Total de visualizações de página

sábado, 10 de dezembro de 2022

Lição 12 - O Fruto do Espírito em Relação ao seu Portador

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

O texto de referência : 

Gálatas 5:25
25 - Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Efésios 4:22-24
22 - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano.
23 - E vos renoveis no espírito do vosso sentido.
24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus e criador em verdadeira justiça e santidade.

Lição 1 até 9 estudamos sobre os Dons Espirituais, Ministeriais e de Serviço, agora, dá Lição 10 até 12 estudaremos sobre o Fruto do Espírito.



Todas essas virtudes fazem parte de um mesmo fruto, por isso podemos didaticamente representar cada virtude como um gomo de uma mesma fruta, conforme ilustração e todas elas são resultados da ação do Espírito Santo na vida do verdadeiro cristão.


1 - O Fruto da Fé
Cada fruto do Espírito vem acondicionado no amor, e qualquer dom, mesmo na sua mais plena manifestação, nada é sem o amor [9]
Uma das associações mais consistentes que Paulo faz é entre o amor e a fé. O mais alto louvor que Paulo ofereceu a uma igreja foi dizer que os seus membros tinham fé em Cristo e amor uns para com os outros [7] :
"Agora, porém, com o regresso de Timóteo, vindo do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor,..." (1Ts 3.6)
"Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando" (2Ts 1.3)
Quem nasce de novo em cristo frutifica o fruto do espírito (Gl 5.22) através da operação do Espírito Santo.

1.1 - A Fé como fruto do Espírito nos faz confiar em Deus
A Fé como fruto do Espírito no Novo Testamento é utilizada para descrever a qualidade de "Fidelidade e Lealdade". É o caráter de alguém que pode ser confiável, portanto, aqui tem o significado de Fidelidade, confiabilidade, fidedigno, digno de confiança, lealdade, constantemente firme.
Fidelidade é a confiabilidade e fidedignidade que torna uma pessoa totalmente confiável e cuja palavra podemos aceitar completamente. Ela é tanto uma atitude, quanto uma ação demonstrada em relação a Deus e aos outros. [7]
Pr. Antônio Gilberto: Fé não é só crer e confiar firmemente. É também lealdade, fidelidade. Deus é fiel (1Co 1.0; 1Ts 5.24; 2Co 1.18), Jesus é fiel (Ap 19.11) ... A Fidelidade é uma força em nossas relações com Deus e diante da sua Palavra (At 5.29; Jo 14.23). Sejamos fiéis em tudo e receberemos a coroa da vida (Ap 2.10) [8]
Quanto ao homem, o sábio Salomão escreveu:
"Cada qual entre os homens apregoa a sua bondade; mas o homem fiel, quem o achará?" (Pv 20.6)
Somente através da operação de Deus na vida de uma pessoa poderá torná-la fiel (mostrando lealdade e sendo digno de toda confiança) como ocorreu com muitos homens na Bíblia ao qual são exemplos para nós, destaco:

DANIEL
"Então, os príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa. Então, estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus." (Dn 6.4-5)

MOISÉS
"Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?" (Números 12.7-8)

1.2 - A Fé como fruto do Espírito nos capacita a permanecer em Cristo
Como já mencionado em outras lições o Fruto do Espírito nos faz parecidos com Cristo, pois o Espírito Santo molda nossa caráter.
O Espírito Santo trabalha em nosso caráter para permanecermos fiéis em Cristo em toda nossa caminhada, pois Cristo é Fiel, sua Fidelidade nunca muda"Fiel é esta palavra: Se já morremos com Ele, também viveremos com Ele; se perseveramos, também com Ele reinaremos; se o negamos, Ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" (2Tm 2.11-13).
 
1.3 - A Fé como fruto do Espírito nos faz suportar as dificuldades
O Apóstolo Paulo, demonstrou em seus ensinamentos, ser um homem portador da Fidelidade a Deus em qualquer situação que ele viveu e nos incentiva a viver na ação da Fé, suportando as dificuldades, perseverando em Cristo, vencendo as adversidades: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." (Rm 8.35,37)

2 - O Fruto da Mansidão

2.1 - Apenas o fruto do Espírito pode trazer calmaria ao ser humano
Pr. Antonio Gilberto: A Mansidão é uma virtude amorosa, pela qual temos condições de nos conservarmos pacíficos, com serenidade e brandura, sem alterações, quando nos deparamos com coisas adversas, irritantes, perturbadoras, malevolentes, desagradáveis. Fala de uma força invencível, mas sob controle. É como um cavalo cheio de força e de energia, mas totalmente sob controle do cavaleiro [8].
"... Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1Pe 3.15).

2.2 - Jesus, exemplo perfeito de mansidão
A Bíblia fala da mansidão de Cristo:
"Além disso, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco" (2Co 10.1).
Os Profetas falaram da mansidão de Cristo:
"Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a sua boca." (Is 53.7)
"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumentinho, sobre um asninho, filho de jumenta" (Zc 9.9)
Pr. Antônio Gilberto: Cristo se conservou manso diante de seu traidor (Mt 26.50) e curou a orelha do servo do sumo sacerdote que integrava o bando que tinha ido prendê-lo (Lc 22.51). Jesus disse: "Aprendei de mim, que sou manso" (Mt 11.20). Ele ensinou mansidão (Lc 6.27-29).  [7]

2.3 - A mansidão deve se fazer presente na vida do crente
Quando estamos nos relacionando com as outras pessoas propagando as inimizades, as porfias (discussão, briga, insistência), emulações (imitando alguma pessoa por ciúmes objetivando o mesmo sucesso, mesma fama, mesma autoridade, mesma riqueza ... com o incentivo da inveja), na base da ira, pelejas, dissensões ... estamos literalmente praticando as obras da carne (Gl 5.20), todavia, a mansidão é o oposto a tudo isso.
Onde há mansidão não há discussão, brigas, divergências, disputa, pelejas, dissensões, ira e espírito de vingança.
Mansidão (grego Praotes significa gentil, moderado, submisso). Em seu uso na Bíblia, não consiste só no comportamento externo da pessoa; nem ainda suas relações para com o próximo; tampouco sua mera disposição natural. Antes é uma entretecida graça de Deus; e cujos exercícios são primeiramente para com Deus. É o temperamento de espírito no qual aceitamos os Seus procedimentos para conosco como bons, e portanto, sem disputar ou resistir. Deve ficar, portanto, perfeitamente entendido que a mansidão manifestada no Senhor e recomendada ao crente é fruto do poder...  [10] 
Os mansos não são violentos, ruidosos ou agressivos. Eles não brigam, não discutem nem contendem. Não gostam de argumentar ou gabar-se. Todavia, a mansidão não deve ser confundida com timidez, vergonha ou fraqueza [9]

Pr. Antônio Gilberto: No serviço para Deus a mansidão é um aspecto muito importante, veja versículos abaixo: [7]
"Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade" (2Tm 2.25)
"que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda mansidão para com todos os homens" (Tt 3.2)
"antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1Pe 3.15)
"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor" (Ef 4.1-2)
"Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejais também tentado." (Gl 6.1)

Moisés foi considerado o mais manso da terra para a sua época, embora tenha matado um egípcio (Atos 7.24-29). Perceba que pela definição de mansidão, ele demonstrou ira contra a injustiça com o seu gesto. Em outra passagem, o texto de Atos diz que ele tentou reconciliar dois irmãos que brigavam, e eles o "agrediram" com palavras, ao que ele não se defendeu. A mansidão espiritual não é covardia ou falta de liderança. Moisés era o homem mais manso de Israel, todavia foi o seu maior líder. Ele era humilde e paciente, mas também capaz de ter firmeza e de grande coragem. Em vez de desqualificar para a liderança, a mansidão é essencial a ela. [9]

3 - O Fruto da Temperança
Vale a pena logo de início desse tópico, deixar bem claro a diferença que existe entre a Mansidão e a Temperança.


3.1 - O Crente deve possuir o fruto da Temperança
Pr. Antônio Gilberto: Temperança (Domínio próprio, autocontrole). Serve de freio no momento da tentação quando o nosso velho homem quer ceder à tentação, às paixões, às coisas ilícitas (Tg 1.14,15).  O fruto do Espírito nos dá o domínio para refrearmos a nossa inclinação carnal [...] Quando o Espírito flui do crente o domínio próprio, a carne, o mau humor ou as concupiscências não determinam o que ele faz ou que deixa de fazer, mas ele tem vitória sobre todas estas coisas. [7]

Temperança: mesmo que Domínio Próprio (do grego Egkrateia). É o controle de si mesmo, a moderação, crucificar a carne. O dicionário Aurélio define temperança como qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões. sobriedade. Moderação, comedimento, temperamento [9]

3.2 - Temperança: uma virtude que não pode ser desprezada
Como desprezar uma virtude ao qual podemos ter domínio sobre a ira, paixão carnal, apetites, desejo de prazeres mundanos ? 
Sem a virtude da Temperança, seria impossível que o cristão dominasse, ao contrário, seria facilmente dominado. O apóstolo Paulo ensina que o cristão deve dominar as coisas que não nos convêm:
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem toda convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder." (1Co 6.12-14)

3.3 - A Temperança faz o crente possuir uma vida equilibrada
O cristão tem que ter uma vida equilibrada, sem perder o domínio ou o autocontrole em relação a todas as área da sua vida, a bíblia faz várias recomendações. O domínio próprio é tão importante, que o apóstolo Paulo colocou essa questão como uma qualificação ministerial:
"Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, QUE TENHA DOMÍNIO DE SI" (Tito 1.7-8)

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD 
      Pág. 1474, 1580
[7] Fruto do Espírito - RHEMABRASIL - Módulo 1B - Pág.6
[8] Revista Lições Bíblicas - 1T - 2004 - CPAD - Pág.68
[9] Teologia Sistemática - Stanley M. Horton - CPAD - Pág 488
[10] Dicionário Vine

2 comentários:

  1. Bom dia na paz do senhor. E tão bom quando da pra vcs postarem até na sexta-feira pq sobra o sábado pra estudarmos os complementos da lição pra domingo. Deus abençoe vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabamos de Postar, devido correria do final de ano tivemos um pequeno atraso ! Bom Estudo !

      Excluir