
CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO
CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR
CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE
Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)
Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição.
Introdução
O texto de referência :
Jeremias 1.4-9
4 - Assim veio a mim a palavra do Senhor dizendo:
5 - Antes que te formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da madre, te santifiquei às nações te dei por profeta.
6 - Então disse eu: Ah Senhor Jeová Eis que não sei falar, porque sou uma criança.
7 - Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança, porque, aonde quer que eu te enviar, irás e tudo quanto te mandar dirás.
8 - Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar diz o Senhor.
9 - E estendeu o Senhor a sua mão e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.
O chamado que Deus fez a Jeremias nos ensina quão intimamente Deus nos conhece. Ele cuidou de nós enquanto estávamos no ventre de nossas mães. Ele planejou nossas vidas enquanto nossos corpos ainda estavam sendo formados. Ele nos valoriza mais do que nós mesmos nos valorizamos.[6]
Pr. Clementino de Oliveira Barbosa: Para eleger líderes, Deus se fundamenta na Sua soberania. A eleição de Jeremias como profeta é descrita por um chamado do próprio Deus (Jr 1.5) [8]
Jeremias profetizou durante 40 anos (627-586 a.C) em um período caótico, politicamente, moralmente e espiritualmente, nunca viu seu povo dar ouvidos às suas palavras, e se afastar de seus pecados [6]
1 - Deus Capacita
"Então disse eu: Ah Senhor Jeová Eis que não sei falar, porque sou uma criança." (Jr 1.6)
Deus é quem Capacita para o Chamado.
Frequentemente, as pessoas têm dificuldades com novos desafios [...] acham que não têm capacidade, treinamento ou experiência adequada. Jeremias pensou que era "uma criança", jovem demais e inexperiente para ser um profeta de Deus para as nações. Mas Deus prometeu estar com ele. Não devemos permitir que sentimentos de inadequação nos impeçam de obedecer a Deus. Ele sempre estará conosco. Se Deus lhe der um trabalho a fazer, Ele lhe dará tudo o que você necessita para fazê-lo. Se Deus não lhe deu um chamado ou tarefa específica, procure, então, cumprir a missão comum a todos os crentes - amar, obedecer e servir a Deus - até que sua orientação fique clara [6]
Devemos Expor nossas fraquezas para Deus ?
Sim, quando colocamos nossas fraquezas aos pés de Jesus, estamos mostrando que estamos na dependência de Deus, não de nós mesmos. Deus nos dá vitória nas nossas fraquezas para mostrar que toda a força vem dEle. Jeremias colocou suas fraquezas para Deus e foi capacitado para colocar seu chamado em prática, infelizmente, Diótrefes se achava forte, capaz de contornar e lidar com todas situações que surgissem no seu ministério, parece que possuía um excesso de autoconfiança.
Jonathan Parnell: A mitologia grega nos mostra um guerreiro invencível que possuí uma fraqueza, que quando explorada, O leva a derrota; o "tendão de Aquiles" é uma expressão popular que refere a um ponto fraco que leva uma pessoa à derrota. A Realidade Cristã nos mostra um servo dependente e cheio de fraqueza, que quando explorada (ou trabalhada por Deus), O leva à vitória. [7]
1.1 - Deus não Mima, Forma
"Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança, porque, aonde quer que eu te enviar, irás e tudo quanto te mandar dirás." (Jr 1.7)
Jeremias expos diante de Deus ser muito jovem para o seu chamado, foi corrigido imediatamente por Deus, isso porque Deus tem filhos amados e não filhos mimados. Deus não Mima, Ele corrige e Forma seus filhos para aguentar os desafios do chamado, vejamos o texto de Hebreus 12.5-12 :
5 - E estais esquecidos da Palavra de encorajamento que Ele vos dirige como a filhos: "Meu filho, não desprezes a disciplina do Senhor, nem desanimes quando por Ele sois repreendido,
6 - pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho"
7 - Suportai as dificuldades, aceitando-as como disciplina; Deus vos trata como filhos. Ora, qual o filho que não passa pela correção do seu pai?
8 - Mas, se estais sem orientação, da qual todos se têm tornado participantes, então não sois filhos legítimos, mas bastardos.
9 - Além do mais, tínhamos nossos pais humanos que nos educavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos toda obediência ao Pai dos espíritos, para então vivermos!
10 - Porquanto, nosso pais nos disciplinavam por um espaço curto de tempo, da forma que melhor lhes parecia. Deus, entretanto, nos corrige para o nosso bem maior, a fim de que possamos participar plenamente da sua santidade.
11 - Toda correção, de fato, no momento em que ocorre não nos parece ser motivo de contentamento, mas de frustração; mais tarde, no entanto, produz fruto de justiça e paz para todos aqueles que por ela foram disciplinados.
12 - Sendo assim, fortalecei as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.
Cristão mimado só acha que Deus manifesta seu Amor quando ele está recebendo bênçãos, todavia, conforme o texto lido, o Amor de Deus também se manifesta na correção ou disciplina.
Cristão mimado quando recebe uma disciplina do Senhor, faz birra, fica magoado e não quer mais falar com Ele, fica revoltado, vira as costas para Deus e coloca em suspeita o amor de Deus.
Jeremias ao dizer para Deus que era uma criança, não foi mimado por Deus, ao contrário, foi repreendido.
1.2 - Deus não Poupa, Prova
Na visão do Cristão mimado, Deus consola, guarda, faz prosperar e o poupa da provação, e que nunca será provado em nada.
De onde tiraram esse ensinamento? A Bíblia ensina que no mundo teremos aflições (Jo 16.33) e que seremos provados.
"Feliz a pessoa que persevera na provação, porquanto, após ter sido aprovada, receberá o prêmio da coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam" (Tg 1.2 KJ)
Diante do chamado de Deus, Deus irá capacitar a pessoa para tal, e a ordem é avançar na missão dada por Deus e haverá o momento da provação. Deus prova para "saber" em qual direção nosso coração irá se voltar, para Ele ou para a desobediência, rebeldia, murmuração.
1.3 - Deus não Ilude, Transforma
"Então disse eu: Ah Senhor Jeová Eis que não sei falar, porque sou uma criança." (Jr 1.6)
Albert Barnes: Jeremias sugeriu duas dificuldades, a primeira foi a inexperiência (sou uma criança) a segunda dificuldade a sua Timidez (não sei falar). [5]
Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança, porque, aonde quer que eu te enviar, irás e tudo quanto te mandar dirás." (Jr 1.7)
Albert Barnes: Deus agora remove a primeira dificuldade. Inexperiência não é obstáculo, vá onde eu enviar e diga o que eu mandar [5]
"Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar diz o Senhor. E estendeu o Senhor a sua mão e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca." (Jr 1.8-9)
Albert Barnes: Deus agora remove a segunda dificuldade a timidez, o medo de estar diante de outras pessoas, o medo da rejeição [5]
"Porque eis que te ponho hoje por cidade forte; e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, e contra reis de Judá, e contra os seus príncipes, e contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra." (Jr 1.18)
Perceba que Deus não iludiu Jeremias, mas transformou a fraqueza de Jeremias em fortaleza, ou seja, transformou a postura frágil em postura de firmeza para que perante as dificuldades e da constância na busca do bem e da justiça pudesse derrotar o medo e fugir do receio.
2 - Juventude e Maturidade
O que Deus prometeu ao jovem Jeremias ao chamá-lo foi cumprido. Deus capacitou Jeremias, tirou o medo e o receio, deu-lhe maturidade para levar sua mensagem profética aos reis, sacerdotes e ao povo de Judá.
Quando o comentarista menciona que "O ministério não exige idade, mas exige maturidade" é preciso entender que a palavra Maturidade possui diversos contextos e perspectivas variadas. Podemos estar falando de maturidade comportamental, maturidade profissional, maturidade espiritual, maturidade psicológica, maturidade mental e outras ...
Deus fez com que Jeremias, mesmo sendo jovem, fosse uma pessoa madura, no sentido de estar pronto e apto para lidar com várias situações dominando-as com profundo conhecimento e sabedoria, e isso não depende da idade da pessoa. Deus pode tornar pessoas fracas em fortes, incapazes em capazes, desprezíveis em grandes líderes, como fez com o jovem Davi: "E olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto" (1Sm 17.42). Deus não só deu forças para Davi vencer o filisteu Golias, como fez de Davi o maior rei de Israel.
Podemos ter obreiros jovens com muita maturidade, pessoas que embora tenha pouca idade, todavia, na sua carreira cristã receberam entendimento e sabedoria para o ministério e liderança, como ocorreu com José no Egito: "Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu" (Gn 41.39-40). Veremos nesse tópico que o líder que tem maturidade deve possui alguns requisitos que vamos estudar nos três subtópicos.
2.1 - Não ser Neófito
Neófito, na linguagem eclesiástica, é o recém convertido; plantado recentemente, um novato e, por isso, naturalmente imaturo, portanto, chamar um irmão de Neófito, não deve ser entendido como uma ofensa.
O apóstolo Paulo, menciona que o obreiro não deve ser Néofito, ou seja, novo convertido, precisa de um pouco mais de tempo para adquirir maturidade cristã: "Não neófito, para que, ensoberbecendo-se não caia na condenação do diabo" (1Tm 3.6)
Albert Barnes: O obreiro não poderia ser um "recém plantado", pois, uma planta que não era forte ou não estava preparada para suportar a severidade das tempestades; que ainda não tinham enraizado profundamente suas raízes e não resistia à ferocidade de uma rajada de frio. Então a palavra passa a significar um novo convertido; alguém que teve pouca oportunidade de testar sua própria fé ou de dar provas a outros de que seria fiel à confiança que lhe foi confiada. Um Obreiro recém convertido provavelmente ficaria exaltado ao ser confiado ao mesmo tempo o mais alto cargo da igreja, estando sujeito a depravação de seu próprio coração e seja condenado pela soberba ou orgulho [5]
Vemos maturidade no ministério de Timóteo, cujos sinais se manifestavam através do equilíbrio emocional e espiritual. Ele aceitava conselhos, correção e criticas construtivas não levando para o lado pessoal, sempre se submetendo a liderança de Paulo, o mesmo acontece com o ministério de Gaio e Demétrio que submetiam a liderança de João. Ao ler a terceira epístola de João, nos parece que Diótrefes deixou o orgulho penetrar no coração, não vemos sinais de maturidade no seu relacionamento com Deus e com o próximo, e muito menos com a sua liderança.
2.2 - Ter Responsabilidade e Excelência
"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens" (Cl 3.23)
A orientação do apóstolo Paulo é para abraçar os trabalhos que temos em nossas mãos na obra de Deus com responsabilidade e Excelência, ou seja, "fazei-o de todo o coração", trabalhe não por constrangimento, mas com boa vontade, concentre vossas energias em cada tarefa denotando sua lealdade ao chamado, considerando vosso trabalho como um ato de adoração ou serviço a Deus, dessa forma, a parte do tédio e enfado irá embora, e virá os frutos, mesmo que aparentemente não se veja o resultado, como Jeremias que pregou a mensagem profética por 40 anos e ninguém o ouviu, como Noé que pregou por 120 anos e não conseguiu salvar ninguém além de sua família.
2.3 - Dar Bom Testemunho
"Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos e para com os estranhos" (3 Jo 5)
Enquanto 2 João enfatiza a necessidade de recusar hospitalidade a falsos mestres e pregadores, aqui incentiva a contínua hospitalidade aos que ensinam a verdade, esse é um requisito de um cristão que tem maturidade.
A hospitalidade é um forte sinal de apoio às pessoas e ao seu trabalho, e significa dar uma parte dos seus recursos a elas, para que sua estadia seja confortável e seu trabalho e sua viagem sejam mais fáceis. Procure ativamente formas criativas para mostrar hospitalidade aos obreiros de Deus. [6]
"Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja." (2 Jo 10)
Tudo o que sabemos, a respeito de Diótrefes, é que ele queria controlar a igreja. João denunciou :
(1) sua recusa em ter algo a ver com os outros líderes espirituais
(2) sua calúnia feita aos líderes
(3) seu mau exemplo recusando-se a receber pregadores e missionários
(4) sua tentativa de excluir aqueles que se opunham à sua liderança.
Pecados como orgulho, inveja e calúnia ainda estão presentes na igreja e, quando um líder tem o hábito de encorajar o pecado e desencorajar as ações corretas, ele deve ser detido. Se ninguém se manifestar, grandes danos podem acontecer à Igreja. Devemos confrontar o pecado na igreja. Se ignorarmos, ele continuará a crescer. Um verdadeiro líder cristão é um servo, e não um autocrata! [6]
"Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro." (3 Jo 12)
Em contrastes com o corrupto Diótrefes, Demétrio tinha grande consideração pela verdade. João personificou a verdade, como um testemunho do caráter e do ensinamento de Demétrio. Em outras palavras, se a verdade pudesse falar, falaria em defesa de Demétrio. Quando Demétrio chegou, certamente Gaio abriu sua casa para reebê-lo. [6]
3 - Aliança e Compromisso
Aliança significa acordo, pacto e compromisso.
Aliança no sentido bíblico refere-se ao pacto entre Deus e o homem.
A Bíblia nos mostra 8 alianças feitas entre Deus e a humanidade:
1 - Aliança Edênica (Gn 1.28-30; 2.15-17)
2 - Aliança Adâmica (Gn 3.14-19)
3 - Aliança Noética (Gn 8.20 - 9.17)
4 - Aliança Abraâmica (Gn 12.1-3)
5 - Aliança Mosaica (Êx 20-23)
6 - Aliança Davídica (2Sm 7.4-17)
7 - Aliança da Terra de Israel (Dt 30.1-10)
8 - A Nova Aliança (Jr 31.31-37)
Portanto, ao ler a Bíblia percebemos que nosso Deus é um Deus de Aliança e Aliança gera compromisso. O maior problema da sociedade atual é que a cada dia que passa ela forma pessoas que querem viver livres, sem compromissos, todavia, ao encontrar Cristo, firmamos com Ele uma Nova Aliança, isso mesmo, a Nova Aliança profetizada por Jeremias e dada originalmente a nação de Israel foi concretizada em Cristo (Lc 22.20), após a ressurreição de Jesus Cristo foi trazida também aos gentios (At 10; Ef 2.13-14) trazendo compromissos a ser respeitados e cumpridos.
3.1 - Manter-se Firme
Deus prometeu estar com Jeremias e cuidar dele, mas não prometeu impedir a chegada de problemas. Deus não o isolou da prisão, deportação ou insultos. Deus não impede que encontremos as tempestades da vida, mas Ele nos acompanhará em meio a elas. Na verdade, Deus atravessa essas tempestades conosco, e nos resgata. [6]
Jeremias ficou firme no propósito de seu chamado, assim como Jesus que cumpriu a missão dada pelo Pai em resgate dos pecadores.
3.2 - Defender a Verdade
Jeremias pagou um preço para cumprir o seu chamado, foi preso, torturado e ameaçado, mas nunca abriu mão de anunciar e defender a verdade. Estava ali para entregar a mensagem verdadeira de Deus e não para agradar seus ouvintes com mentiras, como fazia os falsos profetas.
Muitos servos de Deus fizeram o mesmo que Jeremias, defenderam a verdade, o diácono Estevão morreu defendendo o Evangelho, com o apóstolo Paulo não foi diferente. Felizes são os servos de Deus que fiéis à missão recebida do Senhor Jesus Cristo dão a ela pleno cumprimento de acordo com a capacitação do Espírito Santo.
Na terceira carta de João, o apóstolo João também cumpriu a missão de defender a Verdade, defender a sã doutrina recebida diretamente de nossos Senhor Jesus Cristo, e ao que parece, Diótrefes resistia a verdade, tinha comichão nos ouvidos, e não suportava o peso da doutrina, daí um dos motivos da insubordinação e rebeldia.
3.3 - Ir até o Fim em seu Chamado
"Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor" (Jr 1.8)
"E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar" (Jr 1.19)
Sem a interferência de Deus por certo Jeremias teria morrido antes de cumprir sua missão, a dureza do coração do povo de Judá teria prevalecido e o profeta Jeremias teria sido apedrejado. Deus foi com Jeremias até o fim de seu chamado.
Comentário
Pr. Éder Tomé
Referências
[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - P.954
[7] Jonathan Parnell - pt.gospeltranslations.org - Tradução Vitor Visconti
https://pt.gospeltranslations.org/wiki/Reconhecer_as_fraquezas_mudar%C3%A1_a_sua_vida
[8] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2017
[9] Dicionário Online - https://www.dicio.com.br/maturidade/
Paz do Senhor meu irmão em Cristo Jesus, Deus continue lhe abençoando grandemente por esses slides abençoados é desuma importância os complementares dos textos da lição Deus seja louvado pela sua vida!!!
ResponderExcluirAmém, estamos juntos nessa nobre missão EBD !
ExcluirMuito bom , EBD é vida
ResponderExcluir