segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Lição 11 - A importância da Bíblia como única regra de fé

Aula presencial dia 10 de dezembro de 2017

Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  
Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de alterá-lo, Divulgue e Compartilhe !

Estimado Professor nesta Semana não teremos o QUESTIONÁRIO COMPLEMENTAR





1 - Enfatizar a importância da Bíblia e sua exatidão e seu poder de influência;
2 - Mostrar como a Bíblia pode nos moldar e nos tornar mais eficazes na vida;
3 - Apresentar a Bíblia como fonte inesgotável e sua superioridade a todos os demais livros. 

 Texto Áureo
"Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2Timóteo 3.16)

Verdade Aplicada
A Bíblia é a única fonte de tudo o que precisamos entender 
sobre Deus e Seu plano para a humanidade.

Motivo de Oração
Peça a Deus para que os novos cristãos vivam a Palavra de Deus.

Hinos sugeridos.
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

57 - Vivifica-nos Senhor

59 - Eu Creio, Sim

307 - Louvor ao Deus Trino



 Salmos 119:89,93,105 
89 Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu.
93 Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado.
105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.

 Hebreus 4:12 
12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.



Segunda-Feira –  Salmos 119:105 
119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Terça-Feira –  Oséias 6:3 
6:3 Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Quarta-Feira –  Mateus 22:29 
22:29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

Quinta-Feira –  João 8:32 
8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
  
Sexta-Feira –  1 Coríntios 1:19-25 
1:19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
1:20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
1:21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
1:22 Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
1:23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
1:24 Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
1:25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Sábado –    2 Timóteo 3:16 
3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;


IMPORTANTE
Apresento neste BLOG o Esboço da Lição e os comentários como 
professor de EBD em cima do PAE - PLANO DE AULA EXPOSITIVA 
NÃO APRESENTO O CONTEÚDO COMPLETO DIGITALIZADO DAS REVISTAS
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !




ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. A importância da Bíblia.
2. A Bíblia aplicada à vida cristã.
3. A Bíblia é o livro dos livros.
Conclusão
Clique aqui para Visualizar o PAE (Plano de Aula Expositiva) da Editora Betel



                   


TEXTO ÁUREO
"Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2Timóteo 3.16)

VERDADE APLICADA
A     Bíblia é a única fonte de tudo o que precisamos entender sobre Deus e Seu plano para a humanidade.

TEXTO REFERÊNCIA
Salmos 119:89,93,105; Hebreus 4:12

INTRODUÇÃO
A Bíblia é a palavra de Deus, e como Ele não erra, não muda, nem tem sombra de variação, assim também é a Sua Palavra. A verdade faz a diferença, por essa razão, a doutrina da inerrância bíblica é vital para todos nós.
Professor hoje comemoramos o dia da bíblia, que tal incluirmos na introdução um breve comentário sobre a data?
Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
 Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.
(http://www.sbb.org.br/eventos/diadabiblia/historia-do-dia-da-biblia/) visitado em 04/12/17

1. A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA.
A Bíblia é a fonte que documenta tanto a existência de Deus, quanto Seus atos poderosos realizados entre os homens. Ela não é somente inerrante, ela é confiável e suficiente para todas as necessidades humanas.
Definição etimológica. Originária do grego, a palavra Bíblia significa livros ou coleção de pequenos livros. Atribui-se a João Crisóstomo a disseminação desse vocábulo.(Lições CPAD Jovens e Adultos » 2006 » 4º Trim)
Clique Aqui - Para saber mais sobre a Origem da palavra Bíblia.

1.1.  O livro que tem transformado o mundo.
Antes de explicar porque esse Livro é tão importante para a humanidade, deveríamos perguntar: o que seria da humanidade se ele não existisse? Desde a queda do homem, a humanidade está impregnada e influenciada pela malignidade (1Jo 5.19). Esse Livro é um baluarte contra todas as artimanhas do maligno no mundo, é a fonte da revelação divina para o bem-estar de todos os seres viventes (Sl 119.105). Sem ele, o mundo jamais seria o que é na atualidade. É inegável a tremenda influência da Bíblia na sociedade humana. Os princípios nela expostos têm sido o alicerce de muitas leis em diversas nações e impulsionado grandes reformas sociais ao longo da história.
É comum encontrarmos famílias que tem por habito deixar uma bíblia aberta em algum local da casa esperando ser abençoado, todavia o poder transformador da bíblia está nas palavras lidas e meditadas, de preferência em comunhão com o Espírito Santo para que sejamos edificados e abençoados.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.(Sl 1:2)
 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. (Sl 1:2-3)

1.2. Um Livro amado e odiado.
É surpreendente o fato da Bíblia sobreviver ao longo dos séculos, mesmo tendo sido objeto de infindável perseguição. É um Livro poderoso e transformador. Até hoje, pessoas estão sendo torturadas e mortas porque o possuem, ou porque nele creem (Mt 24.9; Ap 20.4). Em muitos países é crime ter uma Bíblia, ou pregar o Evangelho, Este Livro é amado por uns e odiado por outros (Lc 6.22). Ele é ao mesmo tempo elogiado, amaldiçoado, restrito, proibido, profanado, queimado e disputado. Alguns já tentaram eliminá-lo, mas, até agora, todos falharam.
Professor pergunte para sua classe:”Vocês amam a bíblia?”
Após uma pequena pausa para reflexão,explique que não se trata de amar o livro fechado que se assemelha a qualquer livro comum,mas ao livro aberto que é Deus falando conosco
12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Em 303 a.D., Dioclécio emitiu um decreto ordenando que todos os exemplares das Sagradas Escrituras fossem queimados. Voltaire, o famoso filósofo francês, que morreu em 1778, declarou: mais um século e não haverá sequer uma Bíblia na face da terra”. Cinquenta anos depois de sua morte, sua casa estava sendo utilizada para produzir Bíblias.(Revista do professor)

1.3. O Livro mais exato da humanidade.
A Bíblia foi escrita ao longo de um período de 1600 anos, por aproximadamente quarenta escritores. Ela foi escrita em tempo de guerras e tempo de paz, foi escrita por reis, profetas, sacerdotes, simples pescadores, um médico (Lucas), pessoas das mais variadas classes, e dos lugares mais longínquos. O que mais impacta a humanidade é que, apesar de tudo isso, a Bíblia é um Livro exato, não contém erro algum, e ela mesmo testemunha ser o que é (2Tm 3.16-17; 2Pe 1.21).
Neste tópico é importante enfatizar a fundamental inspiração do Espirito Santo sobre os escritores da bíblia, fato que torna a bíblia um livro diferenciado
Inspiração(Definição teológica). “Ação sobrenatural do Espírito Santo sobre os escritores sagrados, que os levou a produzir, de maneira inerrante, infalível, única e sobrenatural, a Palavra de Deus — a Bíblia Sagrada” (Dicionário Teológico — CPAD).
21 - porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
(2Pe1.21)
“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17).
“[...] Um resumo a respeito do que a Bíblia alega sobre si mesma pode ser encontrado em duas passagens principais. Pedro disse que os autores foram impelidos pelo Espírito Santo, e Paulo declarou que seus escritos foram soprados pelo próprio Deus. Portanto, a Bíblia alega que autores movidos pelo Espírito Santo expressaram as palavras inspiradas por Deus (2Pe 1.20,21). Em suma, os escritos proféticos (do Antigo Testamento) não tiveram sua origem nos homens, mas em Deus, que agiu por meio de alguns homens chamados de profetas de Deus” (GEISLER, Norman. Teologia Sistemática: Introdução à Teologia Sistemática, a Bíblia, Deus, a Criação. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2011, pp.213,214).

Às vezes a dificuldade em compreender a Bíblia é que querem interpretá-la como se fosse tão somente um manual científico, moral ou cultural. As dificuldades encontradas são humanas: tradução não adequada; erros de editoração; diferenças culturais dos tempos bíblicos; cronologia; e outros.  
É recomendável antes da leitura e meditação da bíblia, sempre que possível dedicarmos alguns minutos em oração para que tenhamos uma perfeita interpretação e compreensão da palavra de Deus. 

