Total de visualizações de página

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Lição 7 - A Fé no Servo - O Evangelho dos Milagres

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :  

Marcos  2:1,3,5-7,10-11    
1 - E, alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.
3 - E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
5 - E Jesus, vendo-lhe a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.
6 - E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:
7 - Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar, senão Deus?
10 - Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),
11 - A ti te digo, Levanta-te, tomas o teu leito, e vai para tua casa.

Nesta lição veremos os milagres de Jesus segundo o Evangelho de Marcos, abordando alguns pontos:
1 - A necessidade de TER FÉ para vivenciar os milagres
2 - A necessidade de RECORRER A JESUS para vivenciar os milagres
3 - A COMPAIXÃO de Jesus pelas pessoas
4 - A PERSEVERANÇA dos necessitados para obter o milagre da parte de Jesus

1 - A Fé no Servo e as suas Consequências
A Fé em Jesus Cristo traz em primeiro lugar a salvação da alma, o resgate da pessoa que outrora andava em trevas agora passa a andar na luz.
A Fé em Jesus Cristo traz a cura da alma (autoestima baixa, inferioridade, medo, ansiedade, tristeza, trauma, debilidades, vazio).
O último profeta do Antigo Testamento, João Batista pregava que por intermédio de Jesus : "Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão" (Lc 3.5)
Isso significa que por intermédio da Fé em Jesus Cristo, nós seremos nivelados e aplainados, tudo se tornará plano, harmônico, equilibrado, o que está torto se endireitará. O orgulho, a Soberba, o desvio de caráter, a tendência para o mal dará lugar a humildade, a honestidade, a fidelidade, a integridade, a retidão e a tendência para o bem.
A Fé em Jesus Cristo traz a cura das enfermidades físicas, inúmeras pessoas foram beneficiadas pela graça e compaixão de Jesus e foram libertadas da possessão de demônios e curadas de diversas enfermidades (cegos, paralíticos, leprosos, mudos, surdos, etc., até mesmo mortos foram ressuscitados).

1.1 - Os Amigos do paralítico demonstram Fé no Servo
Aqui neste subtópico, vamos comentar o texto de referência dessa lição que se encontra em Marcos 2:1,3,5-7,10-11 :
"E, alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro" (Mc 2.1,3)
Cafarnaum foi um dos lugares que Jesus realizou mais milagres, todavia, também foi em Cafarnaum que as pessoas mais rejeitaram o ministério de Jesus Cristo, por isso essa cidade foi amaldiçoada por Ele:
"E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje." (Mt 11.23)
A fé dos quatro amigos do paralítico e creio do próprio paralítico, os levaram até Jesus Cristo, depois de muitas dificuldades e muito esforço.

"E Jesus, vendo-lhe a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar, senão Deus?" (Mc 2.5-7)
A Fé em Jesus Cristo traz qualidade de vida na terra e eternidade no céu, essa é a transformação que Jesus traz na vida da pessoa que crê nEle, por vezes Jesus primeiro perdoava os pecados (trazendo Salvação da alma) antes de curar a enfermidade da pessoa (cura física). Aqui nós notamos os escribas, os mestres da lei ignorando a natureza divina de Jesus Cristo. O atributo incomunicável de Jesus Cristo denominado de Onisciência, ao qual somente Deus pode ter, fez com que Jesus soubesse o que passava no pensamento desses lideres religiosos, que ao presenciar Jesus perdoando pecados, achavam se tratar de uma blasfêmia, no entendimento de que só Deus poderia perdoar pecados.

"Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa" (Mc 2.10-11)
Na sequência, vemos Jesus demonstrando sua natureza divina, debaixo de sua autoridade não só perdoou os pecados daquele paralítico como operou o milagre da cura. Algo novo estava sendo realizado diante dos olhos daqueles lideres religiosos, visto que os profetas do Antigo Testamento operaram curas de doenças, mas nunca reivindicaram o poder ou autoridade para perdoar pecados. Fica registrado aqui que Jesus desejava curar as pessoas tanto na esfera física como espiritual.  

1.2 - Um dos principais da Sinagoga demonstrou Fé no Servo
Vamos ler o texto a ser estudado neste subtópico de Marcos 5.35-43 :
35 - Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? 
36 - E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.
37 - E, não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago.
38 - E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam.
39 - E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.
40 - E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.
41 - E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
42 - E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.
43 - E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.
A história de Jairo, um dos lideres da sinagoga (lugar de reunião dos judeus para adorar a Deus e aprender as escrituras) no tempo de Jesus tornou-se muito conhecida, e foi relatada nos três evangelhos sinóticos (Marcos, Mateus e Lucas).
A bíblia não detalha muito sobre a vida pessoal de Jairo, o que temos em mãos é a narrativa referente ao milagre de ressurreição de sua filha que foi acometida de uma enfermidade fatal aos doze anos de idade.
Jairo mesmo sendo um dos principais da sinagoga, diante da enfermidade de sua filha, deixou suas responsabilidades e foi ao encontro de Jesus, por certo, mesmo diante de recursos, estava impotente frente a esse drama em sua família. Nesse meio tempo sua filha veio a óbito, e quando estava com Jesus, foi avisado que não adiantava mais, pois sua filha estava morta.
Adam Clarke: Essas pessoas pareciam não ter noção de nosso Senhor senão a de um médico eminente, que pode ser útil enquanto houver vida, mas depois não poderia fazer nada [5]
Albert Barnes: Parece que o povo ainda não tinha confiança de que Jesus poderia ressuscitar os mortos. Ele ainda não o havia feito; e como a criança estava morta, e como supunham que seu poder sobre ela estava no fim, não desejavam mais incomodá-lo. Jesus acalmou os medos de Jairo, e assegurou-lhe que ele tinha igual poder sobre os mortos e vivos, e poderia facilmente despertar aqueles que haviam falecidos, como aqueles que estivessem a beira da morte. [5]
O desfecho dessa história nós sabemos, através da Fé de Jairo, sua filha que havia morrido, foi ressuscitada.
 
1.3 - Uma Estrangeira demonstrou Fé no Servo
Vamos ler o texto a ser estudado neste subtópico de Marcos 7.24-29 :
24 - E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se; 
25 - Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dEle, foi e lançou-se aos pés.
26 - E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.
27 - Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
28 - Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos.
29 - Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai, o demônio já saiu de tua filha.
O texto de Marcos narra a história de um mulher siro-fenícia, ao qual Mateus narra como uma mulher cananéia :
"E eis que uma cananéia, originária daquela terra, gritava: Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio" (Mt 15.22)
Jesus frente a este pedido, provou a fé dessa mulher estrangeira, de uma forma que aos nossos olhos parece que Jesus tenha rejeitado ou desdenhado daquela mulher quando afirmou que não podia tirar a comida de seus filhos (nação de Israel) para dar as cachorrinhos (nações gentílicas) antes que eles fossem servidos e estivessem satisfeitos, todavia, a fé daquela mulher cananéia em Jesus foi provada e aprovada pela respectiva resposta: "Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos", imediatamente, o demônio saiu de sua filha.
Em uma referência cruzada, no evangelho de Mateus, Jesus pede para não lançar ou anunciar os ensinos do evangelho (coisas santas) para as pessoas que desprezam, se opõe aos ensinos (essas pessoas são consideradas como cães, cachorros): "Não lanceis aos cães as coisas santas" (Mt 7.6). Definitivamente podemos afirmar que não é o caso dessa mulher cananéia, cuja fé foi provada e aprovada por Jesus.

2 - Recorrer ao Servo a Vivenciar Milagres
"Jesus realizou na presença dos seus discípulos muito outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, crendo, tenham vida em seu nome" (Jo 20.30-31)
Conforme João escreveu, nos Evangelhos constam apenas algumas curas e sinais miraculosos de nosso Senhor Jesus Cristo, muitas pessoas foram curadas de suas enfermidades durante o ministério de Jesus, imagine quantas paginas da Bíblia seria suficiente para escrever o que Jesus fez aqui na terra:
"Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos." (Jo 21.25).

2.1 - Recorreram a Jesus pela Cura da Sogra de Pedro
Jesus curava por varias razões: para glorificação do Pai, para revelá-lo como o Messias profetizado no Antigo Testamento, para cumprir sua palavra, mostrar sua autoridade e natureza divina a fim de que as pessoas cressem no seu ministério e plano de salvação, e em destaque aqui neste subtópico, Jesus curava devido sua COMPAIXÃO:
"E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela. Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão e levantou-a; e a febre a deixou, e servia-os" (Mc 1.31).
No tempo de Jesus, suas operações miraculosas ocorriam nas casas ou pelos caminhos diante das multidões que o seguia e não no Templo, onde grande parte das pessoas não poderia entrar, somente os sacerdotes.
Observe que Jesus "chegou-se" ou "aproximou-se" da sogra de Pedro que estava deitada enferma e "tomou-a pela mão", os doentes estão debilitados precisando de um toque, de um abraço, de uma ação fraternal.
Na sequência Jesus "levantou-a" , sozinha e naquelas condições, a sogra de Pedro jamais ousaria se levantar, mas Jesus a colocou de pé em resposta aos que recorreram a Ele para a curar, prontamente, a sogra de Pedro ficou curada, a febre a deixou, e ela já estava em condições de servi-los. Glória a Deus !

2.2 - O Leproso recorreu ao Servo por sua Cura
"E aproximou-se dEle um leproso, que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dEle, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me" (Mc 1.40)

Quanto ao Leproso
Ele veio ao encontro de Jesus, sua última esperança que surgiu ao ouvir que Jesus estava curando e operando milagres. Esse leproso sabia da gravidade da enfermidade que o atingia por isso recorreu implorando por sua cura de joelhos ao pé do Mestre, o Servo. 

Quanto a Jesus
Jesus em sinal de compaixão, estendeu a mão, teve misericórdia daquele homem que tinha a alma angustiada. Mesmo sendo proibido por lei, Jesus tocou naquele homem leproso, legalmente impuro e imediatamente sua lepra foi limpa.

2.3 - O Cego Bartimeu recorreu ao Servo por sua Cura
"Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim" (Mc 10.47)
Embora a história da cura do cegou Bartimeu ou a "cura do cego de Jericó" tenha sido narrada nos três evangelhos sinóticos, não há muitos detalhes sobre a pessoa de Bartimeu, nem mesmo temos a informação se ele era cego de nascença, sabemos pelo texto que Bartimeu era um cego que mendigava na cidade de Jericó. Este homem cego recorreu a Jesus Cristo, clamando por misericórdia, e alcançou a sua cura, tanto física como espiritual.

3 - A Fé no Servo nos Mantém Firmes
Os diversos relatos bíblicos do Novo Testamento, mostra que em qualquer situação que nos encontrarmos, podemos recorrer a Jesus Cristo, Ele não nos deixará desamparados, prometeu estar conosco sempre :
"Ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mt 28.20)

3.1 - A Fé no Servo realiza o Impossível
Jesus operou muitos milagres que aos olhos humanos era impossível ser realizado, não foi diferente quando em Decápolis, trouxeram um homem surdo que falava com muita dificuldade até Jesus, e rogaram que o curasse: "E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele. Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva" (Mc 7.32-33)
Jesus poderia ter curado este homem apenas com o poder de suas palavras, no entanto colocou seus dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva para operar esse milagre. Para John Wesley, fez desta forma talvez com a intenção de nos ensinar que não devemos prescrever a Ele (Jesus) como o milagre deve ser feito, mas esperar sua bênção da maneira que mais lhe agrada. Jesus tem suas maneiras de trabalhar por nós e atender nossas orações: "E, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te. E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente." (Mc 7.34-35)

3.2 - A Fé no Servo faz a Diferença
Nossa vida é como um barco no meio do mar, bom seria que só houvesse calmaria, mas toda pessoa em algum momento de sua vida passa, passou ou passará por algum tipo de aflição. 
Nesse momento, o cristão deve ter em mente que ele não está sozinho, que Jesus está no seu barco, e nele deve manter sua Fé.
Em Marcos 4.38-39, relata que Jesus estava com seus discípulos no barco e enquanto Jesus estava dormindo, veio um grande temporal (aflições da vida) e seus discípulos ficaram amedrontados enquanto Jesus dormia:
"Jesus dormia deitado na  popa, com a cabeça numa almofada, inquietos, acordaram-no gritando: Mestre, não te preocupa que estejamos quase a morrer? Ele, levantou-se, repreendeu o vento e disse ao mar: 'aquieta-te!' O vento parou e fez-se uma grande calma. E disse-lhes: Porque estavam com tanto medo? ainda não têm fé?" (Mc 4.38-40)
Jesus nos ensina aqui que devemos responder aos períodos de aflições da vida com atitudes de Fé, mantendo nossa postura firmados na sua Palavra.
Jesus estava dizendo, não fiquem aterrorizados, não há  motivo para entrarem em pânico estou com vocês no barco, tenham Fé em mim e eu irei acalmar essa tempestade, vou solucionar o que traz tanta aflição. A peleja não é vossa, é minha! Manifestem sua Fé em mim é ela que faz toda a diferença.
Quando você não manifesta sua Fé verdadeira em Cristo, você não coloca as aflições que te aflige nas mãos de Jesus e não descansa nEle, está fazendo exatamente o que o diabo quer, te ver descabelando, desesperado, aflito, amedrontado, aterrorizado, ansioso, com o estômago embrulhado, sem sono para dormir à noite, tomando calmante e correndo de lá para cá procurando uma solução, como se Jesus não estivesse no barco junto com você, a incredulidade desagrada a Deus. 

3.3 - A Fé no Servo produz Milagres
Concluindo meu comentário do subtópico anterior e para encerrar esta maravilhosa lição deixo as últimas considerações escritas na revista.
Bp. Abinair Vargas vieira: Marcos em seu evangelho nos mostra que se depositarmos nossa fé em Jesus, é possível testemunharmos o milagre em meio às tempestades da vida.[4]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br

3 comentários:

  1. A Paz Do Senhor Jesus! Excelente Lição Pr. Éder Tomé! Que o Espírito Santo continue usando o senhor poderosamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Jairo, estamos juntos nessa nobre missão EBD !

      Excluir