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domingo, 14 de abril de 2024

Lição 3 - Ordenança para Congregar e Prestar Culto Racional


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Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

Salmos 84.3,4,10 
3 - Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para sua prole, junto dos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.
4 - Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
10 - Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferia estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade.

Hebreus 10.25 
25 - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

1 - Não deixando de Congregar
Não há motivos que justifique o cristão deixar de congregar (reunir-se) com outros cristãos em uma igreja local.

1.1 - O que significa Igreja e a sua Missão

O que Significa Igreja ?
A Palavra "igreja", empregada em sentido universal (Ef 5.30; 1.22,23), designa o corpo de Cristo. A igreja universal e invisível, da qual Cristo é a cabeça, não é uma organização, mas um organismo, pois em cada um de seus membros palpita a vida de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual dirige o movimento de todo o corpo e de cada crente em particular.
A palavra "igreja" também pode designar no Novo Testamento a uma congregação local (comunidade local), organizada para adorar a Deus e para observar as ordenanças do evangelho e executar os mandamentos do Senhor. [9]

Qual é a missão da Igreja ?
Através da Bíblia, você descobre que a Igreja foi fundada por Cristo, para cumprir as seguintes finalidades:  

1. Evangelizar o mundo
A principal atividade dos cristãos é levar a salvação para os não-cristãos. Cristo, depois de completar a sua missão na Terra, declarou: "É me dado todo o poder no céu e na terra". E, em seguida, estabeleceu uma missão aos seus seguidores. Leia Mateus 28.19,20. É através da Igreja que o Evangelho é pregado a todas as pessoas do mundo. Esta missão não foi dada aos anjos e nem a um outro ser espiritual, mas ao cristão.

2. Lugar para o cristão cultuar a Deus
Os cristãos se reúnem para cultuar a Deus [leia Romanos 12.1]. O culto é o momento de oração, louvor, adoração, estudo da Bíblia e edificação dos cristãos. No culto, todos os cristãos podem se unir em oração, seja em petição, ação de graças e intercessão [...] Sempre Deus há de acrescentar algo mais em sua vida espiritual, se você o cultuar. Na igreja, você é aperfeiçoado, para o desempenho do seu serviço, a edificação do corpo de Cristo, "até que todos cheguemos à unidade da fé e ao pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo" (Ef 4.11-13).

3. Lugar para o crente praticar a mordomia cristã
Tudo o que você possui, não lhe pertence [leia Salmo 24;1]. Por isso, não tem mais o direito de fazer o que quer. Deus agora está em primeiro lugar em sua existência. Isso inclui sua vida, seu tempo, seus talentos e suas finanças [...] você prestará conta a Deus de tudo o que administrou nesta vida.

4. Lugar para o ensino da disciplina e norma de conduta cristã
Ao fazer parte de uma igreja local, o novo crente disciplina-se e aprende a norma bíblica de conduta. Existe um padrão de vida exposto na Bíblia e todos os crentes devem se esforçar para vivê-lo. Significa afastar-se da ignorância, preservar-se da corrupção e ter todas as esferas da sua vida e atividades regulamentadas, dirigidas por Deus. Leia Mateus 5.13-16 e 18.15-17. referência [9]

1.2 - Os que habitam na casa do Senhor são bem-aventurados
"Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente." (Sl 84.4)
No Antigo Testamento ao ler o Salmo 84, percebemos que quando o Salmista desejava se afastar do mundo agitado para encontrar a Deus, se dirigia ao Santo Templo. Agora no Novo Testamento, podemos encontrar Deus em qualquer lugar e momento, a partir de Atos 2, o cristão passou a ter as comunidades cristãs ou igrejas locais como um lugar reservado, que o ajuda a afastar do mundo agitado, possibilitando a meditação na Palavra de Deus e oração. 
"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor" (Sl 122.1)
Quando estamos congregando em uma Igreja temos alegria nas orações, nos louvores, nas lições, nas pregações da Palavra de Deus, na comunhão com os demais cristãos e somos fortificados para perseverar na caminhada.
 
1.3 - Como é bom e agradável que os irmãos vivam em união
"Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos habitem em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre" (Sl 133.1-3)
O ambiente da igreja local propicia ao cristão a oportunidade de firmar a união ou comunhão com os demais irmãos que professam a mesma fé.
A comunhão é muito mais do que uma simples amizade. A comunhão é resultante de uma experiência espiritual comum. Todas as diferenças são eliminadas, onde os homens e as mulheres se tornam irmãos em Cristo. [9]

2 - Não perdendo o desejo de Congregar

Porque será que as pessoas perdem o desejo de Congregar ?
Há várias razões para que isso aconteça e é preciso deixar claro que o cristão que deixa de congregar nem sempre está desviado da fé, o censo do IBGE de 2010, apontou significativamente o aumento do número de outra categoria de evangélicos denominada "cristãos evangélicos não determinados", "Evangélicos não praticantes" ou simplesmente "desigrejados" ao qual naquela época já somava mais de 9 milhões de pessoas, o que representava 21% dos evangélicos.

O DESVIADO é a pessoa que deixou de congregar, mas, está longe da presença de Deus, não tem comunhão com Deus e com os outros cristãos, é aquele que rompeu com o mundo espiritual, deixou de seguir os ensinamentos de Jesus e voltou a praticar todo tipo de pecado, as vezes, até pior do que fazia antes de ter o encontro com o Senhor.

O DESIGREJADO é a pessoa que por algum motivo, resolveu deixar de congregar na Igreja local aderindo ao fenômeno dos desigrejados, que defendem o conceito que a fé cristã pode ser exercida sem a necessidade de congregar, optando por expressar sua fé de uma maneira descentralizada da prática religiosa.

2.1 - Consequências ao deixar de congregar
Na Revista e no Slide temos 11 motivos sobre as consequências ao deixar de congregar, comente elas com seus alunos. (não quero ser repetitivo aqui).
     
2.2 - Por que alguns abandonam a Igreja ?
Na Revista e no Slide temos 13 motivos porque as pessoas abandonam a Igreja, comente elas com seus alunos. (não quero ser repetitivo aqui).
Reflita comigo, Três Motivos do aumento dos Desigrejados :

(1) Igreja Eletrônica
Com o aumento significativo de cultos transmitidos pelo rádio, televisão e pelas redes sociais (principalmente pelo Facebook e Youtube), muitas pessoas não veem mais necessidade de congregar em uma igreja. Em apenas um toque, via celular, é possível assistir um culto gravado ou ao vivo, não resta duvida de que esse comodismo é responsável pelo aumento dos Desigrejados. Teria sido essa descoberta da Igreja Eletrônica o motivo de 20% dos cristãos não terem o desejo de congregar após a pandemia de COVID-19 ? Cadê essas pessoas que nunca mais voltaram a congregar depois da liberação dos cultos presenciais ? Aproveitaram para mudar de igreja ? Passaram a achar que a frequência à igreja é algo opcional ? Essa resposta ainda é um mistério, carece de estudos mais aprofundados, não estamos falando de pessoas não evangelizadas, estamos falando de pessoas evangelizadas, batizadas, que participavam da Ceia do Senhor, que frequentavam nossas igrejas e não querem voltar a congregar mais.

(2) Descontentamento com a Liderança (Bispos, Pastores, Presbíteros, apóstolos)
Muitos resolveram não mais congregar porque ficaram decepcionados com promessas feitas pelo seu líder em nome de Deus e que nunca foram cumpridas. Outros, deixaram de congregar por descontentamento ao notar que seu líder era um mau exemplo no tocante a lidar com as finanças, pelo nepotismo religioso, por práticas e ensinos questionáveis, por seu líder ter caído em pecado e gerado escândalos, muitas famílias deixaram de congregar por falta de apoio da liderança em momento de dificuldade. Paulo Romeiro, no livro "Decepcionados com a Graça", afirma que se antes havia a confiança despreocupada dos membros com relação a liderança, "com o tempo, porém, vêm os questionamentos relativos à linha de pregação, à administração financeira ou às questões éticas, provocando o rompimento" (Romero, 2005, p.42).

(3) Não gostam da Liturgia do Culto. 
A maioria dos cultos é uma bênção e derruba esse argumento para não congregar, todavia, não há mais nada desanimador e infrutífero do que participar de cultos desorganizados, sem hora para acabar, onde se fala muito em dinheiro, problemas administrativos da igreja, onde há muita perda de tempo com coisas que não edificam. Culto não é para agradar ao homem, mas deve ser feito com sabedoria, o ambiente deve ser favorável para que Deus seja sempre o alvo da adoração e possa manifestar a sua misericórdia em nosso favor: corrigindo, tratando, ensinando, encorajando, estimulando nosso crescimento espiritual. 

2.3 - Aprendendo com o Exemplo de Jesus
Na Revista e no Slide temos 6 exemplos de Jesus em relação ao Templo e sinagogas. Desde criança, Jesus frequentava, ensinava, fazia leitura da Palavra de Deus, colocava ordem. Os desigrejados argumentam que o Templo e as sinagogas não eram igrejas e que Jesus não deixou biblicamente nenhuma igreja como edifício e instituição organizada, mas Jesus foi quem a concebeu pós-morte através dos apóstolos. Se existem igrejas locais que perverteram o cristianismo verdadeiro, também existem as igrejas locais sérias e boas para que haja crescimento espiritual dos cristãos. Oremos por esses irmãos desigrejados, que estão com o coração endurecido para não congregar mais.
 
3 - Oferecendo um Culto Racional
Elienai Cabral - O termo 'Racional' é o mesmo que razoável, inteligente, isto é, que saiba o que está fazendo, para que e como fazer esse culto. Não significa que devamos cultuar a Deus dirigidos pela nossa mente, mas devemos dispor a nossa mente para que o Espírito Santo dirija e oriente o nosso culto a Deus [8]

O culto racional é aquele que oferecemos a Deus de forma integral. Todo elemento e liturgia do culto serve ao propósito de enaltecer e engrandecer o nome do Senhor. Tanto o intelecto como nossas emoções devem estar envolvidos no culto oferecido a Deus, de acordo com a Sua Palavra [10]

3.1 - Sacrifício Vivo, Santo e Agradável a Deus
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Rm 12.1)
Elienai Cabral - 'Sacrifício Vivo' não significa um sacrifício literal, mas espiritual. No Antigo Testamento os sacrifícios eram literais. No Novo Testamento, a ordem dos sacrifícios continua, mas dentro de uma perspectiva espiritual. [8]
Elienai Cabral - 'que é vosso culto racional' são nossos atos e serviços a Deus que devem ser feitos conscientemente [8]
David Brown - 'Santo e agradáveis' - Assim como os animais, quando oferecidos sem defeitos a Deus, eram considerados santos, assim também os crentes "entregando-se Deus como os que estão vivos dentre os mortos, e seus membros como instrumentos da justiça para Deus", são considerados por Ele, não ritualmente, mas realmente 'santos', e assim agradáveis a Deus.
Pb. Gerson Tomé - Devemos tomar cuidado para que o culto a Deus não seja mecânico e formal, rotineiro, mas um culto espiritual, que é oferecido no cotidiano da vida do crente.
Billy Graham - Cristianismo não é apenas ir à igreja aos domingos. É viver 24 horas por dia com Jesus Cristo.

3.2 - Deus está à procura de verdadeiros adoradores
"Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja" (Jo 4.23)
Albert Barnes - 'Os verdadeiros adoradores' - São todos que verdadeiramente e sinceramente adoram a Deus. Aqueles que fazem isso com o coração, e não apenas na forma [5]
Adam Clarke - 'Os verdadeiros adoradores' - O culto dos samaritanos era um culto defeituoso, eles não receberam os escritos proféticos. O culto dos judeus era um culto carnal, que tratava apenas da letra e as cerimônias. O Evangelho de Cristo mostrou o significado de todas essas ordenanças carnais, e os sacrifícios legais, que tiveram toda a sua consumação em sua oferta de si mesmo: assim, uma dispensação espiritual tomou o lugar da carnal que a prefigurou. A pregação do Evangelho descobriu a verdadeira natureza de Deus, da salvação, da alma humana, das coisas terrenas e celestes; e, por isso, é posta em oposição ao culto samaritano defeituoso [5]
      
3.3 - Só ao Senhor adorarás e só Ele prestará culto
"Vai-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele servirás" (Mt 4.10]
Devemos adorar somente a Deus, não adoramos pessoas e coisas !
A adoração não é um passatempo, e nem uma atitude de louvor irrefletida (Rm 12.1), mas sim, é a expressão sacrificial de nosso ser a Deus; isso implica uma oferta completa de nosso afeto, bens e de todo o nosso trabalho. Nosso espírito só poderá penetrar na dimensão do louvor quando estivermos dispostos a oferecer o nosso melhor para Deus [7]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD 
[7] Revista Discipulado - Mestre 2 - Pág.73-77
[8] Romanos - Cabral, Elienai - CPAD - 2005 - Pág. 135
[9] Revista Discipulado - Mestre 1 - Pág.23-24
[10] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2019
 

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Lição 2 - Ordenança para participar da Ceia do Senhor

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Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

1 Coríntios 11.23-26 
23 - Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão.
24 - E, tendo dado graças, o partiu, e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26 - Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.

Antonio Gilberto: São duas as ordenanças da Igreja Cristã originadas do ministério terreno de Nosso Senhor Jesus Cristo: O Batismo (que estudamos na aula passada) e a Ceia do Senhor. Com o seu batismo, no rio Jordão, Jesus iniciou o seu glorioso ministério (Mt 3.13-16), encerrando-o com a instituição da Ceia do Senhor, sua paixão e morte redentora (Mt 26.26-30). Enquanto o batismo fala da nossa fé em Cristo e ocorre apenas uma vez na vida do crente (Mc 16.16), a Ceia do Senhor diz respeito à nossa comunhão com Ele, e deve ser sempre renovada (Lc 22.14,15). [8]

1 - Os Direcionamentos da Ceia do Senhor

1.1 - Direciona para Jesus no Passado
"(...) Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim" (1Co 11.25)
A Ceia do Senhor nos leva a MEMÓRIA, ou seja ao passado. Devemos participar do Ceia do Senhor em memória da morte de Jesus Cristo na Cruz do Calvário.
Antonio Gilberto: É um memorial da morte do Cordeiro de Deus em nosso lugar (1Pe 1.18,19; Jo 1.29). Como tal, a Santa Ceia comemora algo já realiazado (Lc 22.19). Assim como a sociedade, o governo, o povo, as instituições particulares têm seus memoriais, aos quais estimam, honram e preservam, nós temos muito mais razão, dever, direito e prazer de sempre participar da Ceia do Senhor. A Ceia do Senhor é conhecida pelos evangélicos como ordenança, por constituir-se numa ordem dada por Cristo aos santos apóstolos. Os católicos romanos e certas alas do protestantismo costumam denominá-la de sacramento [8].

1.2 - Direciona para Jesus no Presente
"(...) Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes ... " (1Co 11.25)
A Ceia do Senhor nos direciona no presente: "Fazei isto, todas as vezes", a ordem de Jesus é para sentar-nos à mesa do Senhor com discernimento, entendendo o que o momento significa.
Antonio Gilberto: A Santa Ceia não é apenas um ato celebrado pela Igreja, mas também um proeminente doutrina bíblica. Em geral, todos sabem como proceder, todavia poucos conhecem  a doutrina, pois depende do estudo da Palavra. A Bíblia afirma que Paulo recebeu o ensino da Santa Ceia diretamente do Senhor: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei" (1Co 11.23). Provavelmente ele o tenha recebido durante os três anos em que estivera a sós com Deus na Arábia, sobre os quais as Escrituras silenciam (Gl 1.11,12,15-17). [8]

O Pão e o vinho são os elementos da Ceia do Senhor, nossa doutrina ensina que o pão simboliza ou representa o corpo do nosso Senhor, e o vinho simboliza ou representa o sangue do nosso Senhor Jesus.
Antonio Gilberto: É a explicita, profunda e confortadora simbologia das Sagradas Escrituras [8]

O Pão
Antonio Gilberto: Por ser este alimento o símbolo da vida, Jesus assim identificou-se aos seu discípulos: "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede" (Jo 6.35). Por conseguinte, quando o pão é partido, na celebração da Ceia, vem-nos à memória o sacrifício vicário de Cristo, através do qual Ele entregou a sua vida em resgate da humanidade caída e escravizada pelo Diabo [8]

O Vinho
Antonio Gilberto: Identificado na Bíblia como "fruto da vide" e "cálice do Senhor" (Mt 26.29; 1Co 11.27), o vinho na Ceia lembra-nos o sangue de Cristo vertido na cruz para redimir a todos os filhos de Adão: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1Pe 1,18,19). [8]

É preciso deixar claro essa definição sobre os elementos da Ceia do Senhor aos alunos, o elementos não passam por nenhuma transformação, o pão continua a ser pão, o vinho continua a ser vinho, e que existem algumas interpretações incorretas sobre os Elementos da Ceia, como a :

Transubstanciação: Interpretação do Catolicismo Romano que acreditam que o pão e o vinho tenham suas substâncias mudadas e que se transformem, após a oração, literalmente no corpo e no sangue de Cristo.

Consubstanciação: Que foi uma interpretação seguida por Martinho Lutero ao qual ensina que o Pão e o Vinho possuem a presença literal do corpo e do sangue de Cristo, sendo assim, é possível receber o próprio Cristo ao ingerir os elementos.

A bênção advinda da comemoração da Ceia do Senhor consiste somente em reavivar na mente dos participantes a obra de amor de Cristo Jesus, ensejando-lhes oportunidade de examinarem a consciência e de renovarem seus propósitos para com Deus [7]
Jim Robson: A Ceia do Senhor é uma festa memorial de grande poder. Ela tem o poder de levar aqueles que a comem a desejar servir seu Senhor com todo o seu ser [Leia mais]
Antonio Gilberto: Toda Ceia destina-se a alimentar. Devemos participar desse Santo Memorial convictos, pela fé e esperança de que seremos novamente alimentados espiritualmente. Santa Ceia é um alimento espiritual. Participar da Ceia do Senhor é uma ocasião propícia ao recebimento de bênçãos: "O cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo? (1Co 10.16). Portanto, Deus pode derramar copiosas bênçãos no momento da ceia. Houve milagres na preparação da primeira ceia (Lc 22.10-13).  [8]
 
1.3 - Direciona para Jesus no Futuro
"Anunciais a morte do Senhor até que venha" (1Co 11.26)
A Ceia do Senhor não é um altar, sobre o qual Jesus Cristo se sacrifica repetidas vezes. Participamos da Ceia, dando graças pela morte sacrificial de Jesus já realizada em nosso favor. Desta forma, continuaremos proclamando a morte dEle até que Ele venha de novo [7]
Antonio Gilberto: A Igreja ao celebrar a Ceia do Senhor, está também anunciando a todos a sua vinda. "E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai" (Mt 26.29) [8]

2 - A Importância da Ceia para o cristão
Antonio Gilberto: A Ceia do Senhor é um ato de suma importância, em si mesmo e na vida do crente. Ela não é um mero símbolo, mas sim uma das verdades centrais da nossa fé. A Santa Ceia lembra a paixão e a morte de  Cristo em nosso lugar, bem como a sua segunda vinda. Tendo em vista suas verdades bíblico-teológicas, cabe-nos tomar assento à mesa do Senhor com solenidade e redobrada reverencia [8]

2.1 - A Importância de Examinar a si mesmo
"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor" (1Co 11.28-29)

Participe com Exame de Consciência
É preciso que o crente se examine antes de participar da ceia. Isso não quer dizer que deixe de participar, em certas circunstâncias, e sim que se corrija, se estiver em falta, e com novo proposito participe da ordenança [7]
Antonio Gilberto: Esse auto-exame deve ser feito com o auxílio do Espírito Santo e tendo a nossa consciência alinhada às escrituras [8]

Participe com Discernimento
É preciso que o crente participe da ceia com discernimento, isto é, entendendo o que ela significa e objetiva. Caso contrário, a transformará numa rotina fria e sem sentido [7]
Antonio Gilberto: Participar da Ceia sem discernir "o corpo do Senhor", é ter os santos elementos da Ceia como coisas comuns, e não como emblemas do corpo e do sangue de Cristo [8]
     
2.2 - A Importância de Julgar a si mesmo
"Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos jugados" (1Co 11.31)
Antonio Gilberto: Trata-se do auto-julgamento do cristão diante de Deus, quando ao seu estado espiritual.

2.3 - A Importância de Corrigir a si mesmo
"Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem" (1Co 11.30)
Quem não corrige a si mesmo, vive em duplicidade na vida espiritual (Sl 119.113; Mt 6.24; 2Co 6.14), serve a dois senhores, tem a mente cauterizada, já não sabe o que é certo ou o que é errado, é um perigo quando o cristão senta na mesa do Senhor e na mesa dos demônios (1Co 10.21).
 
3 - A Relevância da Ceia para a Igreja
É preciso que o crente participe da ceia reverente e solenemente em virtude do que ela representa, a morte de Jesus. [7]
Antonio Gilberto: A Ceia do Senhor é um momento de gratidão (1Co 11.24), é um momento de solene devoção e louvor a Deus: "E tendo cantado um hino" (Mt 26.30). Como Jesus cantou à sombra da sua cruz, não podemos compreender, nem explicar! [8]
Antonio Gilberto: A Santa Ceia é para os santos em Cristo Jesus, conforme Lucas 22.14, Jesus levou apenas os Doze para a mesa da Páscoa, seguida da Ceia do Senhor. Se a Ceia fosse para qualquer um, Ele teria chamado a todos sem distinção [8]
As igrejas locais das Assembleia de Deus deveriam celebrar o culto da Ceia do Senhor totalmente voltado para a solenidade, muitas costumam dedicar muito tempo para os louvores, perde-se muito tempo para solução de problemas internos da igreja local (reforma, finanças, agendas, soluções de problemas diversos), as vezes fica pouco tempo para a palavra e ao atingir cerca de 3 a 4 horas de "culto", fica 10 a 15 minutos para a solenidade, então é feita uma rápida distribuição dos elementos da Ceia, e realmente a parte mais importante fica atordoada.  Isso precisa mudar, até quando ? Estou 38 anos na AD vendo isso acontecer. Todas igrejas das Assembleia de Deus que congreguei são assim. Um culto iniciar as 18 horas e terminar quase 22 horas nas condições expostas é Lamentável, precisamos melhorar, e muito ! 

3.1 - A Comunhão da Igreja
A Ceia do Senhor une os crentes da Igreja em amor pela comunhão com Jesus. Veja o que escreveu o apóstolo João: "Se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1Jo 1.7)  [7]
A Ceia foi instituída para ser celebrada pelos crentes biblicamente batizados e que estão em comunhão com sua igreja. Deve ser comemorada exclusivamente em reunião da igreja. Não deve ser celebrada por instituição alguma, a não ser a igreja. [7]
O cristão participante da Ceia do Senhor deve estar em paz e comunhão com outros irmãos (relacionamento horizontal) e também deve estar em comunhão com Deus (relacionamento vertical).
A Ceia traduz-se numa grande oportunidade de adoração e de comunhão com Cristo e com os irmãos [7]

3.2 - A Perseverança da Igreja
"Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha" (1Co 11.26)
Precisamos participar com regularidade da Ceia, perseverando nesse Memorial do sacrifício de Jesus Cristo na cruz por nós e anunciando Sua morte até que Ele venha nos buscar.
Albert Barnes: A perseverança da Igreja deve ocorrer Até que Jesus retorne para julgar o mundo. Isso demonstra (...) que foi planejado que essa ordenança seja perpetuada e observada até o fim dos tempos. Em toda geração, portanto, e em todo lugar onde há cristãos, deve ser observado, até que o Filho de Deus retorne; e a necessidade de sua observância cessará somente quando todo o corpo dos remidos tiver permissão para ver seu Senhor, e não haverá necessidade desses emblemas para lembrá-los dele, pois todos o verão como Ele é. [5]
      
3.3 - A Esperança da Igreja
"(...) não beberei deste fruto das vide até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai" (Mt 26.29)
A Esperança da Igreja é estar com Jesus e com ele Cear novamente, a quem não acredita que esse versículo se aplica de forma literal mas alegórica. 
John Wesley: No Texto "não beberei deste fruto da videira até aquele dia que o beba de novo convosco no reino de Pai" ,  Jesus estava dizendo que não provará mais vinho, até que beba vinho de outro tipo no glorioso reino de meu Pai. E disto você também participará comigo. [5] 
A. Lukyn Williams (The Pulpit Commentary): O texto acima é um anúncio misterioso que foi interpretado de várias maneiras, e seu significado deve permanecer incerto ... A solução não explica a nova participação no reino de Deus. Parece, no geral, melhor entendê-lo como uma profecia da grande ceia das bodas do Cordeiro e das alegrias que aguardam os fiéis nos novos céus e na nova terra [Leia mais]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD 
[7] Revista Discipulado - Mestre 2 - Pág.73-77
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 2T - 2009 - Pág.42-45