Total de visualizações de página

domingo, 2 de abril de 2023

Lição 2 - A Criação Revelando a Glória do Criador

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Gênesis 1.26-28,31    
26 - E disse-lhe Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra.
31 - E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

O Livro de Gênesis é tão importante na Bíblia, que sem esse livro a Bíblia não só estaria incompleta, como estaria incompreensível. Gênesis faz ligação com o Antigo e Novo Testamento.
Na lição passada estudamos sobre a queda do homem, o juízo do dilúvio e nesta lição vamos estudar sobre :
1 - A origem e o propósito da criação
2 - As amostras da glória de Deus no homem
3 - A restituição do propósito original

1 - Origem e Propósito

ORIGEM
A Origem do mundo e de tudo o que há nele está em um Deus pessoal onde por Ele foram feitas todas as coisas. Há um ser eterno que é superior a sua criação. Gênesis 2.4-25, mostra que Deus é um ser pessoal, aliás, o livro de Gênesis ensina que Deus é único, transcendente, pessoal e criador : "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" (Hb 11.3).

PROPÓSITO
Tudo o que foi criado, tudo o que existe é para a glória de Deus :
"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém" (Rm 11.36)
Quanto ao homem, este foi criado a imagem e semelhança de Deus. 
John Piper: O Objetivo de uma imagem é de ser exibida. As imagens são construídas para exibir a original, apontar para o original. Glorificar o original [...] Os anjos clamam : "E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória!" (Is 6.3). Deus nos criou para que conhecêssemos a Ele, amássemos a Ele e demonstrássemos Ele. O universo está declarando a glória de Deus e a razão pela qual existimos é para vermos e sermos surpreendidos por Ele e glorificar a Deus por causa disso.
"A esse povo que formei para mim; para que publicasse o meu louvor" (Is 43.21).

1.1 - Criados por um Deus Glorioso
"No princípio criou Deus o céu e a terra" (Gn 1.1)
O Deus Glorioso criou tudo o que existe na terra  e sua estrutura, viu que era bom, havia ordem, equilíbrio; eis um cenário, um lar, um ambiente perfeito para a criação do homem no sexto dia, agora tudo estava feito para o bom desenvolvimento físico, mental e espiritual do ser humano.
Tudo o que foi criado mostra a glória de Deus, os atributos e a perfeição de um Deus Glorioso. Desde o início Deus desejou mostrar a sua glória ao ser humano, e esse desejo permaneceu mesmo depois da queda no Éden: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade." (Jo 1.14).

1.2 - Criados para um Propósito Glorioso
Fomos criados para glorificar a Deus, o universo declara a glória de Deus e a razão pela qual existimos:
"Os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus" (Rm 1.20-21)
Infelizmente depois da queda de Adão, o ser humano saiu do propósito, mas a graça de Deus nos alcançou em Cristo e hoje nos voltamos ao propósito original.
John Piper: Nós fomos criados para vermos Sua glória, para estarmos emocionados por ela, e vivermos de modo a ajudarmos os outros a vê-lo e saboreá-lo pelo que Ele realmente é. Para conhecer, amar e demonstrar Sua glória. 
 
1.3 - Pecado: Desviando-se do Propósito
Deus criou o homem com seus atributos comunicáveis: Santidade, Sabedoria, Verdade, Bondade, Misericórdia, Justiça, Liberdade, Paz. Esses atributos, Deus compartilha, pelo menos em certa medida com o homem, eles mostram que o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus para anunciar a glória de Deus, aliás, tudo foi criado para glória de Deus (Is 43.7).
Pr. Valdir Alves de Oliveira: Os Atributos de Deus são o conjunto das suas características ou qualidades atribuídas ao caráter divino de acordo com a Sua autorrevelação descortinada ao longo das páginas do Livro Sagrado [9]
Pela queda de Adão, veio o pecado e suas consequências, os atributos de Deus no homem foi ofuscado, ocorrendo o desvio do propósito, mas em Cristo há possibilidade da pessoa reavivar as marcas de Deus na sua vida.

2 - As Amostras da Glória de Deus no Homem

2.1 - Corregência com Deus
Tudo o que Deus criou deu seus papéis pelo poder de sua palavra, entretanto, no momento da criação do ser humano, Deus o fez com suas mãos do pó da terra, e deu também o seu papel, todavia, os deu de forma CONSCIENTE para cumprir as suas ordens, sendo participante do CORREGÊNCIA, ou seja, Deus deu poder ao homem para comandar,  liderar ou dominar sobre Sua criação:
"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra" (Gn 1.28)
A palavra "domínio" significa "reinar ou ter poder sobre". Deus delegou ao ser humano certa autoridade para dominar os animais. Davi também escreveu: "Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste" (Sl 8.6). Portanto, a humanidade foi criada para governar, exercer controle sobre a terra e seus recursos, tendo um papel privilegiado nesse cenário.

2.2 - A Glória no Homem nas Ações e Palavras
Ao Cristão foi ordenado o IDE por Jesus, com o propósito de que levemos o Evangelho, e outras pessoas sejam participantes do propósito original de Deus, e tenham conhecimento da manifestação da Glória de Deus através das suas ações e palavras, e não somente através das coisas que foram criadas.
John Piper: Por que estes milhares de anos da história humana, com um começo glorioso, e uma queda horrível em pecado, e uma história de Israel, e a vinda do Filho de Deus ao mundo, uma morte substitutiva, uma triunfante ressurreição, a fundação da igreja e a história das missões globais até onde estamos hoje ? Por que este mundo ? Esta história ? E a resposta curta para essa questão é: para que a glória da graça de Deus fosse demonstrada em supremacia na morte de Jesus.

2.3 - Um Estágio no Éden
A ordem foi dada a Adão, cuidar da terra, dar nomes aos animais, comer dos frutos das árvores, menos da árvore do conhecimento, essa deveria ser guardada [Gn 2.15-17]
Infelizmente, neste teste, Adão e Eva, por livre arbítrio, escolheram desobedecer a ordem divina, e foram reprovados neste estágio, e as consequências foram horrorosas: Foram separados de Deus, veio a Morte eterna, sofrimento e dor, foram expulsos do jardim do Éden.
Adão e Eva cometeram dois erros como corregente de Deus:
1 - Se sujeitaram a um animal quando deveriam subjugar
2 - Comeram do fruto da árvore proibida quando deveriam guardá-la
Concluindo: O Ser humano inicia administrando ou governando mal o que Deus colocou em suas mãos.

3 - A Restituição do Propósito Original
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23)
A queda ofuscou os atributos comunicáveis de Deus no ser humano e também comprometeu sua posição original de corregente de Deus.
Thomas Coke: Todos falharam em lhe dar a glória que lhe era tão justamente devida; e, assim, não apenas se tornaram indignos da participação da glória e da felicidade com ele, mas ficaram expostos aos seus severos e terrível desagrado [5]

3.1 - Deus não desistiu o Homem do seu Papel na Criação
"Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram" (Rm 5.12)
Se por um lado o homem por livre arbítrio tenha se afastado do propósito original, Deus pela sua infinita misericórdia não desistiu do homem e de seu papel na criação: "Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos" (Rm 5.16)
Em Cristo e em seu plano de salvação, podemos ser resgatados da situação pecaminosa e degradante, para novamente espelhar Deus através dos seus atributos comunicáveis. Quanto a criação feita para o homem, continua a incumbência de dominar o mundo, eis o poder restaurador de Deus: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" (Rm 3.23-24)

3.2 - Não limite seu Potencial de Glorificar a Deus
"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus" (1Co 10.31)
Uma vez resgatados por Cristo, podemos agora expressar e refletir os atributos de Deus na nossa vida para glória de Deus.
Pr. Antonio Junior: É importante você demonstrar a glória de Deus em sua vida, não apenas através daquilo que você faz dentro da igreja. Comece a enxergar as rotinas normais do seu dia a dia como uma missão dada por Deus [...] quando separamos o que é sagrado do que é secular, nossas vidas ficam incoerentes [...] comece a ver a vida como um todo e não divididas em partes [...] Se houver algo que não for apropriado para o Senhor, então não serve para você [10]

3.3 - O Servo Perfeito de Deus
"Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Fp 2.7-8)
Jesus, o Servo, deixou o esplendor de sua glória para vir servir e reaproximar o homem do propósito original no Éden. Através de sua morte nos trouxe a comunhão plena e através de sua ressurreição a esperança de um dia estarmos com Ele em um corpo incorruptível, em Cristo fomos restaurados por completo.


