Total de visualizações de página

domingo, 21 de maio de 2023

Lição 9 - Esaú - As bênçãos da promessa por um prato de lentilhas




                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Mateus 22.2-5    
2 - O reino dos céus é semelhante ao certo rei que celebrou as bodas de seu filhos.
3 - E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; e estes não quiseram vir.
4 - Depois enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.
5 - Porém eles, não fazendo caso, foram, um para o campo, outro para o seu negócio.

Entendemos neste texto de Mateus 22.2-5 que Deus preparou uma banquete para o seu povo de Israel, ou seja, a salvação para o povo de Israel através de Jesus Cristo, todavia, eles não fizeram caso, rejeitaram para cuidar de seus negócios. Da mesma forma Esaú não fez caso da sua primogenitura, pois não fez caso dela, mesmo que ela por sua vez garantisse a herança material e espiritual e demais bênçãos especiais.

1 - As bênçãos da Primogenitura
Quais eram os direitos do filho primogênito ?
De acordo com Thomas Coke :
1 - Superioridade sobre o resto da família, inferior apenas ao pai vivo
2 - Direito a porção dupla da herança Paterna
3 - Sacerdócio
4 - Direito a bênção paterna, ou seja, direito as promessas e privilégios 
     estendidos à sua descendência.
Esses direitos veremos a seguir nos sub-tópicos.

1.1 - Bênçãos de Prosperidade 
"Mas ao filho da desprezada reconhecerá o primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver; porquanto aquele é o princípio da sua força, o direito de primogenitura é dele" (Dt 21.17)
Como lemos no texto, o primogênito tinha direito a receber uma porção dobrada da herança do pai.

1.2 - Bênçãos de Autoridade
Com a morte da liderança paterna, o primogênito assumia a Autoridade e superioridade sobre o resto da família.
 
1.3 - Bênçãos de Representatividade
O primogênito além de receber dupla herança, de se tornar o novo líder da família, também recebia todas as bênçãos referente as promessas feitas por Deus ao Pai. No caso de Esaú, sua primogenitura lhe conferia o direito a receber todas as bênçãos e promessas de Deus ao seu pai Abraão.
"As tuas primícias e os teus licores, não retardarás; o primogênito de teus filhos me darás" (Êx 22.29)
O Pai de família não só representava a família e tomava as grandes decisões em prol do bem estar de sua família, como eram um tipo de sacerdote. A primogenitura não era apenas ser o primeiro filho, mas era um título de muita honra, ligadas a questões espirituais, por exemplo, em Israel havia a ordenança de que os primogênitos deveriam jejuar no dia anterior a Páscoa em memorial ao grande livramento da última praga do Egito, onde os egípcios perderam seus primogênitos, todavia, os primogênitos do povo de Israel foram poupados dessa praga.

2 - O Desprezo às Bênçãos da Primogenitura
"E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura" (Hb 12.16)
Como vimos acima, muitos são os privilégios e valores do filho primogênito, o que nos faz refletir: Porque Esaú não deu o devido valor a algo tão importante ? Quando Esaú vendeu sua primogenitura, vendeu todos os seus direitos, foi uma das barganhas mais escandalosas relatadas na Bíblia. Esaú vendeu não tão somente o seu lugar de nascimento, mas as bênçãos de Abraão e as promessas de Deus. Essa barganha feito com Jacó extrapolou os limites dos simples valores materiais e temporais, adentrou os limites dos valores espirituais e atemporais para toda a sua posteridade. Esaú agiu como um devasso, ou seja, como um degenerado, um decaído, um carnal. Esaú agiu como um profano, pois transgrediu as regras sagradas.

2.1 - Desejou um Prato Imediato a um Banquete Futuro
"e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura" (Gn 25.30-31)
Por comida Adão e Eva levou a queda da raça humana. E como já comentei acima, por um prato de lentilhas para saciar sua fome imediata e passageira, Esaú não pensou no futuro, nos seus direitos, nas consequências de sua barganha. Quantos cristãos por um momento de prazer mundano trocam as bênçãos de Deus, a comunhão plena, a salvação. Como um devasso e profano muitos cristãos tem se enveredado por caminhos tortuosos, sem olhar para o futuro, para as promessas espirituais, para as consequências:
"Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?" (Gn 25.32).

2.2 - Preferiu o que é Escasso ao que é Abundante
Jacó tinha a motivação espiritual correta, todavia, isso não justifica a disposição de obter tais coisas espirituais mediante o engano e a mentira.
Trazendo para o dia de hoje, Paulo diz que bom é almejar o episcopado:
"Esta é uma declaração digna de todo crédito: Se alguém almeja o episcopado, de fato, deseja algo excelente" (1Tm 3.1)
A disposição para chegada no episcopado, Pastorado de uma Igreja (motivação espiritual) deve ser alcançada diante do Senhor (oração, estudo da Palavra de Deus, dedicação, vocação, dom ministerial, etc) e não mediante bajulação ministerial, o puxar do tapete, nepotismo e muito menos pela contribuição de dízimos com alto valor.  
Portanto, Jacó estava errado por querer obter o direito de primogenitura através do engano e da mentira, e Esaú também estava errado por desprezar os valores espirituais, vendendo seus direitos de primogenitura, algo tão valoroso, por um prato de lentilhas. Aqui temos também outro ensinamento de não vendermos nossa salvação (simbolizado pela primogenitura) para satisfazer os desejos da nossa carne por prazeres momentâneos (simbolizado pela fome de Esaú).

2.3 - Priorizou o Prazer Pessoal que o Propósito Espiritual
Geziel Gomes: Apesar de muitas atitudes erradas, Jacó demonstrou grande interesse pelas coisas espirituais. Existem sinais de que ele sempre demonstrou inclinação pelo sagrado, ao contrário de Esaú, que a Bíblia chama de profano (Hb 12.16). Esaú era um desinteressado pelas coisas espirituais. São muitos os que desprezam as bênçãos de Deus [7]
"Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tornou por mulher a Judite, filha de Beeri, e a Basemate, filha de Elom, heteu.  (Gn 26.34)
"Esaú tomou por mulheres dentre as filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu e a Aolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu. E a Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote" (Gn 36.2-3)
Thomas Coke: Parece que comparando os dois versículos acima, as esposas de Esaú estavam sob vários nomes, como parece ter sido um costume comum naqueles dias. [5]
A Bíblia menciona que Isaque ensinava e pedia para que os filhos não casassem com mulheres estrangeiras. Depois da Fuga de Jacó, Esaú casou-se com mulheres estrangeiras contrariando a vontade do seu pai, a princípio parece que praticou essa desobediência para se vingar dos ocorridos durante a bênção patriarcal, vejamos:
"Vendo também Esaú que as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque seu Pai, foi Esaú a Ismael e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote." (Gn 28.9).
É um perigo quando o filho ou a filha toma essa decisão de se vingar ou de zombar dos seus pais. Sábio Salomão escreveu:
"O olhos de quem zomba do pai, e, zombando, nega obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes do abutre." (Pv 30.17).
Moisés escreveu em Deuteronômio sobre os perigos da Associação com os pagãos, não farás com eles alianças e também ordena que não ocorra o casamento misto, ou seja, casamento entre homens de Israel e mulheres estrangeiras e mostra o motivo:
"Pois, elas desviariam seus filhos de seguir-me para servir a outros deuses e, por causa disso, a ira do Senhor se acenderia contra vocês e rapidamente os destruiria" (Dt 7.4 conforme Êx 34.11-16)
Foi exatamente o que ocorreu com Esaú, casando-se com mulheres estrangeiras, se envolveu não somente com a cultura pagã, mas também aos cultos pagãos.

3 - Efeitos de Desprezar as bênçãos de Deus

3.1 - Buscar o que não pode mais ter
Esaú desperdiçou seus direitos de primogenitura em troca de um simples prato de comida, a questão era de tanto desinteresse, que não se deu conta da relação que existia entre a primogenitura e as bênçãos de Deus que foram prometidas a Abraão, tanto é, que mesmo vendendo sua primogenitura para Jacó, achava que isso não o prejudicaria no momento da bênção patriarcal:
"Então disse ele (Esaú): Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e agora me tomou a minha bênção. Disse mais: Não reservaste para mim nenhuma bênção?" (Gn 27.36)
Gesiel Gomes: Esaú, em um momento de descuido e desinteresse, perdeu algo muito valioso. O direito de primogenitura garantia a herança material e espiritual, bem como outras bênçãos especiais. [7]

3.2 - Uma Bênção Inferior
Gesiel Gomes: A importância da primogenitura era tão grande que, mais tarde, havendo chegado o momento de Isaque abençoar seu primogênito. Rebeca usou uma estratégia que levou Jacó a receber a parte mais importante da bênção paternal, a qual cabia ao primogênito. [7]
Jacó recebeu a maior bênção de seu Pai Isaque se passando por Esaú. 
Geziel Gomes: Nunca houve uma época em que uma mentira, de qualquer espécie, pudesse ter agradado a Deus. A Palavra de Deus, do início ao fim, reprova a prática de mentir (Sl 31.18; Pv 12.22) [7]
Quando Rebeca estava grávida de Esaú e Jacó :
"E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre e dois povos se dividirão das tuas entranhas; um povo será mais forte do que o outro povo e o maior servirá ao menor" (Gn 25.23).
Deus já sabia que Jacó era mais espiritual do que Esaú, e sabia que por causa disso Esaú sendo o maior, serviria o menor. Deus não manipula as pessoas, nem usa do engano e da mentira para cumprir sua Palavra. Antecipadamente de alguma maneira Deus escolheu Jacó (Israel) para ser o Pai de sua nação, embora Jacó tenha enganado e mentido, lhe tenha agradado, talvez por seus interesses mais espirituais. 

A Esaú restou uma bênção inferior, que também eram enormes. Vale lembrar que Esaú e sua descendência (os edomitas) foram grandemente abençoado por Deus:
"E Esaú tomou suas mulheres, seus filhos, suas filhas e todas as almas de sua casa, o seu gado, todos os seus animais e todos os seus bens, que havia adquirido na terra da Canaã e foi para outra terra apartando-se de Jacó, seus irmãos; porque os bens dele eram muitos para habitarem juntos e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado" (36.6-7)

3.3 - Uma Mágoa Interior
Uma vez que a bênção patriarcal tenha sido feita primeiramente a Jacó, a posteriori, nenhuma ação ou sentimento de Esaú iria reverter a bênção já conferida.


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revista Lições da Palavra de Deus - C.Gospel - nro.29 - Pág.48


4 comentários:

  1. Paz amados, esse tema de fato é bastante oportuno visto que estamos vivendo um tempo de trocas e substituições; algumas perigosas e de alto impacto.
    Que Deus tenha misericórdia de cada vida neste tempo e que possamos atentar para nossas escolhas.
    Parabéns aos criadores do site por esse tão profundo trabalho que contribui muitos com todos que tem o prazer e a alegria em aprender a Santa e bendita palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe irmão, atrasamos nossas postagens por motivos pessoais mui justificado, principalmente nossos comentários, mas vamos resolver isso, em breve, vamos postar nossos comentários em tempo hábil para vossos estudos.

      Excluir
  2. Ótimo comentário, tem ajudado bastante, Deus continue abençoando grandemente sua vida e ministério. O tema muito relevante pois o que mais temos visto em nossos dias é o desinteresse pelas coisas de Deus.

    ResponderExcluir