Total de visualizações de página

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Lição 9 - O Servo revela o Pai e o Perfeito Plano Divino

  


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Marcos  8.27-30    
27 - E saiu Jesus e o seus discípulos para as aldeias de Cesaréia, de Filipe; e, no caminho, perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?
28 - E eles responderam: João Batista; e outros, Elias; mas outros, um dos profetas.
29 - E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo.
30 - E admoestou-os, para que ninguém dissesse aquilo dele.

1 - A Importância de Conhecer sobre Jesus

1.1 - A Verdade que precisa ser Conhecida por Todos

Evidências Históricas
Pesquisas de historiadores ajudam a confirmar que, de fato, Jesus caminhou sobre a região da Galileia há 2.000 anos [...] historiadores embasam tudo que afirmam em evidências, e o critério adotado não são necessariamente físicos, como a descoberta de uma ossada ou túmulos, mas o de "múltipla confirmação", ou seja, autores diferentes, que nunca se conheceram, afirmam fatos semelhantes.
Os textos mais antigos sobre Jesus datam do século I. A exceção é Flávio Josefo, um historiador judeu [...] Ele cita Jesus, João Batista e Tiago (irmão de Jesus) como exemplos de homens que lideraram movimentos messiânicos na região da Galileia. [6]
O Artigo de Guilherme Rosa (Revista Veja) continua ... relatando que muitos autores judeus e romanos não cristãos afirmam a existência de Jesus, no campo da arqueologia também há informações e descobertas evidenciando sobre o tempo e a localidade em que Jesus viveu. Embora alguns historiadores não concordem com o relato dos autores dos Evangelhos sobre alguns dados relatados não há negação de sua existência. Flávio Josefo, historiador que viveu entre 37 e 100 d.C narra a crucificação de Jesus Cristo por volta de 35 a 36 d.C. depois de João Batista, interessante é que Josefo não era um cristão e narra a existência de Jesus numa perspectiva judaica.
Quanto a mensagem de Jesus: Segundo os historiadores, tão importante quanto quem era Jesus é o que ele dizia: Foi sua mensagem poderosa que repercutiu em todo o mundo e, séculos mais tarde, deu origem às diversas vertentes religiosas [6]

Quem é Jesus ? 
Jesus existiu para os historiadores, há inúmeras evidências, mas infelizmente muitos ainda não creem, muitos rejeitam a pessoa de Jesus Cristo e sua mensagem.
Se por um lado há quem recuse o evangelho, por outro, ainda há os povos não alcançados pelo evangelho, pessoas que nunca ouviram falar de Jesus Cristo, O Servo, que mudou a história da humanidade e transforma as vidas das pessoas por onde é alcançado e recebido.

Jesus perguntou para seus discípulos o que as pessoas pensavam sobre Ele : "E saiu Jesus e os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e, no caminho, perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João Batista; e outros, Elias; mas outros, um dos profetas." (Mc 8.27-28)
Percebemos neste texto alguns pontos importantes:
1 - Jesus é que faz a pergunta para seus discípulos, diferentemente dos 
      rabinos que eram questionados pelos alunos
2 - Muitos judeus acreditavam que Jesus era João Batista, Elias ou algum 
     profeta antigo, isso mostra que muitos eram influenciados  pela
     doutrina farisaíca denominada metempsicose, transmigração de almas, 
     ou ainda, reencarnação.

Quem é Jesus para você ?
O que as pessoas nos dias de hoje responderiam sobre quem é Jesus ?
O que as religiões responderiam sobre quem é Jesus ?
Poderíamos encontrar várias respostas, veja alguns exemplos :

Quem é Jesus para as Testemunhas de Jeová ?
Acreditamos que Jesus deixou o céu para vir à terra e sacrificar sua vida humana perfeita para nos resgatar. Sua morte e ressurreição abriram caminho para que pessoas que exercem fé nele recebam a vida eterna.
Acreditamos no que Jesus disse: "O Pai é maior do que eu" (João 14.28), por isso, não adoramos a Jesus nem acreditamos que ele é o Deus Todo-Poderoso [7]

Quem é Jesus no Judaísmo ?
No Judaísmo, Jesus foi apenas um judeu. Veem Jesus de um ponto de vista radicalmente humano e histórico, e não como o messias que significa "ungido com óleo". No Judaísmo, o Messias irá conduzir todo Israel a andar nos caminhos da Torá, reconstruir o Templo de Jerusalém e reunir os exilados dispersos de Israel [...] como a redenção humana ainda não aconteceu, como essa Era de paz e plenitude ainda não chegou, então, do ponto de vista da tradição judaica o Messias (Mashiakh) ainda não veio. Nem Jesus de Nazaré, nem David Reubeni, nem Sabatai Tzvi, nem Rebbe Lubavitch foram o Messias tão esperado pela tradição. No Judaísmo, Jesus nem mesmo foi considerado como um profeta como no Islamismo [...] teria sido bem interessante escutar o Sermão da Montanha ser lido nas sinagogas, caso Jesus tivesse sido considerado um profeta no Judaísmo. [8]

Quem é Jesus segundo o Espiritismo ?
Jesus Cristo era um espírito como nós, mas com um grau de evolução muito longe da nossa realidade. Esse fato não quer dizer que somos inferiores a ele, se fossemos causaria uma distancia muito grande dele com nós e não foi isso que ocorreu quando ela encarnou na terra, tinha um vínculo muito grande com os cidadãos da época. Não há um "endeusamento" a Jesus, mas sim um reconhecimento pois como diz a doutrina espírita no capítulo 1 de "O livro dos espíritos" Jesus Cristo é o espírito mais puro que veio a terra, com isso é nosso maior guia e modelo a ser seguido". Jesus não era dotado de algo sobrenatural, mas na realidade ele tinha, capacidade, recursos, inteligência, habilidades, evolução moral e intelectual, desenvolvida a milênios atrás. Onde e como ele conseguiu evoluir tanto, não podemos imaginar pelo fato de nossa evolução encarnatória que está abaixo da dele [9]. 

Poderia citar aqui as mais variadas respostas sobre quem é Jesus para as pessoas e as varias religiões, fica aqui o exemplo de apenas essas três como referências para entendimento da nossa lição.

1.2 - A Verdade que é Conhecida mediante a Fé
Muitas pessoas conhecem Jesus, ou ouviram falar de Jesus de acordo com os relatos dos historiadores, arqueólogos, através da ciência.
O Evangelho de Marcos e os demais Evangelhos mostram Jesus e levam o leitor a conhecê-lo através da Fé, é essa Fé que transforma, que cura :
"Então Jesus lhe disse: Filha, a sua Fé a curou!" (Mc 5.34)
 
1.3 - É preciso Conhecer e Crescer no Conhecimento sobre Jesus
"E logo, falando ele ainda, veio Judas, que era um dos doze, da parte dos principais dos sacerdotes, e dos escribas e dos anciãos, e com ele uma grande multidão com espadas e varapaus. Ora, o que o traía, tinha-lhes dada um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o, e levai-o com segurança. E, logo que chegou, aproximou-se dele, e disse: Rabi, Rabi. E beijou-o" (Mc 14.43-45)
Porque Judas um dos doze discípulos traiu Jesus ?
Judas mesmo estando com Jesus e sendo uma prova ocular dos milagres e ensinamentos do Mestre, o traiu, porque na verdade, conhecia e seguia Jesus na superficialidade, era indiferente aos ensinamentos de Jesus, ouvia e não praticava. O conselho do profeta Oséias é que :
"Conheçamos, e prossigamos em conhecer o Senhor" (Os 6.3)
O convite é para que Conheçamos o Senhor, e não apenas O conheçamos, mas para que a cada dia possamos crescer continuamente nesse conhecimento.
Anteriormente, em Israel, Deus diz: "não havia conhecimento dEle":
"Ouvi a palavra do Senhor, vós filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus" (Os 4.1)
E que Seu povo foi destruído por falta desse conhecimento: 
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento[...]" (Os 4.6)
Albert Barnes: Em Cristo, Ele promete que eles tenham esse conhecimento dEle, sempre crescente, porque a graça, pela qual é dada, sempre cresce, e "a profundidade das riquezas de sua Sabedoria e conhecimento é insondável, transmitindo conhecimento", "continuamos", confessando que é Ele quem nos faz segui-lo e nos atrai a Ele [5]

2 - O Plano de Deus Revelado por Intermédio do Seu Servo
"Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa" (Mc 2.10,11)
Deus tem um Plano com relação a tudo o que existe e acontece, é Ele que conduz todas as coisas, e com relação ao resgate da humanidade do pecado, quer que todos conheçam o Plano de Salvação através de Jesus Cristo que foi enviado para nos resgatar do pecado. 

2.1 - O Servo Revela o Pai a Sua Vontade
"O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança" (Sl 25:14)
Albert Barnes: Aqueles que temem ao Senhor são admitidos na intimidade da amizade com Ele; é permitido entrar em Sua presença e participar de Seus conselhos; é permitido acesso gratuito a Ele; ou, como é mais comumente expresso, ter "comunhão" com Ele. Deus lhes concederá o verdadeiro conhecimento da Sua aliança, Ele permitirá que eles entendam o que há nessa aliança ou em suas disposições graciosas que são adaptadas para promover sua felicidade e salvação. [5]
Aos que temeram ao Senhor no Antigo Testamento foi revelado parte dos planos de salvação, no Novo Testamento, nos foi revelado de forma integral e completa o plano de Deus para salvar a humanidade através de Seu Filho Jesus Cristo.

2.2 - As Ações do Servo suscitaram Questionamentos
"E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele. Todos se admiravam, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!" (Mc 1.25-27)
Através do relato de Marcos acima e também conforme (Mc 6.1-6) as pessoas procuravam conhecer e identificar a pessoa de Jesus:
Que é isto?
Que doutrina é esta?
Com autoridade Ele expulsa os demônios? E lhe obedecem!
Quem é este homem, não é o filho do carpinteiro?
De onde lhe vêm estas coisas ?
Que sabedoria é esta que lhe foi dada?
Como se fazia tais maravilhas por suas mãos?
A tarefa de conhecer Jesus era progressiva, as pessoas procuravam conhecer Jesus, mas nem mesmo seus discípulos o conheciam de forma completa, sempre algo novo marcava a Identidade de Jesus e revelava um pouco mais de suas particularidades como Servo.
Quando Jesus acalmou a tempestade, os discípulos tiveram  a seguinte reação: "Eles sentiram grande temor, e diziam uns aos outros: Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Mc 4.41).

2.3 - Marcos Revela que o Servo é o Filho de Deus
"Princípios do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus" (Mc 1.1)
Thomas Coke: Enquanto os outros evangelistas descrevem nosso Salvador como o Filho do homem. São Marcos, em palavras expressas, o classifica como o Filho de Deus. Um Título com maior probabilidade, como sendo o mais augusto, de atrair a atenção e a obediência dos romanos. [5]
Albert Barnes: O Título de "Filho de Deus" foi usado por Marcos para atrair a atenção e garantir o respeito daqueles que deveriam ler o evangelho. Não é uma história comum. Não narra os feitos do homem, de um herói ou filósofo, mas as doutrinas e ações do Filho de Deus. [5]

3 - Jesus Cristo: o Mistério Revelado
O Mistério foi revelado pelo Pai ao profetas, agora no Novo Testamento, foi revelado nos evangelhos em Cristo.

3.1 - João Batista Testemunhou que Jesus era o Servo Prometido
"E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo." (Mc 1.7,8)
Durante o período interbíblico ou intertestamentário, não há relatos de Deus ter enviado profeta a Israel. O Povo esperava boas novas da parte de Deus. Quando o profeta João Batista surgiu pregando, muitos se arrependeram em preparação a vinda do Messias. 
Dewey M. Mulholland: Em meio à essa expectativa renovada, Jesus vem como cumprimento das profecias. Seu batismo no rio Jordão e sua tentação no deserto não são nada que se pudesse esperar, considerando-se a declaração prévia de que Jesus era o Filho de Deus. Entretanto, esses eventos que circundam o batismo de Jesus são inigualáveis [...] Com o aparecimento e o batismo de Jesus, a missão de João Batista se cumpre e ele desaparece de cena. Deus, o Pai, e o Espírito Santo preparam Jesus para seu ministério, confirmando assim que é nele que as promessas serão cumpridas.

Guilherme F. Araujo: Em nenhum momento João Batista desacreditou que Jesus fosse o Messias prometido. O Evangelista Mateus relata que João Batista enviou dois dos seus discípulos a Jesus para lhe perguntar: "És tu aquele que havia de vir, ou devemos esperar outro? (Mt 11.3) ... João Batista falava sobre a obra de Cristo mas não entendia o mistério que estava guardado. Provavelmente, João Batista esperava, como muitos judeus, que Jesus julgasse como Juiz, executasse rapidamente a justiça, elevasse a nação de Israel ao seu pleno objetivo e pastoreasse os gentios com vara de ferro. Jesus voltou-se primeiramente à solução do problema do pecado, aguardamos a segunda fase da sua vinda, quando todas as coisas lhe serão sujeitas [11]

3.2 - Satanás conhecia a Identidade Divina do Servo
Vemos em Mateus 4 que Satanás sabia que Jesus é o Filho de Deus, com toda habilidade em enganar, conforme relatos de Mateus, Satanás tentou provocar uma reação de Jesus para obedecê-lo, tentou incitar Jesus a provar que realmente era o Filho de Deus e então cair na tentação. Insistiu nessa estratégia por duas vezes :
1) Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem pães
2) Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo
Quando Satanás percebeu que Jesus não iria cair em tentação, resolveu mudar de estratégia, agora, oferecendo os reinos do mundo como compensação de ser adorado por Jesus, mas é vencido e os anjos chegam para servir a Jesus.

Conforme  o comentarista da revista menciona, em outras passagens bíblicas do Evangelho de Marcos é perceptível que Satanás conhecia a Identidade de Jesus :
"Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus."  (Mc 1.24)
"E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus." (Mc 3.11)
"E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes." (Mc 5.7)

3.3 - O Servo Revelou os Seus Sofrimentos
"E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria." (Mc 8.31)
Dewey M. Mulholland: Jesus evita o título de Messias e usa novamente sua autodescrição favorita: "o Filho do homem". Esse Título baseado em Daniel 7.13 não é uma declaração de status privilégios e honra atribuídos ao Messias pelos seus contemporâneos. É antes, o reconhecimento e aceitação da parte de Jesus de que a vontade de Deus envolve sofrimento: "o Filho do homem deve sofrer". Dentre as "muitas coisas" que ele deve sofrer está a rejeição por aqueles que deveriam acolher o Messias, isto é, os anciãos, os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei [...] agora, pela primeira vez Jesus explicitamente anuncia que "ele deve ser morto", e que, depois de três dias, Deus o ressuscitará dentre os mortos. Jesus não morre como um mártir que recusa renunciar suas convicções. Ele morre como parte do plano redentivo de Deus (Mc 10.45; Rm 3.21-26) [10]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Guilherme Rosa - 2016 - O que a história tem a dizer sobre Jesus
      https://veja.abril.com.br/ciencia/o-que-a-historia-tem-a-dizer-sobre-jesus/
[7] Quem é Jesus para as Testemunhas de Jeová
         https://www.jw.org/pt/testemunhas-de-jeova/perguntas-frequentes/acreditam-em-jesus/
[8] Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil
      Uma visão judaica sobre Jesus de Nazaré
         https://conic.org.br/portal/conic/noticias/uma-visao-judaica-sobre-jesus-de-nazare
[9] Jesus Cristo segundo o Espiritismo
         https://tvmundomaior.com.br/jesus-cristo-segundo-o-espiritismo/
[10] Dewey M. Mulholland - Marcos - Editora vida Nova - Pág. 96
[11] Gulherme F. Araujo - ICP - João Batista tinha duvida 
        https://www.icp.com.br/icpresponde113.asp


4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho que Deus continue te enchendo da sua graça e misericordia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu Pr. Camilo, Abraço Fraternal , A Paz do Senhor !

      Excluir
  2. parabéns pelo trabalho edificou e agregou muito em minha vida que Deus continue te usando cada dia mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Esta Revista do Evangelho de Marcos está uma bênção !

      Excluir