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Comentário Bíblico Beacon - CPAD - Pág.41,43
[7] Revista Lições Bíblicas Adultos - 2T - 2016 - CPAD - Pág.14
[8] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.3
[9] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2021
[10] Pr. Antonio Junior - Viva para a Gloria de Deus
        https://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/viva-para-a-gloria-de-deus

3 comentários:

  1. Lição 2 – A criação revelando a glória do Criador
    O título nos propõe uma reflexão inicial: Será que demonstramos a glória do Criador com nossas atitudes? Há uma dica interessante em Provérbios “Lembre-se de Deus em todos os seus caminhos e Ele te mostrará o caminho certo.”
    Verdade aplicada: Em nenhum ponto a Bíblia afirma que nós somos a coroa da criação, todavia não é possível discordar dessa afirmação, pois tudo o que foi criado até o 5 dia foi pelo poder da palavra de Deus. “E disse Deus haja” é a constante da criação até que se ouve o versículo 26: FAÇAMOS o homem(...) a ideia nos originais lembra um jardineiro, ou um artesão. Logo somos a mais importante criação de Deus.
    1 O mundo tem origem inteligente: É cada vez mais aceito na comunidade científica a ideia de que há uma mente inteligente responsável pela criação e organização do universo. A quantidade de coincidências necessárias para que a vida ocorresse natural e espontaneamente é comparada ao ato de serem lançada milhares de letras de um avião, e elas se organizarem perfeitamente de modo capaz a formar uma enciclopédia.
    Então o foco muda: Por quê? Qual a razão? Nossos dons e talentos respondem isso. Já viu o que um músico quer fazer? Quer tocar e ser ouvido. O que um pintor quer fazer? Um belo quadro e tê-lo exposto. A lista segue. Isso é uma herança de Deus em nós. Queremos demonstrar a capacidade que temos. Isso é um dom divino em nós. Expor um talento de maneira correta dá alegria a vida, incentiva as pessoas e contribui para a melhoria da sociedade. Deus não foi diferente, seu imenso poder é demonstrado na criação da humanidade. Claro que devemos guardar as proporções de nossos dons e talentos, aqui usamos apenas com finalidade de analisar.

    ResponderExcluir
  2. 1.1 Inicial, e imediatamente a maior informação da Bíblia é o Deus criador. Muitos livros se propõe inicialmente a cativar o público. A Bíblia tem outra intenção: demonstrar com certa urgência o Criador. Deus não vem a partir do homem, e sim o homem vem a partir de Deus. A capacidade intelectual do homem definitivamente não é capaz de pensar um Deus tão grandioso. Não conseguirmos compreender sequer o tamanho do universo observável. Veja por exemplo o tamanho da nossa galáxia a Via-Láctea: Seriam necessários mais de 100 000 viajando num ônibus a 300.000 Km/s para conseguirmos ir de uma ponta a outra dela. Agora entenda que existem milhares de galáxias. Assustador não é mesmo, pois é, agora imagine um Deus que mede tudo isso com a palma de sua mão?
    Quem mediu com o seu punho as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com pesos e os outeiros em balanças.
    Isaías 40 v 12.
    Não conseguimos de fato compreender o universo, como poderíamos hipoteticamente “criar” Deus?
    1.2 O propósito da criação é revelar o criador.
    1.3 Estão inseridos no homem alguns atributos de Deus.
    Deus é justo (Gn 18.25); - Deus é amoroso (Dt 7.8; Ef 2.4); - Deus é bondoso (Sl 25.8; Rm 2.4); - Deus é paciente;
    Deus é misericordioso (Tt 3.5); - Deus é fiel (Ex 34.6; Rm 3.4).

    ResponderExcluir
  3. Esses atributos (e outros) estão impressos no homem, e o homem os leva consigo ao se espalhar pela Terra. (Por isso a Torre de Babel não prospera, já o avivamento de Atos 2 unifica a pregação do evangelho em várias línguas) O que subtrai – subtração, do Latim subtractio, “retirada”, de sub, “de baixo”, mais trahere, “puxar, arrastar”. Isso porque subtrair é retirar um número de outro. Esta pode ser chamada também de diminuição, do Latim deminuere, “tornar menor, retirar”, formado por de-, “fora”, mais minuere, “tornar pequena alguma coisa, reduzir o tamanho de”, relacionado com minus, “menos”; os atributos divinos no homem é o pecado. O pecado é o que apodrece o tecido social

    ResponderExcluir