Total de visualizações de página

domingo, 26 de março de 2023

Lição 1 - Do Éden a Babel

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Gênesis 1.26-28,31    
26 - E disse-lhe Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra.
31 - E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Deus criou Adão e Eva, e os colocou no jardim do Éden, para que governassem, em seu nome [...] mas decidiram desobedecer ao único mandamento de Deus, e por intermédio deles, o pecado entrou no mundo. Eles foram banidos do jardim, e sua comunhão com Deus foi rompida, mas Deus, imediatamente, colocou em ação seu plano, para trazer a humanidade de volta à comunhão com Ele, esta é a história de toda a Bíblia [8]  que começa no Livro de "Gênesis" que significa "começo" ou "origem" da palavra grega "geneseos" , portanto, começo da história da criação de tudo, inclusive do começo do pecado e da morte na terra. O Novo Testamento faz cerca de 17 citações ao Livro de Gênesis.

Gênesis : Começo
Autor   : Moisés
Público : O Povo de Israel
Data    : Escrita aproximadamente 1450-1410 a.C.
Temas   : Criação, Pecado e Redenção
Local   : O Livro de Gênesis foi escrito no deserto
          durante peregrinação de Israel  [8]

1 - Elohim: O Criador e Senhor da História
Elohim é uma palavra hebraica que significa Deus, cujo significado depende de seu contexto, possui diferentes aplicações e significados, quando aplicado ao Deus Verdadeiro, declara a grandiosidade e plenitude de Deus.

1.1 - O Cordeiro que foi Morto antes da Fundação do Mundo
"E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Ap 13.8)
O Cordeiro (Jesus) não foi morto antes da fundação do mundo, mas sua morte como sacrifício para expiação dos pecados da humanidade já estava PLANEJADA antes da fundação do mundo, apóstolo Pedro escreveu em sua epístola que a morte de Jesus foi CONHECIDA antes da fundação do mundo e ocorreu nos seus dias :
"Mas como o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós" (1Pe 1.19-20)
Portanto, sem entrar em muitos detalhes teológicos sobre esses versículos podemos concluir que em Cristo, mesmo antes da criação de Adão, a misericórdia e a graça divina providenciou um remédio para resolver o problema da sua queda.

1.2 - O Deus que Vela por Sua Palavra
O Plano de Salvação foi providenciado antes da fundação do mundo, mas, foi no dia da queda de Adão que Deus firmou a sua promessa de resgate de toda raça humana por intermédio da semente da mulher e Deus vela por sua Palavra:
"E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la" (Jr 1.12)
"Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos" (Ml 3.6).
 
1.3 - A Semente da Mulher
"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirás a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3.15)
C.B.Beacon: Esse versículo é chamado de "proto-evangelho" porque contém uma promessa de Deus para o casal pecador. O mal não tem o destino de ser vitorioso para sempre; Deus tinha em mente um Vencedor para a raça humana. Há um forte caráter messiânico neste versículo. [6]
Este versículo (Gênesis 3:15) com exceção de (João 3:16) é a primeira e mais importante revelação na Bíblia quanto ao plano de Deus para resgatar a humanidade da condenação eterna.
C.B.Wiersbe: Deus proferiu a sentença primeiro para a serpente e depois para o diabo, que havia usado a serpente. Ao que parece, a criatura que Satanás usou não costumava rastejar pela terra, pois essa foi a condenação de Deus para humilhá-la. Deus amaldiçoou a serpente e o solo (Gn 3.17), mas em momento algum amaldiçoou Adão e Eva. Para o povo de Deus na antiga aliança, esse versículo era um raio de esperança (Gl 4.1-4); para Satanás, era a declaração de guerra da parte de Deus, atingindo seu ápice na condenação do inimigo (Rm 16.20); para Eva, era a certeza de que havia sido perdoada e de que Deus usaria a mulher para trazer ao mundo o Redentor (1Tm 2.13-15).
Claudionor de Andrade: Apesar da Queda, Eva seria auxiliar de Deus. Veja suas declarações ao dar à luz a Caim e Sete (Gn 4.1,25). Séculos mais tarde, Maria haveria de enaltecer o Eterno de Israel por ter sido escolhida como a mãe do Salvador do mundo (Lc 1.46-56) [9] 
Sabendo disso, Satanás tentou de todas formas possíveis impedir o nascimento de Jesus, o redentor, na tentativa de se opor ao plano de Deus para salvar a humanidade.

2 - O Coração do Homem e o Coração de Deus
A humanidade jamais deve responsabilizar Deus pela sua queda e pela sua caminhada degradante, Deus permitiu que os homens andem nos caminhos degradantes em consequência de suas próprias ações e escolhas, foi assim desde a queda do primeiro homem Adão relatado no livro de Gênesis.
Quando as pessoas rejeitam a Deus começam a viver o que desejam, praticando todo tipo de pecado, até mesmo de forma intencional, chegando a odiar a Deus e a encorajar outras pessoas a fazerem o mesmo, eis o coração do homem se apartando de Deus.
José Gonçalves: Apóstolo Paulo destaca que essa atitude reprovada cegou os homens, lançando-os na  insensatez da idolatria, pois trocaram o Criador pela criatura (Rm 1.23). Depois os levou ao desvio da sexualidade (Rm 1.26,27) e, por último, fez com que eles adotassem uma diversidade de vícios morais e sociais (Rm 1.28-32)  [7]

2.1 - O Mal do Íntimo do Homem
"E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou" (Gn 4.8)
Capítulo 4 de Gênesis narra o primeiro homicídio, a inveja inundou o coração de Caim, provocando a ira, Caim se sentiu ameaçado por Abel, porque se sentia contrariado, e isso causava-lhe sofrimento, ele não suportava ver Abel na preferência do Senhor.
O Senhor recebeu a oferta de Abel e recusou a oferta de Caim, e isso não foi devido ao tipo de oferta, tanto uma ovelha como os frutos da terra eram aceitos, todavia, enquanto o coração de Caim estava voltado para as formalidades, o coração de Abel estava voltado a agradar a Deus de uma forma especial e Deus vê a intenção do coração.
"E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e se agradou o Senhor de Abel e de sua oferta. Mas de Caim e da sua oferta não se agradou. E irou-se Caim fortemente e descaiu-lhe o semblante" (Gn 4.4-5)
C.B.Beacon: A primeira pista aparece quase imediatamente. Caim não suportava que algum outro ficasse em primeiro lugar, Ele só queria ser o número um [6]
Claudionor de Andrade: O problema não estava na oferta, mas no ofertante. Tanto a oferta de animais, como a de frutos da terra, eram igualmente aceitáveis no culto divino. Não nos esqueçamos de que o Senhor viria a reprovar até mesmo a oferta animal ao torna-se esta formal e impiedosa (Jr 6.20). Quanto ao homicídio, como a administração da justiça ainda não havia sido delegada à comunidade humana (o que foi feito posteriormente em Gn 9.6), o Senhor põe um sinal em Caim, para que ninguém viesse reivindicar-lhe o sangue de Abel (Gn 4.15). Caim, de fato, não foi penalizado com a morte, mas ficou marcado para o resto de seus dias, dando início a uma geração de assassinos, devassos e inimigos de Deus [9]

2.2 - A Tristeza no Íntimo de Deus
"E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração" (Gn 6.5-6)

Claudionor de Andrade: O Exemplo de Caim não demorou a generalizar-se. Se por um lado, sua descendência destaca-se por empreendedores como Jabal e Jubal, por outro, é corrompida por homens devassos e violentos como Lameque [...] este viria a se notabilizar também por haver assassinado futilmente duas pessoas (Gn 4.19-24) [9]

A geração de Adão era um geração que vivia na fartura, em terra fértil, todos comiam e bebiam a vontade, a comida era abundante, vivia em saúde perfeita, era comum encontrar pessoas com quase mil anos de vida.

Claudionor de Andrade: Tem-se a impressão de que as pessoas daquela época viviam em permanente festança. Ninguém era capaz de reconhecer que do Senhor é a Terra e a sua plenitude (Sl 24.1) [...]  Imaginemos a folha corrida de um pecador de 900 anos. Nove séculos de completa depravação. Quantos roubos, assassinatos, adultérios, mentiras e intolerâncias. Aos olhos do santo Deus, era algo abominável. [9]

Mas, afinal, Deus se arrependeu de ter feito o homem ?
Gênesis 6:6 diz que Deus se arrependeu de ter feito o homem, se assim for, como podemos confiar em um Deus que comete erros?
E como explicar o texto bíblico abaixo:
"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?" (Nm 23.19)
Norbert Lieth: A palavra hebraica "nahan" (arrepender) não pode ser entendida com o mesmo significado. Em Números 23.19 é entendida no sentido de arrependimento ou erro cometido, Deus não se arrepende e não comete erros. Já em Gênesis 6:6, o entendimento de "nahan" (arrepender) vai de encontro ao significado de "Lamentar", o estudioso judeu Martin Buber traduziu o versículo de Gênesis 6:6 assim: "Lamentou-se ele de ter feito o homem sobre a terra, angustiou-se em seu coração". O sentido geral é que Deus sofre junto conosco quando precisa nos castigar. O Todo-Poderoso não gosta de punir, isto o angustia, Ele o lamenta, mas precisa agir assim por causa de Sua santidade e justiça.  [10]

A expressão "arrependeu-se" (Gn 6.6) significa que, por causa do trágico pecado da raça humana, Deus mudou a sua disposição para com as pessoas; sua atitude de misericórdia e de longanimidade passou à atitude de juízo. A existência de Deus, o seu caráter e seus eternos propósitos traçados, permanecem imutáveis, porém, Ele pode alterar seu tratamento para com o homem, dependendo da conduta deste. Deus altera, sim, seus sentimentos, atitudes, atos e intenções, conforme as pessoas agem diante da sua vontade (Êx 32.14; 2Sm 24.16) [11]
Portanto, Deus decidiu acabar com a humanidade através do dilúvio, o nível de corrupção da humanidade chegou a um patamar que não havia mais o que fazer, Deus precisava exterminar, poupando a Família de Noé, que foi salva.

2.3 - Graça em meio ao Juízo
Diante de uma geração corrompida, vivendo em meio a concupiscência carnal (Gn 6.2) e violência (Gn 6.11,12), marcando a degeneração humana e depravação total da humanidade: "Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor" (Gn 6.8). Noé resplandeceu como astros no mundo (Fp 2.15) fazendo a diferença na sua geração, foi pregoeiro da justiça: "E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;" (2Pe 2.5).

Claudionor de Andrade: Enquanto se dava à construção da arca, conclamava seus contemporâneos ao arrependimento (1Pe 3.20). Se levarmos em conta Gênesis 6.3, concluiremos que o seu ofício de pregoeiro teve a duração de 120 anos. Sem dúvida, foi o mais longo ministério profético da Bíblia. Ele pregava com a voz e com as obras. A construção da arca, em si, já era uma pregação carregada de eloquência [...] mesmo assim seus contemporâneos se tornavam totalmente depravados. Ao Senhor, portanto, não restava outra alternativa a não ser destruir toda aquela civilização: [9]
"O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra" (Gn 6.13)
"Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca [...]" (Hb 11.7)
Apesar da corrupção generalizada do mundo atual, é possível manter nossa família nos padrões da Palavra de Deus [9]

3 - A Origem das Três Civilizações Antigas
Acreditamos na universalidade da grande inundação. A narrativa Bíblica é bastante clara: "E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu foram cobertos" (Gn 7.19)
Depois de 40 dias e 40 noites chovendo de modo que demorou quase um ano (Gn 7.11; 8.13) para diminuir as águas até aparecer o chão e a família de Noé ter condições de deixar a embarcação. Eis um novo começo.

3.1 - Uma Nova Terra
Vamos ler Gênesis 9.1-3, vejamos:
1 - E abençoou Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
2 - E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.
3 - Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
Claudionor de Andrade: Já fora do grande barco, os sobreviventes empreendem uma nova obra civilizatória. E, para tanto, o patriarca recebe instruções específicas do Senhor, a fim de que ele e seus filhos cumpram-lhe fielmente a vontade: edificar uma sociedade baseada no amor de Deus e ao próximo. Uma sociedade que, distanciando-se daquela região, alcançasse  os confins da terra. Tinha início, naquele momento, o governo humano, que haveria de perdurar, apesar de tantos dramas e tragédias, até nossos dias. O Governo humano é a instituição estabelecida por Deus, logo após o dilúvio, através da qual o Senhor delega ao homem não somente a governança do planeta, como também a administração da justiça (Rm 13.1) [9]

LEI A RESPEITO DA VIDA
"Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem" (Gn 9.6)
Essa foi a primeira lei instruída por Deus ao governo humano como uma responsabilidade judicial, mais adiante veio as Leis por Moisés, e consequentemente o aperfeiçoamento do governo humano.

PACTO NOÉTICO
"E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda carne pelas águas do dilúvio e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra [...] O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra" (Gn 9.11,13)

Lawrence N. Olson: Em comparação com a aliança adâmica, notamos que no Pacto Noético ou Aliança Noética, há :
1) Maior domínio sobre o reino animal
2) Uma dieta mais ampla
3) A promessa de Deus que não mais destruirá toda a carne
4) Maior repressão sobre os ímpios
5) Inclusão de prerrogativa da pena capital    [12]

3.2 - As Três Civilizações
No capítulo 10 do Livro de Gênesis é descrito os descendentes de Noé :
"Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio" (Gn 10.1)

 SEM 
Os descendentes de Sem ficaram na região do Oriente Médio.
Pai dos Semitas (Judeus e Árabes).
São os Hebreus, Caldeus, Assírios, Elamitas, Sírios.

 JAFÉ 
Os descendentes de Jafé ocuparam a Europa.
Pai dos europeus, persas e indianos.
São os Gregos, Trácios, Citas, Frígios, Medos.

 CAM 
Os descendentes de Cam espalharam pela África.
Pai dos africanos.
São os Cananeus, Egípcios, Filisteus, Hititas, Amorreus.

3.3 - A Grande Confusão
No Capítulo 11 do Livro de Gênesis temos a narrativa dos fatos ocorridos durante a construção da Torre de Babel e o episódio da confusão das Línguas, vamos ler Gênesis 11.3-9 :
3 - E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra e o betume por cal.  
4 - E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e estabeleçamos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. 
5 - Então desce o senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 - e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma mesma língua, e isto é o que começam a fazer; não havendo agora, restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 - Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8 - Assim, o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade,
9 - Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.

Atentemos para alguns pontos sobre o motivo de Deus confundir a língua da humanidade monolíngue, de acordo com Claudionor de Andrade:
1)  A geração de Adão não tinha barreiras idiomáticas, culturais e geográficas, isso facilitou que os exemplos ou atrocidades de Caim e Lameque se alastrasse por toda a terra.
2) A Família Noética temendo um novo dilúvio, puseram-se a construir uma torre, cujo topo, segundo imaginavam, tocaria nos céus.
3) A Torre de Babel era um monumento a soberba humana.
4) A fim de impedir a degeneração da segunda civilização, o Senhor confunde-lhes a língua, levando a linhagem de Sem, Cam e Jafé a espalhar-se pelos mais longínquos continentes.
5)  (Interessante é que) Apesar da multiplicidade de línguas e dialetos, decorrentes da confusão de Babel, o Evangelho de Cristo pode ser perfeitamente entendido em todos os idiomas e culturas.
6) A Confusão das línguas contribuiu para a multiplicidade linguística e cultural da humanidade [9]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Comentário Bíblico Beacon - CPAD - Pág.41,43
[7] Revista Lições Bíblicas Adultos - 2T - 2016 - CPAD - Pág.14
[8] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.3
[9] Revista Lições Bíblicas Adultos - 4T - 2015 - CPAD - Pág.37,42
[10] chamada.com.br - Norbert Lieth - Deus se arrepende?
        https://www.chamada.com.br/perguntas_respostas/deus_se_arrepende.html
[11] Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD - 1995 - Pág.41
[12] O Plano Divino Através dos Séculos - CPAD - Pág.69

9 comentários:

  1. Paz do Senhor Pr. Éder Tomé! Na expectativa por aqui para este novo trimestre! Que o mesmo seja repleto de Bênção e Vitórias a todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que estudar bastante esta semana, essa Lição 1 é um estudo resumido de Gênesis 1 ao 11 ...

      Excluir
    2. Realmente Pr. Éder, temos que nos dedicar bastante, para que tenhamos uma aula mais que abençoada!

      Excluir
  2. A PAZ DO SENHOR JESUS! Muito bom o estudo! obrigado ! Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor ! Amém, estamos juntos nessa nobre missão EBD.

      Excluir
  3. Posso usar os slides para gravar vídeos para yotube?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, graça e paz. Até amanhã terá o assunto do capítulo 2 da lição da Ebd da betel?

    ResponderExcluir
  5. muito bom, mas só tem um problema, sempre tenho q ajustar os textos de todos os slides, colocando o espaçamento pra 0.8. é algum problema no docs do google?
    seria bom se fosse resolvido

    ResponderExcluir