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quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Lição 1 - Ezequiel, o Atalaia de Deus

 


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Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Lições Bíblicas CPAD Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

A proposta deste trimestre é estudar lições extraídas do Livro de Ezequiel que vem de encontro a preparação da Igreja para os últimos dias que estamos vivendo.

O Livro de Ezequiel possui um grau de complexidade parecido com o Livro de Apocalipse, inclusive algumas passagens se correlacionam,  por exemplo:
Ezequiel 38         =   Apocalipse 20.8
Ezequiel 47.1-8   =   Apocalipse 22.1-2

John B. Taylor: Para a maior parte dos leitores da Bíblia, Ezequiel é quase um livro selado. O conhecimento que têm dele vai pouco além da sua visão misteriosa do carro-trono de Deus, com suas rodas dentro de rodas, e a visão do vale de ossos secos. Fora disto, o livro de Ezequiel é tão proibitivo no seu tamanho quanto o próprio profeta na complexidade da sua personalidade. Na sua estrutura, porém, senão no seu pensamento,  na sua linguagem, o livro de Ezequiel tem uma simplicidade básica, e seu arcabouço bem-organizado faz com que seja de fácil análise [10]

Roger Liebi: O Livro de Ezequiel inicia relatando a catástrofe nacional de Israel no cativeiro babilônico e encerra com a descrição do maravilhoso futuro do reino messiânico, no fim dos tempos. Assim, ele proporciona uma visão profética que abrange um período mínimo de 2600 anos [9]

Nesta aula estudaremos o texto de referência que fica em Ezequiel 3:16-21,27
16 - E sucedeu que, ao fim de sete dias, veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:
17 - Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisará da minha parte.
18 - Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei.
19 - Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma.
20 - Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puder diante dele um tropeço, ele morrerá, e suas justiças que praticara não virão em memória, mas o seu sangue da tua mão o requererei.
21 - Mas, avisando tu o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.
27 - Mas, quando eu falar contigo abrirei a tua boca, e lhe dirás: Assim diz o SENHOR: Quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir deixe; porque casa rebelde são eles.

I - Sobre o Livro de Ezequiel
O Livro de Ezequiel foi escrito pelo próprio profeta Ezequiel, provavelmente entre 593 e 565 a.C durante o cativeiro babilônico dos judeus. Verificando o comentário de vários escritores sobre o Livro de Ezequiel, grande parte descreve a estrutura do livro de Ezequiel consistindo em três grupos ou partes conforme exposto pelo comentarista da Revista CPAD.

1 - Primeira Parte
Capítulos 1 até 24
Profecias sobre a ruína de Jerusalém
Roger Liebi: Referem-se a um período anterior à destruição de Jerusalém. Neles é anunciado o juízo definitivo de Deus sobre Jerusalém, o templo, o povo, o reino de Judá e sobre a terra de Israel [9]

2 - Segunda Parte
Capítulos 25 até 32
Profecias de juízo de Deus sobre as nações vizinhas
Roger Liebi: Anunciam o juízo de Deus sobre as sete nações ou cidades não judaicas. Israel, por ser o povo escolhido de Deus, tem uma responsabilidade maior do que as demais nações. Por isso o juízo sobre Israel é colocado antes do juízo sobre as nações [9]

- Profecias contra várias nações vizinhas:
  Moabitas       (Ezequiel   8 ao 11)
  Edomitas      (Ezequiel 12 ao 14)
  Filisteus        (Ezequiel 15 ao 17)
  Amonitas      (Ezequiel 25:1-7)
  Tiro e Sidom (Ezequiel 26 ao 28)
  Egito              (Ezequiel 29-32)
 
3 - Terceira Parte
Capítulos 33 até 48
Uma última chamada para o arrependimento de Israel
Profecias sobre a futura restauração de Israel
Roger Liebi: Mostram o maravilhoso plano de Deus para a restauração de Israel, na terra de seus antepassados [9]

- Profecias sobre o Triunfo de Israel e 
  do reino de Deus na terra (Ezequiel 33 ao 39)
- Profecias sobre o Tempo do Messias
- Profecias sobre o estabelecimento e prosperidade 
  do reino de Deus (Ez 40 e Ez 48)

II - Sobre o Profeta 
 
1 - Identidade



"Veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel"
"Veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele  a mão do Senhor." (Ez 1.3)
A frase "veio expressamente a palavra do Senhor" indica que a visão estava vindo diretamente do trono de Deus a Ezequiel. Aqui, Ezequiel escreve de si mesmo em terceira pessoa recebendo a palavra eficaz da mão do Senhor.

Onde Morava ? 
O profeta Ezequiel morava em uma casa provavelmente em um assentamento de judeus exilados em Tel-Abibe (75 quilômetros do atual Iraque).
"Então entrou em mim o Espírito, e me pôs em pé, e falou comigo, e me disse: Entra, encerra-te dentro da tua casa." (Ez 3.24)
"Sucedeu, pois, no sexto ano, no sexto mês, no quinto dia do mês, estando eu assentado na minha casa,  e os anciãos de Judá assentado diante de mim, que ali a mão do Senhor Deus caiu sobre mim." (Ez 8.1)

Era casado e ficou viúvo
O profeta Ezequiel era casado, e conforme profecia ficou viúvo:
"Filho do homem, eis que, de um golpe tirarei de ti o desejo dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas. Geme em silêncio, não faça luto por mortos; ata o teu turbante,  e põe nos pés os teus sapatos, e não cubras os teus lábios, e não comas o pão dos homens. E Falei ao povo pela manhã, e à tarde morreu minha mulher; e fiz pela manhã como me foi mandado." (Ez 24.16-18)

Como era Época em que Viveu?
O profeta Ezequiel viveu em um época no Oriente Médio que estava agitada, especificamente, durante todo o período entre 606 e 582 a.C., os babilônicos realizaram várias guerras vitoriosas contra o reino de Judá. [9]
O ministério e vida do profeta Ezequiel foi repleto de adversidades:
(1) O Povo não aceitava as suas mensagens de condenação e juízo
(2) Foi um profeta que pagou o preço de ser Fiel as ordem de Deus, na verdade, mesmo sendo um servo fiel, por permissão de Deus foi deportado para a Babilônia juntamente com os infiéis.

O que Deus revelou para o Profeta Ezequiel?
Deus reservou para o profeta Ezequiel as revelações mais maravilhosas da Bíblia, é certo que tenha revelado o juízo e cativeiro do povo de Judá, mas também viu a glória de Deus, e as revelações futuras acerca da restauração da nação e novos tempos de prosperidade e paz.

2 - Procedência
Como vimos no quadro anterior, o Profeta Ezequiel era filho de Buzi um sacerdote. Em 597 a.C foi levado como cativo a Babilônia, atuou em terra estranha no meio do povo exilado.
O Profeta Ezequiel resumidamente :
(1) Profetizou sobre o motivo do povo estar exilado como severo juízo de 
     Deus contra Judá, a saber: Idolatria, apostasia, mistura com outros 
     povos, falsos pastores e falsos profetas. . As deportações foram a 
     consequência da crescente infidelidade do povo diante de seu Deus. 
     Desde o reinado do rei Manassés de Judá (697-642 a.C), a maior parte 
     dos judeus se afastou do único Deus verdadeiro e passou a servir a 
     ídolos. [9]
(2) Profetizou também mensagens de esperança para o povo de Judá.
      Pr. Valdir Alves de Oliveira: Deus prometera restaurar a terra por amor 
      aos que permanecessem fiéis a Ele. [4]

III - Sobre o Atalaia

1 - Atalaia
A palavra Atalaia significa "sentinela", "vigia" ou "Guarda". 
A Bíblia apresenta a função de Atalaia tanto no sentido literal como no sentido espiritual. 

Sentido Literal
O Atalaia tinha a função de guardar um acampamento, cidade, aldeia. Eles ficavam andando sobre os muros e torres da cidade vigiando, guardando, espiando e se visse algo fora do normal que estivesse colocando a segurança em perigo, avisava com certa antecedência. O Atalaia fazia um importante trabalho de estratégia militar.
Por certo, o Atalaia que estava guardando o rei Saul no acampamento, dormiu ... e Davi tomou a lança e o jarro com água que estavam perto de Saul para demonstrar sua justiça e fidelidade ao rei :
"Então, Davi apanhou a lança e o jarro que estavam perto da cabeça de Saul, e eles foram embora. Ninguém os viu, ninguém percebeu e ninguém acordou. Estavam todos dormindo, pois um sono pesado vindo do Senhor havia caído sobre eles." (1Sm 26.12).

Sentido Espiritual
"Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-às da minha parte." (Ez 3.17).
"A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte." (Ez 33.7)
Pr. Valdir Alves de oliveira: Quando Deus diz que estava constituindo Ezequiel como atalaia, ele bem sabia o que significava: deveria apresentar ao povo as advertências divinas, sendo fiel na proclamação das mensagens  [4]

O Profeta Ezequiel foi fiel a sua chamada como Atalaia da casa de Israel, mas nem todos os que foram chamados foram zelosos e aplicados no cumprimento dessa nobre missão:
"Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono" (Is 56.10)

2 - "O Fim dos Sete Dias"
"E sucedeu que, ao fim de sete dias, veio a palavra do SENHOR..." (Ez 3.16)
João Calvino: Depois de ver a glória de Deus, o profeta Ezequiel ficou sete dias em silêncio, ou seja, ele ficou esperando receber a mensagem da parte de Deus, porque não entendeu claramente o que deveria dizer e por onde deveria começar. Aqui Deus dá os deveres e trabalhos que o profeta Ezequiel deve cumprir. [6]

3 - A expressão "Filho do Homem"
"Filho do homem..." (Ez 3.17a)
João Calvino: Depois que Deus deu a mensagem para o profeta Ezequiel, agora, pela primeira vez, ele aprendeu que foi escolhido por Deus e recebe uma advertência a se comportar com coragem, e não ceder a ameaças ou terrores. Deus ao dizer "Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel;" parece anunciar que chegara o momento em que o Profeta se cingiria à sua obra.[6]

Antigo Testamento
O Profeta Ezequiel foi chamado por 93 vezes de "Filho do homem" e o profeta Daniel também foi chamado de "Filho do homem" (Dn 8.17).
Foi uma maneira de Deus identificar esses profetas, aqui vejo "Filho do homem" sendo usado como sinônimo de "homem", em Isaías, fica claro o entendimento de "homem" e "filho de homem" com suas respectivas fragilidades e limitações: 
"Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?" (Is 51.12)
Já no versículo abaixo, Daniel numa visão, vê "um como o Filho do homem" que recebeu autoridade para reinar eternamente, podemos aqui interpretar um sentido diferente do anterior, ou seja, aqui a expressão refere a Cristo:
"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele." (Dn 7.13)

Novo Testamento
No Novo Testamento "Filho do Homem" é usado somente para Jesus Cristo, confirmando a utilização do termo em Daniel 7.13.
Jesus utilizou essa expressão para si :
"O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido" (Mt 18.11)
"Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam." (Mt 24.44)
Dennis Allan: Ao dizer "Filho do Homem" para si, Jesus enfatiza sua própria humanidade, Ele se fez carne e habitou entre homens (Jo 1.14). Mas esta descrição jamais é usada para sugerir que Jesus era mero homem, aqui, como mencionado em Dn 7.13, o "Filho do Homem" não é alguém que surge da terra, mas Ele veio nas nuvens do céu. [7]
Daniel Conegero: A Doutrina da União Hipostática trata da união perfeita e inconfundível entre a natureza humana e a natureza divina na única pessoa de Cristo, ou seja, o Unigênito Filho de Deus se tornou plenamente humano sem abrir mão de nenhum de seus atributos ou de sua natureza divina, num processo de auto-esvaziamento (Fp 2:7) [9]

4 - O "Atalaia sobre a casa de Israel"
"... eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel;" (Ez 3.17b)
Deus colocou Ezequiel por atalaia, a fim de trazer a Sua mensagem ao povo de Judá.
O Atalaia deve ser uma pessoa que saiba interpretar a palavra de Deus, ou a mensagem a ser replicada, deve ter uma boa visão espiritual e  ousadia do Espírito Santo para entregar a mensagem, seja de juízo ou de paz, de vida ou de morte, de condenação ou de redenção.
O Profeta não ficou olhando para o rio Quebar, para a situação do povo deportado, para as circunstâncias adversas, mas, olhou para o céu, para o trono de Deus, se prontificando a executar a tarefa ao qual foi chamado.

IV - Sobre a Responsabilidade

1 - A Responsabilidade do Cristão
"Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei." (Ez 3.18)

John B. Taylor: Podemos enfatizar a responsabilidade confiada a Ezequiel. A responsabilidade do cristão no sentido de avisar uma geração perdida, não é, por certo, menos aterrorizadora.

Pr. Valdir Alves de oliveira: Cada cristão é enviado ao mundo para anunciar, no poder do Espírito Santo, tanto a salvação como o juízo vindouro. Aquele que negligenciar o seu chamado, não avisar ou alertar a Igreja do juízo de Deus e concordar com o pecado, passar a mão por cima do erro, deixará a Igreja morna e iludida [Ap 3.15-18]. Ser negligente é acomodar-se diante das conveniências e se acovardar, não proclamando a verdade com medo de represálias ou algum erro. [4]

Pr. Valdir Alves de oliveira: O profeta (atalaia) não pode ser aventureiro, nem agir com irresponsabilidade. O profeta é responsável por advertir o povo da destruição iminente que virá sobre os filhos da desobediência [Cl 3.6], sob pena de ser culpado do sangue de quem morrer nos seus pecados [4]

O IDE de Jesus é uma ordem direta de Jesus: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15), portanto é uma obrigação de todo cristão essa missão, o apóstolo Paulo declarou:
"ai de mim se não anunciar o Evangelho" (1Co 9.16)
"Que pregues a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo" (2Tm 4.2)
Lembrando aqui que o apóstolo Paulo, assim como o profeta Ezequiel, cumpriu sua missão com fidelidade, ele se identificou como despenseiro fiel do ministério de Deus (1Co 4.1-2).

2 - A Responsabilidade do Ímpio
"Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma."  (Ez 3.19)
Albert Barnes: Essa passagem antecipa o grande princípio moral do governo divino (Ezequiel 18) de que cada homem é individualmente responsável por suas próprias ações, e será julgado.[6]

"Mas, quando eu falar contigo abrirei a tua boca, e lhe dirás: Assim diz o SENHOR: Quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir deixe; porque casa rebelde são eles." (Ez 3.27)
Deus colocou um Atalaia no meio do povo de Israel, em sua misericórdia lhes havia dado o devido aviso pela boca do profeta. Os ímpios se esforçam furiosamente para rejeitar irresponsavelmente a mensagem, agindo como rebeldes, desta forma, John Calvin afirma: os ímpios nunca podem escapar do castigo quando tratam com desprezo o ensino divino, pois é como se pisassem em tesouros inestimáveis [6]

3 - A Extensão da nossa Responsabilidade
"Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá, e suas justiças que praticara não virão em memória, mas o seu sangue da tua mão o requererei." (Ez 3.20)
Um cristão que se desvia é aquele que está com a comunhão com Cristo e sua fé enfraquecida. Temos também responsabilidades para com os irmãos fracos na fé que não estão vindo aos cultos,
Assim como Elias foi usado para restaurar uma nação que se afastou completamente de Deus, o cristão pode ser usados para alertar e restaurar os desviados ou afastados da Igreja. Todo cristão que engaja neste trabalho, a Palavra de Deus assegura: "Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados" (Tg 5.20).
Com a pandemia, muitos irmãos deixaram de congregar, agora no pós-pandemia, percebemos que muitos não voltaram, tem algumas igrejas que estão com dificuldades de identificar quem ainda pertence ao rol de membros, algumas igrejas locais perderam 1/3 da membresia. O não retorno fez com que os cultos online fossem descontinuados com o objetivo de que os irmãos voltassem para o culto presencial, mas, infelizmente parece que não está fazendo efeito. Embora está provado que a pandemia serviu como um catalisador para muitos explorarem outras congregações e denominações, o resultou em mudanças dos membros para outras igrejas locais, grande parte, na verdade, não estão mais indo para lugar algum, eles estão "desigrejados" ou com a fé enfraquecida. Aqui entra nossa responsabilidade, como cristãos, devemos procurar visitar aqueles que não mais vemos nas atividades de nossa igreja local, pode ser que estejam precisando de um resgate.

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Biblia.org - Comentários bíblicos 
[7] estudosdabiblia.net  https://estudosdabiblia.net/bd78.htm
[9] Roger Liebi - Ezequiel - Editora Chamada - Pág.11
[10] John B. Taylor - Ezequiel - Editora Mundo Cristão - Pág.13

                    Indicação de Livros
Indico o Livro Ezequiel de Roger Liebi da Editora Chamada, um livro excepcional, que comenta detalhadamente o Livro de Ezequiel. Roger Liebi é um especialista em línguas originais bíblicas e arqueologia de Israel. E indico também o Livro Ezequiel comentado por John B. Taylor.



Um comentário:

  1. A Paz do Senhor Irmãos, gostaria de ter a disposição os Slides das lições da CPAD como antes.

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