Total de visualizações de página

sábado, 7 de setembro de 2024

Lição 11 - A Importância e Relevância da Igreja na Edificação e solidificação da Instituição Família

  

                                    CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO 



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência : Romanos 16.1-5    

1 - Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na Igreja que está em Cencréia,
2 - Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e as ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.
3 - Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
4 - Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
5 - Saudai também a Igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que és as primícias da Ásia em Cristo.

1 - A Importância da Igreja para a Família

1.1 - Igreja: A Família de Deus
O sacrifício de Jesus nos reconciliou com Deus e agora nos tornamos membros de sua família: "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus" (EF 2.19)
É justamente por esse motivo que chamamos de irmãos aqueles que se convertem ao Senhor Jesus.

1.2 - Família, a Nossa Primeira Igreja
A Família é a primeira instituição criada por Deus, é nosso Maior Patrimônio, nossa maior riqueza, é através dela que temos nosso porto seguro, que temos nosso ponto de apoio para tudo que enfrentamos diariamente nessa vida.
Satanás tem trabalhado incansavelmente para desestruturar as famílias, porque sabe que ela é a nossa primeira igreja, primeiro ministério e nosso maior patrimônio.
Estamos vivendo tempo de ausência de valores, inversão de valores, regras imprecisas, relativismo exacerbado, individualismo, pluralidade religiosa, mistura do que é Real e do Virtual (imaginário), e é nesse cenário que a Família deve se posicionar como a primeira igreja para os filhos, transmitindo os princípios bíblicos, para que eles não fiquem sem saber para onde ir, desnorteados, como uma navegação sem bússola no meio do oceano: "Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele" (Pv 22.6). "... criai-vos na doutrina e admoestação do Senhor" (Ef 6.4)
É na família que se inicia a transmissão de princípios bíblicos, dos valores éticos e morais e o estabelecimento dos limites cabíveis e lógicos. A ausência do cumprimento dessas obrigações têm levado um incalculável número de crianças a viverem sem um referencial dos pais para a vida, o que é uma tragédia na construção de bases para o comportamento social e para a vida espiritual.
A família é tão importante que não pode ser negligenciada, o apóstolo Paulo classifica de "pior que o descrente" quem não cuida dela : "Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente" (1Tm 5.8).

Segundo a Declaração Nacional dos Direitos Humanos, a família é o elemento natural, universal e fundamental da sociedade. Sem família não há sociedade. A degradação da sociedade acontece por causa da deterioração da família. A Igreja é uma família composta por famílias. Se uma família estiver edificada, a Igreja também estará. Todavia, se a família for destruída, a Igreja também será. É nosso dever cuidar das famílias. Se a sociedade se dissolve, o problema está na ausência de famílias solidificadas em Cristo. [7]

O Cristão precisa dar as prioridades corretas da vida.
Normalmente, há muitos crentes e, até mesmo pastores, que priorizam a seguinte ordem de prioridades :
1 - Deus
2 - Igreja Local
3 - Cônjuge 
4 - Seus Filhos

Biblicamente, o crente deve priorizar :
1 - Deus
2 - Sua Própria Vida
3 - Seu Cônjuge
4 - Seus Filhos
5 - A Igreja Local

É muito triste quando o obreiro encontra-se empenhado em ganhar outras famílias para Cristo, mas perde sua própria casa por falta de atenção, zelo e amor (1Tm 5.8).  A Palavra de Deus diz que se alguém não cuida de sua família não se encontra preparado para liderar a Igreja de Cristo (1Tm 3.4,5) [11]

A IGREJA NASCEU EM UM LAR
A Igreja na sua expressão visível e local nasceu em um lar, como já vimos em Atos 1.13; 2.2 (o cenáculo era um compartimento amplo, acolhedor, mobiliado e arrumado para a ceia). No três primeiros séculos da era cristã, provavelmente por razões financeiras, já que era difícil comunidades pequenas e pobres (que normalmente compunham as igrejas locais) construírem templos, os irmãos reuniam-se nas casas particulares para partir o pão e comê-lo com alegria e singeleza de coração (At 2.46). Um exemplo disso era a Igreja em Roma: os crentes romanos congregavam-se em casas espalhadas pela cidade, por isso a expressão "a igreja que está em sua casa" (Rm 16.5; 1Co 16.19; Cl 4.15; Fm 2) [12]
  
