
CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO
Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)
Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição.
Introdução
O texto de referência :
Salmos 119.97-103
97 - Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
98 - Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo.
99 - Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.
100 - Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.
101 - Desviei os meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra.
102 - Não me apartei dos teus juízos, porque tu me ensinaste.
103 - Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca.
Bem sabemos que a Bíblia é inspirada por Deus, é completa, é a soberana Palavra de Deus e é infalível, ou seja, não contém erros e não se engana, mas a pergunta que se faz nessa lição é : Qual é a Relevância (Importância) da Palavra de Deus para a Igreja e para nossa vida cristã ?
O apóstolo Paulo escreveu :
"Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir (repreender, admoestar), para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (2Tm 3.16,17).
Esequias Soares: Aqui a Bíblia corrige o erro e é útil para orientar a vida. Uma das grandezas das Escrituras é a sua aplicabilidade na vida diária, na família, na igreja, no trabalho e na sociedade. Deus é o nosso Criador e somente Ele nos conhece e sabe o que é bom para suas criaturas. E essas orientações estão na Bíblia ... [8]
1 - A Relevância do Aprendizado da Palavra
Como acabamos de ler "a Palavra de Deus é proveitosa para Ensinar", que "haja dedicação ao ensino" (Rm 12.7). Quanto a importância do aprendizado da Palavra de Deus, nosso comentarista da revista pontua três motivos que vamos estudar nos subtópicos.
Todavia, tanto quem ensina como quem aprende a Palavra de Deus a orientação da própria Bíblia Sagrada é que devemos LER, OUVIR, GUARDAR e PRÁTICAR o que esta sendo ministrado :
"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo" (Ap 1.3).
1.1 - O Aprendizado nos Torna Sábios para a Salvação
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (Jo 5.39).
Aqui Jesus direciona suas palavras aos Judeus, principalmente para os mestres da lei e estudiosos que relutavam em reconhecê-lo como o Messias, a instrução foi para que se eles desejassem mais provas, procurassem nas Escrituras dos profetas e lá encontrariam o conhecimento para a vida eterna, e portanto, o conhecimento do Messias, apontado para eles e confirmados na sua pessoa.
"E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" (2Tm 3.15).
Embora no momento que essas palavras do apóstolo Paulo foram dirigidas a Timóteo, não existisse o Novo Testamento, apenas o Antigo Testamento, Paulo conscientiza esse Jovem de que os ensinamentos de sua mãe desde criança era capaz de salvá-lo, embora o plano de Salvação não estivesse claramente revelado.
Esequias Soares: O propósito das Escrituras é o ensino para a salvação em Jesus, pois elas "podem fazer-te sábio para a salvação" (conforme o versículo lido). São ensinos espirituais que não se encontram em nenhum lugar do mundo. A Bíblia revela os mistérios do passado como a criação, os do futuro como a vinda de Jesus, os decretos eternos de Deus, os segredos do coração humano e as coisas profundas de Deus (Gn 2.1-4; Is 46.10; Lc 21.25-28). [8]
1.2 - O Aprendizado nos Torna Sábios para a vida
"Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos" (Sl 119.99-100).
O Salmista afirma categoricamente que por intermédio do aprendizado das Escrituras entrou na natureza espiritual da lei de Deus, e isso o tornou mais sábio do que qualquer sacerdote ou profeta que eventualmente poderia instruí-lo.
Albert Barnes: No início da vida, a sabedoria dos professores parece estar muito além de qualquer coisa que possamos esperar alcançar; contudo, alguns anos de estudo e meditação das Escrituras podem nos colocar muito além deles. [5]
1.3 - O Aprendizado nos Faz Discernir o Falso Ensino
"Jesus, porém respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus" (Mt 22.29).
João Calvino: Embora Cristo se dirige aos saduceus, essa reprovação se aplica geralmente a todos os inventores de falsas doutrinas. Pois, como Deus dá a conhecer claramente Sua vontade nas Escrituras, a falta de familiaridade com elas é a fonte e a causa de todos os erros. Mas isso não é um consolo comum para os piedosos, que eles estarão a salvo do perigo de errar, desde que humildemente, modestamente e submissamente examinassem nas Escrituras o que é certo e verdadeiro. [5]
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos" (Os 4.6).
Adam Clarke: Aqueles que não tem conhecimento de Deus, nem das coisas sagradas, nem do seu próprio interesse, nem do perigo a que estão expostos, andam cegamente e perecem. [5]
2 - A Importância de Priorizar a Palavra
A Igreja deve se dedicar ao estudo da Palavra de Deus, inclusive proporcionar o "estudo sistemático da Bíblia" , esse por sua vez, não somente estuda as principais doutrinas da Fé, como ensina sobre determinado assunto com um olhar para toda a informação contida na Bíblia de forma cuidadosa, examinando os contextos, por exemplo :
a) O que a Bíblia diz sobre Deus ?
b) O que a Bíblia diz sobre o Pecado ?
c) O que a Bíblia diz sobre os Anjos ?
d) O que a Bíblia diz sobre Salvação ?
e) O que a Bíblia diz sobre a Igreja ?
f) O que a Bíblia diz sobre Cristo ?
g) O que a Bíblia diz sobre as últimas coisas ?
A Teologia Sistemática é fundamental para o cristão e imprescindível para quem ocupa funções eclesiásticas porque ela proporciona o "estudo sistemático da Bíblia" de forma organizada, estruturada em matérias, por exemplo:
a) Teontologia - Ensina sobre Deus
b) Harmartiologia - Ensina sobre o Pecado
c) Angelologia - Ensina sobre os Anjos
d) Soteriologia - Ensina sobre a Salvação
e) Eclesiologia - Ensina sobre a Igreja
f) Cristologia - Ensina sobre Cristo
g) Escatologia - Ensina sobre as Últimas Coisas
Portanto, o estudo sistemático da Palavra ou a Teologia Sistemática é relevante para todo cristão porque :
1) Ensina acerca das questões mais importantes da Fé
2) Corrige interpretações erradas sobre determinado assunto, quando o olhar de quem lê a Bíblia não está voltado para o seu contexto causando distorções das verdades bíblicas.
3) O Cristão aprende a identificar quando uma doutrina é realmente bíblica e quando não é.
4) Capacita o cristão a defender as doutrinas inegociáveis à Fé Cristã.
5) O Cristão cresce espiritualmente de forma prática no dia-a-dia.
2.1 - A Importância da Palavra no Antigo Testamento
No Antigo Testamento temos vários exemplos da importância do ensino da Palavra de Deus no que tange a LER, OUVIR, GUARDAR e PRÁTICAR.
ESDRAS
O sacerdote e escriba Esdras subiu da Babilônia a Jerusalém para ensinar a Palavra de Deus, porque ele sabia que o ensino da Palavra de Deus é essencial para o seu povo: "Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos" (Ed 7.10).
A partir do momento que o povo de Israel teve acesso ao ensino da parte de Esdras, tomaram conhecimento da vontade de Deus, e isso gerou temor, devoção e quebrantamento nas pessoas, culminando em um dos maiores avivamentos do povo de Israel.
JOSUÉ
No fim de sua vida, Josué convocou toda o povo de Israel, aos seus anciãos, e aos seus cabeças, e aos seus juízes, e aos seus oficiais e deu a seguinte instrução: "Esforça-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da Lei de Moisés, para que dela não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda." (Js 23.6)
Elainai Cabral: Se os israelitas quisessem continuar recebendo as bênçãos de Deus, deveriam observar e guardar tudo aquilo que Deus lhes revelara acerca da maneira correta de viver. Conforme destacou Josué, deveriam ser leais ao Altíssimo (Js 23.8). O contínuo progresso da nação israelita dependia, fundamentalmente, da observância dos mandamentos divinos. Se realmente desejamos progredir em nossa vida cristã, devemos obedecer aos preceitos e mandamentos da Palavra de Deus. Precisamos "andar" nos caminhos do Senhor, a fim de agradar-lhe em todo o nosso agir. Esse "andar", segundo a Bíblia, denota modo de viver, atitudes, ações, obras, e comportamento em geral (Sl 128.1; Fp 1.27; 1Jo 2.6). [7]
2.2 - A Importância da Palavra no Novo Testamento
No Novo Testamento, no livro de atos percebemos que a liderança da Igreja primitiva foi encorajada a ser perseverante na oração e no ensino da Palavra de Deus, de forma conjunta, porque o cristão que não ora, estuda a palavra de Deus em vão: "Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da Palavra" (At 6.4).
2.3 - A Palavra Nutre a Vida Espiritual
Pedro escreveu:
"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo" (1Pe 2.2).
John Wesley: Assim como os recém-nascidos desejam o leite, o cristão deve desejar a Palavra de Deus para nutrir a alma e crescer na fé, amor, santidade, até a plena estatura de Cristo. [5]
3 - O Resultado da Aplicação da Palavra
3.1 - Fortalece a Vida Cristã
Quem LE, OUVE, GUARDA e PRÁTICA a Palavra de Deus fortalece a vida cristã porque edifica sua casa sobre a rocha, nenhuma adversidade da vida lhe pode causar instabilidade na sua fé : "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha" (Mt 7.24-25).
3.2 - Produz Santificação
"Santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade" (Jo 17.17)
São muitos os versículos que afirmam que a Palavra de Deus produz Santificação (Jo 15.3; Jo 17.19; Ef 5.26; 2Ts 2.13; Tg 1.21; 1Pe 1.22).
Bem sabemos que nossa Santificação não ocorre somente quando nascemos de novo, mas ela ocorre na vida do cristão também de forma progressiva, no dia-a-dia precisamos buscar nos santificar, e a Palavra de Deus é nossa regra de conduta, é um dos elementos que produz a Santificação. Só ocorre renuncia que é impuro, do que não agrada a Deus, do que é mau e profano, mediante o conhecimento das Escrituras Sagradas.
"Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, receber com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossa almas" (Tg 1.21).
A Palavra de Deus em outra passagem bíblica foi representada pela semente semeada, aqui a Palavra de Deus é representada como um enxerto, ou seja, um broto ou ramo de uma árvore que está dando frutos é inserido em uma árvore original que nada produz para que também de frutos. O cristão deve permitir que os princípios da Palavra de Deus sejam enxertados em nossa natureza, que embora corruptível possa dar muitos frutos para o Reino de Deus.
3.3 - Agrada a Deus
"Porém, Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar..." (1Sm 15.22).
Joseph Benson: A obediência a Deus é um dever moral, constante e indispensável; mas o sacrifício é apenas uma instituição cerimonial, às vezes desnecessária, como era no deserto; e às vezes pecaminoso, quando é oferecido por mão poluída ou de maneira irregular. Portanto, sua desobediência grosseira ou mandamento expresso de Deus não deve ser compensada com sacrifício. [5]
Comentário
Pr. Éder Tomé
Referências
[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada - Versão King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 1T - 2009 - Pág.88
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T - 2017 - Pág.6
A batel sai na frete em matérias teológica, parabéns.
ResponderExcluirEssa revista é uma benção
ExcluirNão gostei
Excluir