaú; e o reino será do Senhor.

1 - O Cenário da Mensagem do Profeta Obadias

1.1 - Conhecendo um pouco mais o profeta
Obadias serviu como profeta para Judá, acredita-se que foi  contemporâneo de Jeremias, Ezequiel e Daniel por volta de 585 a.C.
Não se sabe muito da vida pessoal de Obadias, nada se sabe sobre sua família e em que tempo profetizou, visto que não foi revelado em qual reinado tenha vivido. O  nome Obadias significa "servo do Senhor" ou "cultuador do Senhor", seu livro é o mais curto da Antigo Testamento, possui apenas 21 versículos.
 
Esboço do Livro de Obadias

Parte I
Versículos     1 - 9   : Orgulho e Destruição de Edom
Versículos 10 - 14   : Traição de Edom contra Judá
Versículo    15b       : Condenação de Edom

Parte II
Versículos 15a - 16 : Julgamento das Nações
Versículos  17 - 18  : Volta e Restauração de Israel
Versículos  19 - 21  : Apêndice - Volta e Restauração de Israel

1.2 - A Mensagem do Profeta
Há duas datas comumente aceitas para sua profecia:
(1) entre 844 e 840 a.C quando os filisteus e os árabes fizeram uma aliança para atacar Jerusalém no reinado de Jeorão.
(2) em 597 a.C quando os babilônicos sob a liderança do rei Nabucodonosor destruíram Jerusalém.

Contexto histórico
Maioria dos estudiosos ficam com a segunda data, destacando o cenário onde Edom se alegrou com tragédia que caiu no reino de Judá culminando com a destruição da cidade de Jerusalém.
Acredita-se que Jeremias, Ezequiel, Daniel seja contemporâneo de Obadias, mesmo porque Jeremias também profetizou contra Edom (Jr 49.7-22) e Ezequiel (Ez 25.12-14).

Tema do Livro de Obadias
O Tema do Livro de Obadias é o julgamento Divino que virá contra Edom.

A postura de Edom frente a dor e sofrimento que sobreveio ao reino de Judá desagradou muito a Deus, e Deus avisou pela boca de Obadias que haveria o dia do juízo para Edom :
"Porque o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça" (Ob 1.15)
Esequias Soares: Obadias mostra que a lei da semeadura e o princípio da retribuição constituem uma realidade da qual ninguém escapará [8]
 
1.3 - Deus comanda a História
"Visão de Obadias: Assim diz o Senhor Jeová a respeito de Edom: Temos ouvido a pregação do Senhor, e foi enviado às nações um embaixador, dizendo: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra" (Ob 1)
O primeiro versículo do livro de Obadias já revela o destinatário da profecia: Edom. Deus haveria de julgar Edom por seus atos frente ao povo de Deus (Judá), muitas nações se levantariam contra Edom sobre o comando de Deus, Ele é que comanda a história, Ele moveria reis e nações para guerrear contra Edom, povo soberbo.
Da mesma maneira como Edom foi destruída e desapareceu, como nação, também Deus destruirá as pessoas soberbas e ímpias. [6]
Esequias Soares: "Assim diz o Senhor Jeová a respeito de Edom" - Esta chancela destaca a soberania de Deus sobre os povos e reis da terra. Apesar de Edom não ser reconhecido como povo de Deus, o Eterno tinha legítima autoridade sobre ele. [8]
Esequias Soares: "temos ouvido a pregação" - Esta expressão parece indicar que Obadias falava em nome de outros profetas (Jr 49.14). Ele ouviu o oráculo divino e soube de um embaixador que fora enviado aos povos vizinhos para ajuntá-los em guerra contra Edom. Tal embaixador não era profeta, mas um diplomata de alguma nação inimiga dos edomitas. [8]
 
2 - O Pecado de Edom


Como já mencionado, o povo de Edom, ou os edomitas, se alegraram com a destruição de Jerusalém, se alegraram com a dor e o sofrimento do povo de Judá, e isso foi um pecado grande diante dos olhos de Deus, pois mostrou o tamanho do ódio, da orgulho e da crueldade para com o povo de Deus (Judá), e essa manifestação desses sentimentos não tinha sido a primeira vez.

Origem dos Edomitas
Esequias Soares: Os edomitas eram descendentes de Esaú. Por causa do guisado que Jacó usou para comprar de Esaú a sua primogenitura, o nome da tribo passou a ser "Edom" que, em hebraico, significa "vermelho" : "e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom" (Gn 25.30). Eles povoaram o monte Seir (Gn 33.16; 36.8,9,21) e, rapidamente, transformaram-se em uma poderosa nação (Gn 36.1-43); Êx 15.15; Nm 20.14). [8]

Edom
Edom era a nação vizinha de Judá, ao Sul. Mas os vizinhos nem sempre são amigos, e Edom não gostava de nada em Judá. Nessa época, a capital de Edom era Sela (talvez a cidade que posteriormente veio a se chamar Petra), uma cidade considerada impenetrável, porque estava construída em penhascos rochosos e inserida em um cânion em que só era possível entrar por uma passagem estreita. O que Edom julgava que fossem suas qualidades acabariam sendo sua queda:
(1) Segurança da Cidade (Ob 3-4) - Deus os arremessaria das alturas.
(2) Orgulho de sua autossuficiência (Ob 4) - Deus os humilharia.
(3) Riqueza (Ob 5-6)  - ladrões roubariam tudo o que tinham
(4) Aliados (Ob 7) - Deus faria com que eles se voltassem contra Edom
(5) Sabedoria (Ob 8-9) - Os sábios seriam destruídos  [6]


2.1 - A Punição de Edom
"A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derribará em terra?" (Ob 3)
De acordo com o Comentário Bíblico Beacon, Edom era uma nação rodeada de montanhas, só tinha uma passagem de 3,5 metros de acesso, era muito protegida. Essa posição geográfica, tornou Edom uma nação arrogante, pois tinha segurança, tinham aliados, tinham riquezas, suas terras eram férteis, os edomitas eram grandes produtores de trigo, uva, figo, romã e azeitona.
Assim, os edomitas habitavam literalmente nas fendas das rochas, cuja posição era praticamente impenetrável e inconquistável. Por muitas gerações tinham vivido seguros. nenhum inimigo conseguira entrar pelos caminhos estreitos dos desfiladeiros que conduziam às principais cidades talhadas nas pareces rochosas das montanhas. [a despeito de todos esses recursos] Os julgamentos de Deus tinham de ser severos [...] A nação seria totalmente devastada. Os descendentes de Esaú, seriam reduzido a nada [10]

O desprezo e contentamento dos Edomitas frente a desgraça do povo de Judá, teriam serias consequências, a história mostra que Edom foi reduzida a nada :


2.2 - A Violência agrava os Conflitos
Já dizia um pensador: "Violência gera violência, os fracos julgam  e condenam, porém os fortes perdoam e compreendem". 
Jacó enganou Esaú e fugiu para não ser morto pelo irmão, mais adiante vemos o reencontro, o abraço, e o perdão. A situação foi resolvida !
Todavia, o ódio dos descendentes de Esaú (Edom) para com seus irmãos (povo de Israel) permaneceu enraizado em seus corações, as manifestações evidenciadas no tempo de Obadias não tinha sido a primeira vez :
"Depois Moisés, de Cades, mandou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: Assim diz teu irmão Israel: Sabes todo o trabalho que nos sobreveio. Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda, até que passemos pelos teus termos" (Nm 20.14,17)
Esequias Soares: eu rei negou passagem por seu território, quando os filhos de Jacó saíram do Egito e peregrinavam no deserto a caminho da Terra Prometida. Mesmo assim, Deus ordenou aos israelitas que tratassem os edomitas como a irmãos (Dt 23.7). Contudo, o ódio de Edom contra Israel cresceu e atravessou séculos. [8]

2.3 - Judá será Restaurada
Vamos ler o texto de Obadias :
17 - Mas, no monte Sião haverá livramento; e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades.
18 - E a casa de Jacó será fogo; e a casa de José, chama; e a casa de Esaú, palha; e se acenderão contra eles e os consumirão; e ninguém mais restará das casa de Esaú, porque o SENHOR o disse.
21 - E subirão salvadores ao monte Sião, para julgarem o monte de Esaú, e o reino será do Senhor.

A nação de Edom era inacessível aos homens, porém, era acessível para Deus soberano: "Eis que te fiz pequeno entre as nações" (ob 2).
Deus realmente "resiste aos soberbos, dá, porém, graças aos humildes" (Tg 4.60).
Esequias Soares: A profecia de Obadias indica o cumprimento certeiro da ameaça quanto à sucessão dos dias e das noites. Ou seja, o fato é descrito como já realizado, pois Deus reduzirá (como de fato, reduziu) Edom a um povo insignificante e desprezível entre as nações, até que este veio a desaparecer [8]

No versículo 18, vemos que Edom será reduzida a nada. Deus levanta Israel (casa de Jacó) como fogo e Judá (casa de José, pai de Efraim) como chama [8], reunificando esses reinos, que se acenderão provocando a destruição total de Edom (palha), acabando com a soberba e o ódio contra os seus irmãos, eis aqui o cumprimento do princípio da retribuição que está na lei de Moisés (Êx 21.23-25; Lv 24.16-22; Dt 19.21) e se confirma no princípio da semeadura no Novo Testamento : "Não se deixem enganar: ninguém pode zombar de Deus. A pessoa sempre colherá aquilo que semear. Quem vive apenas para satisfazer sua natureza humana colherá dessa natureza ruína e morte. Mas quem vive para agradar o Espírito colherá do Espírito a vida eterna" (Gl 6.7-9).

Enquanto Edom será levada a ruína definitiva, Jesus Cristo irá restaurar a nação de Israel e reinará como Rei em todas as nações:
"Os reinos do mundo vierama ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre" (Ap 11.15)

3 - Obadias para Hoje
"Então Esaú correu-lhe ao encontro e abraçou-o, lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o; e choraram" (Gn 33.4]
Bom seria se os descendentes de Esaú (Povo de Edom) tivessem perdoado também os descendentes de Jacó (povo de Israel), nações que eram irmãs, todavia, o caminho escolhido pelo povo de Edom, foi o caminho do ódio, da soberba e da crueldade para com seus irmãos. Preferiram o caminho da rivalidade ao invés do amor e da paz.

3.1 - A Lei da Semeadura e Retribuição
Salomão escreveu: "O que semeia a injustiça segará males" (Pv 22.8), profeta Oséias profetizou: "porque semeiam ventos e segarão tormentas" (Os 8.7), apostolo Paulo escreveu: "... pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).
Eis aqui a Lei da Semeadura e Retribuição, colhemos o que plantamos.
Edom não deu credito a Lei da Semeadura e Retribuição e por isso foram destruídos, esse povo sofreu as devidas consequências das maldades feitas ao povo de Deus, sua escolha resultou em uma justa retribuição:
"... toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição" (Hb 2.2).

3.2 - O Dia do Senhor
"Porque o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste, como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça" (Ob 15)
O "Dia do Senhor" ou o "Dia da justiça divina" chegará as nações, Edom será colocada na balança e se verá as suas maldades, aqui o profeta anuncia a grande lei da retribuição de Deus no dia de um julgamento justo. A nação de Edom será avaliada segundo a regra do julgamento de Deus. No dia da tragédia que se abateu sobre Judá, a alegria dos edomitas haviam os classificado entre os inimigos do povo de Deus. Está chegando o tempo designado por Deus para a punição, o castigo chegará no seu devido tempo.

3.3 - O Alerta de Obadias
Como estudamos, Deus usa Obadias para alertar Edom sobre seus pecados de orgulho e crueldade como causa de sua destruição e também profetizar a justificação e restauração de Judá.
Deus não proferiu esses duros juízos contra Edom por vingança, mas para fazer justiça. Deus é moralmente perfeito e exige justiça e imparcialidade total. Os edomitas estavam simplesmente recebendo o que mereciam. Não se convença a pecar, pensando que "ninguém saberá" ou "eu não serei descoberto". Deus conhece todos nossos pecados, e Ele agirá com justiça. [6]

"Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão e serás exterminado para sempre. No dia em que o confrontaste, no dia em que estranhos levaram cativo o seu exército e os estrangeiros pelas suas portas, e lançaram sortes sobre Jerusalém, tu eras também como um deles." (Ob 10-11)
Os israelitas eram descendentes de Jacó e os edomitas, de seu irmão Esaú (Gn 25.19-26). Em vez de ajudar Israel e Judá, quando essas nações estavam em necessidade, Edom havia permitido que elas fossem destruídas e até mesmo havia saqueado o que fora deixado para trás. Edom, portanto, agiu como um inimigo, e deveria ser punida. Quem quer que não ajude o povo de Deus é inimigo de Deus. Se você negou ajuda a alguém em um momento de necessidade, isso é pecado (Tg 4.17). O pecado inclui não apenas o que fazemos, mas também o que recusamos a fazer. Não ignore nem se recuse a ajudar os necessitados. [6]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 3T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD    
[7] Apostila Profetas Menores - Universidade da Bíblia - Pág.15
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2012 - 4T - Pág.6-8
[9] Apostila Profetas Menores - CETADEB - Pág. 17
[10] Comentário bíblico Beacon - Vol 5 - pág 131-132

Nenhum comentário:

Postar um comentário