Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de maio de 2017

Lição 7 - A coragem de um profeta levantado por Deus

Aula presencial dia 14 de Maio de 2017

Estimados professores,   acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Divulgue e Compartilhe.


1 - Citar que precisamos ser valentes em nossa missão;
2 - Reconhecer que precisamos ter atitude;
3 - Conhecer a liderança de Cristo em nossas vidas.

 Texto Áureo
“Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras
que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações,
desde o dia em que eu te falei a ti, desde os
dias de Josias até hoje.” (Jeremias 36:2)

Verdade Aplicada
Poucas pessoas nas Sagradas Escrituras exibiram fé,
coragem e resiliência como Jeremias.
  
Motivo de Oração
 Clame por sabedoria, fidelidade e coragem
para os nossos amados irmãos.

Hinos sugeridos.
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

186 - De Valor em Valor

212 - Os Guerreiros se Preparam

225 - Sê Valente




 Jeremias  36:1-3 
1 - Sucedeu, pois, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, que veio esta palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
2 - Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei a ti, desde os dias de Josias até hoje.
3 - Ouvirão, talvez, os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes, para que cada qual se converta do seu mau caminho, e  eu perdoe a sua maldade e o seu pecado.

Segunda-Feira –  Jeremias 36:4 
36 : 4 Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias, e escreveu Baruque, no rolo, enquanto Jeremias lhe ditava, todas as palavras que o Senhor lhe tinha falado.

Terça-Feira –  Jeremias 36:5 
36 : 5 Então ordenou Jeremias a Baruque: Eu estou encerrado; não posso entrar na casa do Senhor.

Quarta-Feira –  Jeremias 36:6 
36 : 6 Portanto, entra tu, e lê do rolo que escreveste da minha boca as palavras do Senhor aos ouvidos do povo, na casa do Senhor, no dia de jejum. Também as lerás aos ouvidos de todo o Judá, que vem das suas cidades.

Quinta-Feira –  Jeremias 36:7 
36 : 7 Pode ser que caia a sua súplica diante do Senhor, e se converta cada um do seu mau caminho, pois grande é a ira e o furor que o Senhor pronunciou contra este povo.
  
Sexta-Feira –  Jeremias 36:8 
36 : 8 Fez Baruque, filho de Nerias, conforme tudo o que lhe havia ordenado Jeremias, o profeta, e leu naquele livro as palavras do Senhor na casa do Senhor.

Sábado –   Jeremias 36:9 
36 : 9 No quinto ano de Jeoiaquim, filho de Josias, rei da Judá, no nono mês, apregoaram jejum diante do Senhor a todo o povo em Jerusalém, como também a todo o povo que vinha das cidades de Judá a Jerusalém.


IMPORTANTE
Apresento neste BLOG o Esboço da Lição e os comentários como 
professor de EBD em cima do PAE - PLANO DE AULA EXPOSITIVA 
da Revista Betel Dominical (Adultos) disponibilizado para utilização
no site: http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/
NÃO APRESENTO O CONTEÚDO COMPLETO DIGITALIZADO DAS REVISTAS
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !

ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. Coragem para decidir qual lado ficar
2. A importância da cooperação
3. Cumprindo a missão em tempos difíceis
Conclusão






INTRODUÇÃO
A lição a ser ministrada hoje fala da maneira que o profeta Jeremias amava ao Senhor de Israel. Para ele, Deus era a realidade suprema, Jeremias imputa a Deus, a quem servia, as mais altas honrarias (Jr 32:17,25).
Ser profeta nos dias de Jeremias não era tarefa fácil devida às circunstâncias que estudamos nas lições anteriores e também das dificuldades para registrar aquilo que Deus falava, naqueles dias os escritos eram feitos quase que de forma artesanais em rolos, portanto se escrever o primeiro rolo deu trabalho imagine escrever o segundo novamente após o rei destruir o original.                                                    
 Rolo: Entre o povo judeu, bem como no mundo grego-latino, os livros eram normalmente publicados em forma de um rolo feito de papiro ou pergaminho. Formava-se o rolo colocando várias folhas de papiro ou couro uma ao lado da outra. O tamanho médio de um rolo entre os gregos era de 11 metros. Alguns rolos chegaram a ter o comprimento de 30 metros. O maior rolo de papiro, conhecido, é uma crônica do rei egípcio Ramsés II, com a extensão de 40 metros, conhecido como o Papiro Harris. O comprimento médio de um rolo bíblico estava entre 9 e 11 metros. Livros longos como Reis, Crônicas e Isaías eram divididos em dois rolos. (http://galeriabiblica.blogspot.com.br/2011/12/primordios-da-escrita-materiais-usados.html) visitado em 07/05/17.

TEXTO ÁUREO.
Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei a ti, desde os dias de Josias até hoje. (Jeremias 36:2).
Note que Deus pede para Jeremias registrar muitas profecias que ainda não tinham sido escritas, mas somente declaradas. Comente com os alunos que os profetas são classificados da seguinte forma:
Classificação. Os profetas do Antigo Testamento são categorizados em clássicos, ou profetas escritores, e os conhecidos também como profetas não-escritores ou orais. Estes últimos são também chamados não literários, os quais não escreveram seus oráculos, como Samuel, Elias e Eliseu. Os profetas clássicos são também chamados de literários, os quais escreveram suas profecias, como Isaías, Jeremias, Ezequiel, dentre outros. Trata-se de uma classificação simplesmente didática. Ambos os grupos desempenharam o mesmo ofício, mas em épocas diferentes. Todos falaram em nome do Deus de Israel. As Escrituras empregam a mesma expressão para ambos os grupos: “veio à palavra do SENHOR a” ou fraseologia similar (1 Sm 15.10; Is 38.4; Jr 1.2). Todos esses profetas usavam a chancela de autoridade divina: “assim diz o SENHOR” (1 Sm 15.2; Is 7.7; Jr 2.2). (Lições CPAD Jovens e Adultos» 2010 » 3º Trimestre).

VERDADE PRÁTICA.
Poucas pessoas nas Sagradas Escrituras exibiram fé, coragem e resiliência como Jeremias.
Comente com a classe que a vida integra de Jeremias, seu exemplo deixado na historia fez os Israelitas pensarem que se porventura Jesus não era Jeremias...
Quando Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, consultou seus discípulos: “Quem as pessoas dizem que o Filho do homem é?” 14E eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros Elias; e ainda há quem diga, Jeremias ou um dos profetas”. (Mt16.13-14).

1. CORAGEM PARA DECIDIR QUAL LADO FICAR
Estudando o livro de Jeremias, percebemos que ele tinha convicção do seu chamado (Jr 1:4). Um fogo ardia dentro dele, misturado com entusiasmo e desejo de querer fazer a vontade de Deus até o fim (Jr 20:9).
É notória a presença do espírito Santo na vida do profeta, com certeza o fortalecia a cada momento e principalmente em situações adversas. Hoje a igreja do senhor é privilegiada com a abundância da presença do espírito santo em cumprimento as promessas de Jesus.
E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele vive convosco e estará dentro de vós. …(Jo 14.16-17).

1.1. A loucura do rei Jeoaquim
Sem duvidas loucura é a palavra mais adequada para descrever a atitude do rei Jeoaquim em destruir o rolo que eram as palavras de Deus. Infelizmente este não foi um fato isolado muitos atualmente estão desprezando as palavras de Deus, negando obedecê-la integralmente e optando em obedecer somente o que lhe convém.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. (2Tm4.3-4) 

1.2. Jeremias se esconde do rei
Na verdade quando lemos o texto mencionado (Jr 36.26), fica bem claro que o Senhor escondeu Jeremias, certamente para que não fosse encontrado, subentende-se que direcionado por Deus o profeta partiu para um lugar que estaria livre da fúria do rei Jeoaquim.
Antes deu ordem o rei a Jerameel, filho do rei, e a Seraías, filho de Azriel, e a Selemias, filho de Abdeel, que prendessem a Baruque, o escrivão, e a Jeremias, o profeta; mas o Senhor os escondera. (Jr 36.26 ) 
O Senhor cumpriu suas palavras, vejam:
“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” (Sl 91.1).
 Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão, no oculto do seu tabernáculo me esconderá, por-me-á sobre uma rocha. (Sl 27.5)
 Livramento (Jo 17.15). Por conhecer o mundo em que viveriam seus discípulos — um mundo que jaz no maligno — Jesus revela uma preocupação muito grande com eles. Sendo assim, roga a Deus, como um bom Pai, que livre seus filhos do mal, ou seja, dos perigos, das tentações e investidas do Diabo. Podemos descansar na proteção divina, uma vez que estamos refugiados no esconderijo do Altíssimo (Sl 91.1). Contudo, é nosso dever orar e vigiar, “em todo o tempo” (Ef 6.18), a fim de não entrarmos em tentação (Lc 22.40). (Lições CPAD Jovens e Adultos 2010, 4º Trim.)

1.3. Resiliência
Resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão seja qual for a situação.
Na chamada de Jeremias o Senhor disse que estaria com ele nesta missão, dando condições e capacidade para executá-la.
Não temas diante deles; pois eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.  
Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse- me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. 
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares. (Jr1.8-10) 
Paulo escreveu aos Corintos dizendo que a nossa capacidade vem de Deus (2Co 3.5-6).

2. A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO
Deus e o povo eram como noivo e noiva, como marido e esposa (Jr 2:2). Mas a aliança entre os dois havia falhado e eles se separaram (Jr 3:8). A esposa (povo) largou o marido (Deus) e foi atrás de outros amantes (deuses) (Jr 2:25; 4:30) e adulterou (Jr 2:20; 3:20; 5:7). Por isso, Deus, o marido, não queria mais saber da esposa (Jr 2:22; 5:7).

2.1. O sucesso de Jeremias estava na sua atitude
Comente com a classe que as atitudes de Jeremias eram de um profeta que vivia aquilo que pregava, ele estava sempre do lado de Deus porque antes de transmitir as palavras ao povo, Deus já havia falado com ele profundamente. Por exemplo, no capitulo 18:
A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. (Jr18. 1-2)
Para transmitir primeiro precisamos ouvir Deus falar conosco, caso contrario ouviremos aquelas pregações mecânicas e cansativas onde o pregador utiliza os famosos jargões:
“Fale para seu irmão”  “Fale para quem está do seu lado” “profetize para seu irmão”
Na verdade o que a Igreja deseja é ouvir Deus falar. Nunca me esqueço de um culto que participei, e no momento da mensagem o evangelista que estava incumbido de fazê-lo, olhou com os olhos lagrimejados para a igreja e olhando para o Pastor disse: Pastor hoje eu não estou com a mensagem e se assentou. Deus visitou-nos poderosamente naquela noite,acredito que Deus se agradou da sinceridade e atitude daquele obreiro,que posteriormente teve outras oportunidades e foi usado poderosamente.

2.2. Deus sempre coloca pessoas para nos ajudar
O comentarista foi bem claro “para nos ajudar”,pessoas que atrapalham,murmuram, traem a confiança, certamente não foram enviadas por Deus...
Felizmente não foi o caso de Baruque:
Poucos são os dados de que dispomos acerca de Baruque, escriba e fiel amigo do profeta Jeremias.
1. Pertencia à nobreza de Judá. Era ele filho de Nerias, irmão de Seraías, camareiro-mor do rei Zedequias (Jr 51.59). Provinha certamente de uma família que o havia educado para ser, em todas as coisas, uma bênção nas mãos de Deus. Aliás, Baruque, em hebraico, significa “abençoado”.
2. Era um jovem culto e bem educado. Baruque tanto sabia escrever com perfeição como ler perfeitamente em público. Era um arauto perfeito. Portanto, um jovem graduado que colocara toda a sua formação acadêmica a serviço de Deus.( Lições CPAD Jovens e Adultos» 2010 » 2º Trim.)

2.3. Baruque: um amigo na alegria e na dor
Os verdadeiros amigos não são os que nos cercam nas festas, pode até ser que haja algum, mas os verdadeiros amigos são aqueles que estão conosco nos momentos difíceis e de dor. Temos o direito de escolher quem será nossos amigos, Jesus escolhia seus amigos:
Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.(Jo11.11)
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. (Jo15.14)

3. CUMPRINDO A MISSÃO EM TEMPOS DIFÍCEIS
Em nenhum momento, Deus deixou o profeta Jeremias iludido. Quando o chamou para anunciar a Sua Palavra, declarou que o mesmo sofreria oposição e perseguição, mas que não temesse:"...porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar (Jr 1:17-19).

3.1. Convicção da chamada de Deus
Jeremias em nenhum momento demonstrou ter duvida de sua chamada,ele conhecia o Senhor, não de ouvir falar mas vivenciando experiências desde sua meninice. Comente com a classe que conhecer o Senhor é o começo de uma chamada, por este motivo Paulo disse que o obreiro não pode ser neófito.(principiante no cristianismo)
Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. (1Tm3.6)

3.2. Crer na Palavra de Deus
Nós cremos que a bíblia é a palavra de Deus, há alguns que erroneamente dizem que contem a palavra de Deus, o pior ainda é saber que tem alguns modificando o texto original para se adequar aos seus pecados. Por exemplo  Foi lançada a Bíblia Gay “Bíblia Rainha James”. ...onde, principalmente, os versos que condenam a prática homossexual foram “reeditados” ... Que Deus nos ajude continuar crendo e obedecendo sua palavra.
Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. (Tm 4.9)
Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação;(1Tm4.9)

3.3. Perseverança
A perseverança também foi uma marca da igreja primitiva:
42e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
46E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, 47louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.    (At2. 42, 46,47).  

CONCLUSÃO
O profeta Jeremias foi grandemente usado por Deus num momento crucial da história de Israel, Deus ainda hoje quer usar a mim e a você. Precisamos ter a mesma atividade do profeta Jeremias, isto é, escolher ficar ao lado de Deus, abandonando os prazeres do mundo.

Bibliografia
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Revista EBD Betel Dominical Professor - 2 trimestre 2017, ano 27, número 103 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/




1. O que  percebemos ao estudar o livro de Jeremias?
R: Que ele tinha convicção do seu chamado (Jr 1:4)

2. O que o rei Jeoaquim fez com o rolo após escutar o que estava escrito?
R: Ficou muito irritado, pegou um canivete, cortou o rolo em pedaços e jogou no fogo (Jr 36:23)

3. Cite um personagem da Bíblia que fugiu.
R: José (Gn 39:7,13)

4. O que é profetizar?
R: É ver o Senhor convocando Seu povo de volta para Si (1Pe 2:9)

5. O que sustentou Jeremias?
R: A certeza de que a Palavra de Deus é a verdade (Jr 43:5,8)

                                    AGORA VAMOS AOS VÍDEOS SOBRE ESTA LIÇÂO.  TENHA BOM ESTUDO !                                  
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.



                 
                                                                                                                                                                                        
[     

                                                         MUSICA ESCOLHIDA DESTA SEMANA                                                                
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o so

  Não posso me calar  
Duração: 5:00 minutos - Igreja Batista Central Fortaleza

                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário