Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Lição 8 - O Verdadeiro Discípulo - Servo Cuidadoso, Exemplar e Fiel ao Sumo Pastor

 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

1 Pedro 5.1-4  
1 - Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da Glória que se há de revelar.
2 - Apascentar o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3 - Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
4 - E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.

1 - Trabalhar em Equipe
No ambiente corporativo, dentre tantas visões, podemos destacar o trabalho em equipe, onde a colaboração mútua de todos traz o resultado mais eficaz para a empresa.
O famoso empresário bilionário Jim Senegal em uma oportunidade parafraseou: "Não é certo uma pessoa receber o crédito quando são necessárias tantas pessoas para criar uma organização de sucesso". O trabalho na igreja deve ser de todos conforme a vocação ao qual foram chamados, e o crédito também deve ser de todos.
No ambiente eclesiático não podemos aderir a fraqueza de Diótrefes que nos parece conforme relatado pelo apóstolo João, ter desprezado o trabalho em equipe. Jesus Cristo trabalhou em equipe durante o seu ministério, organizava os discípulos e envia-os para a seara em grupos para localidades diferentes.

1.1 - Discipuladores Saudáveis
Conforme já estudamos, Diótrefes era um líder que usava o autoritarismo como método para ser obedecido, ele não cultivava uma cultura de liderança saudável e humilde.
Jeff Wiesner: A inclinação em direção à uma liderança pastoral de punho de ferro nasce do orgulho perverso de autoglorificação. [7]
C.S. Lewis descreve esse perfil dos Pastores portadores da Síndrome de Diótrefes como as pessoas que tem "o prazer de estar acima do resto".
Jeff Wiesner: Todo pastor está vulnerável a essa tentação e deve estar atento às advertências, promessas e mandamentos bíblicos sobre o orgulho pecaminoso em oposição à humildade piedosa (Pv 29.26; 1Pe 5.5-6; conforme Tg 4.6). Quais são as três graças das quais um ministro mais necessita? Agostinho notoriamente respondia: "Humildade, Humildade, Humildade" [7]
O apóstolo Pedro, se colocava no mesmo pé de igualdade dos demais presbíteros, se submetia ao Sumo Pastor (1Pe 5.4; Hb 13.37), aos demais presbíteros (At 20.28) e as igrejas (Mt 18.17-20, Gl 1.2,6-9).

1.2 - Discipuladores Produtivos 
A liderança deve trabalhar com visão de Reino, sendo líder e discípulo ao mesmo tempo, buscando ser produtivo, buscando resultados concretos na obra de Deus. Ser produtivo não é tentar fazer tudo sozinho sem descansar e cuidar de si, porque isso pode ser frustrante quando não traz o resultado esperado.
A revista celebrai pontua varias dicas para os discipuladores serem mais produtivos, quero destacar algumas :
1 - Planejar a Semana
     Anotar o que precisa fazer e quando pode fazer
2 - Pedir Ajuda
     Não se sobrecarregue, peça ajuda para outros irmãos
3 - Descanse
     Sem descanso, a saúde vai embora e o bom trabalho não é feito
     com eficiência, Jesus descansava na sua missão.
4 - Faça reuniões
     Busque opiniões, ouça o que as pessoas pensam.

Todo trabalho que fazemos na obra de Deus tem uma motivação, pode ser uma motivação certa ou errada Jeff fala sobre isso.
Jeff Wiesner: O alvo principal dos verdadeiros discipuladores deve ser glorificar a Deus e desfrutar dEle. O verdadeiro discipulador sabe que o desejo pela glória de Deus alimenta uma motivação santa para o serviço, enquanto a luxúria de autoglorificação serve como combustível para o desejo mundano de ser servido. [7]
 
1.3 - Discipuladores Confiáveis
De acordo com a Terceira Carta de João, o irmão DIótrefes não era um líder confiável e sua influência prejudicava o crescimento da Igreja.
Quando o líder não é confiável, a igreja deixa de crescer e vai perdendo membros dia após dia, a síndrome de Diótrefes traz muitos problemas para a igreja local. O Líder, ou melhor, o cristão de modo geral deve zelar pela sua boa reputação, como Gaio e Demétrio, ambos mencionados na carta como bons propagadores do bom testemunho.

2 - Apascentar o rebanho
Jesus encarregou Simão Pedro de cuidar e pastorear as Suas ovelhas,
Vamos ler o texto de João 21.15-16 :
15 - Assim, após tomarem o desjejum, Jesus questionou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes outros?" Respondeu ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Jesus o encarregou: "Cuida dos meus cordeiro".
Tânia C. Giachetti: Aqui Jesus encarrega Pedro de "Dá o melhor dos sustentos (cuida, apascenta) os meus cordeiros (filhinhos), aos menores, aos mais novos na fé". [8]
16 - Outra vez Jesus lhe perguntou: "Simão, filho de João, tu me amas?" Ele afirmou: "Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo." Jesus lhe confiou: "Pastoreia as minhas ovelhas".
Tânia C. Giachetti: Aqui Jesus confia a Pedro "Pastoreia as minhas ovelhas", ou seja, cuida, disciplina, ensina, exorta, corrige (pastoreia) as ovelhas mais velhas e experimentadas que trago a ti, as que já conhecem a minha palavra. [8]
17 - Pela terceira vez Jesus perguntou: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou angustiado por Jesus haver-lhe perguntado pela terceira vez "tu me amas?", e assegurou-lhe: "Senhor, tu conheces todas as coisas e sabes que eu Te amo!" Comissionou-o Jesus: "Apascenta as minhas ovelhas"..
Tânia C. Giachetti: Aqui Jesus comissiona Pedro "Apascenta as minhas ovelhas", ou seja, dá o melhor dos meus sustentos às minhas ovelhas maiores, porque elas também precisam do meu amor". [8]

2.1 - Ser Cuidadoso
Marcos Granconato: O Novo Testamento ensina ainda que o pastoreio cuidadoso das ovelhas de Cristo é uma das provas principais do amor do ministro por seu Senhor (Jo 21.15-17) [9]

2.2 - Ser Voluntário
Marcos Granconato: Conforme o ensino de Pedro, esse nobre trabalho deve ser realizado de boa vontade, nunca por mera obrigação e, em hipótese alguma, movido pelo anseio de receber alguma vantagem financeira desonesta (1Pe 5.2). Pedro diz ainda que o homem de Deus, no exercício do pastorado, não pode agir como um déspota dominador que subjuga e oprime as pessoas Antes, tem de exercer sua autoridade apresentando-se como modelo para os irmãos (1Pe 5.3). [9]

2.3 - Ter ânimo
"Eu vos preveni sobre esses acontecimentos para que em mim tenhais paz. Neste mundo sofrereis tribulações; mas tende fé e coragem! Eu venci o mundo." (Jo 16.33)
Ronaldo G. Silva: Nas aflições da vida encontramos consolo para as angústias em Jesus. É preciso ficar no jardim em constante oração. Todo cristão deve, portanto, ver-se como um missionário cujo trabalho é comunicar a verdade de Deus aos outros. As aflições deste tempo presente só serão vencidas com bom ânimo em Cristo. [10]

"E os irmãos, em sua maioria, motivados no Senhor por minhas algemas, ousam pregar com mais coragem e determinação a Palavra de Deus" (Fp 1.14)
Ao descobrir o efeito produzido pela defesa pública que o apóstolo Paulo fez, muitos irmãos receberam uma dose de ânimo para proclamar o evangelho com mais liberdade e intrepidez.

3 - Servir de Exemplo
O bom discípulo está sempre pronto a desempenhar sua vocação com boa vontade, ânimo, cuidado ... ele passa segurança a todos que o observam, pois se relaciona bem com Deus e com as pessoas do seu convívio. 
Quando o discípulo é dominado pela insegurança, se torna um péssimo exemplo para a igreja. A pessoa insegura se enxerga como inexperiente, inábil, vulnerável e fraca segundo psicólogos. E ela tem de compensar isso de alguma forma no tratamento com as pessoas, com a finalidade de ser respeitado e obedecido.

3.1 - Ser Livre da Ganância
Quando lemos 1 Timóteo 3 sobre as qualificações que os presbíteros deve ter, Paulo menciona sobre a Ganância pelo dinheiro:
"Não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não amante do dinheiro" (1Tm 3.3).

3.2 - Prestar Contas
"Escrevi à Igreja, mas Diótrefes, que aprecia ser considerado a pessoa mais importante entre eles, não nos recebe" (3 Jo 9)
Ao que parece Diótrefes não dava nenhuma satisfação ou prestação de contas para o apóstolo João sobre a igreja ao qual estava liderando. ignorava completamente essa liderança.

3.3 - Receber a Coroa de Glória
"E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória" (1Pe 5.4)
Quando Jesus Cristo o Sumo Pastor aparecer para julgar o mundo com retidão, Ele que é dono do rebanho, Ele que fornece o pasto, olhará com justiça para os pastores que apascentaram o seu rebanho por espontânea vontade, não por constrangimento, nem por causa do imundo lucro financeiro. Nesse dia haverá recompensa para os pastores que empregaram corpo, alma e espírito, tempo e talentos para não somente levar os pecadores a Cristo, mas para cuidar, alimentar e zelar por eles. Esses receberão a coroa de glória que não desaparece e que é eterna!


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - P.451,168
[7] Jeff Wiesner - Por que pastores devem se submeter uns aos outros ?
[8] Tânia C. Giachetti - searaagape.com.br
[9]  Marcos Granconato - igrejaredencao.org.br
[10] Ronaldo G. Silva - estudosbiblicosonline.com.br

7 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus! Excelente Estudo! Este Trimestre está sendo de grande valia o valor do conhecimento agregado a cada lição que estudamos! Deus Abençoe Poderosamente Pr. Éder Tomé !

    ResponderExcluir
  2. Deus continue abençoando sua vida e seu ministério!!!

    ResponderExcluir
  3. Paz de cristo meus irmãos, esse estudo nos mostra muito a respeito q um lidér faça com que todos liderados também cresçam ou seja, nosso senhor DEUS nos da oportunidade para que todos cresçam.

    ResponderExcluir
  4. Quando vai sair o slide da lição 9?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido viagem atrasei a postagem da semana , hoje 24 tudo estará postado !

      Excluir
  5. Estou ansiosa, aguardando a lição 9, tem alguma previsão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido viagem atrasei a postagem da semana , hoje 24 tudo estará postado !

      Excluir