2. A BÍBLIA APLICADA À VIDA CRISTÃ.
A Bíblia é a fonte de vida de todos os salvos, é nela que buscamos orientação, conforto e direção para as nossas vidas. O estudo e a prática da Palavra sempre nos conduzirão a um melhor desempenho de nossa missão (2Tm 2.15).
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.(Tg 1:22)

2.1. A Bíblia deve ser o alimento da vida diária.
Da mesma forma que o corpo não pode subsistir sem alimento, a alma também não pode viver sem a Palavra de Deus (Jr 15.16; Mt 4.4; 1Pe 2.2). Na leitura, meditação e no estudo da Palavra de Deus encontramos as proteínas, vitaminas e a energia necessárias para nosso crescimento, amadurecimento espiritual e para a formação do caráter cristão (Hb 5.12-14).
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".Mateus 4:4
Professor é muito importante enfatizar que a palavra de Deus é alimento espiritual diário. Segundo o Pr. Claudionor de Andrade a leitura da Bíblia é o nosso alimento cotidiano; não podemos passar sem ler e meditar na Palavra de Deus .
No link abaixo há um arquivo que contém um Plano Anual de Leitura da Bíblia, encontrado na Bíblia de Estudo Pentecostal da CPAD. Se possível faça a impressão e ofereça como presente aos seus alunos.Durante o ano de 2018 monitore se os alunos estão utilizando.Amado professor,percebe como é grande a nossa responsabilidade?
Um dia o Senhor nos recompensará, estamos juntos nesta tarefa...
O Senhor Deus que enviou Seu Filho para nos salvar é o mesmo que provê o necessário ao sustento dos Seus (Rm 8.32; Sl 23.1). Desde o início, o Deus Criador tem providenciado mantimento aos homens e aos animais (Gn 1.29-30). Importante destacar que a Palavra de Deus é comparada a vários elementos utilizados na alimentação, indicando a necessidade de atentarmos para o nosso sustento espiritual: pão (Mt 4.4); leite (1Pe 2.2); mel (Sl 119.103; 19.10). O bom apetite pela Bíblia é sinal de saúde espiritual.(Revista do professor).

2.2. A Bíblia e o Espírito Santo.
Como poderíamos ser lembrados de algo que não temos conhecimento? A Palavra de Deus nos adverte de que o Espírito Santo só nos lembrará o texto bíblico preciso se, de antemão, o conhecermos (Jo 14.26). Se houver em nossas vidas abundância da Palavra de Deus, o Espírito Santo terá o instrumento com que operar. Eis o porquê da necessidade de meditação na Palavra (Js 1.8; Sl 1.2). É preciso permitir que ela nos preencha e domine todas as esferas da nossa vida, pensamentos, coração e, assim, venha moldar todo o nosso viver.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.( Jo 14:26) 
Quantos querem pregar a palavra, ensinar a palavra, sem o auxilio do Espírito Santo. Alguns (até mesmo obreiros) apóiam-se em suas experiências como pregador ou em seu conhecimento sobre a bíblia e se colocam diante da igreja do Senhor para servir pão duro, requentado. A igreja de Jesus clama por homens que orem,meditem na palavra e sejam cheios do Espírito Santo ofereçam pão quentinho descido do céu.
E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.( At 4:31)

A Bíblia afirma: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. “Ouvir” não se refere apenas ao ato da percepção dos sons, mas de obedecer ao que Deus ordena na sua Palavra. O púlpito não deve ser simples tribuna de oradores, nem o pregador um simples animador de auditório. O essencial é que o fogo do altar de Deus — o fogo do Espírito — , esteja aceso no altar da nossa vida. Enquanto formos pequenos em nós mesmos, Deus nos elevará para o seu serviço e o seu louvor. Devemos pregar, como pentecostais conservadores, o evangelho na sua plenitude (Rm 15.29), isto é, que Jesus salva o pecador; batiza com o Espírito Santo; cura os enfermos e faz maravilhas; e breve virá.
(Lições CPAD Jovens e Adultos »  2006 » 3º Trim)

Há uma perfeita harmonia entre a Bíblia e o Espírito Santo, pois desde o início encontramos a ação conjunta dos dois: Gênesis 1.2-3 (Espírito e Palavra). A Palavra de Deus é identificada como a espada do Espírito (Ef 6.17). Interessante notar o testemunho que encontramos na Bíblia sobre o Espírito Santo “falando”, “testificando” (Hb 3.7; 10.15-16). Assim, dependemos do Espírito Santo para compreender a Palavra de Deus (1Cor 2.10-14; 2Pe 1.20-21). (Revista do professor).

2.3. A Bíblia forma o caráter humano.
Caráter: Conjunto das qualidade de uma pessoa que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesma e ao próximo. (Lições CPAD Jovens e Adultos - 2007 - 3T)
Por que através dos séculos a Bíblia continua sendo tão transformadora e formadora de caráter? Ninguém produz uma máquina e depois pergunta o que ela é capaz de fazer. Deus não nos fez sem ter conhecimento do que somos capazes de realizar, e também não nos fez para que sejamos improdutivos (Jo 15.16). Por isso deixou Sua Palavra, para que através dela sejamos orientados quanto a toda forma correta de vida (Jo 8.32). Tudo que Deus tem para nós; requer de nós; e tudo quanto precisamos saber espiritualmente de Sua parte sobre a redenção; regr5as de conduta, e felicidade eterna; está revelado em Seu sagrado manual (Mt 22.29).
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.(Mt 22:29)
Veja um exemplo da influencia da bíblia na formação do caráter na vida de Timóteo:
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.(2 Tm 3:15)

O que Deus falou sobre o assunto:
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.(Dt 6:6-8)
Aspecto bíblico-teológico do caráter. A Bíblia é farta de ensinamentos referentes à virtude, à moral e ao caráter cristão. Os preceitos da Lei, especialmente os do Decálogo (Êx 20), as mensagens éticas dos profetas (Is 10.1,2; Hc 2), os ensinos de Jesus (Mt 5-7), e as doutrinas exaradas nas epístolas (Rm 12.9-21; 1 Pe 3.8-16), revelam a vontade Deus para a vida moral do homem (2 Tm 3.16).(Lições CPAD Jovens e Adultos »  2007 » 3º Trim)
A Bíblia é a melhor diretriz de conduta humana. Os princípios que modelam nossa vida devem proceder dela. A falta de uma correta e pronta orientação espiritual de acordo com a Palavra de Deus tem resultados em inúmeras vidas desequilibradas e doentes entre nós (Os 4.6; 2Pe 2.1-2) O Senhor Deus não nos entregou outra revelação escrita além da Bíblia. Tudo o que o homem tem a fazer é tomar o Livro e apropriar-se dele pela fé.(Revista do professor) 

3. A BÍBLIA É O LIVRO DOS LIVROS.
Através dos séculos, a Palavra de Deus permanece imponente e poderosa. A Bíblia é sempre nova e inesgotável. O tempo não a afeta. Se a Bíblia fosse de origem humana, já estaria desatualizada. Em mais de vinte séculos, o homem não conseguiu, e nem conseguirá, produzir um livro melhor, e, apesar de tanta ciência e conhecimento, ela jamais foi superada (1Tm 4.9).

3.1. A Bíblia é uma fonte inesgotável.
Por que a bíblia é tão diferente dos livros que conhecemos? Porque nunca se torna um livro antigo, apesar de ser cheio de antiguidades (1Pe 1.25). Ela é tão atual quanto aos acontecimentos de hoje, pois subsiste eternamente (Is 40.8). Acerca da Bíblia, disse Spurgeon: “Não haverá dificuldade em arranjar assuntos totalmente distintos dos já usados; a variedade é tão infinita quanto a sua plenitude. Uma longa vida mal dá para ladear as margens deste continente de luz”, A Palavra de Deus é igual ao Seu Autor: infinita, imensurável e eterna. Seu conteúdo é sempre atual, jamais se esgota. Se nossa chamada fosse eterna, teríamos em mãos material suficiente para toda a eternidade.
A Bíblia pode ser lida inúmeras vezes sem que o leitor perca por ela o interesse. Isso não ocorre com os demais livros! Qual de nós já se cansou de ler, ou qual de nós já descobriu tudo o que ela revela? Cada vez que lemos, descobrimos coisas que nunca tínhamos visto antes. Nos seus milhares de anos de leitura, a Bíblia nunca foi esgotada por ninguém (Rm 11.33-34).(Revista do professor)
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? (Rm 11:33-34)

