Total de visualizações de página

domingo, 11 de junho de 2023

Lição 12 - O Custo Pessoal de Viver os Planos de Deus

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Gênesis 39.1-4    
1 - E José foi levado ao Egito, e Potifar, eunuco de Faraó, capitão da guarda, varão egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.
2 - E o Senhor estava com José, e foi varão próspero; e estava na casa de seu Senhor egípcio.
3 - Vendo, pois, o seu senhor que o Senhor estava com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em sua mão. 
4 - José achou graça aos seus olhos e servia-o; e ele pôs sobre a sua casa e entregou na sua mão tudo o que tinha.

Geziel Gomes: O capítulo 39 do livro de Gênesis destaca três aspectos relevantes na história de José, antes de ser reconhecido e honrado por faraó: (1) O Sofrimento (2) A Tentação (3) A Ajuda de Deus. [7]

1 - Circunstância Adversas não Impedem os Planos de Deus

1.1 - Sonhos ou Pesadelos ? 
Vamos inicialmente ler o texto de Gênesis 37.5-11 :
5 - Sonhou também José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso, o aborreciam ainda mais. 
6 - E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado.
7 - Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava e também ficava em pé; e eis que os vossos molhos o rodeavam e se inclinavam ao meu molho.
8 - Então, lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso, tanto mais o aborreciam por seu sonhos e por suas palavras.
9 - E sonhou ainda outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que ainda sonhei um sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
10 - E, contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai e disse-lhe: Que sonho é este que sonhaste? Porventura viremos eu, e tua mãe, e teus irmãos a inclinar-nos perante ti em terra?
11- Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém, guardava este negócio no seu coração.

Na lição passada vimos que José teve sonhos de caráter profético ao qual Deus revelou um plano para vida dele. O sonho tinha um significado importante, colocava os pais e irmãos de José submissos a sua liderança. Somado ao fato de Jacó ter José como seu filho predileto, a atitude de contar o sonho para seus irmãos fez com que seus sonhos parecessem se tornar pesadelos, visto que criou muitos problemas na sua relação com seus irmãos.
Eliezer de Lira e Silva: Quanto ao caráter dos irmãos de José. Ruben, o primogênito, era instável, imoral e intempestivo (Gn 35.22; 49.4). Simeão e Levi eram violentos, cruéis e vingativos (Gn 34.25-29; 49.5,7). Porém, uma coisa tinham em comum: todos invejavam José e procuravam ocasião para matá-lo (Gn 37.11,18,20). [11]
Eliezer de Lira e Silva: A Família de Jacó passou por diversas crises:
a) Rixas entre as irmãs, Léia e Raquel (Gn 29.33; 30.1,8)
b) Injustiças (Gn 31.41) e intrigas financeiras (Gn 31.1)
c) Propensão à idolatria (Gn 31.34)
d) Traição, violência, imoralidade e invejas (Gn 34.25-30; 35.22; 37.11)
Diante desse contexto, que tipo de caráter José poderia ter?
Entretanto, ele é um exemplo de que é possível, com a graça divina, manter-se puro e íntegro, mesmo convivendo com pessoas de comportamento reprovável (Fp 2.15). [11]
José era um jovem íntegro e temente a Deus, todavia, era imaturo, ao contar seus sonhos aumentou a raiva que seus irmãos sentiam dele. Deus haveria de cumprir os sonhos dado a José, todavia, depois desse fato, agora seria com muitas adversidades, é possível que muitas delas poderiam ter sido evitadas.
José deve ter ficado surpreso e chocado ao ser tratado com tanta brutalidade pelos meio-irmãos. Em questão de segundos, lhe tiraram a túnica (Gn 37.23) e o desceram em uma cisterna vazia (Gn 37.24). [9]
Na sequência, José foi vendido por vinte moedas de prata para os ismaelitas que transportavam mercadorias para Gileade. 
As moedas eram peças de metal pesadas em balanças. Compare este preço com os valores expressos de Levítico 27.3-7. O preço normal de um escravo no tempo de Moisés era de 30 siclos de prata (Êx 21.32; Zc 11.12; conforme Mt 26.15). A caravana levou José para o Egito. [9]
É interessante que José em Gênesis 42.21 vai perdoar seus irmãos e reconhecer a providência divina agindo por meio da atitude deles.
Nós sempre devemos estar dispostos a perdoar e perceber a providência do nosso Senhor, que age em nossas vidas até mesmo através de  situações nada favoráveis [10]

1.2 - A Companhia do Deus Imutável
"E José foi levado ao Egito, e Potifar, eunuco de Faraó, capitão da guarda, varão egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá." (Gn 39.1).
Eliezer de Lira e Silva: Os irmãos de José fizeram com que ele passasse por muitas adversidades: fora jogado numa cisterna vazia em Dotã (Gn 37.17-24), vendido como escravo aos ismaelitas (Gn 39.25-28), e revendido a Potifar, comandante da guarda real egípcia (Gn 39.1). [11]
"E o Senhor estava com José, e foi varão próspero; e estava na casa de seu Senhor egípcio. Vendo, pois, o seu senhor que o Senhor estava com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em sua mão." (Gn 39.2-3)
Eliezer de Lira e Silva: José era servo (Gn 39.1,2) e superintendente dos bens de Potifar (Gn 39.4-6) [11]
 
1.3 - Fonte de Prosperidade
"José achou graça aos seus olhos e servia-o; e ele pôs sobre a sua casa e entregou na sua mão tudo o que tinha. E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo" (Gn 39.4-5)
Eliezer de Lira e Silva: A Bíblia não diz quanto tempo José foi superintendente servindo a casa de Potifar, mas afirma que Potifar sabia que Deus estava com José e o fazia prosperar em tudo. Apesar de ser o agente da prosperidade de Potifar, José não tirou proveito disso. Ao contrário, permaneceu humilde e abnegado. [11]

2 - A Fé Provada pelas Circunstâncias da Vida

2.1 - Teste de Integridade
"E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante" (Gn 39.6)
José foi lançado na cisterna, vendido como escravo pelos próprios irmãos, comprado por Potifar para ser seu escravo. Em todas essas adversidades ele se manteve íntegro e temente a Deus. Mesmo vivendo sem uma aparente possibilidade de melhora, longe de sua parentela e vivendo em uma terra estrangeira, ele não se deixou tentar, continuou focado, olhando para Deus, o ajudador, aquele que não desampara:
"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei." (Hb 13.5)
Eliezer de Lira e Silva: A integridade e a piedade de José o identificavam como um homem de Deus. Ele era jovem e muito belo (Gn 39.6). [11]

2.2 - Teste de Resistência
"Sucedeu num certo dia que ele (José) veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali; E ela (mulher de Potifar) lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora." (Gn 39.11-12)
Eliezer de Lira e Silva: Certa ocasião a mulher de Potifar o importunou para  que se deitasse com ela (Gn 39.7,10; Pv 4.3-13). José RESISTIU bravamente às investidas do Diabo (Gn 39.12; Pv 6.20-35). Ele não transigiu com o pecado, mas diante do mal recusou com determinação e sabedoria. Ali ficaram consignadas a pureza e santidade do caráter do patriarca. É assim que deve agir todo o crente que sofre a tentação. Como José, o cristão necessita constantemente da graça de Deus para manter-se puro e santo, não se iludindo com os efêmeros e falso prazeres do pecado, pois o "adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1Pe 5.8). A Bíblia nos admoesta: "Sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus" (Lv 20.7; 1Pe 1.15,16) [11]
Geziel Gomes: A Tentação é uma arma usada por Satanás para tentar fazer o filho de Deus cair, mas pode ser uma oportunidade para o cristão demonstrar sua fidelidade ao Senhor (Tg 1.12). A Tentação nunca se dá por iniciativa de Deus (Tg 1.13). Enquanto Satanás nos tenta em nossos pontos frágeis, a fim de nos fazer cair, Deus nos prova em nossos pontos fortes, para nos fortalecer (Gn 22.1,2) [...] o assédio sexual que José sofreu por parte da mulher de potifar adquiriu maior notoriedade [...] durou vários dias, e a vitória de José adquire, por essa razão, contornos de um verdadeiro heroísmo, pois ele saiu vitorioso nessa peleja de seu espírito contra sua carne. [7]
"Não veio sobre vós tentação, senão humana, mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar" (1Co 10.13)
Aqui o Apóstolo Paulo mostra que se formos fiéis não temos nada a temer em relação a tentação, pois, Deus promete nos livrar se confiarmos nEle.

2.3 - Teste de Força
José só resistiu bravamente porque foi FORTALECIDO pela graça e temor ao Senhor, vejamos :
"O temor do Senhor  é fonte de vida, para desviar dos laços da morte" (Pv 14.27)
"Pela misericórdia e verdade a iniquidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado." (Pv 16.6)
"Ao Senhor dos Exércitos a ele santificai; seja o vosso temor e seja ele o vosso assombro" (Is 7.13).
José fugiu da mulher de Potifar, porque ele não acreditava nas próprias forças, embora andava-se sempre no Espírito, não subestimava a força da carne, por isso corajosamente fugia das coisas que desagradavam a Deus.

3 - Semeadura e Colheita

3.1 - Frutos Amargos da Integridade
Vamos ler o texto de Gênesis 39.13-15;19-20 :
13 - E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora,
14 - Chamou os homens de sua casa, e falou-lhe, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós, veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz;
15 - E aconteceu que, ouvindo ele que eu levantava a minha voz e gritava, deixou a sua roupa comigo, e fugiu, e saiu para fora.
19 - E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo, a sua ira se acendeu.
20 - E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar, onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
Geziel Gomes: Um dos pontos altos na vida de José foi sua integridade pessoal. Isso não se consegue da noite para o dia, o resultado vem de uma formação moral e espiritual adquirida ao longo dos anos. A Integridade envolve e protege a honra de quem a possui e impede que a pessoa desenvolva um caráter dúbio. A Integridade se manifesta nas palavras, nos compromissos e no comportamento [7]
Quantas pessoas íntegras que só semearam coisas boas na vida, todavia,  colheram frutos amargos durante sua caminhada? Muitas, uma delas foi José que pagou um alto preço porque decidiu não pecar, foi acusado injustamente e preso pelo próprio senhor Potifar, a quem servia com integridade. 
Na Bíblia encontramos muitos servos de Deus que pagaram o preço por ser fiel a Deus, como Daniel (Dn 6.16-22) que foi jogado na cova dos leões, como Sadraque, Mesaque e Abdenego que foram lançados na fornalha (Dn 3.25). O que dizer de Pedro, Paulo e Silas que foram lançados em uma prisão por anunciar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo ?
Eliezer de Lira e Silva: Todo homem que possui uma mensagem de Deus deve, com disposição e  coragem, entregá-la como a recebeu (Jr 23.28-32), mesmo que isso implique prejuízos pessoais. [11]
Geziel Gomes: Estamos dispostos a permitir que Deus assuma o controle total de nossa vida? Dizer que José foi uma pessoa totalmente dependente de Deus é uma das melhores maneiras de sintetizar o seu caráter. As adversidades que surgem no nosso caminho se tornam a escola de Deus e por elas somos disciplinados para exercermos grandes tarefas no futuro (At 7.22) [7]

3.2 - Servindo aos Homens como ao Senhor
"Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão" (Gn 39.3)
"E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?" (Gn 41.38)  
Geziel Gomes: Deus tem um tempo certo para cada detalhe de nossa vida. Mesmo quando tudo parece impossível, ele mantém o controle de tudo: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28). Não devemos confiar em nossa sabedoria em em nossa habilidade como se elas fossem capazes de resolver os problemas da vida. Deus é quem nos assegura legítima vitória (Sl 146.3). Se estivermos preparados e formos sensíveis ao agir de Deus, Ele proverá sabedoria e recursos em tempos de crise (Lc 12.11,12) [7]
José mesmo vivendo adversidades, trabalhava com dedicação, cumprindo o seu papel como escravo de Potifar, olhava para os sonhos revelados para a sua vida e para as promessas de Deus feitas em aliança para Abraão, Isaque e Jacó, sempre mantendo a integridade. Seu trabalho era bem realizado, dava o seu melhor, tanto quando servia aos homens como ao Senhor nosso Deus.

3.3 - A Visão Espiritual da Tribulação
"O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere,  e ele ordenava tudo o que se fazia ali. E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava." (Gn 39.21-23).
Eliezer de Lira e Silva: Na cadeia, não demorou para que conquistasse a confiança do carcereiro-chefe (carcereiro-mor). Este o colocou como responsável por todos os encarcerados, inclusive, pelos dois eunucos de Faraó, presos por transgredirem suas ordens. Ambos copeiro e padeiro, tiveram um sonho, e José, por providência divina, deu-lhes a interpretação (Gn 40.9-19).  Isso nos mostra que quando se tem um caráter puro e íntegro é possível continuar à disposição de Deus mesmos nas circunstâncias adversas. [11]
Geziel Gomes: É importante manter os nossos olhos espirituais abertos para vermos o maravilhoso futuro que nos aguarda, porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente (2Co 4.17). [7]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revista Lições da Palavra de Deus - C.Gospel - nro.29 - Pág.58,59
[8] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 2T - 2023
[9] Comentário Bíblico Beacon - Pág. 87
[10] Bíblia JFA - https://bibliajfa.com.br/blog/4-aprendizados-que-podemos-tirar-da-vida-de-jose/
[11] Revista Lições Bíblicas - CPAD - 3T - 2007 - Pág. 25,26 

Nenhum comentário:

Postar um comentário