Total de visualizações de página

domingo, 9 de junho de 2024

Lição 11 - Ordenança para Exercer a Fé

                                                                          

                                    CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE E SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO 



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :    

Hebreus 11.1-3,6 
1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.
2 - Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho.
3 - Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

1 - A Fé é o Firme Fundamento do Cristão

O que é Fé ?
Podemos definir Fé como o ato de crer, ter confiança, firmeza, convicção, certeza, fidelidade. A Bíblia define a Fé de forma muito mais ampla e clara, ela diz "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem" (Hb 11.1)
A Fé bíblica crê sem ver.
A Fé bíblica além da confiança vem a certeza. 
A Fé bíblica não dá lugar a duvida da Palavra de Deus na sua totalidade.

1.1 - Conhecendo os Tipos de Fé

1 - A Fé Natural 
É inato ao homem ele já nasce acreditando em algum coisa. A pessoa faz algo acreditando em um resultado de forma natural, é a Fé que está relacionada com o raciocínio humano. Exemplo:  a pessoa se alimenta acreditando que isso fará bem para sua saúde; a pessoa planta acreditando que um dia irá colher os frutos. O ser humano já nasce sabendo que existe um Deus, criador de tudo ! A Fé Natural é aquela que todos tem. Não funciona nas impossibilidades !  

2 - A Fé Salvífica (ou Fé Salvadora) 
Essa Fé Salvífica ocorre no momento que a pessoa ouve a Palavra de Deus e crê em Jesus como Salvador. Essa Fé é produzida pelo Espírito Santo que convence a pessoa do pecado, levando-a ao arrependimento e confissão:  "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós ..." (Ef 2.8).

3 - A Fé como Dom Espiritual (ou Fé Sobrenatural) 
Essa Fé é descrita pelo apóstolo Paulo como um Dom Espiritual: "E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito os dons de curar" (1Co 12.9).
A fé sobrenatural, como dom de Deus, situa-se numa dimensão mais profunda. Trata-se da fé criadora, que "remove montanhas", cura enfermidades e opera maravilhas. [12]
Bp Oídes José do Carmo: O Dom da Fé possibilita ao crente receber o poder sobrenatural e fazer uso em momentos que só a intervenção divina pode mudar a circunstância. Dom da Fé é uma Fé Especial que visa capacitar o membro do Corpo de Cristo para o enfrentamento de situações especiais [7]
Stanley Horton: Inclui a capacidade especial de inspirar a fé nos outros, como fez Paulo a bordo do navio em meio a tempestade [At 27.25].

4 - A Fé como Fruto do Espírito 
"Mas o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, bondade, FÉ ... (Gl 5.22)
A fé como fruto do Espírito denota: lealdade, fidelidade e persevança em Deus. [12] 

1.2 - Empecilhos à Fé
A pessoa pode criar vários empecilhos à Fé de forma consciente ou inconscientemente. Nosso comentarista da Revista pontou 11 empecilhos pelo qual muitos rejeitam a Fé, não quero ser repetitivo aqui, de grosso modo: O Pecado, a autoconfiança, o materialismo e o desprezo pelas coisas espirituais tem levado as pessoas a se distanciarem da Fé em Deus. 
Existem pessoas que confiam em si mesma, na sua força, nos seus recursos financeiros e na sua capacidade intelectual de tal forma que vivem como se Deus não existisse, vivem uma independência sem limite.
Existem pessoas que colocam sua capacidade intelectual acima de tudo e de todos, inclusive acima de Deus. Os feitos e as conquistas as levam ao patamar da recusa a submissão divina, desinteresse pelas coisas espirituais.
Existem pessoas que afirmam não acreditar em Deus, falam de Deus e de Jesus Cristo com desprezo, com coração endurecido, sem Temor, excluindo a intervenção da soberania de Deus na história afirmando que tudo são obras do acaso, são as que rejeitam a Fé Natural e a Fé Salvadora, Agostinho afirma que essas pessoas são as que não querem viver a virtude, e criticam os que as vivem.
 
