Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Lição 12 - O Chamado para Decisão e Compromisso

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

O texto de referência fica em Mateus 7:13-17,20
13 - Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
15 - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
16 - Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
17 - Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.
20 - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Havia comentado que podemos estruturar o estudo do sermão da Montanha em cinco grandes discursos, a saber: 
1 - As Bem-Aventuranças (Mt 5.3-12)
2 - Sal e Luz (Mt 5.13-16)
3 - Jesus é o cumprimento da Lei (Mt 5.17-48)
4 - Os Atos de Justiça (Mt 6.1-18)
5 - Declarações de Sabedoria (Mt 6.19 a Mt 7.27)
Sendo assim, nessa lição vamos continuar o estudo do quinto e último grande discurso de Jesus: Declarações de Sabedoria.

Nesta lição será abordado ensinos de Jesus onde apresenta:

- Duas Portas: A Larga e a Estreita
"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta..." (Mt 7:13)

- Dois Caminhos: O Espaçoso e o Apertado
"...e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida..." (Mt 7:13-14)

- Duas Classes de pessoas: "Os muitos" e "Os poucos"
"...muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mt 7.13-14)

- Dois Destinos: A Perdição e a Vida
"...espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida" (Mt 7.13-14)

Jesus leva a multidão a refletir sobre a decisão que devemos tomar ao longo de nossa vida: entrar pela porta estreita ou larga, seguir o caminho apertado ou espaçoso; e ainda, faz um alerta sobre os falsos profetas, apresenta dois tipos de servos e fala sobre o comparecimento no julgamento final.


1 - Duas Portas e Dois Caminhos
Jesus deixou claro que existem duas portas e dois caminhos:
A porta Larga e a Estreita. 
O Caminho espaçoso e o apertado.
Jesus nos deixa apenas essas duas opções.
Durante a vida, a maioria das pessoas optam pela Porta Larga e pelo Caminho espaçoso, pois o acesso é mais fácil, enquanto a Porta Estreita e o Caminho apertado exige da pessoas as ações de renúncias em total comprometimento com a Palavra de Deus.
"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mt 7.13-14).

1.1 - A Porta Estreita
Jesus deixa bem claro que a Porta Estreita e o Caminho apertado é o que conduz a Salvação, significa o caminho da vida.
Pr. Osiel Gomes: A PORTA ESTREITA fala de ACESSO a uma nova e viva experiência como Jesus (Jo 10.9); e o CAMINHO APERTADO é a nova CONDUTA adotada por aqueles que abandonaram a trilha do pecado, e agora seguem o melhor e único caminho (Jo 14.6). [8]
Albert Barnes: Ao fazer esta comparação, o Salvador aqui se referiu a cidades antigas, que eram cercadas por muros, cujas entradas se dava através de portas, algumas eram amplas e dava acesso às grandes avenidas da cidade, facilitando a entrada de multidões de pessoas, todavia, outras cidades, para propósitos mais particulares, tinham seus muros com portas estreitas e poucos seriam vistos entrando nelas. [5]
Isaac Watts: Ampla é a estrada que leva à morte, e milhares andam juntos lá; mas a sabedoria mostra um caminho estreito, aqui e ali, um viajante [5]

Bp. Abner Ferreira [4]

Poucos optam por entrar pela Porta Estreita porque a pessoa tem que renunciar a si mesmo e por andar com Cristo passa a ser um pessoa odiada, perseguida e até levada a morte. A Porta Estreita leva ao caminho apertado, ao caminho do compromisso pessoal com Deus, é necessário esforço pessoal, por isso muitos desistirem e outros preferem os atalhos ou caminhos mais espaçosos.  Vamos para o céu pela graça, mas devemos nos esforçar para chegar ao destino final.
Joseph Benson: A Porta Estreita é a porta da verdadeira conversão, da abnegação, mortificação e santidade universal; a porta em que poucos, comparativamente falando, estão inclinados a entrar. Erasmo de Roterdão escreve esta porta estreita e o caminho apertado como "Quão rigoroso". [5]

Renuncia
"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mt 16.24-26)

Perseguição
"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por cauda da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentido, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós" (Mt 5.10-12)

Exige Esforço
"Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão e não conseguirão." (Lucas 13:24)
Albert Barnes: Jesus diz que devemos nos esforçar para entrar; e ele quer dizer com isso que devemos ser diligentes, ser ativos, ser sinceros; que devemos superar nossas propensões pecaminosas e nos esforçar para entrar no céu. [5]

1.2 - A Porta Larga
A Porta Larga nos conduz ao caminho espaçoso, multidões entram por ela pois é confortável. As pessoas transitam sem esbarrões e apertos, sem dificuldades, todavia, é a porta da perdição pois leva ao caminho da morte.

Bp. Abner Ferreira [4]

As pessoas entram facilmente pela Porta Larga porque não exige esforço, entram por ela sem pensar e sem conhecer seu destino, ao contrário das pessoas que escolhem entrar pela Porta Estreita, pois procedem como diligência (interesse e cuidado) e esforço, tendo plena consciência do seu destino.
Joseph Benson: A Porta larga é a porta da impenitência (que persiste no erro e no crime), da descrença, das afeições carnais e concupiscências carnais. Essa porta é para todos, e não há necessidade de procurá-la: os homens chegam a ela com facilidade e entram por ela sem fazer abnegação e tomar a sua cruz [5] 
 
1.3 - Poucos encontram o Caminho
Conforme ilustração abaixo, poucos são os que procuram entrar pelo caminho da cruz, caminho difícil, todavia, é esse que conduz à vida, infelizmente grande parte das pessoas vão seguindo pelo caminho espaçoso, este conduz à morte, ou seja, a perdição eterna.


Quando escolhemos entrar pela Porta Estreita e seguir nossos passos no caminho apertado, na verdade estamos na contramão das multidões.
Jesus nunca afirmou que seria fácil andar dessa forma, pois o caminho ensinado por Jesus faz oposição ao sistema mundano.


2 - Duas Classes de Profetas e de Frutos
Se não bastasse ser difícil entrar pela porta estreita e anda pelo caminho apertado, ainda temos a questão dos falsos profetas que desviam multidões de pessoas do caminho apertado para o caminho espaçoso.
Falsos profetas são aquelas pessoas que pregam e trazem ensinamentos não bíblicos, distorcidos da verdade. Falam em nome de Deus inventando profecias, sonhos e visões enganando multidões, desviando-as de Deus, causando transtornos e confusão ao evangelho de Cristo.
Jesus foi bastante claro:
"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente, são lobos devoradores" (Mt 7.15)
Devemos ter cuidado para que os falsos profetas não encontrem guarida em nossas igrejas.
Jesus advertiu o anjo da Igreja de Tiatira por permitir que uma falsa profetisa de nome Jezabel ensinasse e enganasse os membros daquela igreja (Ap 2.20-23).
A Bíblia adverte que nos últimos tempos aparecerão falsos profetas tentando enganar até os escolhidos:
"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (Mt 24.24).
 
2.1 - Os Falsos Profetas
Apóstolo Paulo escreveu aos romanos sobre os falsos profetas:
"Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos." (Rm 16.17,18).
São muitos os falsos profetas nos dias atuais, eles utilizam os meios de comunicação (Televisão, Rádio, Internet, outros) para enganar aqueles que não possuem discernimento espiritual e aqueles que estão desprovidos de conhecimento bíblico.
Quando você ouve uma determinada pessoa (suposto pastor, apóstolo, Bispo, etc) nos meios de comunicação falando muito em dinheiro, relativizando a Bíblia, colocando suas palavras em pé de igualdade com a Bíblia, minimizando Cristo e glorificando a si mesmo, negando o sofrimento nessa terra, anunciando um evangelho sem renúncia ou desprovido da cruz, ensinando barganhar com Deus, utilizando objetos como amuletos sagrados, ostentando fama, poder e riqueza ... é possível que esteja diante de um falso profeta.

2.2 - Lobos Vestidos de Ovelhas
Como devemos fazer para identificar uma Falso Profeta?
Paulo escreveu:
"Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro" (1Tm 6.3-5).
No texto acima, o apóstolo Paulo nos apresenta algumas formas de identificar um falso profeta, as principais são:

As Profecias do Falso Profeta não se cumprem
"Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele." (Dt 18.22).
Essa é primeira regra para identificar um falso profeta, se a pessoa fala em nome de Deus e não se cumpre é porque tais profecias não veio da parte de Deus.

O Falso Profeta pode ser identificado pelo seus frutos
Jesus nos ensinou a identificar o falso profeta:
"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?" (Mt 7.15-16)
Em Gálatas 22, Paulo nos apresenta um lista de ações de um cristão ao qual é possível observar se o mesmo anda de acordo com as obras da carne ou anda produzindo o fruto do espírito.
O falso profeta é um indivíduo mau-caráter, ou seja, possui caráter duvidoso, desleal, traiçoeiro, desonesto.
O falso profeta vive praticando as obras da carne: imoralidade, ira, invejas, ciúmes, pelejas, dissensões, heresias, porfias, inimizades, idolatria, feitiçarias ... 

O Falso Profeta traz ensinos que não são Bíblicos
"Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado!" (Gl 1.8)
Muitas vezes o falso profeta aparentemente tem bom caráter e não propaga falsas profecias, mas é reprovado quando colocamos seus ensinamentos à luz da Bíblia, pois, usa a Bíblia ensinando heresias, cometendo distorções ao verdadeiro ensino.
Em vias de regra, os falsos profetas, propositalmente interpretam textos bíblicos de forma que possam adequar-se àquela que melhor servir aos seus vis propósitos, sem se importar necessariamente em obter uma igreja saudável, com boas condições espirituais.

Geremias do Couto: A sutiliza da ética enganoso dos falsos profetas se dá pela hipocrisia, parecem-se como ovelhas, mas são lobos devoradores. Utilizam-se sutilmente da ética enganosa ... com o propósito de apresentarem-se como verdadeiros santos, mas não passam de arautos da mentira religiosa. Assim, um dos recursos dessa falsa ética cristã é a hipocrisia, que foi a principal característica dos religiosos contemporâneos de Jesus (Mt 23.13-23). São capazes de expressar a mais absoluta sinceridade, enquanto pelas costas apunhalam ovelhas indefesas que caem em suas armadilhas. Mas na aparência continuam os mesmos religiosos fervorosos e éticos, os quais, até serem desmascarados, permanecem iludindo a boa fé dos demais. [6]

Nosso comentarista da revista cita dois exemplos de falsos profetas na Bíblia sagrada:

Profeta Balaão
A história desse profeta está registrada em Números capítulos 22,23,24 e 31. Foi mencionado no Novo Testamento negativamente (2 Pe 2.15; Judas 11 e Apocalipse 2:14). Balaão é mencionado na Bíblia como um falso profeta que fez o povo de Israel tropeçar.
No livro do Apocalipse, o Senhor Jesus repreendeu a Igreja em Pérgamo por tolerar pessoas que seguiam a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos banquetes da idolatria e se entregassem a imoralidade (Ap 2.14).

Mago Simão
Simão era um mago, um praticante de feitiçaria em Samaria. Quando ele teve contato com os apóstolos, e presenciou a operação do Espírito Santo na vida deles, viu naquela situação um forma de também usar o Espírito Santo como um negócio, pensava que poderia manipular o Espírito Santo da mesma forma que fazia com os demônios para realizar suas vontades.
Foi onde ofereceu dinheiro para os apóstolos no intuito de comprar os dons espirituais, nesta ocasião foi duramente repreendido pelo apóstolo Pedro (Atos 8). Quantas pessoas (falsos profetas) estão nas igrejas não pela salvação, mas porque consegue extrair de lá algum benefício: Fama, poder, dinheiro, conquista política, etc ...

2.3 - Por seus Frutos os Conhecereis
"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." (Mt 7.16,17,20).
Como foi abordado anteriormente, os falsos profetas não produzem bons frutos e Jesus nos ensinou que um dos meios para identificá-los é através dos frutos.
Geremias do Couto: Para que seus discípulos entendessem essa importante verdade espiritual, Jesus utilizou-se de um exemplo bastante comum e conhecido pelos seus ouvintes: a árvore e seus frutos. Não é a aparência que diz se a árvore é boa ou má, mas sim os frutos que ela produz. Nesta parte do Sermão, o Mestre enfatizou a existência dos falsos profetas e mostrou aos seus discípulos, de forma bem prática, que tais enganadores podem até estar entre o povo de Deus. Todavia, apesar de serem hipócritas (vestidos de aparente religiosidade), astutos (usam linguagem enganosa) e opressores (mantém um jugo pesado sobre as pessoas), não conseguirão enganar por muito tempo, pois, serão reconhecidos pelos seus frutos. A verdadeira ética se observa pela procedência (boas árvores) e pela qualidade dos resultados (bons frutos) através da transparência nas relações e na vida cristã. [6]

Ética Enganosa
É caracterizada na pessoa pela hipocrisia, falsa aparência, falsa religiosidade, falsa santidade, astúcia, perversão, opressão, desamor, negligência e heresias. [6]

Ética Verdadeira
É caracterizada na pessoa pela boa procedência, qualidade dos resultados, vida cristã transparente e compromisso com a verdade[6]

3 - Os Dois Tipos de Servos

Bp. Abner Ferreira [4]

3.1 - A Obediência é o Visto de Entrada nos Céus
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mt 7.21)


Bp. Abner Ferreira [4]

3.2 - Eles fizeram, mas ficaram de Fora
"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?" (Mt 7.22)
Os falsos profetas não somente enganaram os homens, mas também enganaram-se a si mesmos. Enganaram-se acerca do seu talento para convencer; foram embriagados pela própria eloqüencia: "Não temos nós profetizado em teu nome?". Enganaram-se, também, em empregar o nome de Cristo, sem o espírito e amor de Cristo: "Em teu nome não expulsamos demônios ...?" Compare Mt 7.22 com 1Co 13.2 [9]
"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." (1Co 13.2).
John Calvin: O Amor é o princípio regulador de todas as nossas ações. [5]
Albert Barnes: Muitas pessoas que fizeram muitos milagres, que pregaram e profetizaram vão exigir uma entrada no céu, todavia, o poder de realizar milagres não tem conexão com a piedade (com a verdadeira religião). Deus pode dar o poder de ressuscitar os mortos, curar e operar milagres a um homem iníquo...  Em nenhum desses casos, existe  alguma conexão necessária com o caráter moral. Conseqüentemente, muitos podem ser encontrados no dia do julgamento que podem ter sido dotados de poderes de profecia ou milagre, como Balaão ou os mágicos do Egito; da mesma maneira que muitas pessoas de talentos distintos podem ser encontradas, ainda que destituídas de piedade, e que serão excluídas de seu reino. [5]

"Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo" (Mt 7.19)
Geremias do Couto: Na Bíblia, fogo é, entre outros, símbolo de julgamento (conforme Mt 3.10-12 e 1Ts 1.7-11). Isto prova que aqueles que subvertem a fé como profetas da ética enganosa não permanecerão para sempre na congregação dos justos (Sl 1.5). Eles podem até insistir por um pouco de tempo, todavia não subsistirão, tanto pela má qualidade de sua ações, quanto pelo fato de que Deus, acima de tudo, traz o seu julgamento sobre a casa de Deus, sempre que se faz necessário, para extirpar o tumor do engano de entre o povo e, assim, os justos se manifestem (Conforme 1Pe 4.12-19) [6] 

3.3 - Nunca vos Conheci
"E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" (Mt 7.23)
Albert Barnes: Quando Jesus fala para o falso profeta "Nunca vos conheci" está dizendo: nunca aprovei sua conduta; nunca te amei; nunca te vi como meu amigo. Isso prova que, com todas as suas pretensões, eles nunca foram verdadeiros seguidores de Cristo. Jesus não dirá então aos falsos profetas e falsos professores de religião que Ele os conheceu e depois os rejeitou; que eles já foram cristãos  e depois caíram; que eles foram perdoados e depois apostataram, mas que ele nunca os conheceu. Jesus está dizendo que eles nunca foram cristãos verdadeiros. [5]
Adam Clarke: Infelizmente! quantos pregadores existem que parecem profetas em seus púlpitos; quantos escritores e obreiros são admirados quanto ao seu trabalho, mas diante de Deus nada são, porque não realizam a vontade de Deus, mas a sua própria? Que consideração horrível é que um homem com dons eminentes, cujos talentos são uma fonte de utilidade pública ... aponte o dedo para o caminho da felicidade eterna, apontando o caminho para os outros, sem entrar ele mesmo! [5]
Renato Vargens: Um falso profeta fala de Cristo, entretanto o nega; prega sobre Cristo, mas não o conhece, fala em nome do Espírito Santo, sem contudo ter sido regenerado por ele. [7]

"E sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." (Tg 1.22)
Quem ouve a Palavra de Deus e não pratica, não obedece ou ainda não faz conforme suas orientações, está enganando a sua própria alma. 
Albert Barnes: Se um homem supõe que, com uma mera presença pontual na pregação, ou com uma atenção respeitosa a pregação fez tudo o que é necessário, ele está trabalhando sob um auto-engano mais grosseiro. Os judeus têm um provérbio: "Aquele que ouve a lei e não pratica, é como um homem que semeia e semeia, mas nunca colhe" [5]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 3T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Revista Lições Bíblicas -  2T -  2001
[7] Renato Vargens
        https://pleno.news/opiniao/renato-vargens/10-caracteristicas-de-um-falso-profeta.html
[8] Revista Lições Bíblicas - 2T - 2022
[9] Espada Cortante - CPAD - Pág. 446,447



13 comentários:

  1. A Paz d o Senhor Jesus! Excelente Lição Pr. Éder Tomé! Aprendi Muito! Que o Jesus lhe Abençoe Poderosamente !

    ResponderExcluir
  2. Irmãos, na seção subsídio aos professores a lição está apontando para a lição anterior, ou seja na hora de fazer o download está baixando a lição 11!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Jairo, acabei de concluir o comentário da Lição 12 e já atualizei o Link do Download, Grato !

      Excluir
    2. Deus Abençoe, meu Irmão!

      Excluir
  3. A Paz do Senhor Jesus. Parabéns pelo comentário. Que Deus continue abençoando grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Marcos, Amém, Deus abençoe pelo retorno é importante para nós !

      Excluir
  4. GLÓRIA A DEUS POR SUA VIDA"! É DE MUITA AJUDA ESPIRITUAL!

    ResponderExcluir
  5. SEMPRE UTILIZO SEU ESBOÇO.....MEU NOME É SAMIRA FELIX.... A DEUS TODA A HONRA! O NOSSO DEUS CONTINUE LHE USANDO.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Samira, Deus abençoe pela confiança no nosso trabalho !

      Excluir
  6. Deus abençoe pela exposição da lição.

    ResponderExcluir