1.3 - União Essencial, Igreja e Família
A Bíblia enfatiza que a existência tanto da Igreja como da Família na Terra é resultado do Plano de Deus para a humanidade [Gn 1.28; 2.24; Mt 16.18].
A Família é tanto uma extensão da Igreja, quanto a Igreja é uma extensão da família. Elas se fundem, vejamos :
"Saudai também a IGREJA que está em sua CASA. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo" (Rm 16.5)
"As Igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a IGREJA que está em sua CASA" (1Co 16.19)
A relação família e igreja é fundamental para a existência de ambas. Enquanto os ditames do mundo bombardeiam as famílias moral e espiritualmente, a Igreja é a única instituição onde a Família Cristã pode refugiar-se e sobreviver aos ataques do maligno [Mt 16.18b) [7]

O Que a Igreja pode fazer pela Família ?
a) Orando pelas Famílias
b) Visitando as Famílias
c) Realizar eventos específicos para a Família
    Por Temas: Conflitos conjugais, Criação  de filhos, Finanças, etc.
    Por Palestras: Aos homens, As Mulheres, Aos Jovens, Aos Casais, etc.
d) Aconselhando as famílias
e) Ensinar a Palavra
f) Acolher em uma necessidade eventual

O que a Família pode fazer pela Igreja
a) Mantendo o padrão bíblico para a Família
b) Frequentando os cultos regularmente
c) Contribuindo Financeira com a Igreja
d) Dando um bom Testemunho
e) Participando e Ajudando nas atividades da Igreja Local
f) Frequentando a Escola Bíblica Dominical com regularidade

Essa união Igreja e Família, em que há ajuda mútua, resultará na eficácia da propagação do Evangelho em todos lugares e para todas pessoas.

2 - A Igreja e a Relação com a Família

2.1 - A Igreja e o Relacionamento Congregacional
A Igreja é o Corpo místico de Cristo, a Igreja é a grande Família de Deus, e como Igreja Local e visível deve-se manifestar a irmandade e o companheirismo tão destacado pela igreja primitiva. 
Conscientizemo-nos da importância que tem a fraternidade cristã para a saúde da igreja. Infelizmente a nossa espiritualidade segue mais um modelo de condomínio, onde ninguém conhece ninguém, do que de uma casa de família, onde todos se conhecem e se relacionam [8]

Até por uma questão de organização social, é praticamente impossível que, no tempo presente, consigamos reproduzir o "estar juntos" todos os dias à semelhança da Igreja do primeiro século (At 2.42). Entretanto, com as redes sociais e a televisão, a igreja do século 21 tornou-se ainda menos comunitária. As reuniões semanais não são bem frequentadas como deveriam ser, enquanto o domingo à noite é bastante concorrido. Ocorre, porém, que, ao terminar o culto, devido às obrigações que já se iniciam na segunda-feira e a dificuldade com o transporte coletivo, os irmãos não têm condições de passar um período juntos. Essa desagregação, para dizer o óbvio, traz danos à saúde da Igreja Local [9]

Precisamos reverter essa quadro de desagregação, faça com que sua família participe mais das atividades da Igreja, invista mais tempo para estar com outras famílias, em contrapartida, a Igreja local deve promover eventos que possa proporcionar o relacionamento de famílias com outras famílias (Seminários, Encontros, Viagens, Passeios, Atividades Comunitárias, Retiro Espiritual, outros ...)
      
2.2 - Parceria Igreja/Família no cultivo do Relacionamento Espiritual
Como mencionado anteriormente, a família deve ser a primeira instituição a conduzir o Ensino da Palavra de Deus para cada um de seus membros, isso refletirá para toda a sociedade.
A igreja local está pronta e capacitada para preparar cada pessoa a entender as Escrituras Sagradas e ensiná-la para sua família, a parceria Família-Igreja e Igreja-Família é algo real e fundamental na propagação do Evangelho. Cultivamos nosso Relacionamento Espiritual frequentando os cultos na Igreja Local e também através do Culto Doméstico.
Quando um lar cristão abre as portas para a Palavra, abre tanto para a felicidade quanto para o êxito. Cultuar a Deus no lar nada mais é que cumprir uma ordenança divina (Dt 6.6-9; Pv 1.7-9; Pv 6.20). Quando nos esforçamos em conduzir nossos filhos e família a um relacionamento pessoal com Deus através do ensino da palavra, estamos não somente preparando-os para salvação, mas conduzindo-os a uma vida saudável e sem contaminação. Tudo começa no lar e não existirá igreja forte se as famílias estiverem fracas, daí a importância do culto doméstico. [7]

“A família tem sido atacada no lado espiritual, com as investidas satânicas que propõem a sua destruição. Grande parte das famílias, em todo o mundo, não tem estrutura para enfrentar as mudanças rápidas e desintegradoras das famílias. A falta de Deus é o inimigo número 1 do lar. Ele se revela quando o ambiente em casa é destituído de espiritualidade. Quando Deus está presente no lar, sente-se uma atmosfera diferente, agradável e santa. O pai e a mãe se unem aos filhos para servirem ao Senhor. Deus é o hóspede invisível, mas real, que domina o ambiente da família. Em cada canto da casa, pode-se sentir Deus. Há harmonia entre todos. Há louvores. Há devoção sincera ao Senhor. As coisas de Deus são colocadas em primeiro lugar e o lar é uma continuação da igreja. Por outro lado, quando Deus não está no lar, sente-se que o ambiente é carnal, pesado, cheio de manifestações mundanas. As coisas materiais estão em primeiro lugar. Só pensam em prazeres materiais, riquezas, dinheiro, diversão e coisas mundanas! A casa é uma continuação mundo!
[…] É interessante que os que vão constituir família convidem Jesus para se fazer presente no seu lar, mesmo antes de se casarem” [10]

A FAMÍLIA COMO EXTENSÃO DA IGREJA
Além de a família ser o elemento básico da funcionalidade da igreja local, ela é a própria extensão desta. Descrevendo a respeito do culto doméstico, o saudoso Pr. Estevam Ângelo disse: "Se a família quiser assistir a sete cultos a mais por semana, fazendo o culto doméstico, terá uma igreja em casa". É verdade! Além de cultuar a Deus, a família representará o reino divino na vizinhança, no bairro e no mundo. O próprio Jesus falou: "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mt 18.20). Portanto, podemos fazer de nossa família uma extensão da Igreja de Cristo e representar seu Reino neste mundo [16]

SEM A FAMÍLIA A IGREJA NÃO FUNCIONA - PARTE 1
Não podemos ignorar a importância da Igreja Local junto à Família, pois a saúde da Igreja está diretamente ligada ao bem estar espiritual e moral da família. Uma igreja cujas famílias estão arruinadas espiritual e moralmente, não terá condições de acolher os não crentes, nem terá autoridade para atuar junto à outras famílias na comunidade em que está inserida. [16]

2.3 - A Igreja e o Relacionamento com Deus em Família
A palavra "igreja" quer dizer "uma reunião de pessoas chamadas para fora" , ou seja, um grupo de pessoas que saíram de dentro do mundo (espiritual e não fisicamente) para seguirem a Cristo. Todas os crentes espalhados pelo mundo formam a Igreja. Ela não está restrita a uma área geográfica e nem a um único povo da Terra. É o seu lado invisível e universal, ao qual denominamos também de "O Corpo de Cristo" que é constituído de vários membros.
Embora a palavra  "igreja" seja empregada, em primeiro lugar, para descrever a totalidade de crentes que vivem em todo o mundo (como Corpo místico de Cristo), você pode usá-la também para se referir aos cristãos de um determinado lugar, isto é, "Igreja Local", ela é constituída de indivíduos que pertencem a famílias distintas que, juntas, adoram a Deus em espírito e em verdade. [15] A Igreja Local ajuda essas Famílias a se relacionarem com Deus e a obterem as bênçãos eternas !
 
3 - A Igreja e o Compromisso com a Família

3.1 - A Igreja e o Ensino da Palavra de Deus para a Família
Posso pontuar quatro principais objetivos da Igreja local :
1 - Evangelizar o Mundo.
2 - Proporcionar um lugar para o crente cultuar a Deus.
3 - Proporcionar um lugar para o crente praticar a mordomia cristã.
4 - Proporcionar um lugar para o ensino da disciplina e norma de conduta cristã objetivando crescimento espiritual e social de cada crente.
Nesse quarto objetivo da igreja, quero destacar que enquanto a igreja tem a responsabilidade de ensinar a Palavra de Deus e guiar seus membros, ao fazer parte de uma igreja local, o crente deve disciplina-se e aprender a norma bíblica de conduta. Existe um padrão de vida exposto na Bíblia e todos os crentes devem se esforçar para vivê-lo. Significa afastar-se da ignorância, preservar-se da corrupção e ter todas as esferas da sua vida e atividades regulamentadas, dirigidas por Deus (Mt 5.13-16; 18.15-17) [14]

3.2 - A Importância da EBD para todas as Faixas Etárias
Deus nos ensinou que só existe uma coisa que conduz Seu povo à perdição: a falta de conhecimento (Os 4.6). A Escola Bíblica Dominical (EBD) é uma porta aberta para o ensino cristão. É um instrumento de crescimento espiritual para as famílias. Tanto a família quanto a EBD possuem o mesmo alvo: formar cristãos maduros e produtivos, que honram a Deus e o servem. Assim como os pais tem como obrigação instruir seus filhos no caminho do Senhor, a EBD age da mesma maneira com os filhos espirituais das Igreja [7]
Quando o povo de Israel voltou do cativeiro babilônico, no tempo de Neemias, procurou envolver toda a família no grande encontro para ouvir e aprender a Palavra de Deus [Ne 8.1-3; 10.28-29].
Uma igreja que prioriza a palavra de Deus é uma igreja abençoada, mas infelizmente a Assembleia de Deus desde sempre, nunca priorizou a EBD, é um trabalho secundário onde os próprios lideres não frequentam, transmitindo aos congregados um péssimo exemplo. É obvio que há exceções .O apostolo Paulo falou sobre isso: "Manda estas coisas e ensina-as. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá."  (1Tm 4.11-13) 
A EBD ainda  é um culto oficial de ensino da Igreja, juntamente com o “culto de doutrina” também realizado semanalmente.
      
3.3 - A Igreja e a Formação do Caráter Cristão na Família

O QUE É CARÁTER
Caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo. Essas especificidades são responsáveis pela maneira como uma pessoa age, regulando suas escolhas e decisões (Pv 5.21; 16.2,9; 20.6,12). O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é, mas também descreve seu estado moral e a distingue das demais de seu grupo (Pv 11.17; 12.2; 14.14; 20.27). [13]

O TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO NO CARÁTER DO HOMEM
Ao aceitar a Cristo como Salvador, o homem recebe da parte de Deus um novo caráter (2Co 5.17). O Espírito Santo, por meio de suas ministrações (Rm 8.1-17; Gl 5.22-26), aperfeiçoa-o gradualmente (2Co 3.18, 1Pe 1.2). Na continuação, o Espírito da Verdade passa a controlá-lo por completo, de modo que suas ações passam a ser moldadas por Ele (Rm 8.5-11).  Uma vez que a imagem perdida no Éden fora restaurada, o homem passa a experimentar e demonstrar uma vida de integridade (Gn 3.11-13); Rm 5.12; 1Co 15.22,45; Ef 4.23,24). [13]

O GRANDE DESAFIO
Bom seria se todo cristão desse lugar para o Espírito Santo produzir o Fruto do Espírito em sua vida, visto que o Fruto do Espírito (Gl 5.22) é a expressão do caráter de Deus em nós, e é um sinal de que estamos a crescer no caráter de Cristo. Todavia , na bíblia, existem várias advertências aos cristãos que dão lugar as obras da carne (Gl 5.19-21) degenerando o seu caráter e isso afeta diretamente a Igreja, a família e a própria pessoa. Infelizmente por falta de vigilância muitos tem escandalizado a Igreja devido seu caráter doentio (Insensibilidade Moral, Permissividade, Mentira, Malícia, Concupiscência, Cobiça, Ambição, outros ...) , e o maior agravante é que o que deveria ficar dentro da igreja, tem sido externado para fora, chegando ao conhecimento dos ímpios através das redes sociais (ex. Youtube), isso tem aumentado o número de desigrejados e tem dificultado o trabalho de Evangelização ! O Grande desafio, é que os cristãos cresçam no caráter de Cristo dando Bom Testemunho de sua Fé. O Crente da atualidade precisa entender que somente é possível preservar o verdadeiro caráter cirstão: Mantendo-se em comunhão com o Espírito, conhecendo a Palavra de Deus, buscando através da oração as virtudes espirituais, éticas e morais expostas na Palavra de Deus. Reflita isso com seus Alunos !

SEM A FAMÍLIA A IGREJA NÃO FUNCIONA - PARTE 2
A família fortalecida na igreja é tão importante que o apóstolo Paulo aconselhou o pastor Timóteo a respeito da qualidade de um candidato ao episcopado. O Apóstolo destaca a relação do aspirante com a própria família: "Convém, pois, que o bispo [...] governe bem a sua própria casa, tendo seus fihos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)" (1Tm 3.2,4,5). Aqui, ele expressa o impacto do relacionamento familiar com a funcionalidade de igreja local. Famílias desgovernadas, inevitavelmente, geram uma igreja sem direção. [16]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2016
[8] Revista Lições Bíblicas Jovens - CPAD - 2T - 2016
[9] Revista Lições Bíblicas Jovens - CPAD - 3T - 2015
[10] A Família Cristã e os Ataques do Inimigo - Elinaldo Renovato 
       Editora CPAD - 2013 - Pág 66
[11] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2020
[12] Revista Lições Bíblicas Jovens e Adultos - CPAD - 2T - 2004
[13] Revista Lições Bíblicas Jovens e Adultos - CPAD - 3T - 2007
[14] Revista Discipulado - Mestre 1 - CPAD - Pág. 26
[15] Revista Disciuplado - Mestre 2 - CPAD - Pág. 12
[16] Revista Lições Bíblicas Adultos - CPAD - 2T - 2014 - Pág. 85

Nenhum comentário:

Postar um comentário