1.3 - Aprendendo com os Heróis da Fé
Os heróis da Fé se diferenciam pela sua Fé em Deus :
"Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto" (Tg 5.17-18).
Bp Abner Ferreira: Em meio às adversidades da vida, devemos confiar em Deus com todas as nossas forças [1Rs 18.36]. O profeta Elias nos faz ver que confiar em Deus é a atitude mais acertada que um ser humano pode fazer [Sl 91.2] [8]

"Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé" (Hb 11.7).
Albert Barnes: Tudo o que Noé fez em referência ao dilúvio, foi feito em virtude da simples fé ou crença no que Deus disse [...] Simplesmente porque Deus o havia informado, e ele depositou uma confiança inabalável na verdade da declaração divina [...] a reverência e respeito por Deus, fez Noé ser induzido a agir com a crença de que o que ele havia dito era verdadeiro e que a calamidade que ele havia previsto certamente chegaria ao mundo. Diante desse cenário, pela fé preparou a arca (a salvação) para que sua família fosse salva [5]

"Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança, e saiu sem saber para onde ia" (Hb 11.8)
Elienai Cabral: Durante toda sua vida Abraão manifestou forte confiança em Deus. Foi fácil permitir que esta confiança brilhasse nas horas de triunfo. Quando ele se lembrava das maravilhosas promessas de Deus, era um conforto saber que o cumprimento delas seria na sua semente e por meio dela. Mas quando envelheceu e o fim de sua vida se aproximou enquanto ele continuava sem fihos, sentiu-se tentado a esmorecer. Abraão precisava de certeza. Então Deus lhe falou (Gn 15.1-6). Que conforto extraordinário! Isso denota que a confiança deve ser posta em Deus; a esperança, na promessa. Deus se agrada de quem tem fé e sempre está pronto a recompensar por ela. [9]

2 - Sem Fé é Impossível Agradar a Deus
"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hb 11.6).
Tudo quanto fizermos, se não tiver a fé como base, não terá nenhum sentido. A Bíblia diz que aquilo que não se faz por fé  constitui-se pecado (Rm 14.23). "Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb 11.6).
Por que a fé é tão importante na vida cristã?
Porque se ela não estiver operando, a incredulidade predomina, gerando incertezas e fracassos. Quem duvida jamais realiza qualquer coisa para Deus. Este sentimento deixa o crente indeciso, o que compromete o seu caminhar vitorioso, pois poderá agir como Pedro que, ao primeiro momento, deu passadas firmes sobe as águas do mar, mas logo começou a afundar. A dúvida deixou-o sem saber se olhava somente para Jesus ou para as circunstâncias adversas à sua volta. [12]

2.1 - A Fé quebra os Obstáculos e Abre Portas

A Fé do Centurião curou o seu servo (Lucas 7.6-9) : 
6 - E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado. 
7 - E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.
8 - Porque também eu sou homem sujeito à autoridade e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
9 - Ouvindo isto Jesus, admirou-se dele, então, voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.

Pela Fé a Mulher do Fluxo de Sangue foi curada (Mc 5.25-34) : 
25 - Então, certa mulher que, havia dozes anos, tinha um fluxo de sangue,
26 - e que havia padecido muito com muitos médicos, e despedindo tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;
27 - ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão e tocou na sua veste.
28 - Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. 
29 - E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
30 - E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão e disse: Quem tocou nas minhas vestes?
31 - E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou?
32 - E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.
33 - Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
34 - E Ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou, vai me paz e sê curada deste teu mal.

A Fé do Jairo, fez sua filha ressuscitar (Mc 5.22-24,35-43) : 
22 - E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés,
23 - e rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à beira da morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare e viva.
24 - E foi com ele, e segui-o uma grande multidão, que o apertava.
35 - Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta, para que enfadas mais o Mestre?
36 - E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.
37 - E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, 
38 - E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço e os que choravam muito e prateavam.
39 - E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.
40 - E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair; tomou consigo o pai, a mãe da menina e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.
41 - E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
42 -  E logo a menina se levantou e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.
43 - E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse, mas disse que lhe dessem de comer.
     
2.2 - A Manifestação da Fé gera Atitudes
A fé do cristão deve ser viva, produtiva.
Eliezer de Lira e Silva: Muitos dizem ser discípulos de Cristo, mas estão distantes das virtudes bíblicas. Estes não evidenciam sua fé por intermédio de suas atitudes. A religião pura e imaculada é a fé que se mostra através de nossas práticas e obras. A Epístola de Tiago evidencia que não se pode fazer separação entre a fé e as obras. Apesar de as obras não garantirem a salvação, a sua manifestação dá testemunho da experiência salvífica do crente (Ef 2.10; conforme Tg 2.24).
O patriarca Abraão, conhecido como "pai da fé", obedeceu a Deus quando o Senhor lhe pediu seu amado filho, Isaque. O patriarca de Israel já havia demonstrado confiança em Deus quando decidiu, por um ato de fé e obediência, partir para uma terra desconhecida (Hb 11.8,9). Agora, Abraão estava diante de uma prova de fé ainda mais dura: imolar o seu filho amado e oferecê-lo em sacrifício a Deus. Uma fé levada até as últimas consequências! A obra de Abraão demonstrou a sua confiança em Deus independente das circunstâncias. E nós, como estamos diante de Deus? Cremos quando vai tudo bem, e esta tudo certo ou cremos apesar das circunstâncias? [10]

2.3 - A Fé é Produzida e Poder ser Acrescentada
"De sorte que a fé é pelo ouvir; e o ouvir pela Palavra de Deus" (Rm 10.17)
Adam Clarke: Pregar o Evangelho é o meio comum de salvação; fé em Cristo é o resultado de ouvir a Palavra, a doutrina de Deus pregada. Pregando, Deus envia; se ouvido com atenção, a fé será produzida; e se eles crerem no relatório, o braço do Senhor será revelado em sua salvação [5]
 
3 - O Justo Viverá da Fé
Na nossa caminha cristã precisamos perseverar e não retroceder pelo caminho. Precisamos lançar todos os nossos temores, cuidados e preocupações sobre o Senhor pela nossa Fé, sabendo que Deus tudo fará, é lançar e confiar.
Claudionor de Andrade: Habacuque, num momento de aparente crise espiritual, ouviu do Senhor esta maravilhosa expressão que, séculos mais tarde, seria citada pelo apóstolo: "Mas o justo viverá pela fé" (Hc 2.4 - ARA). Por conseguinte, se também vivermos pela fé, jamais nos faltará a necessária confiança em Deus. [11]

3.1 - Perca Tudo na Vida, mas não Perca a Fé
"Combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a Fé" (2Tm 4.7)
Albert Barnes: A vida cristã é frequentemente representada como um conflito ou guerra. Esse nobre conflito com o pecado, o mundo, a carne  e o diabo. A vida cristã também é frequentemente representado como uma carreira, em ambas situações Paulo mantivera sua fé consagrada ao Redentor [5]

3.2 - Vivemos por Fé e não por Vista
"(porque andamos por fé, e não por vista)" (2Co 5.7)
Adam Clarke: Enquanto estamos no estado atual, a fé fornece o lugar da visão direta. No mundo futuro, teremos visão, a maior evidência de coisas espirituais e eternas; como estaremos presentes com eles e viveremos neles. Aqui temos o testemunho de Deus e cremos na realidade deles, porque não podemos duvidar da sua Palavra. E para tornar isso mais convincente , ele nos dá o penhor do seu Espírito, que é um antegozo da glória. [5]
      
3.3 - Exercer a Fé significa Confiar e Descansar em Deus
O cristão exerce a Fé bíblica e verdadeira quando vive confiante em Deus, sem ansiedade, em oração e conforme a Palavra de Deus.
Claudionor de Andrade: A falta de confiança em Deus gera ansiedade, e ansiedade acaba por dar à luz a depressão. Por isto, o conselho de Paulo tem de ser aplicado por aqueles que anseiam um viver tranquilo e sossegado, conscientes de que Deus está no comando de tudo (Fp 4.6). Temos que apresentar ao Senhor todas as nossas petições, na certeza de que Ele é poderoso para no-las suprir. [11]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2022
[8] Revista Betel Dominical Adutlos - 3T - 2020
[9] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 4T - 2002
[10] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T - 2014
[11] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2008
[12] Revista Discipulado - Mestre 1 - Pág. 39
 

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Estamos Juntos ! Deus Abençoe por acompanhar nosso Trabalho !

      Excluir
  2. Excelente explanação que nos ajuda em muito na EBD. Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir