Total de visualizações de página

sábado, 18 de novembro de 2023

Lição 9 - O Verdadeiro Discípulo promove a Comunhão

  

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Atos 2.42-47  
42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43 - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45 - E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.
47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar.

1 - A Comunhão da Igreja

Nesta lição falaremos sobre Comunhão, muitos entendem comunhão como um mero ajuntamento social, mas não é, podemos estar reunidos em um mesmo lugar, amontoados, apertados, mas no entanto, estar sem partilhar da mesma fé, crença, propósito, ideia, valores. Podemos estar em um mesmo ambiente vivendo desunidos ou divididos.

Quando estamos falando em comunhão, estamos falando da ação direta do Espírito Santo na vida de todos aqueles que recebem Jesus Cristo como Salvador pessoal; agora não somos mais forasteiros, em Cristo somos concidadãos dos santos, e família de Deus:
"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina," (Ef 2.19,20)
A comunhão ultrapassa o ajuntamento, pois envolve a união, o partilhar de coisas comuns, a harmonia, a semelhança, o equilíbrio, a igualdade, e o viver em um mesmo parecer:  "Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz, e o Deus de amor e de paz será convosco" (2Co 13.11).

Paulo exorta a Igreja de Corinto a viver em comunhão e em paz, como se fossem um só homem (jz 20.1) na mesma fé, na mesma ação do Espírito Santo, no mesmo fundamento, sem partidarismo divisionista, visto que uns preferiam Paulo, outros Apolo, Cefas e ainda outros eram do partido de Cristo (1Co 1.10-12).
Antonio Gilberto: Essas facções estavam cometendo um grave pecado contra a unidade do Corpo de Cristo, a Igreja. Esses mesmos pecados ainda hoje continuam a estragar e corromper os crentes e suas respectivas congregações: libertinagem, legalismo, exclusivismo, dependência da sabedoria e capacidade humanas [8]

O que é Comunhão ?
Segundo o dicionário Teológico da CPAD, Comunhão é o "vínculo espiritual e social estabelecido pelo Espírito Santo entre os que recebem a Cristo como o seu Único e Suficiente Salvador. Tendo como base o amor, tal vínculo faz com que os crentes sintam-se ligados num só corpo, do qual Cristo é a cabeça (Ef 4.1-16)".
Claudionor de Andrade: A palavra grega Koinonia traz a ideia de cooperação e relacionamento espiritual entre os santos. A comunhão da Igreja Primitiva era completa (At 2.42). Reuniam-se em oração e súplica, mas também reuniram-se para socorrer os mais necessitados. [7]

Claudionor de Andrade: Um dos sinais da atuação do Espírito Santo na Igreja Primitiva era a comunhão entre os seus membros. Mais que oferecer parte ou o todo dos bens que possuíam,  os cristãos mantinham-se unidos por um vínculo comum: eles pertenciam ao corpo místico de Cristo - a Igreja de Deus. A comunhão faz da Igreja um organismo espiritual perfeito de homens e mulheres que, apesar de suas procedências étnicas e diversidades culturais, sentem-se e agem como irmãos. Somente seremos reconhecidos como filhos de Deus se cuidarmos uns dos outros e mutuamente nos socorrermos. [7]

Claudionor de Andrade: A comunhão dos santos é uma expressão biblicamente forte. Quer na comunidade de Israel, que na Igreja Primitiva, seu conceito histórico-teológico não é uma mera definição; é uma prática que leva o povo de Deus a sentir-se como um só corpo [...] Sem a comunhão dos santos não pode haver cristianismo. Todos os escritores do Novo Testamento, a exemplo do Salvador, realçavam a comunhão dos santos [...] Não pode haver cristianismo sem a comunhão dos santos; esta, além de ser o vínculo da perfeição, torna visível a unidade da fé. [9]

Professor esta lição é muito importante, temos a tarefa de refletir com nossos alunos que devemos PROMOVER A COMUNHÃO e ela deve ter como modelo os cristãos primitivos de Jerusalém.
A comunhão da Igreja Primitiva tinha como base a reunião para o partir do pão, a oração e perseverança na doutrina.

1.1 - No Partir do Pão
"e perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, NO PARTIR DO PÃO e nas orações" (At 2.42)
Claudionor de Andrade: Os crentes primitivos mantinham uma comunhão tão intensa entre si que se reuniam com alegria e singeleza de coração para celebrar a Ceia do Senhor [...] Eles em Cristo e Cristo em cada um deles. Pode haver comunhão mais plena? Não era simplesmente uma cerimônia; era a festa na qual lembravam a morte e ressurreição de Jesus - a expressão mais sublime do amor divino. A Ceia é a reunião mais importante e solene da igreja. Todas as vezes que nos congregamos com essa finalidade, lembramo-nos de que Cristo morreu e ressuscitou e certificamo-nos de que, em breve, virá Ele arrebatar-nos. [7]
A terceira carta de João, mostra que Diótrefes não se importava muito em estreitar a comunhão com os irmãos, excluiu muitos da mesa do Senhor sem fazer muita cerimônia e sem motivos.

Jesus chamou o pão de "minha carne"
Vamos refletir o texto de João 6.53-58:
53 - Jesus, pois, lhe disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
54 - Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna,  e eu o ressuscitarei no último dia.
55 - Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
56 - Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57 - Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
58 - Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem come este pão viverá para sempre.

1.2 - Nas Orações
"e perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e NAS ORAÇÕES" (At 2.42)
Claudionor de Andrade: Informa-nos Lucas, também, que a comunhão da Igreja Primitiva tinha como base a oração. O autor sagrado é enfático: "e nas orações". Isto significa que as reuniões de clamor e intercessão eram-lhes frequentes e poderosas. Haja vista que, certa ocasião, a força da oração daqueles santos chegou a abalar a estrutura do prédio em que estavam reunidos (At 4.31). Sem oração, a comunhão da Igreja perde a sua força e influência. Sua Igreja é uma comunidade de clamor e intercessão? Ela ainda move o coração de Deus? É hora de clamar. [7]
O líder que vive em comunhão cristã, reuni os irmãos para cultuar a Deus, para ensinar a palavra, para louvar a Deus, para o momento das orações. Diótrefes, fazia justamente o contrário, lançava fora muitos irmãos ao invés de reuni-los.
 
1.3 - Na Doutrina Apostólica
"e perseveravam na DOUTRINA dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações" (At 2.42)
Claudionor de Andrade: Não pode haver perfeita união sem unidade doutrinária. Informa-nos Lucas que os cristãos primitivos "perseveravam na doutrina dos apóstolos". Não era uma doutrina qualquer; tratava-se do ensinamento emanado do colégio apostólico constituído pelo Senhor Jesus Cristo. Paulo, ao discorrer sobre o mistério do corpo de Cristo, fala de uma só fé (Ef 4.5) que deve ser preservada zelosamente pelos santos (Jd 3). Na autêntica comunhão cristã, por conseguinte, não há lugar para heresias nem apostasias. Estejamos, pois, sempre alertas. Nestes últimos dias, muitos aparecerão em nosso meio dissimulando suas inverdades doutrinárias, com o único intuito de destruir a comunhão dos santos (2Ts 2.3; 2Pe 2.1). [7]

2 - A Vida em Comunhão
A Igreja primitiva do primeiro século se tornou mui grande, em um só dia foram agregadas quase três mil almas (At 2.41), todavia, mesmo assim, permaneceu intimamente unida, vivendo um clima harmonioso de comunhão entre os irmãos.
Bem sabemos que fazemos parte de um Igreja Universal e ao mesmo tempo de uma Igreja Local. Ao tratar da comunhão no sentido da Igreja Universal, Pr. Claudionor de Andrade destaca que "ela permanece unida  e invisível, no Espírito Santo e assim estará para todo o sempre", mas, ao tratar da comunhão no sentido da Igreja local, é preciso a busca constante por esse ambiente de comunhão entre os irmãos, foi isso que Paulo fez ao se dirigir a Igreja de Corínto.
Infelizmente, muitas igrejas locais tem dado lugar ao partidarismo, ao clima de egoísmo e isso tem gerado a falta de comunhão entre os irmãos.
Claudionor de Andrade: Deus quer e exige que seu povo permaneça unido (1Co 1.10). Em sua oração sacerdotal, o Senhor Jesus roga ao Pai pela unidade de seus discípulos (Jo 17.11). Portanto, se mantermos o vínculo da comunhão, agradamos a Deus (Ef 4.3). Sim, esse é o vínculo da perfeição que tem como base o amor, conforme ensina o apóstolo Paulo: 
"com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor" (Ef 4.2). [7]

A Comunhão Cristã caracteriza-se pela Unidade
Claudionor de Andrade: A Comunhão Cristã constitui-se num grande mistério. É algo que a própria sociologia não pode explicar. Nem o próprio Israel de Deus, no Antigo Testamento, logrou alcançar tamanha perfeição e excelência. Aliás, as diferenças entre as doze tribos tornou-lhes impossível a unidade (1Rs 12.1-16). [7]

Cultive a Comunhão entre os Irmãos
Claudionor de Andrade: Atentemos também a esta declaração do pastor e teológo inglês Mathew Henry: "Não devemos impor nenhuma condição para a aceitação de nossos irmãos, a não ser as que Deus impôs para aceitá-los". Tem você mantido comunhão com os santos? Cultive-a, a fim de tornar-se, verdadeiramente um discípulo. [9]

Vamos ler Atos 2.43-45 :
43 - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45 - E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
A vida em comunhão gera frutos, conforme facilmente foi pontuado no texto que foi lido, ou seja, a Comunhão gera:
1 - Temor a Deus (Reverência)
2 - Sinais e Maravilhas (O sobrenatural)
3 - Assistência Social (generosidade, hospitalidade)
É o que veremos nos subtópicos.

2.1 - Preza a Reverência
"E em toda a alma havia temor ..." (At 2.43)
Claudionor de Andrade: A verdadeira comunhão frutifica, na vida da igreja como um todo e na vida de cada crente em particular, um santo temor a Deus. Lucas destaca: "Em cada alma havia temor" (At 2.43). E o temor a Deus, como todos sabemos, é o princípio do saber (Pv 1.7). Quando os crentes temem e amam a Deus, a igreja mostra-se sábia não apenas diante do Senhor, mas também do mundo. Ainda há temor a Deus em seu coração? [7]

2.2 - Experimenta o Sobrenatural
"...e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos." (At 2.43)
Claudionor de Andrade: Pentecostais que somos, acreditamos piamente que Deus ainda opera sinais e maravilhas entre o seu povo. Mas, para que isso ocorra, é urgente que vivamos uma perfeita comunhão com o Pai e com cada um de seus filhos. Lucas realça que, na Igreja Primitiva, o sobrenatural era algo bastante natural entre os crentes. O segredo? A comunhão. [7]

2.3 - Convive em Comunidade
"E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister." (At 2.44-45)
Claudionor de Andrade: Uma igreja que cultiva a verdadeira comunhão cristã não permitirá que nenhum de seus membros passe necessidade. O texto acima é um testemunho do autor sagrado. Não se tratava de um comunismo cristão, mas da autêntica comunhão que o Espírito Santo nos esparge na alma. O comunismo só espalha o medo, a miséria e o ateísmo. A Igreja de Cristo não precisa dessa ideologia para socorrer os seus membros; ela tem o amor de Deus. [7]

3 - Objetivos da Comunhão
"E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar" (At 2.47)
A Igreja precisa crescer e esse é o objetivo da Comunhão, a Comunhão soma e multiplica, enquanto a desunião, subtrai e divide.
O apóstolo João na sua terceira carta, deixa claro que Gaio e Demétrio viviam em comunhão, testificando o amor (3Jo 6) e nos parece que sua igreja crescia, enquanto, nos parece que Diótrefes, não vivia conforme a comunhão que estamos estudando, tanto é que em sua igreja havia muitas perdas devido suas más atitudes: "Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los e os lança fora da igreja" (3Jo 10).
Claudionor de Andrade: Uma igreja que cultiva a comunhão e não se acha dividida só tem a crescer. A Igreja como a agência por excelência do Reino de Deus não pode ficar estagnada. Haverá de crescer local e universalmente.. [7]

3.1 - Unanimidade de Propósitos
Conforme já mencionado, a comunhão envolve a união, o partilhar de coisas comuns, a unanimidade de propósitos, a harmonia, a semelhança, o equilíbrio, a igualdade, e o viver em um mesmo parecer, a terceira carta do apóstolo João, mostra a unanimidade de propósitos na vida de Gaio e Demétrio para com os demais irmãos da Igreja, mas, infelizmente  Diótrefes não vivia a comunhão, não nos parece que tinha o mesmo propósito dos demais irmãos da Igreja, mas vivia em busca de seus objetivos e propósitos alinhados aos seus interesses pessoais.

3.2 - Concordância
"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar" (At 2.1)
A Igreja Primitiva em obediência a ordem de Jesus, ficou reunida no mesmo lugar, orando e aguardando o cumprimento da promessa do Espírito: "E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes" (At 1.4).
O verdadeiro Discípulo promove a comunhão, permanece na mesma concordância focando no mesmo propósito. Ao contrário de Gaio e Demétrio, nos parece que Diótrefes tomava suas decisões isoladamente, andava sozinho, e isso caracteriza que não promovia a comunhão e não era um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

3.3 - Louvor a Deus
"Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar." (At 2.47)
Claudionor de Andrade: Conforme esse texto podemos observar que a Igreja Primitiva era também uma comunidade de adoração. Sim, a Igreja que louva a Deus jamais deixará de ser reconhecida, até mesmo por seus inimigos, como um povo especial. Voltemos ao altar da verdadeira adoração. Louvemos a Deus com salmos e hinos. Abramos a Harpa Cristã e celebremos os grandes atos de Deus. [7]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - P.451,168
[7] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 1T - 2011
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2009
[9] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2008

2 comentários:

  1. Muito grata a todos pelo conteúdo. Muito útil mesmo. Deus os abençõe!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Deus abençoe 👏👏👏🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir