Total de visualizações de página

domingo, 7 de maio de 2023

Lição 7 - Abraão e a Prova de Fé

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Gênesis 22.2-5    
2 - E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3 - Então se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu juramento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho e fendeu para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4 - Ao terceiro dia, levantou Abraão os seus olhos e viu o lugar de longe.
5 - E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali, e, havendo adorado, tornaremos a vós.

Vimos na lição passada que Deus escolheu Abraão para ser pai de uma nação, uma nação de adoradores que representaria seus interesses diante das demais nações.
Nessa lição vamos estudar a nova ordem de Deus feita para Abraão:
"E aconteceu depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis me aqui" (Gn 22.1)
Elienai Cabral: No capítulo 22 de Gênesis, Abraão,  com mais de 100 anos de idade, defronta-se com a sua maior prova. Sim, a nossa fé é por Deus provada; não porque Deus não nos conheça, mas porque nós não nos conhecemos plenamente em todas as situações [8]

1 - A Provação
"Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi" (Gn 22.2)
Abraão estava vivendo na região de Berseba, quando Deus pediu para o patriarca sacrificar o seu próprio filho na terra de Moriá, aproximadamente uns 70 km do local onde estava.

1.1 - Recebido por Milagre, entregue pela Fé
"Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo" (1Pe 1.7)
Adam Clarke: Como pela ação do fogo, o ouro é separado de todas as ligas e misturas heterogêneas, e é provado ser ouro por suportar a ação do fogo sem perder nada, sua natureza, peso, cor ou qualquer outra propriedade, de modo que a fé genuína é provada por adversidades, especialmente como os cristãos primitivos eram obrigados a passar. 
Nossa fé é mais preciosa do que o ouro ... Mas naquele dia a fé dos seguidores de Cristo será encontrada mais brilhante e mais gloriosa. A terra e a natureza universal serão dissolvidas; mas quem faz a vontade de Deus permanecerá para sempre, e sua fé será encontrada para louvor da graça de Deus, honra de Cristo e glória ou glorificação de sua própria alma por toda a eternidade [5]

"E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi" (Gn 22.1-2)

Por que Deus ainda precisaria de uma prova de fé de Abraão ?
Elienai Cabral: Agora, no capítulo 22 de Gênesis, Abraão,  com mais de 100 anos de idade, defronta-se com a sua maior prova. Sim, a nossa fé é por Deus provada; não porque Deus não nos conheça, mas porque nós não nos conhecemos plenamente em todas as situações [8]

A Maior Prova de Abraão
Elienai Cabral: Abraão chegaria ao máximo de sua capacidade espiritual, emocional e intelectual para cumprir o desafio que Deus lhe fizera. Foi-lhe pedido algo impossível se levarmos em conta a lógica do propósito divino para sua vida. Deus lhe pediu em holocausto "o filho da promessa". Além da relação espiritual da existência desse filho, e a relação emocional familiar entre Abraão e Isaque e sua mãe, o patriarca não podia entender as razões da ordem de Deus. Era como se o Eterno ordenasse a devolução de algo que havia dado a Abraão. Era, de fato, uma prova que superava todas as demais experimentadas por Abraão [8]

1.2 - A Quem Amas
Abraão amava, obedecia e confiava no Senhor !
Chegou o momento de Deus medir esse Amor.
Deus deu duas ordens a Abraão supostamente absurdas ou sem lógica:
A primeira ordem pessoal de Deus para Abraão, ocorreu em Ur dos Caldeus, prontamente Abraão obedeceu ao Senhor, saindo da sua terra Natal onde vivia uma vida estável, deixando sua parentela para caminhar com sua família a uma terra desconhecida. Deus resgatou Abraão do meio de um cultura idólatra, do politeísmo, do meio de um povo perverso e imoral para servir-lhe. Abraão percorreu cerca de 1850 Km de Ur até Canaã, sua obediência possibilitou ser o pai das principais religiões monoteísta da História, ou seja, Abraão é reverenciado por judeus, cristãos e islâmicos.
Geziel Gomes: Abraão é possuidor de uma paternidade múltipla, esse patriarca é recordado, apreciado e admirado por milhões, principalmente pelas suas características mais marcantes: A fé em Deus e a Obediência incondicional a Ele [7]
É interessante que a Bíblia não fala sobre como Abraão teve o seu primeiro contato com o verdadeiro Deus em meio a tanta idolatria, todavia, sabemos o mais importante, Abraão alcançou a fé aos 75 anos de idade, uma fé que o despertou a obedecer e fazer a vontade de Deus ao longo de sua jornada.
A segunda ordem pessoal de Deus para Abraão, aparentemente sem lógica alguma, ou até absurda, foi pedir em sacrifício o seu filho amado, filho da promessa, Isaque. Eis mais um desafio da obediência, em resposta ao amor de Abraão por Deus.
 
1.3 - Amarás o Senhor, teu Deus, acima de todas as coisas
Deus prometeu 3 coisas para Abraão, a saber:
1 - Uma bênção para todas as nações
"E farei de ti uma grande nação, abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem e em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gn 12.2-3).
Essa promessa a Abraão se cumpriu em Jesus que era descendente de Abraão, da tribo de Judá, Ele veio executar o plano do Pai, morrendo em sacrifício pelos pecados da humanidade; sua ressurreição nos traz esperança de estarmos com Ele em um corpo glorificado, através de Jesus somos abençoados.
2 - Muitos descendentes
"Então o levou fora e disse: Olha agora para os céus e conta as estrelas, se é que as pode contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência." (Gn 15.5). Os descendentes de Isaque se tornou a Nação de Israel e todos aqueles que creêm em Jesus são filhos de Abraão, ou seja, são os descendentes espirituais de Abraão:
"Portanto é pela fé, para que seja segunda a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós." (Rm 4.17).
3 - Um terra para morar
"Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;" (Gn 15.18)
Deus prometeu uma terra para os descendentes de Abraão, este viveu em tendas por 400 anos, todavia, Canaã mais tarde foi conquistada pelos israelitas, tornando a nação de Israel.
O mais interessante é que Abraão e seus descendentes não receberam somente esta herança terrena, o verdadeiro lugar, a verdadeira morada para Abraão e todos que creem em Jesus é o Céu:
"Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus" (Mt 8.11).

Pelas promessas de Deus, Abraão manifestou sua fé verdadeira em Deus e simplesmente OBEDECEU !

2 - A Obediência
Esse versículo é a chave sobre a questão da obediência:
"Se vocês me amam, obedeçam a meus mandamentos" (Jo 14:15 NVT)

2.1 - Uma pronta Obediência
"Então se levantou Abraão pela manhã, de madrugada" (Gn 22.3)
João Calvino: Essa prontidão mostra a grandeza da fé de Abraão. Inúmeros pensamentos podem surgir na mente do homem santo; cada um deles teria dominado seu espírito, a menos que ele o tivesse fortalecido pela fé. E não há dúvida de que Satanás, durante a escuridão da noite, acumularia sobre ele uma vasta massa de cuidados. Gradualmente, superá-los, lutando com eles, foi parte da coragem heróica. Mas quando foram vencidos, imediatamente se cingir ao cumprimento do mandamento de Deus, e até se levantar cedo pela manhã para fazer isso, foi um esforço notável. [5]   

2.2 - Uma Obediência cheia de Esperança
A Fé de Abraão o levava a ter esperança na provisão de Deus, seu comportamento, suas narrativas indicava abertamente que ele cria que Deus iria provisionar e lhe dar vitória nessa dura provação.
Olha o que Abraão disse para Isaque:
"E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam juntos" (Gn 22.8)
Olha o que Abraão disse para seus dois servos:
"Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós." (Gn 22.5).

"Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito." (Hb 11.17).
João Calvino: Abraão de fato já havia provado o que era, por muitas provações; no entanto, como esse julgamento superou todos os outros, o apóstolo gostaria que fosse considerado acima de todos os seus julgamentos. É então como se ele tivesse dito: "A mais alta excelência de Abraão foi o sacrifício de seu filho" porque se diz que Deus então o experimentou de maneira especial. E, no entanto, esse ato fluiu da fé; então Abraão não teve nada mais excelente que a fé, que produziu frutos tão extraordinários. [5]

2.3 - Uma Obediência Dolorosa

Geziel Gomes: Todos nós sabemos que o homem é propenso a não observar a lei da obediência. Obedecer, geralmente, custa um preço muito alto para qualquer um de nós. Até Jesus, como homem, aprendeu a obediência: "Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu" (Hb 5.8). Abraão, por exemplo, foi desafiado a obedecer a Deus em pontos críticos da vida ... ele superou as circunstâncias adversas à fé em Deus.  Abraão experimentou uma extraordinária comunhão com o Senhor, colocando-o acima de sua própria vida, sua família, suas finanças e sua terra  . [7]

Desde o momento quando Deus disse a Abraão para deixar sua parentela para partir a uma terra que não conhecia, Abraão teve sua fé desafiada, e através da fé tinha que ter a postura para renunciar tudo, Jesus disse:
"Qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo" (Lc 14.33)
No caso de Abraão, agora se vê diante de uma ordem mui dolorosa, sacrificar o seu próprio filho a Deus em Moriá, precisava abdicar do seu filho amado Isaque, o filho da promessa, mesmo sem entender muito bem, fez segundo as ordens divina erguendo o cutelo ao alto depois de toda preparação para o ato, e assim o fez mostrando sua devoção, dedicação e amor a Deus.
Elienai Cabral: Qual é a prova máxima de nossa fé hoje? Não é fazer proezas em nome do Senhor, nem operar milagres, nem expulsar demônios das pessoas cativas. A prova máxima de nossa fé tem a ver com os nossos interesses pessoais. Devemos estar prontos a obedecer a Deus mesmo quando não compreendamos seus desígnios de imediato. Abraão, mesmo tendo dificuldades para entender os desígnios de Deus para sua vida, não questionou, nem duvidou, nem contra-argumentou com Deus, apenas creu e obedeceu. Quando Deus nos prova quer nos tornar mais aptos para fazermos a sua vontade; quer corrigir nossos erros; quer endireitar nossas veredas; quer que sejamos mais santos e mais dedicados a Ele, em entrega e adoração [8]

3 - A Providência

3.1 - A Providência Provisória
Abraão levantou o cutelo, mas um anjo o detém e apresenta a providência provisória para o sacrifício:
"Então levantou Abraão os seus olhos; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tornou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho." (Gn 22.13)
Elienai Cabral: Abraão era um homem de fé. Ele trocou a glória passageira desse mundo para ter um relacionamento pessoal com Deus. Sua fé não impediu de enfrentar provações e crises. Todavia, ele continuou olhando para o céu, contando as estrelas e crendo no milagre de Deus e na sua provisão para todas as áreas da sua vida. A fé nos faz vencer as crises e esperar confiantes nas promessas do Pai. Abraão venceu a si mesmo, e entendeu que obedecer a Deus resulta em garantia da provisão de Deus: "E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam juntos" (Gn 22.8) [8]

3.2 - A Providência Definitiva
Elienai Cabral: Abraão levantou o cutelo para imolar o filho, mas o anjo do Senhor bradou dos céus e não deixou que o fizesse. Um cordeiro, preso pelos chifres num galho, foi a provisão de Deus para que Abraão lhe provasse que acreditava nEle. Há uma tipologia que vislumbra o que Deus fez por toda a humanidade. O Monte Moriá tipifica o Calvário; o altar de sacrifício tipifica a cruz levantada, em que Jesus Cristo foi crucificado; Abraão, o pai, tipifica a Deus Pai que nos deu seu Filho unigênito para ser o Cordeiro de nossa expiação (Jo 3.16; Rm 5.8). [8]

Existem algumas semelhanças tipológicas de Isaque e Jesus :
(1) Ambos são reconhecidos como filhos de Abraão (Mt 1.1)
(2) Ambos nasceram miraculosamente (Gn 11.30; Mt 1.23)
(3) Ambos foram oferecidos em sacrifícios (Gn 22.2; Jo 1.29)
(4) Ambos mostraram-se obedientes diante de seu próprio sacrifício (Gn 22; Fp 2)  (extraído referência [7])

Assim como Isaque, que já não era um criança, poderia facilmente ter evitado tornar-se uma vítima, assim  também Jesus Cristo poderia, se o desejasse, ter evitado a cruz. Eis as suas palavras: "Dou a minha vida pelas ovelhas... Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou. Este mandamento recebi de meu Pai" (Jo 10.15,18). O autor de Hebreus afirma que Cristo orou com grande clamor e lágrimas àquele que podia livrá-lo da morte (Hb 2.14,15), mas voluntariamente submeteu-se à vontade do Pai, "sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Fl 2.8).
Muito mais forte que o amor de Abraão por Isaque foi, e ainda é, o amor do Pai Celestial por seu filho Jesus. Contudo, para nos salvar Deus o entregou à morte, provando o seu amor por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8; 8.32; Jo 3.16). Abraão encontrou substituto para Isaque, mas Jesus não havia substituto. Sua oração para que, se possível, o amargo cálice do sofrimento e da morte lhe fosse tirado, teve de ser completado por outra: "não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres" (Mc 14.35,36) [9]

3.3 - A Ressurreição do Filho Sacrificado
Geziel Gomes: Embora o sacrifício não tenha, de fato, ocorrido, voltar para casa com seu filho vivo deu a Abraão o sabor de uma ressurreição [7]
"Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar" (Hb 11.8)

Nossas provações se tornam uma rampa para alcançar as bênçãos de Deus. Abraão foi provado de tantas formas, e venceu, foi um homem que prosperou, se tornou um dos homens mais ricos de seu tempo.
Geziel Gomes: Apesar de peregrino, Abraão sempre foi uma pessoa abastada. Ele alcançou de Deus não somente o privilégio das bênçãos espirituais, mas também das materiais [7]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revista Lições da Palavra de Deus - C.Gospel - nro.29 - Pág.43
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 4T - 2002 - Pág. 92,94
[9] O Tabernáculo e a igreja - CPAD - Pág. 12,13

Nenhum comentário:

Postar um comentário