Total de visualizações de página

domingo, 23 de abril de 2017

Lição 5 - Atributos indispensáveis de um profeta

Aula presencial dia 30 de abril de 2017

Estimados professores,   acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Divulgue e Compartilhe.


1 - Aceitar os planos de Deus para as nossas vidas;
2 - Conscientizar-se a assumir nossas responsabilidades diante de Deus;
3 - Compreender que devemos falar a verdade sempre.

 Texto Áureo
“Não tomarás para ti mulher, 
nem terás filhos e filhas neste lugar ” (Jeremias 16:2)

Verdade Aplicada
O cerco a Jerusalém causou uma carnificina, eliminando famílias
inteiras. Jeremias foi poupado da dor de perder a esposa e os filhos.
  
Motivo de Oração
 Clame a Deus para que se dissipe qualquer obstáculo
que impeça a pregação do Evangelho.

Hinos sugeridos.
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

505 - As Palavras de Jesus

306 - A Palavra de Deus é um Tesouro

322 - As Santas Escrituras



Jeremias  16:2,5,8,14 
2 - Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar.
5 - Porque assim diz o Senhor: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeça deles; porque deste povo, diz o Senhor, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia.
8 - Nem estres na casa do banquete, para te assentares com eles a comer e beber.
14 - Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito.

Segunda-Feira –  Jeremias 16:3 
16 : 3 Pois assim diz o Senhor acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, acerca das mães que os tiverem, e dos pais que os gerarem nesta terra:

Terça-Feira –  Jeremias 16:4 
16 :4 Morrerão de doenças mortais. Não serão pranteados nem sepultados, mas servirão de esterco para a terra. Pela espada e pela fome serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de mantimento às aves do céu e aos animais da terra.

Quarta-Feira –  Jeremias 16:6 
16 : 6 Morrerão grandes e pequenos nesta terra. Não serão sepultados nem pranteados, e ninguém por eles fará incisões, nem por eles rapará a cabeça.

Quinta-Feira –  Jeremias 16:7 
16 : 7 Ninguém oferecerá pão para consolar os que estiverem de luto por causa da morte, nem mesmo pelo pai ou pela mãe; nem lhe dará a beber do copo de consolação.
  
Sexta-Feira –  Jeremias 16:9 
16 : 9 Pois assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Farei cessar neste lugar perante os vossos olhos, e em vossos dias, a voz de gozo e a voz de alegria, a voz do noivo e a voz da noiva.

Sábado –   Jeremias 16:11 
16 : 11 Então lhe responderás: É porque vossos pais me deixaram, diz o Senhor, e se foram após outros deuses, e os serviram, e se inclinaram diante deles. A mim me deixaram, e a minha lei não guardaram.


IMPORTANTE
Apresento neste BLOG o Esboço da Lição e os comentários como 
professor de EBD em cima do PAE - PLANO DE AULA EXPOSITIVA 
da Revista Betel Dominical (Adultos) disponibilizado para utilização
no site: http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/
NÃO APRESENTO O CONTEÚDO COMPLETO DIGITALIZADO DAS REVISTAS
TENHA SUA REVISTA EM MÃOS E FAÇA UM BOM ESTUDO !

ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. Coragem: atributo indispensável
2. Uma única missão: falar a verdade
3. Assumindo os riscos
Conclusão
Clique aqui para Visualizar o PAE (Plano de Aula Expositiva) da Editora Betel






INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos que o profeta Jeremias só teve uma opção: falar a verdade! Seja qual for a palavra pronunciada por Deus, ela jamais cairá por terra e se cumprirá fielmente (Nm 23:19).
Atributo significa "o que é próprio e peculiar a alguém". Em continuação ao nosso estudo no livro de Jeremias estudaremos alguns atributos específicos do profeta Jeremias. É importante deixar bem claro para os alunos que algumas exigências de Deus ao profeta eram pessoais, não consistia em exigência para atividade de profeta.

TEXTO ÁUREO.
Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar. (Jr 16:2).
Deus sendo onisciente sabia da destruição que viria sobre aquela geração...

VERDADE PRÁTICA.
O cerco a Jerusalém causou uma carnificina, eliminando famílias inteiras. Jeremias foi poupado da dor de perder a esposa e os filhos..

1. CORAGEM: ATRIBUTO INDISPENSÁVEL
Jeremias foi preso covardemente após se recusar a profetizar o que o Senhor não lhe havia mandado. Após ser solto pelo rei, é posto em uma cisterna, onde não havia água, senão lama e Jeremias se atolou na lama (Jr 38:6). Para cumprir bem a missão transmitida por Deus, é necessário passar por alguns sofrimentos e aflições.
Não somente coragem, mas muita ousadia para confrontar o pecado que atuava. Normalmente as profecias de Jeremias contrariavam os interesses políticos e em conseqüência sofria punições injustas (Jr 38.6).

1.1. Vai e fale aos ouvidos de Jerusalém
Pessoas comuns dizem o que você quer ouvir, o verdadeiro profeta diz o que você precisa ouvir. O mais importante é não retroceder (Jo 16.33). Obedecer a Deus é sempre a melhor escolha a ser feita. Ele Fiel e Justo e cumpre o que diz. A despeito de todas as bênçãos divinas, Judá as ignorou, desprezando a promessa feita a Abraão (Gn 17.7), buscando outros deuses e se entregando ao engano (Jr 7.9). A adoração a Baal foi um dos mais graves pecados do povo de Israel, desde os tempos remotos. Eles ergueram cultos nos terraços das casas, nas ruas de Jerusalém e em todas as cidades de Judá (Jz 2.13; 1Rs 16.31-32; Jr 7.9; 11.13; 32.29). Por esta razão, os israelitas seriam dissolvidos como um pote de barro despedaçado (Jr 19.10-11). Jeremias, como boca de Deus, não tinha outra opção a não ser denunciar o seu povo (Jr 6.10). Por esse motivo, a porta de extermínio e infortúnio espiritual estava aberta. (suplemento do professor)

1.2. Uma genuína submissão
Sem duvidas a submissão foi um dos atributos que merece ser destacado na vida do profeta Jeremias.Interessante é destacarmos que outros profetas que foram usados por Deus também eram submissos ,por exemplo o profeta Ezequiel que foi avisado por Deus sobre a morte de sua esposa e aceitou sem contestação e notamos que sua esposa era uma pessoa muito querida.
E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, eis que, de um golpe tirarei de ti o desejo dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas.
Geme em silêncio, não faças luto por mortos; ata o teu turbante, e põe nos pés os teus sapatos, e não cubras os teus lábios, e não comas o pão dos homens.
E falei ao povo pela manhã, e à tarde morreu minha mulher; e fiz pela manhã como me foi mandado. (Ez 24:15-18).

1.3. Assumindo a responsabilidade
Compromisso com a verdade era a tônica das mensagens de Jeremias.
Assim diz o Senhor: Põe-te no átrio da casa do Senhor e dize a todas as cidades de Judá, que vêm adorar na casa do Senhor, todas as palavras que te mandei que lhes dissesses; não omitas nenhuma palavra.
Bem pode ser que ouçam, e se convertam cada um do seu mau caminho, e eu me arrependa do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações.(Jr 26:2,3 )
Estamos vivendo dias em que muitos “obreiros” de forma irresponsável estão procurando palavras que possam agradar o povo e encher templos, todavia não enche o coração dos ouvintes e principalmente do pecador, pois não são as palavras do Senhor. Muitos cultos são sensacionalistas (com tema bem chamativo). Geralmente Deus não está na direção, são invencionices de homens sem mensagem de Deus.Jeremias falava o que o povo precisava ouvir...

2. UMA ÚNICA MISSÃO: FALAR A VERDADE
Quando o Senhor escolheu a Jeremias, era para que ele alertasse aos que estavam em pecados a abandonarem a se converterem ao Senhor de todo coração, que deixassem de ser apenas religiosos. Esta é a verdadeira missão de um profeta: falar a verdade (Jr 26:3).
Falar a verdade sempre será uma atitude nobre, mas em todo tempo as conseqüências são inevitáveis, João Batista perdeu a cabeça porque falou a verdade:
Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão. (Mc 6.18)
No caso de Jeremias o pronunciamento da verdade também trouxe conseqüências para o profeta, vejamos:

2.1. Abandonado pelos próprios amigos
O comentarista deixa claro que o motivo de Jeremias ser abandonado pelo povo, foi anunciar a verdade, que revelava ao povo a destruição que os aguardava:
Jeremias já vinha anunciando durante décadas o trágico fim do reinado de Judá (1.15; 5.15; 6.22; 10.22; 25.9). Mesmo assim, em seus oráculos havia esperança de livramento da parte de Deus se o povo se arrependesse de seus pecados e renunciasse às injustiças sociais (7.5-7; 22.3,4). O rei juntamente com os seus príncipes e a maior parte do povo rejeitaram a mensagem de Jeremias e a dos demais profetas (2 Cr 36.12,15,16). Agora, cerca de 40 anos depois de proferir esse discurso, Deus encarrega o próprio Jeremias de comunicar ao rei que a destruição de Jerusalém é irrevogável: “Eis que eu entrego esta cidade nas mãos do rei da Babilônia, o qual a queimará” (v.2).(Lições CPAD Jovens e Adultos 2010  3º Trimestre).
Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Vai, e fala a Zedequias, rei de Judá, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Eis que eu entrego esta cidade na mão do rei de babilônia, o qual queimá-la-á a fogo. (Jr 34.2).

2.2. Como Jeremias levava a vida
Como vimos no comentário era bem atípica a forma de vida do profeta; andar com uma canga nas costas pelas ruas de Jerusalém, todavia o povo sabia que as palavras do profeta se cumpriam. As profecias de Jeremias tinham uma influencia social e política, as palavras proféticas tinham incumbência de mostrar os caminhos tortuosos que caminhavam o povo e também o rei. Para piorar a situação havia os falsos profetas que profetizavam mentiras e tinham a preferência do rei e do povo, como foi o caso do falso profeta Hananias que profetizou falsamente a prosperidade em Judá.
FALSA PROFECIA DE HANANIAS:
Assim fala o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Eu quebrei o jugo do rei de babilônia.
Depois de passados dois anos completos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da casa do SENHOR, que deste lugar tomou Nabucodonosor, rei de babilônia, levando-os a babilônia. (Jr28:2,3).
A igreja de Jesus hoje se opõe aos pecados condenados pela palavra de Deus, mas há falsos profetas dizendo que é proibido proibir. Certamente num futuro próximo sofreremos por defender a verdade,que estejamos firmes no Senhor para que não venhamos negá-lo.

2.3. Contaminados pelo adultério
O profeta Jeremias, como descendente de sacerdotes, sabia muito bem que a prática de adultério era condenada pelo Senhor (Êx 20.14). O sexo fora do casamento continua sendo pecado. O adultério na Palavra de Deus é considerado crime, pois é contrário à Lei de Deus. Não devemos nem cobiçar, imagine tocar em uma mulher que não é nossa (Êx 20.17). Em Levítico 20.10 foi instituído que, caso advenha um adultério, o adúltero e adúltera serão punidos com a morte. Que possamos vigiar e estar atento às ciladas do nosso adversário. (suplemento do professor)

3. ASSUMINDO OS RISCOS
Jeremias foi um profeta admirável, prova disso foi que Deus notou nele alguém que seria leal à Sua missão (Jr 1:7-8). Por quarenta anos, Jeremias teve a responsabilidade de profetizar como porta-voz do Senhor. Em um tempo de idolatria, impurezas e luxúria sem comparação, o profeta deveria servir de exemplo na vida e no caráter, adorando ao verdadeiro Deus de Israel.
O revestimento do Espírito Santo é fundamental para agirmos como nossos irmãos da igreja primitiva. (Lc 24.49)
Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. ( At 5:28,29).

3.1. Deus está no controle
Sem duvidas a vida de Jeremias era preservada pelo Senhor (Jr 26.8-16), outros não tiveram o mesmo fim, como o caso de Estevão que foi apedrejado e outros que foram acoitados e também mortos
E apedrejaram a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. (At 7.59).

3.2. O valor de um sábio conselho
Como nos explica o comentarista o conselho de Jeremias era para que o rei e o povo se rendessem para evitar uma tragédia ainda pior caso confrontasse os Babilônicos. Se tivessem dado ouvido teriam evitado o terrível derramamento de sangue.Deus não deixa de avisar o seu povo o que está para acontecer.
Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso.
Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama.
Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução,
Para apartar o homem daquilo que faz, e esconder do homem a soberba.
Para desviar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada.
(Jó 33:14-18).

3.3. A destruição de Judá era uma questão de tempo
Passaram-se décadas para que se cumprissem as palavras de Deus proferidas pelo profeta, dando-nos prova da longaminidade de Deus para o homem, todavia chegou o dia do reino de Judá colher o que plantaram. Paulo nos fala sobre este assunto em (Gl 6.7).
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. (Gl 6:7,8)

CONCLUSÃO
A mensagem do profeta Jeremias é impregnada de palavras árduas ao povo de Judá. Percebemos ainda assim que suas pregações foram rejeitadas por um povo rebelde, que insistiu em caminhar para o castigo divino: a destruição pelas mãos dos babilônios.

Bibliografia
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Revista EBD Betel Dominical Professor - 2 trimestre 2017, ano 27, número 103 - Editora Betel
PAE - Plano de Aula Expositiva - Auxílio EBD - http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/




1. O que tinha na cisterna que Jeremias foi lançado?
R: Somente lama (Jr 38:6)

2. Cite duas ordens árduas que o Senhor deu a Jeremias.
R: Não casar e não entrar em funeral (Jr 16:1-7)

3. Qual é a verdadeira missão de um profeta?
R: Falar a verdade (Jr 26:3)

4. Cite uma ação simbólica realizada por Jeremias.
R: Ele comprou um cinto e o escondeu até apodrecer (Jr 13:1-11)

5. Qual a nação que Jeremias aconselhou que Judá tinha que se render para não sofrer um dano maior?
R: Babilônia (Jr 27:11-12)

                                    AGORA VAMOS AOS VÍDEOS SOBRE ESTA LIÇÂO.  TENHA BOM ESTUDO !                                  
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.



                 
                                                                                                                                                                                        
[     


Qual é a mensagem recebida por Jeremias para o seu povo?
Jeremias foi nomeado profeta para Judá, mas também para as nações. A palavra hebraica "nab" é traduzida por 'profeta' cerca de 300 vezes no Antigo Testamento. Pode ser que a palavra originariamente significava 'anunciar' ou 'falar'.
Qual é a mensagem recebida por Jeremias para o seu povo? [...: Todos os homens são culpados e responsáveis diante de DEUS (1.5,10). Judá é responsável porque abandonou o Senhor para servir a falsos deuses (1.10,15,16). As nações estão debaixo do juízo divino porque sua conduta está abaixo da justiça humana comum. Os culpados sofrerão destruição e dificuldade porque DEUS certamente virá para julgar. Quando Ele vier, os reinos e povos serão arrancados e derribados. DEUS não está dormindo como supõem os homens, mas está alerta para cumprir sua palavra (1.11,12). [...] Essa advertência oportuna é seguida por uma palavra de esperança: O castigo e o julgamento de DEUS são redentores; isto é, Ele aflige para curar. Além do julgamento, há esperança de uma restauração um povo redimido e um dia novo" : (Comentário Bíblico Beacon. VOI. 4: Isaías a Daniel. Rio de Janeiro, CPAD, 2005, pp.261-62).

Jeremias não era populista nem popular
Jeremias não fora chamado para ser homem do povo. Não era populista nem popular; não era obcecado por índices de aceitação nem estava preocupado com o marketing pessoal. Também não achava que a voz do povo era a voz de Deus. A voz de Deus era e continua a ser a Palavra de Deus - a Bíblia Sagrada. Conciente de sua chamada, Jeremias adotou uma posição que viria a desagradar à nobreza e ao povo. Mas que poderia ele fazer? Naquele momento, não havia alternativas: se agradasse aos poderosos de Judá viria a desagradar ao Todo-Poderoso de Israel. A quem estamos agradando? Se nos fizermos amigos do mundo, teremos a Deus como opositor. É chegado o momento de os arautos de Cristo proclamarmos, com mais intrepidez e perseverança, "todo o conselho de Deus" (At 20:27). Quer nos ouçam, quer nos deixem de ouvir, saberão todos que neste mundo há um povo sacerdotal e profético - a igreja de Deus, cujo único compromisso é pregar o evangelho completo a toda criatura, em toda a parte (1Pe 2:9; Mc 16:15).
(Revista CPAD Adultos - Ano 2010 - 2T - Pr. Claudionor Andrade - Lição 1)

O que Deus requeria do povo de Juda.
Deus requeria do povo de Judá o que requer do homem, ou seja:
Arrependimento: Isto é, sentir tristeza pelo pecado comentido (At 2:38).
Confissão: é preciso confessar a culpa, admitindo o erro. Contar para Deus as faltas cometidas e pedir perdão (Rm 10:9,10).
Deixar o pecado: não continuar na prática do erro (Sl 32:1; Pv 28:13; Jo 8:11b).
(Revista Lições da Bíblia- Central Gospel - Ano 2 - Nro.5 - Pr. Jorge Linhares) 


Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

 O Juízo está chegando sobre Judá 
 Tempo: 4:00 Minutos - Canal Escola no Ar 


                                                         MUSICAS ESCOLHIDAS DESTA SEMANA                                                                
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.

 Ninguém pode Impedir 
 Tempo: 4:00 Minutos - Rose Nascimento (Clipe OFicial) 


                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário