Total de visualizações de página

domingo, 16 de abril de 2023

Lição 4 - A Alienação Humana a partir da Queda

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Gênesis 3.8-12    
8 - E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9 - E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11 - E Ele disse: Quem te mostrou que estava nu? Comeste tu da árvore que te ordenei que não comesses? 
12 - Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

Na lição passada vimos que Deus se relacionava diretamente com Adão e Eva, havia um relacionamento de amor e comunhão. Nesta lição veremos que a maior e mais grave de todas as consequências do pecado foi o rompimento da comunhão entre Deus e o ser humano, ou seja, a relação do ser humano com Deus foi afetada, e também a relação do ser humano a si mesmo e ao próximo. Estudaremos Gênesis 3 que divide a história humana em antes e depois do evento ali relatado. 

1 - Alienação em Relação a si mesmo
A palavra Alienação no âmbito psicológico, significa uma espécie de perda de consciência, perda de contato com a realidade das situações. A Alienação faz a pessoa não querer perceber o mundo, as ações, os sentimentos próprios e dos outros; a pessoa não percebe que está se perdendo o contato com a realidade.
A palavra Alienação no âmbito Teológico, significa que todas as formas de relacionamento pessoal criadas por Deus e vivenciadas no Éden foram fragmentadas. Deus criou o ser humano como um ser social: "Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18), não fomos projetados para viver isolados, sem amizades. Percebemos que logo após a queda, Adão foi se esconder, foi se isolar, esta é uma prova que Adão já não desejava se relacionar consigo mesmo, com o próximo e com Deus, ou seja, o mundo passou a ficar alienado, todas as formas de relacionamento pessoal tiveram uma ruptura.

1.1 - Vergonha de si mesmo
"Ambos estavam nus, o homem e a sua mulher, e não se envergonhavam" (Gn 2.25)
Adão e Eva não se envergonhavam, pois havia uma consciência de perfeita inocência. Mesmo criados com peles finas diferentemente dos animais irracionais, como coroa da criação de Deus, eles se sentiam protegidos.
"Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais" (Gn 3.7)
Depois que ocorreu a queda, tanto Eva como Adão tiveram vergonha de si mesmo, sentiram o seu estado de miséria, parece que foram despidos dos privilégios, perderam parte da dignidade, começaram a se sentir inseguros, com medo de julgamentos, sobreveio a timidez ou acanhamento em relação a si mesmo e aos outros.  O matrimônio estabelecido no Éden em perfeição, agora poderiam ser maculado, além do romantismo, viria muitas dificuldades no relacionamento. Caiu por terra a confiança mútua, se foram infiéis a Deus como seriam fiéis um ao outro? surgiram muitas incógnitas (aquilo que se desconhece e se busca saber).
"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia, e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde Estás?" (Gn 3.8-9)
Deus pergunta "Onde Estás" mesmo sabendo da resposta, Ele queria ouvir de Adão a resposta. Sendo Deus portador da Onipresença, sabia onde Adão estava escondido geograficamente, na verdade, Deus queria que Adão reconhecesse o motivo que o levou a se esconder da presença dEle.

1.2 - Culpa
"E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?" (Gn 3.11)
Joseph Benson: "Quem te disse que você estava nu?" , ou seja, "como você é sensível à sua nudez com sua vergonha?" Você comeu da árvore? Embora Deus conheça todos os nossos pecados ... ele exige de nós uma confissão ingênua deles, não para que ele seja informado, mas para que sejamos humilhados (ao reconhecer a desobediência da ordem divina).[5]
John Calvin: "Quem te disse que você estava nu?" Uma reprimenda indireta para reprovar a astúcia de Adão por não perceber sua culpa ..."
Ao invés de assumir sua culpa, Adão procurava uma desculpa por ter desobedecido a ordem divina, de tudo do jardim poderia comer, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não poderia comer o fruto. Adão mediante tal vergonha e culpa atribuiu sua desobediência a outrem, ou seja , atribuiu a culpa a Eva, a mulher que Deus lhe tinha dado por companheira:
"Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi" (Gn 3.12)
Thomaz Coke: Aqui observe novamente outro fruto maligno do pecado: que perturbação e destruição tristes causam na mente outrora calma, equilibrada e inocente! Com ingratidão dissimulada, Adão tenta jogar toda a culpa de sua ofensa, mesmo contra seu Benfeito Divino; taxando seu melhor presente, a mulher, por ser a causa disto: "A mulher que me deste por companheira", em vez de reconhecer, com uma vergonha ingênua, sua violação profunda e quase  indesculpável da lei de seu Criador; em vez de implorar perdão por um crime tão agravado, ele astuciosamente transfere tudo para Ele, que lhe dera um presente tão travesso como a mulher, para seduzí-lo e traí-lo. [5]

O Sentimento de culpa pode aparecer em diversas situações simples ou mais graves, desde uma simples mentira até a pratica de algum erro que venha trazer grandes consequências. No caso de Adão e Eva trouxe grandes consequências irreversíveis para toda a humanidade. Na psiquiatria, o sentimento de Culpa é um limitador ou bazilador de nossas atitudes ao qual contribui para o crescimento e maturidade da pessoa, por outro lado, dentro da psiquiatria, se a culpa for experimentada de forma exagerada (muita angústia, muita tristeza) pode afetar as relações sociais, trazendo inclusive transtornos psicológicos, ansiedade e depressão. 
A psiquiatria ensina a lidar com o sentimento buscando identificar a origem da culpa, isso evitará os mesmos erros em situações parecidas no futuro, a pessoa deve reconhecer o erro, saber que todos erram e enxergar que através dos erros podemos nos tornar uma pessoa melhor, o sentimento de culpa leva a atitude de pedir perdão.  

O sentimento de culpa é um sentimento social. Isso significa que, em geral, sentimos culpa em relação ao outro ou a nós mesmos. Sendo assim, ele se manifesta em forma de autocrítica quando nos arrependemos de algo, ou em culpa em relação a outras pessoas. A culpa surge do conflito entre duas instâncias do aparelho psíquico:
(1) ID/Inconsciente (Desejos, impulsos e fantasias)
(2) EGO/Consciência (que apresenta as necessidades da realidade)
Uma vez que essas duas instâncias entre em conflito, nasce a culpa na terceira instância denominada SUPEREGO.
O Sentimento de culpa pode gerar muita angústia, necessidade de reparação ou autopunição [6]
 
1.3 - Medo
"E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. (Gn 3.10)
Adão afirma para Deus que se escondeu porque teve medo, o pecado gera o medo, medo de Deus, e o medo afasta o homem de Deus. O medo traz limitações, frustrações, infelicidade. Adão, assim como qualquer pecador, ao invés de se esconder de Deus, deveria buscar a libertação do peso da culpa através do arrependimento e do perdão de Deus. O Amor de Deus alcança todos que se aproximam dEle, trazendo perdão, proteção, comunhão e segurança novamente. Muitos infelizmente, ao pecar, se escondem de Deus, e acabam perdendo o convívio diário que tinham com Deus.

A Bíblia nos ensinar a ter TEMOR a Deus e não ter MEDO de Deus.
O MEDO está associado ao instinto de sobrevivência, autopreservação, atitudes para conservar a própria existência. Adão se escondeu para sua autopreservação, talvez com medo de sua extinção na terra por ter desobedecido a ordem divina.
O TEMOR está associado a reverência a Deus e ao zelo pelas coisas de Deus.
Como filhos de Deus, não precisamos ter medo de Deus, visto que Deus só quer o nosso bem e tem o melhor para nós, o que precisamos ter enraizado em nosso coração é o temor.
Quando não temos temor a Deus, não levamos a sério aquilo que vem de Deus e não vemos o quão ruins são as consequências do pecado. Uma vida sem temor a Deus é uma vida sem amor a Ele e distante dEle. Se temermos a Deus de verdade, entraremos em um relacionamento de amor profundo com Ele. Isso nos levará a seguir o caminho correto e vivermos uma vida de acordo com Seus planos. [7]

2 - Alienação em Relação ao próximo
Como já foi mencionado todas as formas de relacionamento pessoal criadas por Deus e vivenciadas no Éden foram fragmentadas após a queda de Adão, se não bastasse a Alienação a si mesmo, Adão também ficou alienado em Relação ao próximo, isso é demonstrado através de Adão tentar fazer  a transferência de Responsabilidade pela desobediência a Deus, através da perda da pureza (viu que estava nu e teve vergonha) em relação a si mesmo e ao próximo e através do inicio dos conflitos nas relações pessoais.

2.1 - Transferência de Responsabilidade
"Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi" (Gn 3.12)   
Ao pecar, Adão ficou alienado, ou seja, fugiu da responsabilidade e da realidade, deveria culpar a si mesmo, todavia, tentou enganar a si mesmo, fugindo da realidade e responsabilidade jogando toda culpa em Eva, sua mulher.
Em Lucas 23.32-43, lemos que Jesus foi crucificado ao lado de dois ladrões, um zombava de Jesus, e o outro diante daquela situação, não estava alienado, mas assumiu sua culpa pela condenação:
"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez" (Lc 23.39-41)
Quando a pessoa reconhece a culpa dos pecados, vem o arrependimento, a confissão e o perdão de Deus através da fé, visto que pela fé em Cristo somos justificados, ou seja, Deus reputa reto aquele que é culpado.
Daí a importância do reconhecimento da culpa. Nesta narrativa, apenas o ladrão que reconheceu sua culpa foi perdoado e salvo por Cristo.

REFLEXÃO
"Ele (Jesus) levou nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro; para que nós, estando mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pela ferida dele fostes sarados" (1Pe 2.24)
Se por um lado é errado eximir da culpa sendo o verdadeiro culpado, por outro lado, dentro da psicologia é errado também você assumir a culpa pelos erros de outra pessoa, pois tira a oportunidade da pessoa culposa mudar de postura, todavia, olhando para Cristo, Jesus ao oferecer em sacrifício o Seu corpo, ofereceu nele a culpa de nossos pecados na cruz, salvando o pecador da condenação; quanto a mudança de postura do pecador arrependido, esse quando aceita Jesus como salvador pessoal, nasce de novo, e através do Espírito Santo muda de postura, neste caso, contrariando a tese mencionada.

2.2 - A Perda da Pureza
"Ora, um e outro, o homem e a mulher, estavam nus e não se envergonhavam" (Gn 2.25)
Pureza é estar limpo, sem nenhuma mancha. Deus é perfeitamente puro, nele não há pecado algum. [8]
Quanto tempo se passou entre a origem de Adão e Eva e a queda no Jardim do Éden, só Deus sabe. O que sabemos é que eles viviam antes da queda em estado de perfeição, em todas esferas: No físico, nas emoções, nas vontades, no intelecto e no espírito. Eles tinham uma relação de perfeita pureza e inocência. Imagine um casamento perfeito, sem brigas, onde o casal vivia em paz entre eles e com Deus.
Isso durou até o dia que Satanás lançou as dúvidas, as negações e as distorções da ordem divina para o casal. Eva em seu momento de fraqueza, falta de vigilância, cedeu a tentação, comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal:
"Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais" (Gn 3.7).
Eva comeu do fruto proibido e Adão negligenciou a liderança espiritual quando cometeu o mesmo ato por influência de sua mulher. Adão deveria ter se recusado a comer o fruto, conclusão, ambos foram arrastados para o pecado e sentiram a sensação horrorosa da culpa e vergonha, e as demais consequências desastrosas para toda a humanidade. 
De repente, a nudez deles se tornou símbolo do pecado (Gn 3.17). Ela os expôs abertamente aos olhos penetrantes do Deus Santíssimo. Eles tentaram se cobrir com folhas de figueira, mas isso não era aceitável. Mais tarde Deus revelaria que a única cobertura adequada para o pecado envolveria o derramamento de sangue (Gênesis 3.21; Levítico 17.11; Hebreus 9.22) [9]
Deus nos chama para sermos puros como Ele, rejeitando o pecado e escolhendo sempre o que é bom. Jesus veio nos purificar de todo o pecado. O pecado é uma mancha, uma impureza, que só sai pelo sangue de Jesus ... O crente deve se esforçar para manter sua pureza, obedecendo a Deus, mesmo quando há muita tentação para pecar [8]

Devido a queda no Éden: o coração, a mente, a consciência e os pensamentos do ser humano foram contaminados.
"Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a mente com a sua consciência estão contaminadas" (Tt 1.15)
Bp. Abner Ferreira: A Nudez do corpo, que até então era um bênção de Deus, tornou-se a causa de muitos tipos de pecados que nascem na mente. [4]
Devido a queda, o ser humano perdeu a pureza da mente.
Com relação aos pensamentos do cristão, apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8).
Pr. Walmir Cohen: É importante conhecer o significado de cada uma dessas palavras escritas em Filipenses, para que possamos afastar as coisas inconvenientes dos nossos pensamentos:   [10]
Tudo o que é verdadeiro: A palavra do crente devem fazer contraste com a mentira, a falsidade e a hipocrisia (1Jo 1.6)
Tudo o que é honesto ou Respeitável: O crente deverá ocupar sua atenção com assuntos relevantes, fugindo da mediocridade (Ef 5.3,4)
Tudo o que é justo: Ocupe a mente de coisas justas, certas e retas (1Jo 3.7)
Tudo o que é puro: Eis aqui um chamado para praticar a santidade, o crente terá a sua mente limpa em relação às impurezas do mundo (Ef 4.17-20)
Tudo o que é amável: A delicadeza e cortesia fazem parte da vida cristã (Fp 2.1-4)
Tudo o que é de boa fama: O crente evitará qualquer coisa que possa macular a vida de alguém, ou a sua própria (Tg 4.11,12; Dn 6.4)

Como crentes precisamos saber que a pureza é um requisito para a preparação da Segunda vinda de Cristo: 
"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque assim como é, o veremos. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como Ele é puro" (1Jo 3.2-3)

2.3 - Relações Conflituosas
Pr. José Humberto de Oliveira: A relação original entre Adão e Eva era sem conflitos, a origem de conflitos no mundo foi a queda do homem, ao escolher o pecado; o pecado é a principal causa dos conflitos da vida; depois da queda o ser humano tem que lidar com todos os tipos de conflitos diariamente a saber: Conflito com Deus, conflito com o cônjuge, conflito com os filhos, conflito com a terra, conflito com o trabalho, conflito com sigo mesmo, etc. [11]

3 - Alienação em Relação a Deus
Já vimos que no Éden, Adão ficou alienado em relação a si mesmo, em relação ao próximo, mas, o pior foi que também ficou alienado em relação a Deus, pois não há como ter boas relações pessoais se não tiver boas relações com Deus.

3.1 - Desconfiança sobre o Amor
"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tg 1.14,15)
Eva foi tentada, e o desejo de pecar surgiu antes de praticar o pecado, ou seja, antes dela comer o fruto proibido, uma vez atraída pela própria concupiscência, assim que teve oportunidade, praticou o ato, consumou o pecado. Eva rejeitou e duvidou de Deus, Satanás, levou-a a desconfiar de Deus, teve todo um trabalhar do adversário, apóstolo João escreveu:
"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 João 2.16)
Já reparou que Eva foi tentada nas três áreas principais relacionadas em 1 João 2.16? 
1) Concupiscência da carne - "Boa para comer"
2) Concupiscência dos olhos - "Agradável aos olhos"
3) A Soberba da vida - "Para dar entendimento"  [9]

3.2 - Culpar a Deus pelos erros
"Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi" (Gn 3.12)
Thomaz coke: A mente de Adão ficou perturbada, outrora calma, equilibrada e inocente! Com ingratidão dissimulada, Adão tenta jogar toda a culpa de sua ofensa no Benfeitor Divino, taxando seu melhor presente, a mulher, como causa de seus erros. Em vez de reconhecer, com uma vergonha ingênua, sua violação profunda e quase indesculpável da lei de seu Criador, em vez de implorar perdão por um crime tão agravado, Adão astuciosamente transfere tudo para Deus, que lhe dera um presente tão travesso como a mulher, para seduzi-lo e traí-lo. E vamos perguntar: os efeitos do pecado ainda não são sempre os mesmos? [5]

"E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi" (Gn 3.13)
Joseph Benson: Você é dono da sua culpa? nenhum deles faz isso completamente. Adão coloca toda a culpa em sua esposa e Eva coloca toda a culpa na serpente [5]
Faltou ao casal, lealdade e submissão a vontade de Deus.

3.3 - As Maldições não são o Final
Agora vamos ler a sentença de Deus aos culpados (Gn 3.16-19)
16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 
17 - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
18 - Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
19 - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dele foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Vieram as maldições de Deus para o homem, para mulher e para todo ser  humano, todavia, a graça de Deus em Cristo foi derramada sobre nós, e superamos e vamos superar todas elas, até mesmo para a morte, há esperança para os que estão em Cristo, seremos ressuscitados, assim como Cristo ressuscitou.


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Freud - Instituto Psiquiatria Paulista
        https://psiquiatriapaulista.com.br/sentimento-de-culpa-o-que-e-e-como-lidar/
[7] Bíblia JFA - https://bibliajfa.com.br/blog/medo-de-deus/
[8] Bíbliaon - https://www.bibliaon.com/pureza/
[9] Bible.org - https://bible.org/node/23491
[10] Lições da Bíblia - Revistas 12 Ano 3 - Central Gospel - Pag. 62
[11] Revista Escola Bíblica - Ed.Cristã Evangélica - Pág.17-18

4 comentários:

  1. Boa tarde! Paz.

    Quando tento baixar o subsídio da lição 4, vem o da lição 3, tem como corrigir esse erro? Por favor!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor, gostaria de informar um e mail para receber o conteúdo

    ResponderExcluir