Total de visualizações de página

sábado, 27 de maio de 2023

Lição 10 - Jacó - Quando um Pecador quer mais de Deus

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Gênesis 28.12-13,15-17    
12 - E sonhou: e eis uma escada era posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela.
13 - E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra, em que está deitado, tá darei a ti e à tua semente.
15 - E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra, porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.
16 - Acordado, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não sabia.
17 - E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.

Professor trabalhe sempre com foco nos objetivos da lição.
Mencione as falhas que Jacó teve ao qual foi necessário fugir da casa de seus pais e enfrentar a escuridão do deserto e a solidão.
Não deixe de mostrar para seu aluno que mesmo em situações adversas, Deus tem seus planos para cada um de nós e está conosco traçando o melhor, mesmo mediante de nossas falhas Deus jamais nos desampara.
Mostre que Deus sempre está trabalhando para a transformação de nosso caráter para que nossa vida seja pautada na verdade e não no engano; no momento certo, Deus transformou Jacó no Seu primeiro encontro em Betel, e posteriormente no encontro em Peniel mudou o nome de Jacó (significa "usurpador") para Israel (significa "aquele que luta com Deus") durante uma segunda experiência sobrenatural no vau de Jaboque (Gn 32.28).
Não perca a oportunidade de através do exemplo da vida de Jacó, incentivá-los a buscarem uma mudança completa de vida, a buscar ter experiências e intimidades com Deus.

Nota: Peniel foi o nome dado por Jacó ao lugar onde ocorreu sua batalha com Deus no vau de Jaboque.

1 - Fugindo do homem em busca de Deus

1.1 - Jacó crê na importância da bênção 
Na lição passada vimos que Jacó ao contrário de Esaú era mais ambicioso e interessado pelas coisas de Deus, ele sabia a importância de ser o primogênito e de receber a bênção patriarcal, ambas lhe garantiriam a herança material, espiritual e demais bênçãos.
O interesse pelas coisas espirituais era muito positivo, todavia, vimos que ele utilizou meios errados para consegui-las, enganou seu irmão Esaú por duas vezes. Fez uso da mentira, da trapaça para obter seu objetivo; seu caráter não foi pautado na verdade, mas no engano, demostrando muita imaturidade, sua vida precisava ser trabalhada por Deus, lapidada como um diamante, sua vida precisava ser transformada por Deus.
O resultado dos meios tolos para chegar ao objetivo, resultou para Jacó a única alternativa, fugir do seu irmão Esaú, que agora com sentimento de amargura e vingança, lhe fez ameaça de morte.
Geziel Gomes: O fato de Jacó haver usurpado a bênção de seu irmão fez com que Esaú nutrisse ódio por ele. Rebeca, a mãe dos dois, decidiu orientar Jacó a fugir de casa e a dirigir-se para a terra de seus parentes, em Harã (Gn 27.42-45) [7]

1.2 - Fugindo para o encontro com Deus
Jacó foi para o deserto, enfrentou a escuridão das noites e o isolamento de tudo e de todos, o preço começou a ser pago, pois ele amargurava a solidão critica, o distanciamento dos seus pais, o conforto da casa paterna, foi neste contexto que Jacó sonhou com a presença de de Deus.
 
1.3 - Um Encontro com o Deus de Abraão
"e chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto e tomou uma das pedras daquele lugar e a pôs por seu travesseiro e deitou-se naquele lugar. E sonhou: e viu uma escada erguida na terra, cujo topo tocava nos céus; na qual os anjos de Deus subiam e desciam por ela" (Gn 28.11-12)
Geziel Gomes: Tal escada indica que o altíssimo não perdeu o contato com a terra nem o interesse por ela. Deus continua a mostrar zelo para com o homem, apesar de suas fragilidades e seus fracassos. O Senhor tem tomado as providências para que a humanidade estabeleça sua comunhão com Ele, essa é uma das razões fundamentais da vinda de Jesus a este mundo. A escada que Jacó viu também pode ser entendida como uma alegoria que aponta para o fato de o mundo espiritual ser composto principalmente de progresso e de disciplina, não de mera euforia, imediatismo ou automatismo. Ele não sonhou com um elevador, que poderia conduzir uma pessoa automaticamente do primeiro ao vigésimo andar, privando-a da experiência de todos os andares predecessores. Precisamos ter experiências com Deus e gastar a nossa energia na subida de cada um dos muitos degraus que nos levarão à comunhão com o Senhor e ao ponto culminante do plano de Deus para nós. [7]

2 - Coisas Melhores de Deus

2.1 - Promessas Imutáveis de um Deus Imutável
Jacó de certa forma tinha em mãos a primogenitura, e mesmo recebendo a bênção patriarcal, saiu da casa de seus pais vivendo dias difíceis, por certo questionava em sua mente: qual será meu futuro em Harã, terra de meu tio Labão ? Todavia, havia promessas de Deus na sua vida, veremos mais adiante que o segundo período da vida de Jacó, tempo que viveu com Labão, Deus foi com ele, Deus foi abençoando Jacó.
Geziel Gomes: Jacó foi muito amável quando se encontrou com os pastores de seu futuro sogro. Ele amou Raquel desde o primeiro instante. Labão, pai de Raquel, recebeu-o amigavelmente em sua casa e, durante um mês, Jacó foi tratado como um ilustre visitante. Em seguida, Labão lhe propôs um salário como recompensa pelo seu trabalho (Gn 29.1-15). [7]
Jacó trabalhou sete anos para casar com Raquel, toddavia, Labão o enganou entregando Leia a filha mais velha. Trabalhou mais 7 anos para se casar com Raquel (Gn 29.18-30). Aqui vemos um exemplo de perseverança, foco nos objetivos.
Geziel Gomes: A Bíblia menciona que Deus abençoou Jacó poderosamente enquanto ele esteve na terra de seu sogro. Ele permaneceu nela até o tempo de retornar à Terra da Promessa. [7]

2.2 - Um Pecador se Converte
Foi em Betel que Jacó teve seu primeiro encontro com Deus, a primeira experiência com o Deus de Abraão e seu pai Isaque. Mediante tantas falhas de Jacó, agora Deus começa a transformar o seu caráter, começa a trazer maturidade para sua vida espiritual. Aparece os primeiros sinais de dependência de Deus, as primeiras ofertas, os primeiros momentos de adoração. Jacó fez seu primeiro voto a Deus:
"E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar nesta viagem que faço, se me der pão para comer e vestes para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo" (Gn 28.22)
Quando o homem ou a mulher se converte a Jesus, verdadeiramente ele mostra sinais em sua vida, isso ocorre porque Deus trabalha na transformação do caráter da pessoa. Foi assim que aconteceu com Jacó no seu encontro com Deus, foi assim que aconteceu com Zaquel no Novo Testamento, esse homem era coletor de impostos para o governo romano, provavelmente cobrou impostos até acima dos deveres dos concidadãos para entregá-lo ao dominador estrangeiro. Mas quando ele teve encontro com Jesus, ele se converteu e disse para Jesus:
"Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão." (Lc 19.8-9)

2.3 - O Pai de Príncipes
Geziel Gomes: O Senhor havia fechado a madre de Raquel, abrindo-a no seu devido tempo (Gn 30.22). Ela deu a Jacó dois de seus 12 filhos: José (o preferido de seu pai) e Benjamim. [7]  
Veja o Quadro da genealogia do Pai dos Príncipes diante de uma paternidade milagrosa:


3 - Deus Conosco

3.1 - O Deus Abençoador
Durante o tempo que Jacó ficou com Labão, Deus foi com Jacó, fazendo-o prosperar em tudo. Jacó foi enganado por Labão por inúmeras vezes, sentiu na pele o que é ser enganado. Labão no seu egoísmo e esperteza, fez Jacó trabalhar arduamente pelos seus objetivos, lhe entregou suas duas filhas por 14 anos de trabalho.
No capítulo 30 de Gênesis, lemos que Jacó fez um acordo com Labão para que continuasse a apascentar e guardar o seu rebanho, cujo salário seria ficar com todos animais malhados e salpicados e cordeiros negros que nascessem durante seus serviços.
R David Jones: Jacó dedicou-se ao seu trabalho, e usou dos recursos que conhecia para fazer com que os cordeiro e cabritos nascessem negros, malhados e salpicados. Teve grande sucesso, e usou de uma técnica de seleção a fim de aprimorar seu próprio rebanho. Durante seis anos seu rebanho se multiplicou, e devido à sua técnica, as ovelhas de Labão eram fracas e as dele, fortes. Ele enriqueceu, adquirindo muitos rebanhos, escravos, camelos e jumentos, o que Ele atribuiu a Deus (Gn 31.7,9) [8]
Geziel Gomes: O relacionamento de Jacó com Labão parece ter se deteriorado aos poucos, passando a ser profundamente inviável. Depois de alguns anos, o patriarca desejou partir. [7]

3.2 - Foge, eu estarei com você
Depois de Jacó ser grandemente abençoado, Deus mandou Jacó sair das terras de Labão, ou seja, voltar para a terra de seus pais, pois seus planos para ele já não estavam mais nas terras de Labão:
"E disse o Senhor a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais e à tua parentela e eu serei contigo" (Gn 31.3).
Jacó prontamente obedeceu a Deus, mas tinha em mente o medo do encontro com seu irmão Esaú e as ameaças de morte que não saia de sua cabeça, tanto que no caminho orou a Deus nesse sentido:
"Sou indigno de todas as tuas beneficências e de toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora já me tornei em dois bandos. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; que ele não venha e mate a mim e as mães dos seus filhos" (Gn 32.10-11)

3.3 - Marcado por Deus
Nosso comentarista fez uma comparação interessante entre o encontro que Jacó teve com Deus em Betel (Gn 28) e o encontro que teve em Peniel (Gn 32). Coloquei essa quadro no nosso Slide para ser apresentado para os alunos :


Geziel Gomes: O nome Jacó significa suplantador e, nos episódios com Esaú, foi exatamente isso que ele havia feito: suplantou o irmão. Contudo, ele teve um encontro verdadeiro com o Senhor, deixou de ser chamado suplantador e recebeu o nome de Israel: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste (Gn 32.28). [7]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revista Lições da Palavra de Deus - C.Gospel - nro.29 - Pág.48
[8] R David Jones - Bible Facts

Um comentário: