Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de março de 2023

Lição 13 - O Servo ordena a pregação do Evangelho

 



                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: QUADRADO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: RETANGULAR

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF) 

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD) 



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução  

O texto de referência :   

Marcos  16.15-20    
15 - E disse-lhes: Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.
18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

1 - Missões, um Projeto do Coração de Deus
Em uma busca rápida no google sobre os ministérios ou ofícios de Jesus Cristo, chegaremos a conclusão de que Jesus exerceu três ministérios distintos encontrados no Antigo Testamento:

1 - SACERDOTE
O Sacerdote no Antigo Testamento Intercedia e apresentava os sacrifícios expiatórios pelos pecados do povo, falava pelo povo.  
O Sacerdote era um mediador da vontade de Deus aos homens [8]
A Bíblia diz que Jesus Cristo é Sacerdote não segundo o sacerdócio levítico, mas segundo a ordem de Melquisedeque (Hb 7.11,21,27), Ele foi sacerdote oferecendo a si mesmo como sacrifício para expiação dos pecados da humanidade. Jesus é o verdadeiro, único e suficiente mediador entre os homens e Deus Pai.

2 - REI
O Rei no Antigo Testamento representava a Deus diante do povo, agia sob a autoridade absoluta do Senhor. Elienai Cabral diz que o rei simbolizava o domínio do divino sobre o humano. 
O Rei era um mediador porque através do seu governo, conforme os princípios de Deus, ele fazia manifestar o governo divino e comunicava o padrão justo e reto do Senhor [8]
A Bíblia diz que Jesus Cristo é Rei, nasceu da descendência real de Davi (Lc 1.32). Todos os reis de Israel e de Judá falharam, todavia, Jesus é o Rei perfeito, seu governo abrange todo o universo, seu reinado é eterno.  Jesus deixou claro durante seu ministério que seu Reino não era deste mundo (Jo 18.36) e de que ele não assumiria um trono terreno para decepção dos judeus. Em sua ascensão subiu aos céus para reinar como o governante de todo o universo em seu trono celestial.

3 - PROFETA
O Profeta no Antigo Testamento eram os porta-vozes de Deus ao povo, era um mediador da comunicação divina ao anunciar a Palavra de Deus. Elienai Cabral reforça afirmando que o profeta era o intermediário (mediador) entre Deus e o povo, comunicando a mensagem de amor e juízo. Jesus como Profeta anunciava a mensagem do evangelho, ou seja, "as boas novas de salvação" através de sua pessoa:
"O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor." (Lc 4.18,19)

Elienai Cabral: O Senhor Jesus transferiu para a igreja esse tríplice ministério. A igreja é vinculada à linhagem real de Jesus, porque somos o seu corpo glorioso na terra (Ap 1.6; 1Co 12.27). O sacerdócio da igreja é identificado pela sua presença no mundo como intermediária entre Deus e os homens. Exercemos esse ministério, cumprindo as responsabilidades sacerdotais: interceder e reconciliar o mundo com Deus (2Co 5.18,19; Hb 2.17). E, por último, a igreja, ao anunciar a Cristo como Senhor e Salvador, cumpre o seu papel profético [7] 
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (1Pe 2:9)
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (At 1.8).

Portanto, reflita com seus alunos, Jesus Cristo confiou aos seus discípulos e hoje a Sua Igreja o tríplice ministério mencionado acima, destacando o ministério profético nos dando a responsabilidade de levar o Evangelho a toda criatura.

1.1 - A Grande Comissão Outorgada pelo Servo
Vamos ler Marcos 16.14 :
14 - Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
Albert Barnes: Jesus repreendeu-os porque depois de todas as evidências que eles tinham de sua ressurreição, ainda não acreditavam. Isso mostra que os discípulos haviam desistido de tudo quando Ele morreu; que eles não esperavam sua ressurreição ... Eles estavam com Jesus há três anos; eles conheciam perfeitamente seus traços, voz, maneira; e não é admissível que eles devam ter sido enganados por alguém que possa ter fingido ter sido o Senhor Jesus [5]

Vamos ler Marcos 16.15 :
15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Esequias Soares: Fazer missões é mandamento bíblico. Trata-se de uma ordem bíblica imperativa e não meramente um parecer ou uma recomendação. É algo que não depende mais de mandamento específico ou de receber uma visão especial da parte de Deus para iniciar a obra missionária. Essa ordem, como vimos, já está na Bíblia (1Co 9.16). Essa mensagem de salvação é para ser pregada a "todo o mundo" (Mc 16.15), até os confins da terra, mediante a atuação do Espírito Santo (At 1.8). Essa incumbência foi dada à Igreja. O que é necessário é buscar a direção do Espírito para saber como realizar tal tarefa. [9]

Portanto, o IDE de Jesus não é uma recomendação é uma ordem. Olha o que o Apóstolo Paulo afirma aos coríntios : "Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação, e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (1Co 9:16)

1.2 - O porquê de o Servo ter delegado essa missão a todos os Seus discípulos
A grande comissão registrada em Marcos 16:15-20, bem como em Mateus 28.18-20, Lucas 24.46-49 mostra a seriedade da ordem dada por Jesus a todos os cristãos, precisamos trazer o pecador à luz do evangelho, para que pela Palavra anunciada haja fé e convencimento do pecado através da obra do Espírito santo no coração do pecador. Nossa etapa tem que ser realizada, Jesus já nos deu autoridade e revestimento de poder para que a obra seja realizada: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (At 1.8).

Agora vamos ler Marcos 16.16 :
"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."
Jesus afirma que o pecador que receber o evangelho da salvação em qualquer lugar da terra, independente de sua nação, raça e cultura será salvo. Aqueles que não desprezarem a graça de Deus ao ouvirem as boas novas de salvação, serão justificados e regenerados. Aos que ouvindo o evangelho rejeitarem a mensagem, recairá sobre eles um castigo eterno severo, são incrédulos e ingratos. 
 
1.3 - O Servo nos ensina que a pregação do Evangelho deve ser nossa prioridade
Podemos concluir portanto, que a Grande Comissão é uma prioridade na vida de cada discípulo de Jesus. O alvo é alcançar o mundo inteiro com a mensagem do Evangelho, dando as informações necessárias para que cada pecador tenha, de forma clara, condições de optar, positiva ou negativamente, pela sua própria salvação. O agente de evangelização mundial é a igreja de Cristo, orientada, capacitada e impulsionada pelo Espírito  Santo de Deus. Cristo deu a ela sua autoridade, para que possa, sem temor de fracasso, expandir o Evangelho a todos os homens de todas as raças e em qualquer lugar. Sejamos discípulos de Jesus e não apenas adeptos ou simpatizantes do Cristianismo! Estamos conscientes de que esta será sempre uma obra inacabada, pois sempre haverá o que fazer [10]
Elienai Cabral: A mensagem do evangelho deve ir a todas as extremidades da Terra, porque a salvação que Cristo consumou no Calvário visa a toda a humanidade. A Igreja não pode negligenciar sua missão principal: alcançar todos os povos com a mensagem do evangelho. Conforme Mateus 28.19,20 quanto a Evangelização, apresenta o imperativo com quatro determinações verbais:
(1) IR -  Mover-se ao encontro das pessoas, a fim de comunicar a mensagem salvífica do evangelho;
(2) FAZER DISCÍPULOS - Estar com as pessoas e torná-las seguidoras de Cristo;
(3) BATIZAR - É o ato físico que confirma o novo discípulo pela sua confissão pública de que Jesus Cristo é o seu Salvador e Senhor;
(4) ENSINAR - Ato de ensinar as doutrinas da Bíblia, com o objetivo de aperfeiçoar e preparar o discípulo para a sua jornada na vida cristã. [7]

2 - O Servo possuia um coração Missionário
Esequias Soares: O empreendimento missionário não é de origem humana, e muito menos obra filantrópica; surgiu do coração de Deus, e está revelado em Sua Palavra ... O grande propósito do Altíssimo é a redenção de todo o mundo. Por esta razão, as boas novas destinam-se a todas as raças, tribos e nações. [9]

2.1 - O Servo começou o Seu Ministério cumprindo o Ide
Esequias Soares: Jesus é o maior exemplo para os missionários de todos os tempos.  [9]
Como já comentei, Jesus priorizava ensinar acerca do Reino de Deus, Ele 
deixou claro durante seu ministério que seu Reino não era deste mundo (Jo 18.36) e que Ele não assumiria um trono terreno, que foi uma decepção para os judeus sob o domínio romano. A principal mensagem de Jesus era para que as pessoas se arrependessem porque o Reino está próximo, isso ocorre tão logo a prisão do profeta João Batista, quando Jesus toma a mensagem que era anunciada por João Batista para si e começa a proclamar que o Reino estava próximo! Nem todos entenderam essa mensagem de Jesus: "Interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes: o reino de Deus não vem com aparência visível. Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! Porque o reino de Deus está dentro de vós" (Lc 17.20,21)

2.2 - O Servo montou Sua equipe Missionária.
Vamos ler Marcos 1.17-20 :
17 - E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.
18 - E, deixando logo as suas redes, o seguiram.
19 - E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,
20 - E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele.

Pr. Moyses Barbosa: Jesus treinou seus discípulos para difundir o Reino de Deus. Seus discípulos estiveram com Ele dia e noite por três anos e meio. Escutavam seus sermões e memorizavam seus ensinamentos. Viram-no viver a vida que Ele ensinava. Os discípulos tinham visto o Senhor fazer tantas coisas gloriosas, milagres, prodígios ... Lemos em Lucas 11.1 : "De um feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos"  [11]

2.3 - O Servo Demonstra para que Veio
Vamos ler Marcos 1.38 :
38 - "(...) Vamos aldeias vizinhas, para que eu aqui também pregue, porque para isso vim.".
O Profeta Isaías, em referência a Jesus (O Servo) também demonstra pelo Espírito Santo, para que veio Jesus, o Messias:
"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos" (Is 61.1)

3 - O Ide é realizado pelos Discípulos
Vamos ler Marcos 16.19-20 :
19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
Dewey M. Mulholland: Marcos encerra seu evangelho, sua narrativa, enfatizando que o evangelho começou mais ainda não terminou (não terminou com a ascensão de Jesus aos céus). Marcos deixa claro que Deus ordena que o evangelho seja pregado a todas as nações, e que Jesus mesmo conduz seus discípulos (Mc 16.7) no cumprimento dessa missão [6]

3.1 - Como cumpridores do Ide do Servo precisamos Evangelizar
Vamos ler Marcos 16.15 :
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
A mensagem do Evangelho é necessária para que vidas sejam resgatadas da condenação eterna. O campo (mundo) se encontra branco para a ceifa, precisamos colocar as mãos no arado.
Elienai Cabral: O progresso de um igreja local não pode ser medido ou avaliado primeiramente por suas atividades filantrópicas, educacionais e materiais. O progresso real de uma igreja é avaliado por eu alcance evangelístico, juntamente com seus frutos espirituais. Como resultado da semeadura da Palavra de Deus. Todas as demais atividades são importantes, mas a prioritária e incessante é a evangelização [7]

3.2 - Como cumpridores do ide do Servo precisamos discipular
"Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel" (Jz 2.10)
A geração de Josué conhecia a Deus de perto, todavia, eles erraram em não discipular a geração que viria depois, surgiu uma geração que não conhecia e nem tinha intimidade com Deus.
O Novo Convertido precisa ser discipulado, deve conhecer a Bíblia e as coisas que desagradam a Deus, caso contrário, pode vir a ser um cristão alienado de Deus, andando pelos próprios caminhos. Que legado podemos deixar aos novos cristãos ? Não podemos perder a oportunidade de ensinar.

3.3 - Como cumpridores do Ide do Servo, precisamos implantar novas igrejas
Muitas Igrejas locais nasceram através de ponto de pregação, e essas devem por sua vez implantar novas igrejas, afinal  o progresso da igreja local é avaliado primeiramente no seu alcance evangelístico. É muito oportuna a colocação abaixo sobre a esfera da missão ...
José Gonçalves: Paulo precisava ampliar a esfera do seu projeto missionário, pois não queria pregar onde outros já tivessem pregado (Rm 15.20,21). Não queria trabalhar sobre fundamento alheio ... O modelo de Paulo deve ainda ser o nosso modelo. Infelizmente, o que se observa hoje é que muitos estão edificando sobre fundamento alheio, invadindo a esfera de atuação de outros obreiros, coisa que Paulo jamais fez. Estão pregando onde já existem igrejas estabelecidas, às vezes, da mesma confissão de fé e não onde há realmente necessidade missionária. Agem movidos pelo espírito de competividade e não de solidariedade [11]


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2023
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Marcos - Dewey M. Mulholland - Ed.Vida Nova - Pág. 154
[7] Revista Lições Bíblicas - 1T - 2007 - CPAD - Pág.13-14
[8] Daniel Conegero - estiloadoracao.com
[9] Revista Lições Bíblicas - 3T - 2000 - CPAD - Pág.35
[10] Manual de Missões - CPAD - Págs 44,45
[11] Revista Lições Bíblicas - 2T - 2016 - CPAD - Pág.86

8 comentários:

  1. Boa tarde, o que aconteceu com vocês? um trabalho tão abençoado, hoje nesta situação. Que pena .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa semana atrasamos a postagem por uma causa justa na obra de Deus ! Deus sabe , não trabalhamos apenas no site, mas também nos trabalhos presenciais em nossas igrejas (Palestras, Ensinos Bíblicos e Pregações da Palavra) tudo em prol do Reino. Voltaremos ao normal !

      Excluir
  2. Boa noite tbm estou n aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa semana atrasamos a postagem por uma causa justa na obra de Deus ! Deus sabe , não trabalhamos apenas no site, mas também nos trabalhos presenciais em nossas igrejas (Palestras, Ensinos Bíblicos e Pregações da Palavra) tudo em prol do Reino. Voltaremos ao normal !

      Excluir
  3. Paz do Senhor Pr. Éder Tomé! Excelente Estudo sobre a Palavra de Deus! Que o Senhor Jesus lhe Abençoe poderosamente!

    ResponderExcluir
  4. Tenho sido Abençoando com os Comentários da Ebd já a muitos anos Deus continue Vos Abençoando com esse trabalho que não é vão no Senhor a recompensa virá NAQUELE DIA !

    ResponderExcluir