CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO
Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)
Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição.
Introdução
O texto de referência :
Atos 1.1-4
1 - E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar,
2 - E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
1 - O Pentecoste Bíblico
Elinaldo Renovato: A Igreja de Jesus Cristo tem uma missão a cumprir: proclamar o evangelho em um mundo hostil às verdades de Cristo e descrente de Deus. Diante desta tão sublime tarefa, a igreja necessita do poder divino. [8]
1.1 - O Espírito Prometido
"Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos" (At 2.16-17)
Foi o profeta Joel, no Antigo Testamento, a quem Deus revelou com mais detalhes o derramamento do Espírito nos últimos tempos (Jl 2.23-32). Joel foi, talvez, o primeiro dos profetas literários (profetas que escreveram suas mensagens), o que salienta ainda mais a sua profecia sobre o Pentecostes (At 2.16-21,33). O termo "Pentecoste" aqui é uma referência ao batismo com o Espírito Santo, e não à festa judaica de mesmo nome que ocorria cinquenta dias após a páscoa (At 2.1; 20.16; 1Co 16.6).
Antonio Gilberto: Há várias promessas de Deus no Antigo Testamento a respeito do derramamento do Espírito sobre o povo, mas a principal é a que foi proferida pelo profeta Joel, uns 800 anos antes do advento de Cristo (Jl 2.28-32) [9]
João Batista, cheio do Espírito Santo, profetizou sobre a promessa do Batismo com o Espírito Santo: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento, mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; Ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." (Mt 3.11)
Jesus prometeu diversas vezes o Batismo com o Espírito Santo:
"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios, falarão novas línguas" (Mc 16.17)
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24.49)
1.2 - O Espírito Derramado
Conforme Atos 2.1-4, O Espírito Santo foi derramado sobre os irmãos que estavam reunidos em Jerusalém buscando e aguardando o cumprimento da promessa.
O Apóstolo Pedro confirmou que o Espírito foi Derramado: "De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis" (At 2.33)
1.3 - O Resultado do Derramamento do Espírito
Considerando que ser batizado no Espírito Santo não é salvação, e ambas as experiências são coisas distintas, como verdade pentecostal fundamentada de maneira robusta no Novo Testamento, então, é necessário saber qual o resultado desse batismo ou Derramamento do Espírito, segundo Pr. Esequias Soares :
(1) Finalidade
Propósito central é a capacitação do Espírito para o serviço divino como:
a) o poder para um vida santa e serviço eficaz
b) a pureza ou a santificação simbolizada pelas línguas de fogo
(Mt 3.11; At 15.8.9)
c) o revestimento pleno do poder de Deus
"todos foram cheios do Espírito Santo"
d) a proclamação ou o testemunho de Cristo (At 1.8) concedido de várias
formas pelo Espírito: "segundo o Espírito Santo lhes concedia que
falassem"
(2) A Capacitação do Espírito
É do conhecimento da maioria que a ideia o termo "batismo" é imersão; ser batizada significa ser mergulhado. As expressões como "derramar" o Espírito sobre os irmãos e as irmãs ou "serem cheios" do Espírito para se referir ao batismo no Espírito Santo podem lançar luz sobre o propósito dessa promessa, pois, ser imerso significa capacitação, isto é, revelação dos mistérios de Deus (Ef 3.5), poder para testemunhar de Jesus (At 1.8), profetizar (At 11.28), realizar milagres (Rm 15.19)
(3) Uma Necessidade Real e Atual
O Espírito Santo veio no dia de Pentecostes porque os discípulos precisavam que a sua mensagem fosse revestida de poder para salvar os pecadores (Lc 24.47-49; At 1.8). [10]
Antonio Gilberto: O Batismo com o Espírito Santo traz o seguinte resultado :
1. Edificação Espiritual Individual (1Co 14.4,15)
2. Maior dinamismo espiritual (Mc 14.66-72; At 4.6-20)
3. Maior desejo e resolução para orar e interceder
(At 3.1; 4.24-31; 6.4; 10.9; Rm 8.26)
4. Maior glorificação do nome do Senhor (Jo 16.13,14) [9]
2 - A Identidade Pentecostal da Igreja
2.1 - O Batismo no Espírito Santo
Antonio Gilberto: O Batismo com o Espírito Santo é um revestimento de poder, com a evidência física das línguas estranhas para o ingresso do crente numa vida de profunda adoração e eficiente serviço a Deus [Lc 24.49; At 1.8; 10.46; 1Co 14.15,26). No entanto, o batismo do Espírito, como vemos em 1Co 12.13; Gl 3.27; Ef 4.5, trata-se de um batismo figurado, apesar de real. Todos aqueles que experimentaram o novo nascimento (Jo 3.5) são imersos no corpo místico de Cristo (Hb 12.23; 1Co 12.12). Nesse sentido, todos os salvos são batizados PELO Espírito Santo, mas nem todos são batizados COM o Espírito Santo [9]
2.2 - Os Dons Espirituais
Declaração de Fé das Assembleias de Deus: "Dons Espirituais são capacitações especiais e sobrenaturais concedidas pelo Espírito de Deus ao crente para serviço especial na execução dos propósitos divinos por meio da Igreja" [11]
Esequias Soares: Os Dons Espirituais podem ser concedidos de repente em qualquer fase da experiência cristã, ao ser batizado no Espírito Santo, no início da fé (At 19.5-6) ou ao longo da carreira cristã (1Tm 4.14) [10]
"E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam" (At 19.5-6)
Os Dons Espirituais são operados por meio dos crentes em Jesus (2Co 4.7; Cl 1.27), enquanto a Igreja estiver na terra:
"O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado" (1Co 13.8-10)
Todos nós devemos buscas os Dons Espirituais a qualquer momento :
"Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho excelente" (1Co 12.31)
"Por isso o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar. portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas" (1Co 14.13,49)
Elinaldo Renovato: A Bíblia de Estudo Pentecostal define "Dons Espirituais" como "manifestações sobrenaturais concedidas da parte de Espírito Santo, e que operam através dos crentes, para o seu bem comum".
Os Dons de Deus dispensados à Igreja para que, com graça e poder, ela proclame o Evangelho de Jesus a toda criatura. Além de auxiliar o Corpo de Cristo no exercício da Grande Comissão, os dons divinos subsidiam os santos para que cheguem à unidade da fé (Ef 4.12,13).
Os Dons dão recursos concedidos por Deus para fortalecer e edificar a Igreja espiritualmente [8]
Autossuficiência e Humildade
Elinaldo Renovato: Os Dons Espirituais são concedidos aos crentes pela graça de Deus, e não por méritos pessoais (Rm 12.6; 1Pe 4.10). Não podemos orgulhar-nos e portar-nos de modo arrogante e autoritário no exercício dos dons, mas com humildade e temor a Deus. Portanto, não use o dom que Deus lhe deu com orgulho, visando a exaltação pessoal. Isto é pecado contra o Senhor e contra a Igreja! Use-o com um coração sincero e transbordante de amor pelo próximo (1Co 13). [8]
Diversidade dos Dons
Declaração de Fé das Assembleias de Deus: "Em nenhum lugar o apóstolo limita o número de dons" [11]
Elinaldo Renovato: O que mais nos chama a atenção na lista de dons apresentada por Paulo em 1 Coríntios 12 não são os nove dons, mas a diversidade deles. Isto denota a unidade da Igreja de Cristo, mas simultaneamente a sua multiplicidade. O Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento tem razão quando fala que "talvez Paulo tenha selecionado estes nove dons por serem adequados à situação que havia em Corinto", pois se compararmos a lista de 1 Coríntios com Romanos e também Efésios, veremos que outros dons são relacionados de acordo com as necessidades de cada Igreja Local [8]
Primeira Lista de Dons - 1 Coríntios 12.8-10
Os Dons Espirituais são Nove, classificados teologicamente em três grupos, a saber :
1 - Dons de Elocução (Ou Expressão Verbal)
- Variedade de Línguas
- Interpretação de Línguas
- Profecia
2 - Dons de Revelação (Ou Saber)
- Palavra de sabedoria
- Palavra da Ciência
- Discernir os Espíritos
3 - Dons de Poder
- Fé
- Curar
- Operação de Maravilhas
Outras Listas de Dons
Teologicamente entendemos que os Nove Dons da primeira lista (1Co 12.8-10) são Dons Espirituais e os cinco dons relacionados em Efésios 4.8-11 são Dons Ministeriais, as demais Listas fazem um mesclado de Dons Espirituais e Ministeriais. Confira :
Lista - Efésios 4.8-11
- Apóstolos
- Profetas
- Evangelistas
- Pastores
- Doutores
Lista - 1 Coríntios 12.28
- Apóstolos
- Profetas
- Doutores
- Milagres
- Dons de Curar
- Socorros
- Governos
- Variedades de Línguas
Lista - 1 Coríntios 12.29,30
- Apóstolos
- Profetas
- Doutores
- Operadores de Milagres
- Dons de Curar
- Diversas Línguas
- Interpretar
Lista - Romanos 12.6-8
- Profecia
- Ministério
- Ensino
- Exortar
- Dar (repartir)
- Preside (Liderança)
- Misericórdia
2.3 - A Atualidade dos Dons Espirituais
O CESSACIONISMO E O CONTINUÍSMO
São duas visões cristãs sobre os DONS ESPIRITUAIS
CESSACIONISMO
Google IA : Os Cessacionistas acreditam que parte dos Dons do Espírito Santo, apesar de terem sido de fundamental utilidade e importância nos primórdios da Igreja Cristã, cessaram de existir ainda no período da Igreja Primitiva.
Professor, diversas teorias conhecidas como cessacionistas, negam o batismo no Espírito Santo com a evidência inicial de falar noutras línguas e sua atualidade para os dias hodiernos. As supostas provas apresentadas pelos cessacionistas, além de inconsistentes quanto à argumentação são improváveis quanto à hermenêutica sagrada. Há várias passagens bíblicas refutando os cessacionistas, a saber :
Referência : At 8.14-20
Ocasião : Em Samaria
Evidências : Evidência do batismo como experiência após a conversão
Referência : At 9.17; 1Co 12.10,11; 14.18
Ocasião : Na Vida de Paulo
Evidências : Evidência do batismo não apenas sobre grupos, mas
também sobre indivíduos
Referência : At 10.44-48
Ocasião : Na Casa de Cornélio
Evidências : Evidência do batismo simultâneo à conversão, embora em
Atos seja subsequente à mesma
Referência : At 19.1-7
Ocasião : Em Éfeso
Evidências : Evidência do batismo e dons espirituais
consequentes ao mesmo
Um argumento utilizado pelos cessacionistas (pessoas que defendem a errônea ideia de que os dons espirituais cessaram no primeiro século), é que os crentes pentecostais tendem a se achar superiores uns aos outros por terem algum dom. Lamentavelmente, isto é verdade em muitos lugares. Entretanto, o apóstolo Paulo faz questão de tratar desse assunto com os crentes de Corinto que estavam supervalorizando alguns dons em detrimento de outros. Precisamos resgatar a noção de serviço que Jesus Cristo ensinou nos Evangelhos, pois todos os dons vêm diretamente de Deus para melhor servirmos à Igreja de Cristo. [8]
CONTINUÍSMO
"a promessa diz respeito a vós (...) a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar" (At 2.39)
Google IA : Os continuacionistas acreditam que os dons do Espírito Santo que foram manifestados no período da Igreja Primitiva continuam a existir e são necessários na atualidade. Eles afirmam que o Espírito Santo que foi derramado em Atos 2 ainda contínua a sua obra, com todos os dons sobrenaturais mencionados nas Escrituras.
Como vimos acima, várias passagens bíblicas da respaldo da visão cristã denominada Continuísmo, e ainda temos provas e testemunhos ao longo da história da Igreja que mostra base para o Continuísmo.
Foi em 1901 na Rua Azuza, 312 na Igreja do Pr. William J. Seymour (1870-1922) que ocorreu a origem do movimento do pentecostalismo moderno, caracterizado por batismo com o Espírito Santo com evidências em falar noutras línguas, santidade de vida, missões e pregação eloquente da Bíblia. [9]
3 - Mantendo a Chama Pentecostal
3.1 - Viver em Santidade
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade" (Ef 1.3-4)
"para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo" (Fp 2.15)
Todos que já nasceram de novo, deve constantemente buscar viver em Santidade, porque : "Segue a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12.24).
Além da Santidade ser imprescindível para ver o Senhor, ela também gera a maturidade espiritual, autocontrole e o crescimento espiritual do crente.
Portanto, o cristão deve buscar o revestimento de poder e de igual modo a Santificação, ficando bem claro que o Batismo com o Espírito Santo, Dons Espirituais, expulsar demônios e fazer muitas maravilhas não é atestado de santificação. Biblicamente, não há menção que eles caracterizavam uma pessoa que vive em santificação [7], vejamos :
"Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!" (Mt 7.21-23)
3.2 - Viver no Espírito
Quem vive no Espírito, é habitação do Espírito Santo.
Quem vive no Espírito, ouve as orientações do Espírito Santo.
Quem vive no Espírito, é Cheio do Espírito Santo.
Enfatize ao Aluno o que é ser Cheio do Espírito Santo fazendo uma exposição dos textos abaixo:
"Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO e começaram a falar em outras línguas ..." (At 2.1-4)
Observe que ser Cheio do Espírito Santo no contexto do versículo acima se refere a ser "batizado no Espírito Santo".
"Então Pedro, CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, lhes disse: Principais do povo e vós, anciãos de Israel," (At 4.8)
"E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus" (At 4.31)
"Mas ele (Estevão), estando CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus" (At 7.55)
"E os discípulos estavam CHEIOS de alegria e do ESPÍRITO SANTO" (At 13.52)
"E nos vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO" (Ef 5.18)
Observe que ser Cheio do Espírito Santo no contexto dos versículos acima indica ter uma vida na plenitude e no fervor do Espírito.
3.3 - Viver em Ação
A Declaração de Fé das Assembleias de Deus define os dons espirituais como "capacitações especiais e sobrenaturais concedidas pelo Espírito de Deus ao crente para serviço especial na execução dos propósitos divinos por meio da Igreja". Esses recursos são operados por meio dos crentes em Jesus (2Co 4.7; Cl 1.27), enquanto a Igreja estiver na terra (1Co 13.8-10). Isso envolve todo o aspecto da vida cristã como adoração (1Co 14.6,26; Fp 3.3), evangelização, operações de milagres (At 13.9-12) e o exercício do ministério (1Tm 4.14). Eles podem ser concedidos de repente em qualquer fase da experiência cristã, ao ser batizado no Espírito Santo, no início da fé (At 19.5,6) ou ao longo da carreira cristã (1Tm 4.14). Todos nós devemos buscar os dons espirituais a qualquer momento (1Co 12.31; 14.13,39). [10]
Comentário
Pr. Éder Tomé
Referências
[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revista Betel Dominical - Adultos - 4T - 2017
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 2T - 2014
[9] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos e Jovens - 3T - 2006
[10] Revista Lições Bíblicas - CPAD Adultos - 1T - 2021
[11] Declaração de Fé das Assembleias de Deus
A paz do senhor a todos! Se possível, o subsídio do professor poderia ser postado durante a semana para melhor proveito no preparo da aula.
ResponderExcluirJoana, a paz do Senhor, tens razão, vamos melhorar nosso tempo de postagem !
ExcluirObrigado aos irmãos que têm dedicado seu tempo e compartilhado do saber das Escrituras. Deus os abençoe sempre!
ResponderExcluirAmém, irmão Marcos, estamos juntos nessa nobre missão EBD
Excluir