CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO
CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR
CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE
Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)
Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição.
Introdução
O texto de referência :
Gênesis 26.22-25
22 - E partiu dali e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote, e disse: Por que agora nós alargou o Senhor, e crescemos nesta terra.
23 - Depois subiu dali a Berseba.
24 - E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo.
25 - Então edificou ali um altar, a invocou o nome do Senhor, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço.
1 - Uma Esposa para Isaque
1.1 - Uma Esposa para o Filho Escolhido
"E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o Senhor havia abençoado a Abraão em tudo" (Gn 24.1).
Adam Clarke: Abraão tinha aqui, 140 anos de idade e, consequentemente, Isaque tinha quarenta anos, nascendo quando seu pai tinha cem anos de idade. [5]
Nessa fase da vida, Abraão começou a se preocupar com o futuro do seu filho Isaque e o futuro de sua descendência.
Geziel Gomes: Abraão instruiu seu filho no caminho em que deveria andar ... Ele foi um orientador familiar e espiritual (Gn 18.18,19). As diretrizes que Abraão deixou à sua descendência permaneceram com seus descendentes a ponto de Deus se revelar a Moisés como o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó (Êx 3.6,15). [7]
"Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque" (Gn 25:5)
Geziel Gomes: As Escrituras registram que Isaque foi o herdeiro natural e legal da grande fortuna de seu pai. Que tipo de fortuna estamos deixando aos nossos filhos? Sobretudo, no mundo espiritual, qual tem sido o nosso legado? Que exemplo os nossos filhos estão herdando de nós? Sirva-nos sempre o exemplo de Abraão, que deu tudo a seu filho Isaque, inclusive o testemunho de homem de Deus. [7]
Assim como Abraão, Isaque também foi abençoado em tudo, foi um homem fiel, dependente de Deus na sua caminhada.
Geziel Gomes: Isaque foi um homem próspero em todos os aspectos de sua vida. Ele era submisso, paciente, pacificador e cheio de fé. Características essenciais a um homem de Deus. [7]
1.2 - Um Servo Piedoso para uma Tarefa Preciosa
Vamos ler o Texto de Gênesis 24:2-4,9 abaixo :
2 - E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa,
3 - Para que eu te faça jurar pelo Senhor Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
4 - Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.
9 - Então pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio.
O texto não menciona o nome do servo, atribui-se que tenha sido Eliézer mencionado em Gênesis 15. Abraão fez esse seu servo jurar através de um rito cerimonial de juramento, colocando sua mão debaixo da coxa de Abraão de que traria um mulher para seu filho Isaque da terra de sua parentela.
João Calvino: Existe várias suposições sobre o tal juramento, uma que me parece mais simples é que os servos, quando juravam fidelidade a seus senhores, estavam acostumados a testemunhar sua sujeição por esta cerimônia, especialmente porque afirmam que essa prática ainda é observada em certas partes do Oriente. Que não foi um ritual profano, que prejudicaria qualquer coisa da glória de Deus, deduzimos do fato de que o nome de Deus está interposto. É verdade que o servo colocou a mão debaixo da coxa de Abraão, mas ele é ajudado por Deus, o Criador do céu e da terra; e este é o método sagrado de ajustamento, pelo qual Deus é invocado como testemunha e juiz ... Além disso, somos ensinados, pelo exemplo de Abraão, que eles não pecam, que exigem um juramento por um causa legal; pois isso não é recitado entre as falhas de Abraão, mas é registrado em seus louvores peculiares. Já foi demonstrado que o caso era da maior importância, uma vez que foi realizado para que a aliança de Deus fosse ratificada entre sua posteridade. [7]
Daniel Conegero: Os estudiosos dizem que naquele tempo as coxas eram vistas como a fonte da vitalidade (conforme Dt 33.11; Jó 40.16). Esse tipo de juramento solene era inviolável e devia ser honrado até mesmo depos da morte (Gn 47.29-31) [9]
Vamos ler o Texto de Gênesis 24:12-14 abaixo :
12 - E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão!
13 - Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água;
14 - Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.
Aqui vemos o servo, orando ao Deus de Abraão, nesse episódio o servo recorre a Deus para manter sua lealdade ao juramento feito a Abraão e ao compromisso de Deus com sua aliança. Bom é ao homem ser dependente de Deus e não andar e fazer suas escolhas conforme seus próprios olhos. Conforme veremos no texto a seguir, Deus honrou esse servo de Abraão respondendo sua oração.
Daniel Conegero: A Bíblia diz que naquele mesmo instante, Rebeca apareceu trazendo um cântaro ao ombro. Rebeca era filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, o irmão de Abraão (Gn 24.15). O texto bíblico informa que Rebeca era uma virgem muito bonita (Gn 24.16) [9]
Vamos ler o Texto de Gênesis 24:49-61 abaixo :
49 - Agora, pois, se vós haveis de fazer benevolência e verdade a meu senhor, fazei-mo saber; e se não, também mo fazei saber, para que eu vá à direita, ou à esquerda.
50 - Então responderam Labão e Betuel, e disseram: Do Senhor procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem.
51 - Eis que Rebeca está diante da tua face; toma-a, e vai-te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o SENHOR.
52 - E aconteceu que, o servo de Abraão, ouvindo as suas palavras, inclinou-se à terra diante do Senhor.
53 - E tirou o servo jóias de prata e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e à sua mãe.
54 - Então comeram e beberam, ele e os homens que com ele estavam, e passaram a noite. E levantaram-se pela manhã, e disse: Deixai-me ir a meu Senhor.
55 - Então disseram seu irmão e sua mãe: Fique a donzela conosco alguns dias, ou pelo menos dez dias, depois irá.
56 - Ele, porém, lhe disse: Não me detenhas, pois o Senhor tem prosperado o meu caminho; deixai-me partir, para que eu volte a meu senhor.
57 - E disseram: Chamemos a donzela, e perguntemos-lho.
58 - E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.
59 - Então despediram a Rebeca, sua irmã, e sua ama, e o servo de Abraão, e seus homens.
60 - E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Ó nossa irmã, sê tu a mãe de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus aborrecedores!
61 - E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu.
62 - Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Laaí-Roi; porque habitava na terra do sul.
63 - E Isaque saíra a orar no campo, à tarde, quando levantou os olhos e viu os camelos que se aproximavam.
Geziel Gomes: Quando Isaque avistou Rebeca vindo ao seu encontro, ele estava no campo orando (Gn 24.63), certamente, essa era uma prática constante em sua vida. O casamento de Isaque com Rebeca é uma alegoria da união de Cristo com a Igreja. [7]
ELIÉZER
Assim como Eliézer, servo de Abraão foi enviado a buscar uma esposa para Isaque; Deus Pai enviou o Espírito Santo para buscar uma Noiva para Seu Filho, Jesus Cristo [...] Da mesma forma como o servo presenteou Rebeca com coisas preciosas, como uma antecipação das riquezas de Isaque, o Espírito concede dons à Igreja (1Co 12.8-11).
ISAQUE
Assim como Isaque ficou com Abraão enquanto Eliézer foi a busca de Rebeca, Jesus Cristo, hoje, está assentado à direita de Deus (Hb 8.1) enquanto o Espírito Santo prepara a noiva do Cordeiro, que é a Igreja de Cristo (Ap 19.7)
REBECA
Rebeca era belíssima e virgem (Gn 24.16) como a Igreja, que o Espírito apresentará a Jesus, é santa, pura e irrepreensível (Ef 5.27). Rebeca creu em Isaque e amou-o sem havê-lo visto. Da mesma forma, o cristão crê em Cristo sem vê-lo, amando-o e regozijando-se nele com uma alegria inefável e gloriosa (1Pe 1.8).
A LONGA VIAGEM
A longa viagem de Rebeca até encontrar-se com Isaque é uma alegoria da jornada do cristão para seu lar celestial.
O ENCONTRO
Tal como Isaque, que encontrou sua esposa no campo, entre sua casa e a dela, a Igreja se encontrará com Cristo nos ares, entre o céu e a terra (1Ts 4.17).
1.3 - O Encontro Marcado por Deus
Vamos ler o Texto de Gênesis 24:62-65 abaixo :
62 - Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul.
63 - E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.
64 - Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo.
65 - E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se.
Quando Isaque saiu para orar (ou meditar conforme algumas versões bíblicas) ao cair da tarde, avista a comitiva do servo de seu pai Abraão voltando da missão. Rebeca avista Isaque e ao saber que se tratava de Isaque cobriu o seu rosto com um véu para encontrá-lo. Na época havia o costume da noiva cobrir o rosto do marido até consumação do casamento.
Esse encontro maravilhoso, culminou em Isaque tomando Rebeca por esposa, levando-a a tenda consumando o casamento dentro dos propósitos de Deus.
2 - Um Novo Patriarca
Vamos ler o Texto de Gênesis 25:7-8 abaixo :
7 - Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos.
8 - E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias, e foi congregado ao seu povo.
O Texto sugere que Abraão tenha morrido de causas naturais devido sua velhice. O termo "boa velhice" ou "ditosa velhice" denota que a vida de Abraão foi plenamente satisfeita, concluída com êxito.
Thomas Coke: A morte de Abraão é mencionada aqui um pouco fora do tempo, a fim de terminar sua história sem interrupção; pois Esaú e Jacó nasceram quinze anos antes de sua morte. Isaque nasceu quando seu pai Abraão tinha cem anos (Gn 21.5), Isaque casou-se quando Abraão tinha cento e quarenta anos, passaram vinte anos ao qual Rebeca não lhe deu filhos (Gn 25.21,26). Abraão morreu aos cento e setenta e cinco anos (Gn 25.7), de modo que viveu quinze anos depois que Esaú e Jacó nasceram. [5]
2.1 - Contando com um Milagre
"E aconteceu depois da morte de Abraão, que Deus abençoou a Isaque seu filho; e habitava Isaque junto ao poço Beer-Laai-Rói" (Gn 25.11)
Albert Barnes: Este versículo é um apêndice da história de Abraão, afirmando que as bênçãos de Deus, que ele desfrutara até sua morte, agora desciam sobre seu filho Isaque, que morava em Beer-lahai-roi. O nome geral "Deus" é empregado aqui, porque a bênção de Deus denota a prosperidade material e temporal que havia participado de Abraão, em comparação com outros homens de seus dias. Das bênçãos espirituais e eternas relacionadas ao Senhor, o nome próprio do Autor de ser e bênção, ouviremos no devido tempo. [5]
"E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu" (Gn 25.21).
Geziel Gomes: As experiências anteriores de Isaque o amadureceram para a vida. Embora sua esposa, Rebeca, fosse estéril, tal como a mãe dele havia sido, Isaque evitou seguir o exemplo de seu pai e decidiu orar ao Senhor, em vez de precipitar-se tomando atitudes erradas. Esse texto é agradável, solene e precioso. Foram 25 anos de oração perseverante, até que o momento do milagre chegou. Para alguns, perseverar em oração é muito difícil e desafiador. [7]
2.2 - Duas Nações em um Ventre
"E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor" (Gn 25.23)
2.3 - O mais Fraco governará o mais Forte
Apóstolo Paulo foi bem claro ao descrever os motivos pelo qual o mais fraco domina o mais forte, seu texto de Coríntios 1.26-29 diz :
26 - Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
28 - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
29 - Para que nenhuma carne se glorie perante Ele.
Jacó sendo o mais fraco foi totalmente dependente de Deus em sua vida, por certo se fosse Esaú o mais forte governando, tomaria todo o êxito por suas próprias forças e habilidades, se gloriando pelos feitos.
Vamos ler o Texto de Gêneses 25.24-28 abaixo :
24 - E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
25 - E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
26 - E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.
27 - E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.
28 - E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.
Elienai Cabral: Em termos de personalidade e de temperamento, Esaú e Jacó cresceram como pessoas diferentes. No Texto acima, Deus revela a Rebeca as diferenças entre os gêmeos. O "menor" (Jacó) teria uma descendência forte e o "maior" (o mais velho e, por isso, primogênito, Esaú) serviria ao menor. No capítulo 27, já idoso e cego, Isaque achava que logo morreria. Por isso, preocupa-se em abençoar a Esaú com a bênção patriarcal do "direito da primogenitura". Alicerçado nos padrões legais do direito daquele tempo, dedicava-se a Esaú, pois este o satisfazia com o prazer das caças que levava para o patriarca. Entretanto, sabendo que havia um plano especial de Deus para o filho mais novo, Rebeca favorecia Jacó. Essa predileção praticada pelos pais de Esaú é Jacó produziria um grande conflito na família. [10]
3 - Deus de Abraão, Deus de Isaque
3.1 - Promessas Confirmadas
[Comentário em Edição]
3.2 - A Bênção da Prosperidade
[Comentário em Edição]
3.3 - O Legado das Bênçãos
[Comentário em Edição]
Comentário
Pr. Éder Tomé
Referências
[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revista Lições da Palavra de Deus - C.Gospel - nro.29 - Pág.40
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 4T - 2002 - Pág. 92,94
[9] Daniel Conegero - https://estiloadoracao.com/genesis-24-estudo/
[10] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2023 - Pág.10
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirA paz do Senhor
ResponderExcluirlouvado seja o nome do Senhor
ResponderExcluir