domingo, 21 de maio de 2017

Lição 9 - O Senhor é soberano entre as nações

Aula presencial dia 28 de Maio de 2017

Estimados professores,   acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Divulgue e Compartilhe.


1 - Compreender que Deus usa quem Ele quer;
2 - Entender que Deus é o Senhor das nações;
3 - Colocar-se à disposição para o ide do Senhor.

 Texto Áureo
“E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor,
rei de Babilônia, meu servo; e ainda até os animais
do campo lhe dei, para que o sirvam.” (Jeremias 27:6)

Verdade Aplicada
O plano de Deus é que todas as nações sejam
abençoadas por intermédio de Jesus Cristo.
  
Motivo de Oração
Interceda pela Igreja Perseguida que se reúne
nas prisões e em campos de concentração.

Hinos sugeridos.
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

65 - Quem irá

224 - Tempo de Segar

395 - Ide por todo mundo





 Jeremias  27:2-5 
2 - Assim  me disse o Senhor: Faze umas prisões e jugos e pô-los-às sobre o teu pescoço.
3 - E envia-os ao rei de Edom, e ao rei de Moabe, e ao rei dos filisteus de Amom, e ao rei de Tiro, e ao rei de Sidom, pela mão dos mensageiros que vêm a Jerusalém ter com Zedequias, rei de Judá.
4 - E lhes darás uma mensagem para seus senhores, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Assim direis aos seus senhores:
5 - Eu fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, pelo meu grande poder e com o meu braço estendido, e a dou àquele que me agrada aos meus olhos.

Segunda-Feira –  Jeremias 27:7 
27 : 7 Todas as  nações servirão a ele, a seu filho, e ao filho de seu filho, até que também venha o tempo da sua própria terra, quando muitas nações e grandes reis se servirão dele.

Terça-Feira –  Jeremias 27:8 
27 : 8 Porém se alguma nação e reino não servirem o mesmo Nabucodonosor, rei de Babilônia, e não puserem o seu pescoço debaixo do jugo do rei de Babilônia, punirei com a espada, com a fome, e com a peste a essa  nação, diz o Senhor, até que a consuma pelas suas mãos.

Quarta-Feira –  Jeremias 27:9 
27 : 9 Não deis ouvidos aos vossos profetas, aos vossos adivinhos, aos vossos sonhos, aos vossos agoureiros e aos vossos encantadores, que vos dizem: Não servireis o rei de Babilônia.

Quinta-Feira –  Jeremias 27:10 
27 : 10 Eles vos profetizam mentiras, para vos mandarem para longe da vossa terra; eu vos lançarei dela, e vós perecereis.
  
Sexta-Feira –  Jeremias 27:11 
27 : 11 Mas a nação que meter o seu pescoço sob o jugo do rei da Babilônia, e o servir, eu a deixarei na sua terra, diz o Senhor, lavrá-la-á e habitará nela.

Sábado –   Jeremias 27:12 
27 : 12 A Zedequias, rei de Judá, eu disse estas mesmas palavras: Metei aos vossos pescoços no jugo do rei da Babilônia; servi-o, a ele e ao seu povo, e vivereis.


IMPORTANTE
Apresento neste BLOG o Esboço da Lição e os comentários como 
professor de EBD em cima do PAE - PLANO DE AULA EXPOSITIVA 
da Revista Betel Dominical (Adultos) disponibilizado para utilização
no site: http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/
NÃO APRESENTO O CONTEÚDO COMPLETO DIGITALIZADO DAS REVISTAS
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !

ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. A aflição de um profeta
2. Deus adverte o povo
3. Deus convoca ao arrependimento
Conclusão
Clique aqui para Visualizar o PAE (Plano de Aula Expositiva) da Editora Betel



                   


 INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos que o Senhor Deus é imponente para realizar os Seus propósitos. Estudaremos que não há poder neste mundo capaz de frustrar os Seus projetos.
A soberania do nosso Deus é a autoridade e poder que exerce sobre toda a criação, de forma ilimitada e plena,Isto é,ele é soberano sobre as nações ,sobre a igreja,sobre Israel,enfim,sobre tudo e sobre todos.
Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl24.1)

TEXTO ÁUREO.
E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, meu servo; e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam (Jr 27:6).
Explique para os alunos que Nabucodonosor é chamado de servo porque estava sendo usado para punir Israel pelos seus pecados cometidos. (Falaremos melhor no tópico 1.2).

VERDADE PRÁTICA.
O plano de Deus é que todas as nações sejam abençoadas por intermédio de Jesus Cristo.
Fundamente a verdade aplicada no texto abaixo:
Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome (Fl 2:9).

1. A AFLIÇÃO DE UM PROFETA
Jerusalém estava semelhante à Sodoma e Gomorra. Não se encontrava nela sequer uma única pessoa que praticasse a justiça e buscasse a verdade (Jr 5:1). A situação estava tão pervertida que Deus advertiu o povo (Jr 5:26). O estado de desgraça era notório entre os habitantes de Judá. Para Jeremias, era lamentável o fato de não haver mais velhos sentados nas praças e os jovens para cantarem (Lm 5:13-15).

1.1. O alerta de Jeremias
Jeremias alertava o povo quanto a necessidade urgente de arrependimento, no hebraico shuv, literalmente significa: "volta-se, retornar", frequentemente usado para indicar o arrependimento humano (Bíblia de Estudo Palavras-chaves Hebraico e Grego, CPAD).
Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; e se tirares as tuas abominações de diante de mim, não andarás mais vagueando,(Jr4.1)
Comente com a classe sobre a importância do arrependimento e como alcança-lo.
1. Arrependimento (At 2.38; 3.19; 17.30). O arrependimento requer uma mudança completa na vida de rebelião e pecado do homem contra Deus, para uma nova vida de fé e obediência ao Senhor. Jesus ordenou que em seu nome se pregasse o arrependimento a todas as nações (Lc 24.47). A mensagem de João Batista (Mt 3.2), de Jesus (Mt 4.17) e dos apóstolos (At 2.38) era uma veemente chamada ao arrependimento: “Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15). Uma igreja morna perde sua função profética se não prega o arrependimento dos pecados. Todavia, a Igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade (1 Tm 3.15), não se associa ao mundo inconverso e perdido; ao contrário, conclama a todos que se arrependam e se convertam, para que sejam perdoados de seus pecados (At 3.19). (Lições CPAD Jovens e Adultos 2007 » 1º Trimestre).

1.2. Deus usa líderes pagãos para realizar Seu propósito
É importante destacar para a classe  que a atitude de Deus em entregar os Israelitas nas mãos de Nabucodonozor,foi porque o Senhor os amava,e Deus corrige aquele que ama.
Portanto usar um lider pagão foi a forma utilizada pelo Senhor para corrigi-los.
“porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.”(Hb12.6)
O tema da lição é a soberania do Senhor, portanto quando Deus usa um pagão, nos demonstra sua soberania. Esta soberania não se limita a criação material, mas também ao mundo espiritual.
E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.
E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.(Lc10:17-19)

1.3. O perigo da contaminação
Em nosso cotidiano a palavra contaminação tem o sentido de(transmissão de impurezas ou de elementos nocivos ...).No sentido bíblico a contaminação esta relacionada ao pecado e a tudo que não agrada a Deus,no caso de Israel a contaminação acontecia sempre quando se misturavam com nações idolatras e afastadas de Deus.
1 Acabadas, pois, estas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios, e dos amorreus.(Ed9.1)
A igreja do Senhor enfrenta um grande desafio:
"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2).
 “Mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Rm 12.2). Ora, a base da santificação do crente é a sua união com Cristo, pois a partir dessa união foi que o crente rompeu com o pecado e andou em novidade de vida conforme a eficácia da ressurreição do nosso Senhor (Rm 6.4,10-11). Como o Espírito Santo é aquele com quem nós andamos; por intermédio dEle, somos instados a viver somente para Deus segundo a sua imperiosa vontade. Aqui, ocorre a vocação e o chamado para vivermos uma vida de santidade. (Lições CPAD Jovens e   Adultos 2016 » 2º Trimestre)

2. DEUS ADVERTE O POVO
Desde o início, Jeremias, seguira um caminho sólido em advertir sujeição aos babilônios. Esta sugestão foi dada não somente a Judá, mas também aos mensageiros de muitas nações que estavam em Jerusalém (Jr 27:3-4).

2.1. O profeta das nações
Jeremias recebeu da parte do Senhor uma grande missão: profetizar às nações.
“Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta” (Jr 1.5).
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
(Jr 1.10)
Professor embora já falamos sobre este particular nas primeiras lições,agora é necessário reforçar a idéia que as profecias de Jeremias transmitia o pensamemento de Deus às nações. Destaque que algumas profecias envolvendo as nações eram futuras e aqueles que a ouviram não viram o seu cumprimento.
O papel da Predição no Ministério dos Profetas
“[...] Há essencialmente dois tipos de material nos profetas. Há a predição de visão próxima, de eventos a acontecer dentro do tempo de vida do ouvinte; e predição de visão distante, de eventos a acontecerem além do período de vida dos ouvintes. Predições de visões próximas, como Miqueias, serviram frequentemente como prova de que a reivindicação da pessoa de falar por Deus era verdadeira. Elas legitimavam o porta-voz como mensageiro de Deus. Predições para posteridade tinham um propósito diferente no ministério do profeta aos seus contemporâneos, embora hoje possamos prosseguir o cumprimento literal de muitas predições que ficaram para o futuro quando foram proferidas. Predições de visões distantes, que descrevem eventos por acontecer além do período de vida, transmitem a filosofia da história da Escritura. Elas descrevem o triunfo final de Deus sobre o mal e o estabelecimento da justiça na Terra. Elas retratam uma reunião de Israel e a conversão nacional: um tempo de incomparáveis bênçãos quando todas as promessas da aliança feitas a Abraão e Davi, e a Nova Aliança, em Jeremias, serão mantidas. As passagens sublinhadas dessas predições é que Deus é responsável pela história e que ela se desenvolve inexoravelmente em direção ao Seu intencionado fim. Essa é uma mensagem de esperança e confiança. Deus conhece o fim desde o princípio. Nada que acontece na história pode alterar o plano de Deus ou enfraquecer Seu compromisso com Seu povo escolhido” (RICHARDS, L. O. Guia do Leitor da Bíblia. 1.ed. RJ: CPAD, 2005, p.407).

2.2. O Senhor da criação
Quando procuramos textos bíblicos para fundamentar ensinamentos sobre o criador e sua obra,ficamos cercados com centenas de opções.O comentarista menciona diversas referencias importantes no tópico,mas gostaria de destacar o Sl148,que também fala da soberania de Deus sobre toda criação.
Salmos 148
1 Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.
2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
4 Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.
5 Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados.
6 E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.
7 Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos;
8 Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra;
9 Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros;
10 As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras;
11 Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra;
12 Moços e moças, velhos e crianças.
13 Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu.
14 Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor.
Finalize este tópico enfatizando o texto áureo:
E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, meu servo; e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam (Jr 27:6).

2.3. O pecado das nações contemporâneas
O pecado das nações aumentam com uma intensidade nunca vista, as crises que enfrentamos em nossa nação e no mundo são resultado do mundo decaído.por outro lado  os sinais que antecedem a vinda de Jesus estão se cumprindo...
1. Guerras e conflitos. Jesus falou a respeito de guerras e conflitos entre as nações como um dos sinais de sua volta. O Mestre alertou que se levantará nação contra nação, e reino contra reino (Mt 24.7). Não é o que temos visto ao longo do tempo? O mundo já sofreu com duas grandes guerras (a Primeira e a Segunda Guerra Mundial). Milhares de pessoas inocentes foram mortas. As guerras e os conflitos continuam sendo constantes em nosso planeta. Atualmente temos visto também a ameaça do terrorismo, que é também um tipo de guerra. Os vários atentados terroristas ao redor do mundo têm causado a morte de vários inocentes. Há pouco tempo vimos a Europa, em especial a França, sendo palco de ataques de extremistas islâmicos. Estes espalham o medo e a violência ao redor do mundo. Recentemente, alguns que pertencem a ala dos extremistas efetuaram atentados terroristas, na França, na Tunísia e no Kuwait, matando dezenas de pessoas. O grupo extremista que atua no norte da Nigéria, o Boko Haran, tem como um dos seus alvos a destruição da fé cristã. (Lições CPAD Jovens e Adultos »  2016 » 1º Trim)
Esta semana houve mais um atentado na Inglaterra, matando diversos jovens.Note que os tais estavam  vulneráveis,participando de um show totalmente contrario à vontade de Deus,abrindo uma oportunidade para ação do diabo.
O pecado traz conseqüências materiais e espirituais terríveis para o homem,para famílias,comunidades,nações etc.

3. DEUS CONVOCA AO ARREPENDIMENTO
Disse Jesus: "Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento" (Lc 5:32). Embora o pecado dificulte o caminho até Deus, o arrependimento abre as portas do céu novamente (Tg 4:8). Oremos pela nossa nação! Pois feliz é a nação cujo Deus é o Senhor (Sl 33:12).

3.1. Deus é soberano sobre as nações
Deixo como sugestão neste tópico,abordarmos a crise histórica que vivemos em nossa nação,o momento é de muita tristeza para todos os brasileiros.Como Jeremias nós cremos na soberania de Deus e sabemos Ele está no controle de tudo,gostaria que você assistisse o vídeo sobre uma profecia de 2013 onde o Senhor fala sobre o que estamos passando atualmente. 
Profecia de Stacey Campebell sobre o Brasil durante o 20º aniversário da Toronto Airport Church - Canadá, dizia assim: "E o poder de Deus atingirá os lugares baixos, movimentos de justiça irão surgir ao redor do mundo, Eu farei dos lugares baixos, altos! A justiça irá entrar em governos corruptos, Brasil, Brasil, se prepare, Brasil, Brasil! uma onda da minha santidade e uma onda do meu poder, poder de reforma está vindo para a nação do Brasil e muitas outras nações também, pois os lugares baixos se tornarão altos e os lugares altos, se tornarão baixos para aquele geração que prepara o caminho para a vinda do Senhor!
Clique aqui para ver Vídeo da Profecia ano 2013 sobre o Brasil - vide a partir do minuto 4
Amados não podemos ficar indiferentes diante do que estamos vivenciando em nossa nação,estamos aprendendo que não foi assim que agiu Jeremias.Vamos orar intensamente em favor da nossa nação,compartilhe esta idéia em sua classe,em sua igreja e em sua família:
“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
(Tiago 5:16b,17)

3.2. Como alcançar as nações para o Senhor?
Pergunte para sua classe quantos estão contribuindo com a obra missionária?
Neste tópico procure sair das teorias,mostre a necessidade de estarmos envolvidos nesse negocio. Podemos contribuir com a obra missionária de varias formas, mas gostaria de destacar a contribuição financeira que hoje é um obstáculo à sua expansão.Se em sua igreja existe o departamento de missões,procure contribuir,é o nosso dever...
Sugestão:Conheça a obra “Missões Portas Abertas”,eles estão fazendo um trabalho extrordinario e precisam de nossa cooperação.Estou contribuindo com esta obra a alguns anos e acompanhado o trabalho sério que realizam.Sinto na alma o quanto o Senhor se agrada conosco quando nos envolvemos neste compromisso.

Como Igreja do Senhor, fomos chamados para ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13). Por conseguinte, é urgente que façamos a diferença neste presente século. Temos nós cumprido esta missão como Jesus o requer? Ou já nos tornamos insípidos?
Temos uma missão a cumprir. Não podemos perder tempo. Sirvamos fielmente ao Senhor e observemos a sua vontade, pois somente assim haveremos de alcançar nações, povos e etnias com a mensagem salvadora, libertadora e transformadora do Evangelho de Cristo Jesus. (Lições CPAD Jovens e Adultos »  2016 » 1º Trim)

3.3. Toda chamada tem um preço a ser pago
Jeremias suportou muitas coisas na execução de sua missão. Ele foi incompreendido e caçado por seus adversários. Apesar disso, manteve-se leal ao seu ministério. Ele cumpriu sua missão e nunca retrocedeu. Jeremias não andava pelo que via, mas andava pela fé (2Co 5.7).
Qual o preço que temos que pagar para Deus abençoar nossa nação?
Jeremias chorava por sua nação,e nós o que estamos fazendo?
 Por estas coisas eu ando chorando; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar a minha alma; os meus filhos estão assolados, porque prevaleceu o inimigo.(Lm1.16)

CONCLUSÃO
Deus é grandioso, Ele é Senhor absoluto na história dos homens e das nações. Ele é soberano para dirigir o coração de reis e nobres. Ele é divino para realizar a Sua vontade. Ele é soberano sobre tudo e sobre todos. Glória a Deus pela Sua eterna soberania.

Bibliografia
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Revista EBD Betel Dominical Professor - 2 trimestre 2017, ano 27, número 103 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/
RICHARDS, L.O. Guia do Leitor da Bíblia 1.ed. RJ: CPAD, 2005, pág, 407.




1. O que  era lamentável para Jeremias?
R: O fato de não haver mais velhos sentados nas praças e os jovens para cantarem (Lm 5:13-15)

2. O Senhor entregou as nações na mão de qual monarca?
R: Nabucodonosor (Jr 27:5-6)

3. Somente onde existe a paz verdadeira?
R: Em Cristo (Jo 14:27)

4. O que traz a felicidade para uma nação?
R: Ter Deus como Senhor (Sl 33:12)

5. O que Jeremias chegou a amaldiçoar?
R: O dia em que nasceu (Jr 20:14)

                                    AGORA VAMOS AOS VÍDEOS SOBRE ESTA LIÇÂO.  TENHA BOM ESTUDO !                                  
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.
                  

                  

                  

                 
                                                                                                                                                                                        
[     


                                                         MUSICA ESCOLHIDA DESTA SEMANA                                                                
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o so

  Chora Israel  
Duração: 4:00 minutos - Sergio Lopes 

                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário