Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Lição 2 - Ordenança para participar da Ceia do Senhor

                                    CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO 



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

1 Coríntios 11.23-26 
23 - Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão.
24 - E, tendo dado graças, o partiu, e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26 - Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.

Antonio Gilberto: São duas as ordenanças da Igreja Cristã originadas do ministério terreno de Nosso Senhor Jesus Cristo: O Batismo (que estudamos na aula passada) e a Ceia do Senhor. Com o seu batismo, no rio Jordão, Jesus iniciou o seu glorioso ministério (Mt 3.13-16), encerrando-o com a instituição da Ceia do Senhor, sua paixão e morte redentora (Mt 26.26-30). Enquanto o batismo fala da nossa fé em Cristo e ocorre apenas uma vez na vida do crente (Mc 16.16), a Ceia do Senhor diz respeito à nossa comunhão com Ele, e deve ser sempre renovada (Lc 22.14,15). [8]

1 - Os Direcionamentos da Ceia do Senhor

1.1 - Direciona para Jesus no Passado
"(...) Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim" (1Co 11.25)
A Ceia do Senhor nos leva a MEMÓRIA, ou seja ao passado. Devemos participar do Ceia do Senhor em memória da morte de Jesus Cristo na Cruz do Calvário.
Antonio Gilberto: É um memorial da morte do Cordeiro de Deus em nosso lugar (1Pe 1.18,19; Jo 1.29). Como tal, a Santa Ceia comemora algo já realiazado (Lc 22.19). Assim como a sociedade, o governo, o povo, as instituições particulares têm seus memoriais, aos quais estimam, honram e preservam, nós temos muito mais razão, dever, direito e prazer de sempre participar da Ceia do Senhor. A Ceia do Senhor é conhecida pelos evangélicos como ordenança, por constituir-se numa ordem dada por Cristo aos santos apóstolos. Os católicos romanos e certas alas do protestantismo costumam denominá-la de sacramento [8].

1.2 - Direciona para Jesus no Presente
"(...) Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes ... " (1Co 11.25)
A Ceia do Senhor nos direciona no presente: "Fazei isto, todas as vezes", a ordem de Jesus é para sentar-nos à mesa do Senhor com discernimento, entendendo o que o momento significa.
Antonio Gilberto: A Santa Ceia não é apenas um ato celebrado pela Igreja, mas também um proeminente doutrina bíblica. Em geral, todos sabem como proceder, todavia poucos conhecem  a doutrina, pois depende do estudo da Palavra. A Bíblia afirma que Paulo recebeu o ensino da Santa Ceia diretamente do Senhor: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei" (1Co 11.23). Provavelmente ele o tenha recebido durante os três anos em que estivera a sós com Deus na Arábia, sobre os quais as Escrituras silenciam (Gl 1.11,12,15-17). [8]

O Pão e o vinho são os elementos da Ceia do Senhor, nossa doutrina ensina que o pão simboliza ou representa o corpo do nosso Senhor, e o vinho simboliza ou representa o sangue do nosso Senhor Jesus.
Antonio Gilberto: É a explicita, profunda e confortadora simbologia das Sagradas Escrituras [8]

O Pão
Antonio Gilberto: Por ser este alimento o símbolo da vida, Jesus assim identificou-se aos seu discípulos: "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede" (Jo 6.35). Por conseguinte, quando o pão é partido, na celebração da Ceia, vem-nos à memória o sacrifício vicário de Cristo, através do qual Ele entregou a sua vida em resgate da humanidade caída e escravizada pelo Diabo [8]

O Vinho
Antonio Gilberto: Identificado na Bíblia como "fruto da vide" e "cálice do Senhor" (Mt 26.29; 1Co 11.27), o vinho na Ceia lembra-nos o sangue de Cristo vertido na cruz para redimir a todos os filhos de Adão: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1Pe 1,18,19). [8]

É preciso deixar claro essa definição sobre os elementos da Ceia do Senhor aos alunos, o elementos não passam por nenhuma transformação, o pão continua a ser pão, o vinho continua a ser vinho, e que existem algumas interpretações incorretas sobre os Elementos da Ceia, como a :

Transubstanciação: Interpretação do Catolicismo Romano que acreditam que o pão e o vinho tenham suas substâncias mudadas e que se transformem, após a oração, literalmente no corpo e no sangue de Cristo.

Consubstanciação: Que foi uma interpretação seguida por Martinho Lutero ao qual ensina que o Pão e o Vinho possuem a presença literal do corpo e do sangue de Cristo, sendo assim, é possível receber o próprio Cristo ao ingerir os elementos.

A bênção advinda da comemoração da Ceia do Senhor consiste somente em reavivar na mente dos participantes a obra de amor de Cristo Jesus, ensejando-lhes oportunidade de examinarem a consciência e de renovarem seus propósitos para com Deus [7]
Jim Robson: A Ceia do Senhor é uma festa memorial de grande poder. Ela tem o poder de levar aqueles que a comem a desejar servir seu Senhor com todo o seu ser [Leia mais]
Antonio Gilberto: Toda Ceia destina-se a alimentar. Devemos participar desse Santo Memorial convictos, pela fé e esperança de que seremos novamente alimentados espiritualmente. Santa Ceia é um alimento espiritual. Participar da Ceia do Senhor é uma ocasião propícia ao recebimento de bênçãos: "O cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo? (1Co 10.16). Portanto, Deus pode derramar copiosas bênçãos no momento da ceia. Houve milagres na preparação da primeira ceia (Lc 22.10-13).  [8]
 
1.3 - Direciona para Jesus no Futuro
"Anunciais a morte do Senhor até que venha" (1Co 11.26)
A Ceia do Senhor não é um altar, sobre o qual Jesus Cristo se sacrifica repetidas vezes. Participamos da Ceia, dando graças pela morte sacrificial de Jesus já realizada em nosso favor. Desta forma, continuaremos proclamando a morte dEle até que Ele venha de novo [7]
Antonio Gilberto: A Igreja ao celebrar a Ceia do Senhor, está também anunciando a todos a sua vinda. "E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele Dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai" (Mt 26.29) [8]

2 - A Importância da Ceia para o cristão
Antonio Gilberto: A Ceia do Senhor é um ato de suma importância, em si mesmo e na vida do crente. Ela não é um mero símbolo, mas sim uma das verdades centrais da nossa fé. A Santa Ceia lembra a paixão e a morte de  Cristo em nosso lugar, bem como a sua segunda vinda. Tendo em vista suas verdades bíblico-teológicas, cabe-nos tomar assento à mesa do Senhor com solenidade e redobrada reverencia [8]

2.1 - A Importância de Examinar a si mesmo
"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor" (1Co 11.28-29)

Participe com Exame de Consciência
É preciso que o crente se examine antes de participar da ceia. Isso não quer dizer que deixe de participar, em certas circunstâncias, e sim que se corrija, se estiver em falta, e com novo proposito participe da ordenança [7]
Antonio Gilberto: Esse auto-exame deve ser feito com o auxílio do Espírito Santo e tendo a nossa consciência alinhada às escrituras [8]

Participe com Discernimento
É preciso que o crente participe da ceia com discernimento, isto é, entendendo o que ela significa e objetiva. Caso contrário, a transformará numa rotina fria e sem sentido [7]
Antonio Gilberto: Participar da Ceia sem discernir "o corpo do Senhor", é ter os santos elementos da Ceia como coisas comuns, e não como emblemas do corpo e do sangue de Cristo [8]
     
2.2 - A Importância de Julgar a si mesmo
"Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos jugados" (1Co 11.31)
Antonio Gilberto: Trata-se do auto-julgamento do cristão diante de Deus, quando ao seu estado espiritual.

2.3 - A Importância de Corrigir a si mesmo
"Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem" (1Co 11.30)
Quem não corrige a si mesmo, vive em duplicidade na vida espiritual (Sl 119.113; Mt 6.24; 2Co 6.14), serve a dois senhores, tem a mente cauterizada, já não sabe o que é certo ou o que é errado, é um perigo quando o cristão senta na mesa do Senhor e na mesa dos demônios (1Co 10.21).
 
3 - A Relevância da Ceia para a Igreja
É preciso que o crente participe da ceia reverente e solenemente em virtude do que ela representa, a morte de Jesus. [7]
Antonio Gilberto: A Ceia do Senhor é um momento de gratidão (1Co 11.24), é um momento de solene devoção e louvor a Deus: "E tendo cantado um hino" (Mt 26.30). Como Jesus cantou à sombra da sua cruz, não podemos compreender, nem explicar! [8]
Antonio Gilberto: A Santa Ceia é para os santos em Cristo Jesus, conforme Lucas 22.14, Jesus levou apenas os Doze para a mesa da Páscoa, seguida da Ceia do Senhor. Se a Ceia fosse para qualquer um, Ele teria chamado a todos sem distinção [8]
As igrejas locais das Assembleia de Deus deveriam celebrar o culto da Ceia do Senhor totalmente voltado para a solenidade, muitas costumam dedicar muito tempo para os louvores, perde-se muito tempo para solução de problemas internos da igreja local (reforma, finanças, agendas, soluções de problemas diversos), as vezes fica pouco tempo para a palavra e ao atingir cerca de 3 a 4 horas de "culto", fica 10 a 15 minutos para a solenidade, então é feita uma rápida distribuição dos elementos da Ceia, e realmente a parte mais importante fica atordoada.  Isso precisa mudar, até quando ? Estou 38 anos na AD vendo isso acontecer. Todas igrejas das Assembleia de Deus que congreguei são assim. Um culto iniciar as 18 horas e terminar quase 22 horas nas condições expostas é Lamentável, precisamos melhorar, e muito ! 

3.1 - A Comunhão da Igreja
A Ceia do Senhor une os crentes da Igreja em amor pela comunhão com Jesus. Veja o que escreveu o apóstolo João: "Se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1Jo 1.7)  [7]
A Ceia foi instituída para ser celebrada pelos crentes biblicamente batizados e que estão em comunhão com sua igreja. Deve ser comemorada exclusivamente em reunião da igreja. Não deve ser celebrada por instituição alguma, a não ser a igreja. [7]
O cristão participante da Ceia do Senhor deve estar em paz e comunhão com outros irmãos (relacionamento horizontal) e também deve estar em comunhão com Deus (relacionamento vertical).
A Ceia traduz-se numa grande oportunidade de adoração e de comunhão com Cristo e com os irmãos [7]

3.2 - A Perseverança da Igreja
"Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha" (1Co 11.26)
Precisamos participar com regularidade da Ceia, perseverando nesse Memorial do sacrifício de Jesus Cristo na cruz por nós e anunciando Sua morte até que Ele venha nos buscar.
Albert Barnes: A perseverança da Igreja deve ocorrer Até que Jesus retorne para julgar o mundo. Isso demonstra (...) que foi planejado que essa ordenança seja perpetuada e observada até o fim dos tempos. Em toda geração, portanto, e em todo lugar onde há cristãos, deve ser observado, até que o Filho de Deus retorne; e a necessidade de sua observância cessará somente quando todo o corpo dos remidos tiver permissão para ver seu Senhor, e não haverá necessidade desses emblemas para lembrá-los dele, pois todos o verão como Ele é. [5]
      
3.3 - A Esperança da Igreja
"(...) não beberei deste fruto das vide até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai" (Mt 26.29)
A Esperança da Igreja é estar com Jesus e com ele Cear novamente, a quem não acredita que esse versículo se aplica de forma literal mas alegórica. 
John Wesley: No Texto "não beberei deste fruto da videira até aquele dia que o beba de novo convosco no reino de Pai" ,  Jesus estava dizendo que não provará mais vinho, até que beba vinho de outro tipo no glorioso reino de meu Pai. E disto você também participará comigo. [5] 
A. Lukyn Williams (The Pulpit Commentary): O texto acima é um anúncio misterioso que foi interpretado de várias maneiras, e seu significado deve permanecer incerto ... A solução não explica a nova participação no reino de Deus. Parece, no geral, melhor entendê-lo como uma profecia da grande ceia das bodas do Cordeiro e das alegrias que aguardam os fiéis nos novos céus e na nova terra [Leia mais]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD 
[7] Revista Discipulado - Mestre 2 - Pág.73-77
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 2T - 2009 - Pág.42-45

3 comentários: