Total de visualizações de página

sábado, 8 de abril de 2023

Lição 3 - O Criador se relacionando com o ser humano

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Gênesis 2.20-23    
20 - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21 - Então o Senhor fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou em seu lugar.
22 - E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

1 - A Coroa da Criação de Deus
"Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste." (Sl 8.4-5)
"Por pouco tempo o colocaste inferior aos anjos; de glória e de honra o coroaste" (Hb 2.7)
Davi inspirado pelo Espírito Santo mostra a honra conferida ao homem; Deus dá ao homem uma posição um pouco inferior à dos anjos na hierarquia. Segundo Albert Barnes: "Deus exaltou o homem e dera a ele um domínio e uma posição quase como a dos anjos [...] quando olhamos para o domínio do homem sobre o mundo inferior, ficamos surpresos que Deus tenha concedido tanta honra à nossa natureza, quanto mais deveríamos imaginar que ele honrou o homem por sua conexão com a divindade." [5]

1.1 - Uma Perfeita Criação para sua mais Preciosa Criatura
"[...] e viu Deus que era bom" (Gn 1:10)
Tudo o que Deus ia criando para o homem durante os seis dias, Deus viu que era bom. Esse é o julgamento que Deus pronunciou sobre suas próprias obras. Tudo o que estava sendo criado era bonito, perfeito em suas devidas espécies. 
Quando colocamos nosso projeto em prática, ao finalizarmos fazemos uma revisão no intuito de ver se tudo está do nosso agrado. No caso de Deus, a tal revisão não foi necessária, pois Deus é perfeito, não comete erros, eis a perfeita criação para sua mais preciosa criatura. Tudo o que foi criado para o homem é bom.
"A glória do Senhor durará para sempre; o Senhor se alegrará nas suas obras" (Sl 104.31)

1.2 - Honra e Dignidade na Imagem e Semelhança Divina
De que maneira fomos criados à imagem de Deus? Obviamente, Deus não nos criou exatamente como Ele mesmo, porque Ele não tem corpo físico.
("Deus é Espírito" - Jo 4.24) Nós somos o reflexo da glória de Deus. Alguns pensam que imagem de Deus pode ser encontrada em uma ou mais capacidades exclusivamente humanas na razão, criatividade, fala ou autodeterminação. É mais provável que a imagem de Deus seja algo que descreve todo o nosso ser, como humanos, e não apenas um aspecto. [8]
Já vimos nas lições anteriores que o homem é uma criatura racional com quem Deus compartilhou seus atributos comunicáveis refletindo sua imagem e semelhança. Deus criou o homem distinguindo-o das demais criaturas dando honra, dignidade e domínio, vejamos: "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.  E criou Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gn 1.26-27).
Deus deu ao homem uma permissão especial, autorizando-o a exercer o poder de subjugar e governar a terra. Foi lhe dada honra e domínio, diferentemente do que foi concedido as animais inferiores.

C.B. Beacon: Em Gênesis 1.26-30, encontramos 'O homem feito à imagem de Deus'.
(1) Um ser espiritual apto para a imortalidade
(2) Um ser moral que tem a semelhança de Deus
(3) Um ser intelectual com a capacidade da razão e de governo.
 
1.3 - Abençoados para Reproduzir a Imagem de Deus
"E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra, sujeitai-a e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus e sobre todo o animal que se move sobre a terra!" (Gn 1.28).
Deus pronunciou a bênção sobre o homem ordenando que se multiplicassem na terra conforme sua imagem e semelhança; Deus fez a terra para ser habitada: "Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, Ele a fundou, Ele não a criou para estar vazia, mas formou para ser habitada, Ele diz: Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro" (Is 45.18)

2 - Deus: um Ser Relacional
Deus fez Adão e Eva e vinha se relacionar com eles, havia uma comunhão, uma intimidade deles com Deus, um privilégio maravilhoso.

2.1 - Criados de um forma Especial e Admirável
Vamos ler o texto abaixo (Salmo 139.13-16) :
13 - Pois possuístes os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
14 - Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 - Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 
16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe ..."
Deus acompanha todo o processo de nossa vida, desde o estado embrionário, eis a participação da mão de Deus em todo esse processo, quando diariamente o embrião recebe algum grau de figuração, e somos formados ... Deus está no controle nos acompanhando desde o ventre de nossa mãe, isso é algo especial e admirável.

2.2 - Relacionamento, Intimidade e Parceria

RELACIONAMENTO E INTIMIDADE
Como vimos, Deus falava e dava ordem diretamente para Adão:
"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente" (Gn 2.16)
"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?" (Gn 3.8-9)
Adam Clarke: A voz é usada corretamente aqui, pois como Deus é um Espírito infinito, e não pode ser confinado a nenhuma forma, então Ele não pode ter aparência pessoal. É muito provável que Deus conversasse com eles no jardim, e que a hora habitual era o declínio do dia, na brisa da tarde; e provavelmente esse foi o tempo que nossos primeiros pais empregaram nos atos mais solenes de seu culto religioso, nos quais Deus sempre esteve presente. Chegou a hora desta adoração solene e Deus está em seu lugar; mas Adão e Eva pecaram e, portanto, em vez de serem encontrados no local de adoração, estão escondidos entre as árvores! Leitor, quantas vezes isso tem sido o seu caso! [5]
A maior e mais grave de todas as consequências do pecado foi o rompimento da comunhão entre Deus e o ser humano. O que se percebe é que Adão e Eva haviam tomado consciência de que, depois de sua desobediência, sua relação com Deus não era mais a mesma e, por isso, escondeu-se da presença do Senhor. Isaías escreveu: "as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Is 59.2).
Mas adiante, será revelado que Cristo irá restaurar a comunhão do ser humano pecador com Deus. Aleluia!

PARCERIA
"E Tudo que Adão chamou a toda alma vivente, isso foi o seu nome" (Gn 2.19)
Se no texto acima pudemos observar o relacionamento de Deus com o homem, agora nesse texto vemos a Parceria de Deus com o Homem, permitindo nomear todos os animais.

2.3 - Alguém do Lado
Claudionor de Andrade: O último dia da criação foi pleno de atividades: a criação do homem, o estabelecimento de suas tarefas, a nomeação dos animais, a feitura da mulher e, finalmente, a instituição do casamento. [7]
Deus fez o homem e depois a mulher para estar ao seu lado e ajudá-lo, agora a obra estava completa.
Por certo, Deus não fez a mulher para estar do lado do homem como uma esposa feminista, ou seja, que quer medir forças com o marido, saindo da posição de auxilio para fazer oposição. 

3 - Ligados pelo Criador
O Teólogo reformado Dr. Van Groningen apresenta a imagem de Deus refletida no homem como tendo uma tríplice relação:
1 - Relação do homem com Deus
2 - Relação do homem com o seu próximo
3 - Relação do homem com a criação
Se nossa relação número 1 (Com Deus) estiver boa, verdadeira, as demais também estará saudável.

3.1 - Divinamente Ligados

A CRIAÇÃO DO HOMEM
"E Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." (Gn 2.7)

A CRIAÇÃO DO MULHER
"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" (Gn 2.18)
"Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão." (Gn 2.21-22)
A formação da mulher foi um ato mais elaborado e complexo do que a criação do homem, pois envolveu o uso de uma "anestesia" natural, um procedimento cirúrgico. Deus atuou na criação de Eva como anestesista, cirurgião e geneticista.

AS DIFERENÇAS SE COMPLETAM
O homem e a mulher foram criados através de atos diferentes, todavia, ambos foram criados à imagem e semelhança de Deus. 
Adão e Eva foram criados com estrutura diferente, no entanto, essas diferenças se completou entre si formando uma parceria.
Alguém já dizia: "Os opostos se atraem porque as diferenças se completam".
Claudionor de Andrade: A matriz da raça humana, enfim, estava completa. Agora, homem e mulher haveriam de se propagar, multiplicar-se e espalhar-se por toda a terra [7]

Abaixo, Relação de algumas diferenças entre o Homem e a Mulher :

HOMEM                             MULHER
Mais Lógico                       Mais sentimental
Mais Prático                      Mais detalhista 
Forte Fisicamente                 Sensível Fisicamente
Rústico                           Delicada, meiga e dócil

3.2 - Emocionalmente Ligados
"E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada" (Gn 2.23)
Claudionor de Andrade: Para completar a felicidade de Adão e por fim à sua solidão, Deus criou Eva, nossa mãe. O Pai, na formação da mulher, simplesmente declara: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gn 2.18) [7]
O propósito do Criador é que o homem e a mulher não permaneçam só e sim tenham alguém para viverem juntos.
Deus criou tanto o homem como a mulher com três necessidades básicas, que só uma pessoa do sexo oposto pode suprir completamente através relacionamento conjugal:

(1) Necessidade de Proteção
Vamos ler o texto de Eclesiastes 4.9-12 :
9 - Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga seu trabalho;
10 - porque se caírem um levanta o outro. Aí, porem, do que estiver só, pois caindo não haverá quem o levante.
11 - Também se dois dormirem juntos, eles se aquecerão, mais um só, se aquecerá?
12 - Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se quebra com facilidade.

(2) Necessidade Emocional
Quando Deus formou Eva, o objetivo era que ela suprisse emocionalmente a Adão. O Homem nasceu para receber e prover companhia, viver partilhando suas alegrias e tristezas. Sozinho Adão não encontraria satisfação completa e nem se realizaria na vida.

(3) Necessidade Sexual
Deus planejou o sexo para ser um bênção. Todos nascem com essa necessidade e ela só pode ser suprida no casamento.

3.3 - Intimamente Ligados
"Por isso deixará o homem seu pai e mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne" (Ef 5.31)
"Deixará o varão o seu pai e sua mãe e apegar-se a sua mulher e serão ambos um só carne" (Gn 2.24)
O casamento é entre duas pessoas do sexo oposto, e não se permite interferências de terceiros. Para que não ocorra desajustes no casamento, a Bíblia é clara, "Há um deixar de ambas partes", a saber: 
1 - Um deixar físico-emocional 
Exemplo: Marido fica comparando Esposa com a Mãe ou Esposa fica comparando Marido com o pai.
2 - um deixar geográfico 
Não continuar morando na casa dos pais.
3 - um deixar econômico
Não depender do salário dos pais ou sogros.

Quanto a questão "serão dois numa carne", vemos a seriedade do casamento diante de Deus. As Escrituras ensinam que o casamento é digno de honra (hb 13.4) e que a união conjugal deve ser respeitada por todos (Mt 19.6). Quem o desonrar não escapará do juizo divino (Hb 13.4b).
O casamento é o único meio legítimo para a satisfação sexual do casal, onde o ato sexual não é considerado pecado diante de Deus.
Nada justifica uma infidelidade conjugal, todavia, o descuido ao cultivo da intimidade entre os cônjuges pode facilitar a queda nesse pecado. No caso da infidelidade de Bate-seba, é perceptível que ocorreu um descuido da parte de Urias em relação a sua esposa.


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Comentário Bíblico Beacon - CPAD - Pág.33
[7] Revista Lições Bíblicas Adultos - 4T - 2015 - CPAD - Pág.23
[8] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.3


Nenhum comentário:

Postar um comentário