3.2. A Bíblia é superior a todos os demais livros.
Professor neste tópico é importante destacar que embora tenham muitos livros de excelentes autores e muito útil para nosso crescimento, todavia nenhum livro poderá substituir a bíblia.
A Bíblia só contém verdades, se há mentiras não são dela; apenas nela foram registradas. Ela pende para o lado divino. No que se refere ao lado humano, ela tanto apresenta os atos prodigiosos de alguns homens, quando revela suas fraquezas. É um Livro exato. Somente a Bíblia ensina que o homem está em condições físicas, mentais e morais decadentes e que, se deixado só, decairá cada vez mais. Se a Bíblia fosse um livro originado do homem, ela não poria descoberto suas faltas. Os homens jamais teriam produzido um livro como a Bíblia, que dá toda a glória ao único Deus e mostra a fraqueza do homem (Jó 17.1; Sl 50.21-22; 51.5; 1Co 1.19-25).
“Existem muitas palavras ou frases que a Bíblia utiliza para se auto-descrever e que sugerem uma reivindicação de autoridade divina. Jesus disse que a Bíblia é indestrutível e que ela jamais passará (Mt 5.17,18); ela é infalível, ou ‘não pode ser anulada’ (Jo 10.35); ela tem a autoridade final (Mt 4.4,7,10); e ela é suficiente para a nossa fé e prática (Lc 16.31)” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1996, p.218).
A Bíblia e um Livro singular, sem “igual nem semelhante”. Não há obra literária que se compare à Bíblia em vários aspectos (além de outros): circulação; tradução; sobrevivência; ensinos; influência. Embora os demais livros tenham seu valor, nenhum se compara a Bíblia em verdade, conhecimento, propósito e significado para a humanidade (Tg 1.18).
(Revista do professor)

3.3. A Bíblia revela a pessoa de Cristo e a salvação do homem.
A Bíblia e Cristo são inseparáveis. Do Antigo ao Novo Testamento, Ele é o personagem central (Lc 19.10; At 4.12). cuja missão foi a salvação de toda a humanidade (Lc 19.10; At 4.12). Cristo é o tema central de toda a Bíblia. O próprio Senhor Jesus afirmou que as Escrituras testificam dEle. Filipe disse para Natanael acerca de Cristo: “aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas” (Jo 1.45). Sendo assim, podemos considerar Jesus Cristo e a Palavra de Deus como a revelação especial de Deus para a humanidade conhecer o plano divino de salvação (Jo 20.31). É importante compreender que a salvação do homem implica não apenas em livrá-lo do inferno, ela vem para descontaminá-lo de tudo o que é avesso à santidade de Deus.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;(João 5:39)
Deus se revelou, agora precisamos crer, e permanecer, como encontramos em diversos textos bíblicos: João 3.16; Hebreus 4.12; 1Coríntios 15.1-2. Assim, o plano de Deus para a humanidade passa pela Sua Palavra revelada e por Jesus Cristo.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.(1 Coríntios 15:3-4)

CONCLUSÃO
O estudo da Bíblia tem por finalidade precípua o conhecimento de Deus. Portanto, a causa motivante de ensinar a Bíblia aos outros deve ser a de levá-los a conhecer a Deus. Se apenas conhecermos o Livro e falharmos em conhecer a Deus, erramos no nosso propósito (Jo 20.31; 2Pe 3.18).


Bibliografia
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Revista EBD Betel Dominical Professor - 4 trimestre 2017, ano 27, número 105 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/


1. Qual deve ser o alimento diário da alma?
R: A Bíblia (Mt 4.4).

2. Por que Deus nos deixou Sua Palavra?
R: Para que através dela sejamos orientados quanto a toda forma correta de vida (Jo 8.32).

3. Por que a Bíblia é tão diferente dos livros que conhecemos?
R: Porque nunca se torna um livro antigo, apesar de ser cheio de antiguidades (1Pe 1.25)..

4. O que a Bíblia revela?
R: A pessoa de Cristo e a salvação do homem (Lc 24.44).

5. Qual é o tema central de toda a Bíblia?
R: Cristo (Jo 5.39).

                                AGORA VAMOS AOS VÍDEOS SOBRE ESTA LIÇÂO.  TENHA BOM ESTUDO !                                  
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

                   

                  

                    

                  

                    

                                                                                                                                                                              
[     

Estimado professor, segue abaixo alguns links com o material de apoio desta lição, não deixe de ver a lição 1 da CPAD sobre a Inspiração Divina e Autoridade da Bíblia, tem muito conteúdo que poderá ser aproveitado para a sua aula da BETEL.


Segue abaixo o Slide da Lição Mencionada Acima não deixe de visualizar !


                                                         MUSICA ESCOLHIDA DESTA SEMANA                                                               
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

  Bíblia  
Duração: 4:25 minutos - Ozéias de Paula 

                                                                                                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário