domingo, 14 de maio de 2017

Lição 8 - O perigo de ser enganado por falsos profetas

Aula presencial dia 21 de Maio de 2017

Estimados professores,   acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Divulgue e Compartilhe.


1 - Ensinar que a mentira é uma arma do diabo;
2 - Revelar que a mentira pode destruir uma nação;
3 - Mostrar que Deus não conta com homens mentirosos na Sua obra.

 Texto Áureo
“E disse Jeremias, o profeta, a Hananias, o profeta:
Ouve agora, Hananias: não te enviou o Senhor,
mas tu fizeste que este povo confiasse 
em mentiras.” (Jeremias 28:15)

Verdade Aplicada
Deus é quem dá a vida e é a fonte
da verdade; o diabo destrói a vida
e é o pai da mentira.
  
Motivo de Oração
 Peça a Deus para despertar o Seu
chamado nos jovens.

Hinos sugeridos.
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

75 - Em Jesus Tens a Palma da Vitória


224 - Tempo de Segar


432 - Consagrado ao Senhor




 Jeremias  28:14-17 
14 - Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Jugo de ferro pus sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem a Nabucodonosor, rei de Babilônia; e servi-lo-ão, e até os animais do campo lhe dei.
15 - E disse Jeremias, o profeta, a Hananias, o profeta: Ouve agora, Hananias: não te enviou o Senhor, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras.
16 - Pelo que assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; este ano, morrerás, porque falaste mentira contra o Senhor.
17 - E morreu Hananias, o profeta, no mesmo ano, no sétimo mês.

Segunda-Feira –  Jeremias 28:1 
28 : 1 No mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, no quarto ano, no quinto mês, Hananias, filho de Azur, o profeta de Gibeom, me disse na casa do Senhor, perante os olhos dos sacerdotes e de todo o povo;

Terça-Feira –  Jeremias 28:2 
28 : 2 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eu quebrarei o jugo do rei da Babilônia.

Quarta-Feira –  Jeremias 28:3 
28 : 3 Depois de passados dois anos completos, eu tornarei a trazer a este lugar os utensílios da casa do Senhor, que deste lugar tomou. Nabucodonosor, rei de Babilônia, levando-os para Babilônia.

Quinta-Feira –  Jeremias 28:4 
28 : 4 Também a Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, e a todos os do exílio de Judá, que entraram em Babilônia, eu tornarei a trazer a este lugar, diz o Senhor, pois quebrarei o jugo do rei de Babilônia.
  
Sexta-Feira –  Jeremias 28:10 
28 : 10 Então Hananias, o profeta, tomou o canzil do pescoço do profeta Jeremias, e o quebrou.

Sábado –   Jeremias 28:11 
28 : 11 Disse Hananias aos olhos de todo o povo: Assim diz o Senhor: Assim quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei de Babilônia, depois de passados dois anos completos, de sobre o pescoço de todas as nações. E Jeremias, o profeta, foi-se embora.


IMPORTANTE
Apresento neste BLOG o Esboço da Lição e os comentários como 
professor de EBD em cima do PAE - PLANO DE AULA EXPOSITIVA 
da Revista Betel Dominical (Adultos) disponibilizado para utilização
no site: http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/
NÃO APRESENTO O CONTEÚDO COMPLETO DIGITALIZADO DAS REVISTAS
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !

ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. O perigo do falso profeta
2. A palavra de Deus permanece
3. Nada podemos contra a verdade
Conclusão
Clique aqui para Visualizar o PAE (Plano de Aula Expositiva) da Editora Betel



                   


 INTRODUÇÃO
A mentira é filha do diabo! Para vencê-la, devemos nos despir do velho homem, da velha maneira de viver. Este estudo mostra a necessidade de renovarmos a nossa mente pela Palavra de Deus.
Normalmente o falso é bem parecido com o verdadeiro,quem falsifica procura imitar detalhes do verdadeiro para ser aceito como original.Devemos buscar em Deus discernimento para não sermos enganados,pois se possível enganarão até os escolhidos
"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mt 7.15)..

TEXTO ÁUREO.
E disse Jeremias, o profeta, a Hananias, o profeta: Ouve agora, Hananias: não te enviou o Senhor, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras (Jr 28:15).
No texto áureo vemos Jeremias confrontando o falso profeta e suas mentiras, como cristãos temos o dever de pregar a verdade e ensinar a verdade e se opor às falsas doutrinas, falsos milagres, falsos ensinos, falsas profecias. Se calar também é consentir...
Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. (1Tm 4.13).

VERDADE PRÁTICA.
Deus é quem dá a vida e é a fonte da verdade; o diabo destrói a vida e é o pai da mentira.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.(Jo 8:44)

1. O PERIGO DO FALSO PROFETA
Desde Moisés o Senhor Deus já alertava Seu povo sobre o perigo de ser enganado por falsos profetas (Dt 13:1-4). Também encontramos o apóstolo Paulo instruindo a igreja em Corinto acerca da necessidade de julgar as profecias (1Co 14:29). Jeremias tinha como função principal ser profeta do Senhor, mas este cargo lhe trouxe muito desgaste, pois o profeta do Senhor fala o que o povo precisa ouvir e o falso profeta fala o que o povo quer ouvir.

1.1. Guardai-vos dos falsos profetas
Comente com a classe sobre as características do falso profeta,fale que os profetas eram considerados falsos quando:
*Se desviasse as pessoas do Deus verdadeiro para alguma forma de idolatria (Dt13.1-5)
*Se praticasse adivinhação,astrologia,feitiçaria, e coisas semelhantes(Dt18.10;11)
*Se suas profecias contrariassem as escrituras(Dt13.1-5)
*Se não denunciasse o pecado do povo(Jr23.9-18)
*Se predissesse coisas especificas que não cumprisse((Dt18.20-22)
(bíblia de estudo pentecostal,CPAD,p.1003)

1.2. O confronto de Hananias
No mesmo ano em que o Senhor transmitiu essa mensagem por meio de Jeremias, surgiu um falso profeta — “Hananias, filho de Azur, o profeta de Gibeão” (Jr28.1) — para confrontar a mensagem do arauto de Deus. O falso profeta desafiou Jeremias no Templo de Jerusalém diante do povo e dos sacerdotes. A Palavra de Deus adverte-nos de que haverá entre nós, na própria igreja, falsos profetas (2 Pe 2.1,2; Leia ainda At 20.30; 1Tm 4.1; 1Jo 4.1). (Lições CPAD Jovens e Adultos 2010 3 Trim.)

1.3. Dois profetas: dois exemplos
O verdadeiro profeta se preocupa com o povo e com o seu bem estar diante de Deus,ora pelo povo,chora com o povo,enfim,ama verdadeiramente o povo...
O falso é arrogante se preocupa consigo mesmo e como alcançar vantagens que satisfaçam seu ego,é um exemplo a não ser seguido,pois é mentiroso e enganador.
16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.(Mt7.16-20)

2. A PALAVRA DE DEUS PERMANECE
O apóstolo Paulo nos adverte:"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gl 6:7). Infelizmente, os falsos profetas pregam que as bênçãos de Deus são alcançadas incondicionalmente e que não carecem de um arrependimento sincero, nem de um viver puro. Hananias esqueceu de dizer ao povo que um viver puro diante do Senhor é sinônimo de uma vida abençoada. Jeremias era diferente. Ele dizia que não bastava só ouvir a voz de Deus, mas que tinha que haver mudança de atitude. Por esses valores Jeremias lutava.

2.1. Um povo vulnerável em sua fé
Vulnerável é aquilo que pode ser destruído, derrotado, frágil.Uma fé vulnerável é uma fé que não está fundamentada na palavra de Deus e pode ser destruída por qualquer falsa doutrina ou falsa profecia.Jesus disse que a casa não pode ser construída sobre a areia mas sobre a rocha.Aquele que constrói sua casa sobre a rocha é aquele que pratica a palavra,mas aquele que ouve e não pratica é como o homem que constrói a casa sobre a areia(infelizmente era o caso de Israel).
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda"(Mt7.24-27)

2.2. Devemos tomar cuidado com os profetas mentirosos
Amados, na verdade somente tomamos cuidado quando conseguimos visualizar o perigo.O diabo não quer que isto aconteça,por isso é muito importante ensinar os alunos que é necessário pedir ao Senhor o discernimento que nos é dado pelo Espirito Santo para que não sejamos enganados.
Discernimento de Espírito
"[...] o fato é que a palavra discernimento significa formar um juízo e se relaciona com a palavra usada para julgar profecias. Envolve uma percepção que é dada de modo sobrenatural, para diferenciar entre os espíritos, bons e maus, genuínos ou falsos, a fim de chegarmos a uma conclusão.
João diz que não devemos crer em todos os espíritos, mas prová-los (1 João 4:1). [...] A Bíblia, na realidade, fala em três espíritos: o de Deus, o do homem e do Diabo (com os maus espíritos ou demônios com ele associados). Na operação deste dom na congregação, parece que o espírito do homem talvez cause mais problemas. Mesmo com as melhores intenções, é possível que algumas pessoas tenham a impressãoi de que seus próprios sentimentos são a voz do Espírito Santo. Ou por causa do zelo excessivo ou da ignorância espiritual de como a pessoas se rende ao Espírito Santo, seu espírito possa intrometer-se" (HORTON, S. A doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. RJ: CPAD, pp.300-1).

2.3. Cristo, o maior profeta
A promessa de Deus feita por intermédio de Moisés, quanto ao profeta “semelhante a Moisés”, se cumpriu em Cristo (Dt 18.18). Os discípulos de Jesus afirmaram: “Jesus, o nazareno, que foi varão profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo” (Lc 24.19). Ao entrar em Jerusalém, a multidão testificou que Jesus Cristo era o “Profeta de Nazaré da Galileia” (Mt 21.10-11).
Jesus, o único que foi profeta,sacerdote e rei,vejam:
1. O Profeta que havia de vir. Como profeta, Jesus não se limitou a revelar o futuro. Ele ensinou, repreendeu os soberbos e realizou sinais e maravilhas, levando a todos a uma singular admiração (Lc 7.16). Leia Deuteronômio 18.15.
2. O Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Os sumos sacerdotes, segundo a ordem de Arão, quando morriam, eram substituídos por seus filhos. O Senhor Jesus, contudo, porquanto eterno e Pai da eternidade, tem um sacerdócio eterno (Sl 110.4; Hb 5.6; 7.21). Morrendo em nosso lugar e por nós, vencendo a morte pela ressurreição, intercede ininterruptamente pelos que o recebem como Salvador, garantindo-nos, assim, eterna salvação (Hb 5.9). O que dizer da oração sacerdotal de Cristo? (Jo 17). Sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, foi o Senhor Jesus, no sacrifício vicário do Gólgota, o oficiante e a vítima ao oferecer-se, de uma vez por todas, para resgatar-nos de nossos pecados (Hb 7.26-28).

3. O Rei dos reis. Após a sua ressurreição, e já prestes a subir ao Pai, afirmou: “É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mt 28.18). Naquele momento, assumia Jesus o governo não somente do mundo, como de Israel e da Igreja. Ele é o soberano dos reis da terra (Ap 1.5). É o rei de Israel e cabeça da Igreja (Jo 1.49; Cl 1.18). Como herdeiro do trono de Davi, assumirá o governo do mundo durante o Milênio, levando as nações remanescentes à plena obediência (Is 11.1-10; Ap 19.16). (Lições CPAD Jovens e Adultos 2006 » 4 Trim)

3. NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE
Sempre existirão dois caminhos a serem trilhados: o da verdade e o da mentira. Hananias preferiu andar pelo caminho da mentira, ocasionando sua morte. A palavra de Deus nos recomenda a irmos sempre pelo caminho da verdade, como fez o profeta Jeremias. O Senhor abomina a mentira e por isso não suporta a presença dos mentirosos (Ap 22:15). Vigiemos no que falamos, para que o diabo não encontre brecha em nós (Tg 4:7).

3.1. O pai da mentira
Comente com a classe que a estratégia do diabo atualmente é infiltrar a mentira onde existe a verdade,tal fato nos explica porque vemos igrejas que pregam o evangelho,mas infelizmente nas mesmas há ensinamentos antibíblico, hereges e até mesmo doutrina de demônios,todavia sabemos que será assim nos últimos dias...
 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;(1Tm4.1)

3.2. A primeira mentira do mundo
Quando lemos em (atos 5) sobre a morte de Ananias e Safira em plena graça.A principio não entendemos o porque de tal rigor quanto a punição,considerando que hoje muitos praticam pecados mais graves.Mas o Senhor não nos deixa confundidos e nos faz entender que sua igreja recém inaugurada não poderia ser construída em bases que não fossem sólidas, aceitando e conformando-se com a ação do diabo, infiltrando mentiras entre seu povo.Foi esta a explicação de Pedro ao decretar a triste sentença.
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Comente com a classe que lendo o contexto fica bem claro que a punição foi devido a mentira proferida. Quantos estão morrendo espiritualmente porque são mentirosos, procuram falar aquilo que o povo quer ouvir e não o que o povo precisa ouvir.

3.3. O cinto da verdade
Cinto.
Artigo indispensável no vestuário de um oriental, e que se usa com o fim de arregaçar as compridas vestimentas, que doutro modo seriam um impedimento para trabalhar ou para caminhar. Geralmente era feito de couro, de lã, ou de linho. ‘Cingir os lombos’ é apertar mais a cinta, e desta forma preparar-se para uma jornada, ou para alguma vigorosa empresa(atividade).
Obs.Lombo é a região lombar; dorso, costas.
O apóstolo Paulo, ao detalhar a armadura de Deus que o cristão deve estar revestido, inicia pelo cinto da verdade (Ef 6.14).
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
O apóstolo Pedro,também nos fala sobre este assunto:
“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:13).
Assim cingir significa passar a ter uma atitude e comprometimento em relação à verdade.

CONCLUSÃO
Temos que falar sempre a verdade, custe o que custar, sempre com honestidade! Por isso, devemos ter muito cuidado com o que falamos! Pois, um dia, cada um de nós prestará conta de cada termo que saiu de nossa boca.

Bibliografia
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Revista EBD Betel Dominical Professor - 2 trimestre 2017, ano 27, número 103 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/
HORTON, S. A doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. RJ:CPAD




1. O que  é um falso profeta?
R: Um falso profeta é uma pessoa que assegura falar em nome de Deus, sem, contudo, representar a Deus ou mesmo pertencer a Ele (Mt 7:15)

2. Os falsos profetas se levantam contra o que?
R: A verdade (Mt 7:15)

3. Qual o principal pecado de Hananias?
R: Usar o nome do Senhor em vão (Êx 20:7)

4. O que o Senhor não suporta?
R: A presença dos mentirosos (Ap 22:15)

5. Quem é o pai da mentira?
R: O diabo (Jo 8:44)

                                    AGORA VAMOS AOS VÍDEOS SOBRE ESTA LIÇÂO.  TENHA BOM ESTUDO !                                  
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.



                 
                                                                                                                                                                                        
[     

Jeremias profetizava conforme a vontade de Deus, eram palavras de correção ao povo de Judá, palavras duras de repreensão, convocando o povo ao arrependimento. Hananias profetizava o que o povo de Judá queria ouvir ...
Quem amava mais o povo Jeremias ou Hananias ? Reflita com seu aluno :

O Amor Que Corrige

É comum confundir o significado do verdadeiro amor. Muitos imaginam que o amor seja apenas um sentimento que mexe com as emoções, e assim acreditam que o amor simplesmente acontece. É comum, também, as pessoas pensarem que o amor sempre procura agradar às pessoas amadas. Deste modo, pensam que qualquer tipo de repreensão ou disciplina seja contrário ao amor. Correção é vista por muitas pessoas como algo negativo, mas a Bíblia nos ensina a enxergar a correção de modo diferente.

É normal querer o apoio e a aprovação dos outros, mas as pessoas que nos amam oferecem a repreensão quando erramos. As pessoas que falam as palavras agradáveis que queremos ouvir, mesmo quando estamos errados, podem manter amizade conosco, mas não demonstram o amor. Um homem sábio disse: “Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato” (Eclesiastes 7:5).

O livro de Provérbios fala, muitas vezes, sobre a importância da correção e disciplina. Considere algumas das palavras sábias deste livro escrito 3.500 anos atrás:

O autor de Provérbios insiste no valor da repreensão e disciplina. “O caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado” (Provérbios 10:17). “Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido” (Provérbios 12:1).

Muitas vezes, a repreensão vem de pais que amam seus filhos e desejam o melhor para eles, mas nem sempre os filhos aceitam a instrução: “O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão” (Provérbios 13:1). “O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência” (Provérbios 15:5).

Os amigos e os pais podem errar, mas a repreensão que vem de Deus sempre busca o nosso bem, e erramos gravemente ao rejeitar sua palavra: “Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão” (Provérbios 3:11). O autor de Hebreus reforça esta instrução: “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12:6).

Outro autor no Novo Testamento nos lembra do amor que leva à correção. Tiago fala sobre o perigo real de um cristão se desviar do caminho e pede para os outro corrigi-lo: “Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tiago 5:19-20). Quando comparamos esta última frase com um comentário de Pedro, percebemos mais uma vez que é o amor agindo nesta correção do pecador. Pedro disse: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1 Pedro 4:8). O amor intenso nos leva a corrigir as pessoas que amamos!

Apesar de tanta ênfase na importância de disciplina e correção, Deus não obriga ninguém a seguir o conselho sábio que ele oferece. Mas não nos enganemos! Cada um arcará com as consequências das suas próprias reações às palavras de repreensão: “O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento” (Provérbios 15:32).

“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto” (Provérbios 27:5).

Quando pessoas que nos amam corrigem os nossos erros, vamos ouvir suas palavras e agradecer a Deus pelo amor que mostram para conosco!

|  Autor: Dennis Allan  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |


                                                         MUSICA ESCOLHIDA DESTA SEMANA                                                                
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o so

  Falso Profeta  
Duração: 2:30 minutos - Marcos Antonio

                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário