Total de visualizações de página

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Lição 8 - O Mestre por Excelência que se fez Servo

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :  

Marcos  1.9-14    
9 - E aconteceu, naqueles dias, que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galileia, foi batizado por João, no Jordão.
10 - E, logo que saiu da água, viu os céus abertos e o Espírito, que, como pomba, descia sobre ele.
11 - E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo
12 - E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
13 - E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.
14 - E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus.

Nesta lição veremos que Jesus foi o Mestre dos mestres por excelência, ou seja, ele foi superior em tudo, Ele foi chamado de Rabi que significa mestre, o povo o respeitava como tal pois reconhecia sua didática (arte de transmitir conhecimentos) e admiravam sua autoridade.
Uma coisa é fato: as multidões reconheciam sua grande habilidade no ensino e na comunicação [6]
Com apenas doze anos, Jesus causou grande admiração nos mestres que estavam no Templo em Jerusalém:
"E aconteceu que, passado três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas" (Lc 2.46-47).
Na época de Jesus as crianças judias estudavam nas sinagogas dos seis aos doze anos, nessa escola fundamental, aprendeu a ler e escrever, conheceu a língua hebraica e aramaica, a bíblia nos mostra isso :
"E chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler" (Lc 4.16)
"Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra." (Jo 8.6)
Nos evangelhos em algumas passagem os autores destacaram algumas palavras que Jesus falou em aramaico, ao qual fazem a tradução no texto, por exemplo:
"E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é, Menina, a ti te digo, levanta-te" (Mc 5:41)
"Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor" (Mc 7.11)
"E levantando os olhos do céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te" (Mc 7.34)
"E, à hora nona Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mc 15.34)
A excelente didática de Jesus e seus métodos pedagógicos chancelava sua grandeza na arte de ensinar, nunca houve alguém tão bem preparado, qualificado ou amplo para ensinar, seus ensinos teóricos se comprovava na prática, suas ministrações eram acompanhadas de sinais e maravilhas.
Nicodemos, o príncipe dos judeus, foi ter com Jesus de noite e disse:
"Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele" (Jo 3.2)
Além dos elementos humanos que faziam parte do ministério de ensino de Jesus, ao qual foi legado aos cristãos, houve também um elemento divino na qualificação de Jesus que contribuiu para prepara-lo eficientemente para o magistério [7]
No que tange aos elementos humanos, todos os que desejam um ministério de ensino com excelência deve ter um olhar voltado para Jesus, ele é o modelo de mestre.

1 - O Servo que oferecia Esperança
Qual foi o resultado dos ensinos de Jesus, o maior educador que viveu aqui na terra, cujo método pedagógico ainda supera qualquer novidade em termos de métodos e modelos que tem surgido ao longo dos séculos ?
Ninguém foi capaz de trazer tamanha Esperança para a humanidade.
No Evangelho de Marcos encontramos seus ensinos, discursos e algumas de suas quarenta parábolas.

1.1 - O Servo oferece um novo ensino de Esperança
"E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para Galiléia, pregando o evangelho do Reino de Deus" (Mc 1.14)
João Batista testemunhou a respeito de Jesus, preparou o seu caminho e após ser entregue à prisão, Jesus inicia seu ministério entrando na Galiléia, anunciando o reino de Deus e trazendo Esperança na qualidade de Mestre, o Messias.
Spurgeon: Depois que João Batista foi preso, Jesus entrou na Galileia. Às vezes, uma perda pode ser um ganho, e se a perda de João foi o meio de trazer Jesus à tona, certamente a Igreja e o mundo foram os ganhadores: "Jesus veio à Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus". Jesus não ensinou citando outro rabino, mas ensinou com autoridade em seu próprio nome e em nome de Deus, seu Pai. Este método de ensino surpreendeu bastante os judeus [5]

1.2 - O Servo oferece um ensino de Esperança aos desesperançados
A multidão que seguia Jesus era formada por pelo menos três tipos de pessoas: Os curiosos, os acusadores e os desprovidos.
No que tange aos desprovidos, que eram aquelas pessoas necessitadas, pessoas enfermas, pessoas possessas por demônios, ao qual eram desprezadas pelos líderes religiosos da época que nada fazia por elas, eis que surgiu Jesus, anunciando palavra de esperança, se antes eram pessoas como ovelhas sem pastor, agora mediante os ensinos de Jesus, surge uma nova esperança, esperança de cura, esperança de libertação.
 
1.3 - O Servo veio trazer Esperança aos nossos corações
Numa época em que os judeus viviam a opressão do império romano aliado a um sistema religioso distanciado dos desprovidos, eis que Jesus trouxe novas esperanças. Jesus é o Deus da Esperança:
"Ora o Deus de esperança vos encha de todo gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito santo" (Rm 15.13) 
"Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança esta posta no Senhor, seu Deus" (Sl 146.5)
Deus é a esperança e a ajuda dos necessitados. Jesus afirma sua preocupação com os pobres e aflitos em Lc 4.18-21; 7.21-23. Ele não separa as necessidades físicas das necessidades espirituais, mas atende a ambas. Enquanto Deus é a esperança dos necessitados, nós somos seus instrumentos para ajudar aqui na terra [8]

2 - O Servo que oferecia Instrução
Como já vimos antes de Jesus Cristo iniciar o seu ministério já havia demonstrado seu autoconhecimento, e assim foi até o dia de sua morte.

2.1 - O Servo possuía uma Sabedoria que veio do Alto
A sabedoria humana, o conhecimento, o saber, a razão de modo geral são dignas de atenção. O Saber da Ciência (astronomia, medicina, química, matemática, outras), o Saber da Religião, o Saber de modo geral possui seu valor, todavia, a sabedoria humana tem suas limitações, é defeituosa.
No tempo do apóstolo Paulo, as pessoas que se consideravam sábias se orgulhavam de sua opiniões vãs, eram autoconfiantes quando o assunto era principalmente no campo religioso, outros exaltavam seus mestres, a estes Paulo destacou:
"porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia." (1Co 3.19)
Paulo não estava dizendo aos crentes coríntios que negligenciassem a busca do conhecimento. Ele os estava advertindo para que não se gloriassem da sabedoria deste século. A maneira de pensar de Deus está muito acima da nossa. Ele conhece todos os pensamentos fúteis dos "sábios". Os coríntios estavam se vangloriando da sabedoria de seus líderes e professores. Seu orgulho fazia com que eles valorizassem mais o mensageiro que a mensagem. Não devemos confiar em ninguém, exceto Deus. [8]

Devemos considerar que Jesus possuía a natureza humana e divina, Jesus é tanto Deus quanto homem. Como homem, Jesus experimentou todas as etapas do desenvolvimento humano:
"Os anos de vida de Jesus foram tão normais que as pessoas que o viram crescer ficaram surpresas com o fato de que Ele pudesse ensinar com autoridade sobre Deus (Lc 2.46,47) e fazer grandes milagres - achavam que era apenas um carpinteiro como José o fora antes dEle." [9]

Quanto a Sabedoria Humana de Jesus
"E crescia Jesus em Sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens" (Lc 2.52)
José Gonçalves: O texto acima informa que Jesus crescia em "sabedoria". Crescer em sabedoria é crescer em conhecimento. É desenvolver-se intelectual e mentalmente. É o desenvolver da psique humana. Como homem perfeito, Jesus também possuía uma dimensão psicológica. Ele, por exemplo, angustiou-se em sua alma (Lc 12.50; Mt 26.37; Jo 12.27). Lucas ainda diz que Jesus "enchia-se de sabedoria" (Lc 2.40). Esse crescimento mental e intelectual vem pela assimilação dos conhecimentos da vivência humana do dia a dia. É o acumulo cultural que se forma ao longo dos anos [10]

Quanto a Sabedoria Divina de Jesus
Salomão inspirado por Deus escreveu:
"Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento" (Pv 2.6)
Deus é a fonte de sabedoria, Jesus sendo Deus, Ele é a fonte de sabedoria. Em várias passagens bíblicas, Jesus demonstra seu atributo de onisciência (saber absoluto, conhecimento infinito sobre todas as coisas), Jesus demonstrou em seu ministério possuir a sabedoria que vem do Alto, discernindo tudo quanto existe e que poderá vir a existir.
"Grande é o nosso Senhor e de grande poder, o seu entendimento é infinito" (Sl 147.5)
"Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas" (Sl 104.24)
Erivelton Figueiredo: Deus deseja que participemos de sua sabedoria e de seu conhecimento a fim de podermos conhecer os seus planos a nosso respeito, para podermos viver no centro da sua vontade [11]

2.2 - O Servo possuía uma Sabedoria jamais vista
Jesus saiu anunciando a Palavra de Deus, pregando o reino de Deus, a fim de que sua sabedoria humana e divina, chegasse o mais rápido possível aos desprovidos, gerando salvação.
"para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus - Cristo, em que estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência." (Cl 2.2-3)
Albert Barnes: Apóstolo Paulo afirma aos Colossenses que Jesus Cristo, como Mediador, é o grande tesouro onde se encontra toda a sabedoria e conhecimento necessários para as pessoas. Jesus tem a Sabedoria necessária para a nossa salvação e o conhecimento necessário para nos guiar no caminho da vida. Cristo é capaz de nos instruir em tudo o que é desejável que saibamos, para que não seja necessário aplicarmos à filosofia ou aos ensinamentos dos seres humanos (que são defeituosos) [5]

2.3 - A Sabedoria do Servo prevalecia sobre a sabedoria dos sábios judeus
Jesus é Deus, e Deus é a fonte de sabedoria, como comparar com a sabedoria dos sábios judeus? Se fossemos comparar apenas a sabedoria humana de Jesus versus sabedoria dos sábios judeus iriamos notar que a sabedoria humana de Jesus prevaleceria, quanto mais compararmos a sabedoria divina do Mestre, não tem a mínima condição.
Não podemos desprezar o conhecimento dos sábios judeus, todavia, não é páreo para parelhar com a Sabedoria de Jesus que prevalecerá sempre, talvez em detrimento de saber que seu ministério seria breve na terra, Jesus não perdia tempo com os líderes religiosos de sua época, refutava de imediato os questionamentos e prosseguia ensinando e anunciando o Evangelho.

3 - A Sabedoria Inquestionável do Servo
Quer ter um ministério com Excelência? 
Se sim, olhe para o Mestre por Excelência chamado Jesus.
Jesus ensinou a receber o seu reino, a servir e a contribuir na sua maravilhosa obra. 

3.1 - O Servo ensinou como receber o Reino de Deus
Os discípulos deixaram tudo para seguir Jesus por causa do Reino de Deus, almejavam fazer parte do seu Reino. Mas ao repelir as crianças que queriam chegar até Jesus, foram advertidos: "Deixai vir os meninos a mim e não impeçais, porque dos tais é o reino de Deus" (Mc 10.14)
"Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele" (Mc 10.15)
Mas, afinal de contas, o que significa acolher o reino de Deus como uma criança ?
Thomas Coke: Significa que para entrar no Reino de Deus sejais como crianças, livre de orgulho, cobiça e ambição, e assemelham-se a elas com humildade, sinceridade, docilidade e desmembramento da afeição das coisas da vida atual, que disparam a ambição dos adultos. O primeiro passo para entrar no reino de Deus é tornar-se crianças, humildes de coração, conhecendo-se totalmente ignorantes e desamparados, e dependendo totalmente de nosso Pai que está no céu, para suprir todas as nossas necessidades. Se não formos transformados das trevas em luz, e renovados à imagem de Deus aqui, nunca poderemos entra no reino da glória. [5]

3.2 - O Servo ensinou como Servir
"... que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles (discípulos) calaram-se, porque, pelo caminho, tinham disputado entre si qual era o maior. E Ele (Jesus), assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos" (Mc 9.33-35)
Algumas vezes os discípulos de Jesus discutiam entre si quem era o maior (Mc 9.34), quem era o mais importante entre eles (Lc 22.24). 
Salomão escreveu: "o orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho" (Pv 13.10).
Tiago escreveu: "Mas Ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes" (tg 4.6)
Agora Jesus, se assenta para ensinar seus discípulos a servir afirmando que os orgulhosos, os ambiciosos, aqueles que desejam ser os primeiros serão os últimos, o que quer ser servido irá ser servo de todos.
Pr. Abinair Vargas: Servir é uma atitude humilde que agrada a Deus [4]
Nós cristãos devemos ser diferentes dos escribas:
"E ensinando-os, dizia-lhes: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças, e das primeiras cadeiras nas sinagogas, e dos primeiros assentos nas ceias;" (Mc 12.38-39).

Leia Marcos  10:43-45    
43 - Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal. 
44 - E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos.
45 - Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

"Levantou-se da ceia, tirou os vestidos e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido" (Jo 13.4-5)
Jesus lavou os pés dos seus discípulos para ensinar a servir uns aos outros. Ele estava dando exemplo, esse era um trabalho dos escravos e das mulheres. Ninguém queria lavar os pés da outra pessoa, essa era a parte mais suja do corpo. Jesus sendo líder se encurvou e lavou os pés dos discípulos, não agia como se fosse superior aos outros. Jesus explicou que eles deveriam fazer o mesmo uns com os outros. Sigamos o exemplo de Jesus com toda humildade e serdes serviente.

3.3 - O Servo ensinou a Ofertar
"Vindo, porém uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam um quadrante" (Mc 12.42)
A primeira observação é que esta viúva deu todo o seu sustento, ação que contrasta com a forma como a maioria das pessoas lida com seu dinheiro, geralmente, a oferta depositada era relativo ao "do que sobejava", a segunda observação é que Deus se agrada daqueles que oferta generosamente e a última observação que quero destacar é que dar ofertas também é um ato de adoração. Deus se preocupa mais com a intenção do coração do ofertante e com as condições espirituais do ofertante do que a oferta em si :
"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta." (Mt 5.23-24)


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Coleman W. - Manual dos tempos bíblicos - Ed.Betânia - Pág.133
[7] Price J. M. - A pedagogia de Jesus - JUERP - Pág. 9
[8] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.892
[9] Guia Cristão de Leitura da Bíblia - CPAD - Pág. 28
[10] Revista Lições Bíblicas - Adultos - CPAD - 2T - 2015 - Pág.23
[11] Erivelton Figueiredo - Artigo: Deus é a fonte da verdadeira sabedoria
https://www.blogdoeriveltonfigueiredo.com.br/2022/02/03/deus-e-a-fonte-de-toda-a-verdadeira-sabedoria/


Nenhum comentário:

Postar um comentário