quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Lição 4 – Enfrentando o Transtorno do sono


Aula presencial dia 27 de Janeiro de 2019 

Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  
Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de cortar, alterar e 
adicionar conteúdo para uso na sua EBD. 


Hinos sugeridos para essa Aula

140 - A Segurança do Crente

178 - Gloriosa Paz

474 - Paz, doce Paz 











Lição 4 - Enfrentando o Transtorno do Sono


Texto Áureo
“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” (Sl 4.8)



Verdade Aplicada
É muito importante buscar ter uma boa noite de sono, pois é essencial para a saúde e melhoria da qualidade de vida.


Objetivos da Lição
1 – Revelar o perigo de uma noite mal dormida;
2 – Mostrar o que fazer para tratar do transtorno do sono;
3 – Ensinar como equilibrar as nossas atividades para não sofrermos com este mal.



Motivo de Oração
Clame pela verdadeira paz nos corações



Salmo 4.1,5-8
1 – Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angustia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
5 – Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor.
6 – Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem ? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
7 – Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho.
8 – Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.



ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1 – Um Sofrimento não Identificado
2 – Vivendo noites mal dormidas
3 – Buscando o melhor tratamento
Conclusão



INTRODUÇÃO
Atualmente, temos visto uma grande perda de produtividade em muitos irmãos que antes eram tremendamente ativos na obra de Deus.
Em alguns casos, isto ocorre porque eles desenvolveram o transtorno do sono.
Vamos assistir o vídeo abaixo, é muito interessante, sobre os males causados pela falta de sono (duração quase 3 minutos).



1. UM SOFRIMENTO NÃO IDENTIFICADO
Muitas pessoas estão  com algumas dificuldades e não conseguem identificar qual o motivo. Essas dificuldades, muitas vezes, afetam negativamente a saúde do nosso corpo e mente. Para que as nossas funções biológicas funcionem bem enquanto estamos acordados é necessário que tenhamos um período de sono adequado, pois é durante o sono que importantes funções de corpo são realizadas.

1.1 Coisas que nos fazem Perder o Sono.
“Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angustia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.” (Sl 4.1)
Vemos o salmista se apresentando em um momento de grande angústia, talvez de desespero, que está sendo experimentada por muitos indivíduos na atualidade.
O nosso texto áureo diz: “Em paz me deitarei e dormirei porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança” (Sl 4.8)
O sono do salmista estava diretamente relacionado à paz interior (no pensamento e no coração...), vejam abaixo alguns pensamentos que nos roubam a paz e o sono:
"Categorias de pensamentos que destroem a paz"
* Pensamento pecaminosos
Estes pensamentos incluem desejos concupiscentes de poder, dinheiro, prestígio ou sexo fora do casamento. A concupiscência e a paz não podem morar no mesmo coração [...]
* Pensamentos autolimitadores
Estão relacionados a profundos sentimentos de rejeição, de falta de mérito, ou de falta de amor. Muitos destes sentimentos se originam na infância. A pessoa autolimitadora é rancorosa, frustrada e interiormente ansiosa [...]
* Pensamentos errôneos
A maioria das pessoas tende a pensar o pior a respeito dos outros, ao invés de pensar o melhor. Às vezes estamos corretos na avaliação que fazemos das outras pessoas, mas em outras estamos errados [...]
* Pensamentos irreais
A qualquer momento as pessoas estabelecem, para as suas vidas, metas que requerem grande esforço e produzem intensa frustração, repetidos fracassos e a manipulação dos outros. Às vezes estabelecemos metas que não estão no domínio dos talentos que nos foram dados por Deus; metas que estão além dos planos e propósitos de Deus para as suas vidas [...] (Stanley,C. Paz: um maravilhoso presente de Deus para você. RJ - CPAD - 2004 - p.98-110.)

1.2 Um Perigo Real.                     
Neste tópico devemos destacar a insônia, mais especificamente em pessoas envolvidas com a obra do Senhor.
A insônia é identificada como uma insatisfação quanto à qualidade e quantidade de sono[...]
A insônia só deve ser considerada se ocorrer pelo menos três vezes por semana e por não menos do que um período de três meses.
Se permitirmos que a paz de Cristo permaneça em nós, teremos os nossos corações aliviados da tensão provocados pelas atividades ministeriais. (Revista do professor).
Enquanto o mar estava agitado e o barco estava quase naufragando, Jesus dormia tranquilamente. Amados, para mim esta foi a maior lição de como devemos agir quando estivermos passando por situações semelhantes (materialmente, ministerialmente ou espiritualmente).
De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. (Mt 8.24)
Nota: Sem duvidas que Jesus estava fisicamente cansado, todavia emocionalmente estava em perfeita paz. Paz que ele nos deixou para que possamos viver enquanto aqui estivermos.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (João 14:27)

1.3 O Risco do Trabalho Excessivo.
Uma vida de trabalho excessivo ao invés de trazer alegria produz tristeza.
Veja por exemplo o que aconteceu com Moisés:
13 - E aconteceu que, ao outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo. e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
17 - O sogro de Moisés porém lhe disse: Não é bom o que fazes.
21 - E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez; (Ex 18.13,17,21)
O líder necessita de ajudantes (Êx 18.18). Caso Moisés continuasse a trabalhar sozinho, logo estaria enfrentando um severo esgotamento físico e mental. Ao mesmo tempo o povo também iria se cansar pela longa espera em pé (vv.13,14). Sozinho, ninguém é capaz de cuidar do rebanho do Senhor. O líder não deve tentar fazer mais do que pode. Também precisamos nos conscientizar de que nenhuma pessoa é insubstituível na obra de Deus. Mais cedo ou mais tarde cada um de nós será substituído, contudo, a obra de Deus prosseguirá.

2. VIVENDO NOITES MAL DORMIDAS
Este tema levanta uma série de discussões acerca do que se deve fazer quando não se consegue dormir. Já vimos que o transtorno do sono é um mal que tem a sua origem em diversos fatores, dentre os quais se encontra o estresse.

2.1 Convivendo com este Mal.
Professor, nesse tópico seria importante destacar o outro extremo que deve ser evitado e está mencionado. Trata-se do excesso de tempo (horas) ,ou seja, longas horas a mais na cama.
Segundo a sociedade brasileira do sono, adormecer em horários impróprios ou ficar longas horas a mais na cama de maneira exagerada, sem estar associada a uma doença, pode ser um alerta grave para um problema crônico. Alterações de humor, diminuição da memória e da capacidade mental responsável pelo aprendizado, raciocínio e pensamento.
As necessidades de sono para todos os grupos de idade são as seguintes:
-Recém-nascidos (0 a 3 meses): de 14 a 17 horas
-Bebês (4 a 11 meses): 12 a 15 horas
-Crianças pequenas (1 a 2 anos): 11 a 14 horas
-Crianças da pré-escola (3 a 5 anos): 10 a 13 horas
-Crianças em idade escolar (6 a 13 anos): 9 a 11 horas
-Adolescentes (14 a 17 anos): 8 a 10 horas
-Jovens adultos (18 a 25 anos): 7 a 9 horas
-Adultos (26 a 64 anos): 7 a 9 horas
-Adultos mais velhos (acima de 65 anos): 7 a 8 horas
(https://forbes.uol.com.br/carreira/2018/02/descubra-quantas-horas-de-sono-sao-necessarias-para-manter-a-produtividade/) visitado em 22/01/19

2.2 Um Medo Noturno Inexplicável.
Algumas pessoas sofrem com um tipo de distúrbio conhecido como terror noturno. este distúrbio se apresenta com maior incidência em crianças, mas é possível que se estenda até a idade adulta
Existem pessoas que evitam buscar tratamento para doenças relacionadas a alma [...]
A palavra de Deus é realmente é uma fonte inesgotável de conhecimento, no entanto, em alguns casos será preciso fazer uso de informações cientificas sobre o assunto. Sabemos que o conhecimento cientifico é uma das boas dádivas vindas de Deus(Tg 1.17),por este motivo a ajuda profissional adequada é indispensável.
Entrando no campo da fé:
"A paz lança fora o medo
Quase todas as pessoas que sentem medo querem identificá-lo, explorá-lo e encontrar meios de livrar-se dele de uma vez por todas. Será realmente possível abolir a ansiedade diária? Sim, é possível [...]
O apóstolo João nos ensina que o amor é a maneira correta de sermos livres do temor que obstrui o caminho da fé. Ouçamos cuidadosamente o que ele fala a este respeito: 'No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo... aquele que teme não é aperfeiçoado no amor" (1 Jo 4.18 - ARA). Portanto, fica evidente que a nossa fé, isto é, nossa confiança em Deus e em suas realizações a nosso respeito, somente serão aperfeiçoadas a partir do momento que aceitamos toda sua vontade. Então, Ele derramará do seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que nos é dado. Assim, o medo, que pode ser comparado a uma pequena sujeira em nossa mente, será impelido ou até mesmo destruído pela ação poderosa do Espírito Santo em nossas vidas. A fé, que é uma reação positiva da alma, agora tem livre curso para operar. Assim, portanto, a melhor terapia para trazer libertação do medo é o amor".(SILVA, S. P. Entrando no campo da fé. RJ: CPAD, 2006, pp. 78,80.)

2.3 Perda do Sono por Causa do Pecado.
O texto de ISm 16.14-23 nos mostra um momento vivido por Saul após a unção de Davi. Percebemos que , quando o Espírito Santo se afastou, então o rei de Israel entra num processo de profundo desespero.[...]
A bíblia relata as atitudes de Saul que levaram ao afastamento do Espírito santo, por isso precisamos aprender, para não repetirmos o mesmo processo, onde o nosso pecado nos afastara de Deus, levando de nós a paz de Cristo (1 Sm 15.16-30).
No caso de Saul o agravante foi perder a comunhão com Deus e passar a sofre perturbações malignas por conta da ausência de Deus. Como sabemos, toda causa produz um efeito. O melhor é seguirmos os conselhos de Jesus:
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mc 14.38).
Somos a habitação do Espírito Santo. 'Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?' (1 Co 6.19). Em termos práticos, isso significa que o Santo dos Santos foi transferido para nossos corpos humanos. Deus habita em nós. Assim, aquele 'buraco na alma' que alimenta a tentação pode ser preenchido com plenitude. Solidão, culpa, concupiscência e vergonha podem ser substituídas por aquilo que o Espírito Santo se dedica a trazer à nossa vida, ou seja, a força emocional e espiritual para resistirmos os vícios e tentações [...]
(LUTZER, E. W. Deixando seu passado para trás. RJ: CPAD, 2005, pp.70-2.)

3. BUSCANDO O MELHOR TRATAMENTO
Nos tópicos anteriores vimos que o transtorno do sono tem diversas causas, externas e internas. Este aprendizado nos mostra que em cada situação a abordagem em busca da solução deverá ser de acordo com o caso.

3.1 Cérebro Regenerado pelo Sono.
Diversos estudos já têm comprovado que o sono é crucial para o bom funcionamento do cérebro.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. (Salmos 127:2)
O Sl 127.2 nos mostra que não adianta em nada ficarmos apreensivos e sem dormir[...]
Problemas espirituais que causam a perda do sono serão curados através de uma perfeita comunhão com Deus, pois é Ele que nos da o sono (revista do professor)
Professor se você ministra para novos convertidos, não perca a oportunidade de alertá-los sobre a importância da oração antes de dormir.
Buscar a presença de Deus. "Quando tu disseste: Buscai o meu rosto, o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei" (Sl 27.8). Seja nos primeiros alvores do dia seja nas últimas trevas da noite, o salmista jamais deixava de ouvir o chamado de Deus para contemplar-lhe a face. Tem você suspirado pelo Senhor? Ou já não consegue ouvi-lo? Diante da sede pelo Eterno, que ia na alma de Davi, exorta-nos o pastor norte-americano Warren W. Wiersbe: "Não se limite a buscar a ajuda de Deus. Almeje a sua face. O sorriso de Deus é tudo o que você precisa para vencer as ciladas humanas".
Confessar a Deus nossos pecados e faltas (Dn 9.3-6). Não se limitava Daniel a confessar os pecados de seu povo; nessa confissão, sentida e repassada por um pranto incontido, também se incluía. Se lermos o capítulo nove do livro que lhe leva o nome, ver-nos-emos constrangidos a confessar cada uma de nossas iniqüidades. Alguém disse, certa vez, que Daniel não confessou os pecados de seu povo por atacado; especificou cada um deles.
Tem você confessado seus pecados a Deus? Saiba que Ele, em seu Filho Jesus, é fiel e justo para não somente perdoar-nos as faltas, como também para nos restaurar a comunhão consigo (1 Jo 1.7).
(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2008 » 2º Trim.)

3.2 Combatendo as Causas Externas.
Quando somos levados à perda do sono por problemas que surgem no nosso dia-dia, que elevam abruptamente o nosso nível de estresse, devemos procurar atividades que nos afastem momentaneamente de tais problemas.
[...] atividades físicas elevam a produção de serotonina.
[...] uma boa leitura por pelo menos 45 min. Não utilize aparelhos eletrônicos, pois os mesmos podem inibir a produção de serotonina
Nota:
A serotonina é um hormônio que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais e por isso, quando este hormônio se encontra numa baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão. Uma das formas de aumentar a concentração de serotonina na corrente sanguínea é consumindo alimentos ricos em triptofano, praticar exercícios físicos com regularidade e em casos mais severos, tomar remédios. (https://www.tuasaude.com/serotonina/) visitado em 22/01/19

3.3 Lidando com o Cansaço Emocional.
O cansaço emocional atinge uma parcela significativa da população entre 20 e 60 anos. A maneira de lidarmos  com as frustrações problemas e obrigações  poderá ser responsável pelo desencadeamento de um desgaste mental de origem metabólica incontrolável.
Podemos citar como exemplo o profeta Elias:
4 - E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. (1Rs 19.4)
Elias sob os cuidados divinos. Ainda havia muita coisa para que Elias fizesse, mas o profeta precisava de socorro em seu isolamento e desânimo. O próprio Deus cuidou do profeta, enviando seu anjo, dando-lhe alimento, deixando-o descansar e falando com ele. Naquele momento, Deus não exigiu que Elias retornasse a Israel para terminar Sua obra, mas falou mansamente com seu servo e proporcionou a Elias um período de descanso. Observemos tal coisa: precisamos ter momentos de descanso, para que não nos sintamos sobrecarregados e desanimados. O descanso não representa uma fuga da obra de Deus, mas um momento de renovação para o nosso corpo e nossa mente, a fim de que tenhamos o equilíbrio necessário para a continuidade do ministério. (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2013 » 1º Trim.)



CONCLUSÃO
Muitos são os fatores que levam um indivíduo a perder o sono. Entretanto, é importante que saibamos o que podemos fazer, quando devemos buscar ajuda profissional e a necessidade de continuarmos buscando e meditando na Palavra, para que não sejamos vítimas do transtorno do sono (Jr 31.25-26).



                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
                                            






                                                                                                                                                                              
[     

Estimado Professor, segue abaixo o material de apoio para nossos estudos !

Tratamento Médico
Terror Noturno

Tratamento Médico
Insônia
 Dr. Saulo Nardy Nader
Dra. Maria Fernanda Calini


Paralisia do Sono
Canal Youtube - Fatos Desconhecidos

Irmãos, antes de aceitar Jesus eu tinha paralisia do sono com frequência, é terrível,  mesmo depois de batizado nas águas e estar firme na Igreja, continuei com este problema terrível e assustador. Como fui curado ou libertado deste transtorno ? oração... oração... oração... meditação na palavra de Deus.... jejum e oração... jejum e oração .. sinceramente não creio ser um problema para ser tratado fora da esfera espiritual. Acredito que 99,9% dos casos se trata de uma perturbação maligna, opressão diabólica.
Quando estava no sono, demônios apertavam meu pescoço tentando me sufocar, sentia um peso em cima do meu corpo, não conseguia despertar do sono, levantar da cama, se mexer ... nada... as vezes com os olhos já abertos via o ambiente do quarto, mas não conseguia se mexer.  Quando ocorria isso comigo na minha mente começava a clamar : "O Sangue de Jesus tem poder ... O Sangue de Jesus tem poder... Me solta em nome de Jesus" , e logo voltava ao normal. Hoje posso testemunhar : Jesus me libertou deste transtorno terrível ! Amém !
(Testemunho Prof. Éder Tomé)
                                                  
                                                                                                                                                                              


Nenhum comentário:

Postar um comentário