Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Lição 13 - As Bênçãos Incomparáveis de Viver os Planos de Deus

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Gênesis 48.11-14    
11 - E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver a tua semente também.
12 - Então José os tirou de seus joelhos e inclinou-se à terra diante da sua face.
13 - E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e a Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, fê-los chegar a ele.
14 - Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, ainda que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo-as suas mãos avisadamente, ainda de Manassés era o primogênito.

Já vimos em lições anteriores, que José passou por várias adversidades, e mesmo diante das provações se manteve puro e íntegro. Foi lançado em uma cisterna vazia em Dotã (Gn 37.17-24), vendido como escravo (Gn 39.25-28) sendo revendido para Potifar, um oficial de Faraó. José acabou sendo servo e administrador dos bens de Potifar (Gn 39.4-6) pois em tudo que colocava a mão, Deus era com ele, e prosperava (Gn 39.3).
José resistiu bravamente às investidas do Diabo, fugiu para não se deitar com a mulher de Potifar, e acabou pagando o preço de sua integridade e temor a Deus, foi injustamente  preso por um ato que não cometeu. 
Contudo, José mantinha sua fé em Deus, sabia das promessas que Deus tinha para sua vida. Nessa lição o comentarista da revista traz o desfecho da historia de José e muito aprendizado para nós.

1 - Deus Revela o que está para Fazer

1.1 - Os Sonhos de Faraó 
Vamos ler o texto de Gênesis 41:1-7
1 - E aconteceu que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou que estava em pé junto ao rio.
2 - E que subiam do rio sete vacas, formosas à vista e gordas de carne e pastavam no prado.
3 - E que subiam do rio, atrás delas, outras sete vacas, feias à vista e magras de carne; que paravam junto às outras vacas na praia do rio.
4 - E as vacas feias à vista e magras de carne, comiam as sete vacas formosas à vista e gordas. Então acordou Faraó.
5 - Depois dormiu e sonhou outra vez: viu que brotavam de um mesmo pé sete espigas cheias e boas.
6 - E que sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental, brotavam depois delas.
7 - E as espigas miúdas devoravam as sete espigas grande e cheias. Então acordou Faraó e viu que era um sonho.

As sociedades antigas dispunham de intérpretes profissionais de sonhos [...] mas sabemos que existem pessoas que, em razão de serem espiritualmente dotadas por Deus, podem interpretar sonhos espirituais; José era uma dessas pessoas [9]

Eliezer de Lira e Silva: Na cadeia, não demorou para que conquistasse a confiança do carcereiro-chefe (Gn 39.21,22). Este o colocou como responsável por todos os encarcerados, inclusive, pelos dois eunucos de Faraó, presos por transgredirem suas ordens. Ambos, copeiro e padeiro, tiveram um sonho, e José, por providência divina, deu-lhes a interpretação (Gn 40.9-19). Isso nos mostra que quando se tem um caráter puro e íntegro é possível continuar à disposição de Deus mesmo em circunstâncias adversas. [8]

Eliezer de Lira e Silva: Ao interpretar o sonho de Faraó, José poderia engrandecer-se. Mas não o fez (Gn 41.39-41). Ele era humilde e soube esperar o tempo de Deus. A confiança no Senhor e o auto-domínio do patriarca estavam sendo provados! Uma pessoa impaciente pediria ao rei a liberdade, um cargo público, ou algum outro tipo de benesse. Entretanto, José foi longânimo, e Deus moveu o coração de Faraó para nomeá-lo como governador do Egito [...] Certamente, José se contentaria apenas com sua liberdade, mas Deus fez por ele muito mais do que poderia pedir ou pensar (Ef 3.20)  [8]

1.2 - José: Posto sobre toda a Terra do Egito
Chegou o tempo do cumprimento do sonho. A fome na terra, e a administração de José fez com que o Egito tivesse alimento suficiente para aquela nação, inclusive com capacidade para suprir as necessidades de outros povos, como por exemplo, a família de José que vivia em Canaã e que sabendo da prosperidade do Egito, se dirigiram para lá com a finalidade de comprar mantimentos:
"Vendo então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros? Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos." (Gn 42.1-2)
Por que o trigo era tão importante naqueles dias? Como fonte de alimento, era universal, e usado em praticamente tudo o que se comia. O trigo podia ser seco e estocado por muito mais tempo que quaisquer legumes, produtos lácteos ou carne, ele era tão importante que era usado até mesmo como moeda. [6]
 
1.3 - O Propósito Providencial de Deus
Eliezer de Lira e Silva: O reencontro de José  com seus irmãos se deu na época em que ele era o Governador do Egito. Para um homem sem o temor de Deus esse seria o momento ideal para destilar ódio, mágoas e tristezas. Todavia, com a graça de Deus e o poder do Espírito Santo, José rechaçou todos esses sentimentos negativos (Sl 4.4; Ef 4.26), interpretando as vicissitudes sofridas como parte do plano de Deus para sua vida (Gn 45.7.8; 50.20,21) [...] José pode perdoá-los e demonstrar-lhes todo o seu amor, dispondo-se, inclusive, a cuidar deles (Gn 45.1-14). A tendência do homem é revidar o mal que recebe. Todavia, o cristão não pode agir desse jeito! (1 Ts 5.5). Jesus nos ensina a amar nossos inimigos (Lc 6.27). [8]

A providência de Deus não nos isenta de responsabilidade. Deus trabalha por meio de instrumentos (integridade, trabalho árduo, obediência e fidelidade dos cristãos, por exemplo). A providência dele não nos isenta de fazermos escolhas sábias ou de sermos prudentes. Por outro lado, ele nos livra da ansiedade ao fazermos a vontade do Pai. [9]
 
2 - Vivendo Segundo os Planos de Deus

2.1 - A Preservação do Povo da Aliança
Vamos ler o texto de Gênesis 45.4-7 :
4 - E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
5 - Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
6 - Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
7 - Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para guardar-vos em vida por um grande livramento.

Embora os irmãos de José tivessem desejado livrar-se dele. Deus usou até mesmo seus maus atos para cumprir seu plano supremo. Ele enviara José a frente para preservar suas vidas, salvar o Egito e preparar o caminho para o início da nação de Israel. Deus é soberano. Seus planos não são ditados por ações humanas. Quando outros tencionarem o mal contra você, lembre-se de que eles são apenas instrumentos de Deus. Como disse José a seus irmãos: "vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande" (Gn 50.20)  [6]

2.2 - Exaltado por um Propósito
Se no passado José tenha sido humilhado, agora o vemos sendo exaltado:
"Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó e por senhor de toda a sua casa e como governador em toda a terra do Egito." (Gn 45.8)
Thomaz Coke: Quando José diz que "me tem posto por pai de Faraó" ele esta querendo dizer que Deus lhe deu tanta autoridade na corte de Faraó, como se fosse realmente o pai de Faraó; para que ele não empreenda nada sem o seu conselho e não execute nada sem as suas ordens. [5]
João Calvino: Deus trabalha maravilhosamente através de seus meios, a fim de que, a partir de nossa impureza, ele possa produzir sua perfeita justiça. Esse método de atuação é secreto e muito acima do nosso entendimento. Deus age distintamente dos homens [5]

2.3 - O Príncipe Abençoando o rei
Jacó que viveu o luto pela morte forjada, evidenciada pela túnica de José tingida de sangue de um cabrito (Gn 37.31) agora recebe uma bênção de Deus, presencia seu filho amado José "ressurreto" em sua frente.
Vamos ler o texto de Gênesis 46.28-30 :
28 - E Jacó enviou Judá adiante de si a José, para o encaminhar a Gósen; então chegaram à terra de Gósen.
29 - Então José aprontou o seu carro e subiu ao encontro de Israel, seu pai, a Gósen. E apresentando-se-lhe, lançou-se ao seu pescoço e chorou sobre o seu pescoço longo tempo.
30 - E Israel disse a José: Morra eu agora, pois já tenho visto o teu rosto, que ainda vives.
Mais adiante vemos José levando Jacó até Faraó,(Gn 47.7-10) :
7 - E trouxe José a Jacó, seu pai, e o apresentou a Faraó; e Jacó abençoou a Faraó.
8 - E Faraó disse a Jacó: Quanto são os dias dos anos da tua vida?
9 - E Jacó disse a Faraó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos, poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida e não chegaram aos dias dos anos de vida de meus pais nos dias das suas peregrinações.
10 -  E Jacó abençoou a Faraó e saiu da sua presença.
John Wesley: "E Jacó abençoou Faraó" - Esse não era uma ato de civilidade, mas um ato de piedade; ele orou por ele, como alguém que tinha a autoridade de um profeta e um patriarca: e as bênçãos de um patriarca não era algo a ser desprezado, não por um príncipe poderoso. [5]

3 - Quando uma Pessoa se submete aos Planos de Deus

3.1 - Abençoando o Menor
"Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, ainda que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos avisadamente, ainda que Manassés era o primogênito" (Gn 48.14)
Geziel Gomes: Apesar de todos os seus inúmeros e dolorosos sofrimentos, José jamais foi um homem pessimista. Um exemplo notável está nos nomes que deu aos seus dois filhos: Efraim (frutífero) e Manassés (esquecimento), os quais refletem diretamente o altruísmo de sua personalidade [7]
Thomas Coke: Pôr as mãos na cabeça sempre foi usado entre os judeus para dar bênçãos, designar homens para qualquer cargo e na consagração de sacrifícios solenes. Esta é a primeira vez que nos encontramos com a menção disso; mas frequentemente lemos sobre isso depois (ver Nm 18.23; Dt 34.9; Mt 13.15; At 6.6; 1Tm 4.14). Jacó pôs a mão direita sobre a cabeça do mais jovem, o que, segundo nos disseram, foi intencionalmente , ou embora, Manassés fosse o primogênito; ele bem sabia, pelo espírito de profecia, que a posteridade de Efraim seria uma tribo mais poderosa do que o de Manassés. É observável como Deus, desde o início, preferiu muito frequentemente o mais jovem ao mais velho, como Abel antes de Caim, Sem antes de Jafé, Isaque antes de Ismael, Jacó antes de Esaú, Judá e José antes de Rúbens, e aqui, Efraim antes de Manassés, como depois Moisés diante de Arão e Davi, o caçula diante de todos os seus irmãos. [5]

3.2 - Jacó Abençoa seus Netos: Deus está atento a cada um
[Vamos ler o texto de Gênesis 48:15-20
15 - E abençoou a José e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia;
16 - o anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes; seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.
17 - Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; assim tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.
18 - E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça.
19 - Mas seu pai recusou e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele e a sua descendência será uma multidão de nações.
20 - Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs Efraim diante de Manassés.

Jacó deu a Efraim, e não a seu irmão mais velho, Manassés, a bênção maior. Quando José objetou, Jacó se recusou a ouvir, porque Deus lhe havia dito que Efraim se tornaria maior. Deus frequentemente trabalha de maneiras inesperadas. Quando Ele escolhe pessoas para cumprir seus planos, sempre vai além da aparência, tradição ou posição. Às vezes, Ele nos surpreende, escolhendo a pessoa menos óbvia, pelo menos, do ponto de vista humano. Deus pode usar você para realizar seus planos, mesmo que você pense não ter todas as qualificações [6]

3.3 - Um Homem separado e preservado para ser canal de Bênção
José foi separado para ser um canal de bêncão, foi um exemplo que deve ser seguido por todos aqueles que desejam uma vida de completa vitória em Cristo.
Geziel Gomes: É importante manter os nossos olhos espirituais abertos para vermos o maravilhoso futuro que nos aguarda, porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente (2Co 4.17). O Autor da Epístola aos Hebreus declarou que Jesus sofreu resignadamente todas as dolorosas experiências do calvário por causa da visão que possuía do futuro e da recompensa espiritual de Seu sacrifício redentor (Hb 12.1-3).
Mencionarei abaixo alguns elementos de comparação entre José e Jesus:
(a) ambos foram odiados por seus irmãos (Gn 37.4; Jo 15.24)
(b) ambos enfrentaram terríveis tentações (Gn 39; Mt 4.1-11)
(c) ambos, depois de sofrerem grande humilhação, foram exaltados por Deus (Gn 41.39,44; Mt 28.18) [7]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revista Lições da Palavra de Deus - C.Gospel - nro.29 - Pág.58,59
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T - 2007 - Pág. 25,26
[9] Fundamentos da Fé Cristo - Central Gospel - 2011 - Pág. 158

Nenhum comentário:

Postar um comentário