Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Lição 11 - O Fruto do Espírito em Relação a Deus e ao Próximo

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

O texto de referência : 

Gálatas 5:13,14,16,22
13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-nos uns aos outros pela caridade.
14 - Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
16 - Diga, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
22 - Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Lição 1 até 9 estudamos sobre os Dons Espirituais, Ministeriais e de Serviço, agora, dá Lição 10 até 12 estudaremos sobre o Fruto do Espírito.
Qual é a importância do Fruto do Espírito? 
Quais são os elementos ou virtudes do Fruto do Espírito?
Qual é a divisão tríplice do Fruto do Espírito?

1 - O Fruto do Espírito
O Espírito Santo quer produzir em nós as virtudes que nos torne cada vez mais semelhantes a Jesus. O Fruto do Espírito são essas virtudes, ao qual o apóstolo Paulo relaciona:
"Mas o fruto do espírito é: Amor (Caridade), gozo (alegria), paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gl 5.22).
Todas essas virtudes fazem parte de um mesmo fruto, por isso podemos didaticamente representar cada virtude como um gomo de uma mesma fruta, conforme ilustração:


1.1 - Jesus nos escolheu para darmos Frutos
O Cristão deve dar lugar ao Espírito Santo para que possa produzir Fruto, Jesus deixou bem claro sobre isso:
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele a corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (Jo 15.1-5).
Warren Wiersbe: Não damos fruto para o próprio consumo, mas sim para que outros sejam alimentados e ajudados e para que Cristo seja glorificado. As pessoas ao nosso redor estão famintas de amor, alegria, paz e de todas as outras graças do Espírito Santo [4]

1.2 - O Fruto do Espírito nos faz parecidos com Cristo
Quando o Cristão possui um modo de vida não parecido com o modo de vida de Jesus e seus ensinamentos é porque não está produzindo Fruto do Espírito. O Cristão precisa pelas suas atitudes e comportamentos evidenciar em seus relacionamentos pessoais que é um seguidor de Jesus, dando um bom testemunho de vida. Reflita isso com seu aluno !
 
1.3 - Paulo deu Ênfase ao Fruto do Espírito


"Mas o Fruto do Espírito é: Caridade (Amor), gozo (Alegria), paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gl 5.22)
O texto do apóstolo Paulo utiliza "Espírito" com letra "E" maiúscula, para indicar que é o Espírito Santo, uma influência externa, que produz o fruto, as nove virtudes de Deus em nós. Portanto, o fruto do Espírito não fluem em nós pela nossa própria natureza, mas pela ação do Espírito Santo em nós.
Quanto as "obras da carne" são os vícios como resultado das operações ou ações do coração humano.
Albert Barnes: O fruto do Espírito são colocados em contradição com os vícios (obras da carne) que levam a disputas entre as pessoas [5].


2 - Nosso Relacionamento com Deus


2.1 - Amor: a maior de todas as Virtudes
Dentre as nove virtudes relacionadas pelo apóstolo Paulo, o amor (ou Caridade) é a fonte divina, ou principal virtude de onde emanam todas as virtudes espirituais. Bp Oídes ressalta algo muito importante: "Como podemos desfrutar da Paz, Gozo, Bondade, Mansidão ... sem nos emergirmos de Amor".
Antônio Gilberto: O amor é a essência de Deus e nele estão fundamentadas todas as outras virtudes do fruto do Espírito [8]
Adam Clarke: um desejo intenso de agradar a Deus e de fazer o bem à humanidade; a própria alma e espírito de toda religião verdadeira; o AMOR é o cumprimento da lei e o que dá energia à própria fé (Gl 5.6)  [5]
"Porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, a fé que opera por amor." (Gl 5.6)

2.2 - Gozo: a alegria que emana de Deus
Antônio Gilberto: O Gozo (Alegria) faz parte da perfeição divina. O reino de Deus é alegria (Rm 14.17). Jesus se alegrou (Lc 10.21, Hb 12.2) e foi ungido com o óleo da alegria porque amou a justiça e aborreceu a iniquidade (Hb 1.9). Esta alegria nasce no crente como uma obra da graça (2Co 8.1-2). O Evangelho, a mensagem do amor de Deus é uma mensagem de alegria (Lc 2.10). A mensagem da salvação produz alegria (At 13.47,48). [8]
A.B.Simpson: A alegria do Senhor é encontrada na certeza da salvação e na emanação do Espírito. Quando Jesus entra em uma vida, Ele traz alegria inefável ou indescritível [4]
Albert Barnes: Temos o gozo (a alegria) no amor de Deus; nas evidências do perdão; em comunhão com o Redentor e em seu serviço; nos deveres da religião, na provação e na esperança do céu. [5]
Adam Clarke: Gozo (Alegria) a exultação que surge do senso da misericórdia de Deus comunicada à alma no perdão de suas iniquidades, e a perspectiva daquela glória eterna da qual ela tem a antecipação no perdão do pecado (Rm 5.2) [5]
"ao qual, não o havendo visto, amais, no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso, alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma." (1Pe 1.8-9)
Deve já ter visto alguns cristãos dando testemunho, dizendo eu possuo riquezas, honras e tive muitos prazeres do mundo, mais agora ao aceitar Jesus como Salvador pessoal tenho a verdadeira felicidade ao qual nunca tive antes, hoje tenho alegria.

2.3 - Paz: uma condição necessária para florescermos em união
A Bíblia afirma que o ímpio não tem Paz:
"Mas o ímpio não tem paz, diz o Senhor" (Is 48.22)
Ao passo que afirma que quem obedece aos mandamentos de Deus tem paz como um rio:
"Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como o rio, e a tua justiça, como as ondas do mar." (Is 48.18)
Antônio Gilberto: Deus é Deus de paz (Fp 4.9; 2Ts 3.16). O Espírito vivifica em nós a obra de Jesus, o Príncipe da Paz, que pagou por esta paz a própria vida (Is 53.5; Ef 2.14; Cl 1.19,20). Podemos desfrutar a paz em três dimensões:
1. Paz com Deus
O sangue da cruz de Cristo preparou a paz (Cl 1.20). A paz de Deus  deve dominar em nossos corações (Cl 3.15). O reino de Deus é paz (Rm 14.17). Se andarmos em Espírito, a paz com Deus será constante.     
2. Paz com o Próximo
O Crente pode viver em paz com todos os homens (Rm 12.18; 1Ts 5.13; Hb 12.14), pois ele é dominado pela paz (Cl 3.15). Deus derribou o muro de separação [...] fazendo a paz (Ef 2.14,15). O crente dominado pela paz de Deus, cheio do fruto do Espírito, é um pacificador (Mt 5.9; Pv 15.18; 16.14).
3. Paz Interior
A paz de Deus guarda os nossos corações e os nossos sentimentos em Cristo Jesus (Fp 4.7)    [4]
Enquanto os discípulos de Jesus estavam apavorados diante de uma tempestade cujas ondas do mar encobriam o barco em que estavam, Jesus estava dormindo, e quando acordado repreendeu os ventos e acalmou o mar (Mt 8.23-27).
Eis aqui um exemplo de que nosso Deus traz a paz para o crente, mesmo diante dos vendavais e tempestades da vida.
Adam Clarke: A Calma, quietude e ordem, que ocorrem na alma justificada, em vez das dúvidas, medos, alarmes e pressentimentos terríveis, que todo verdadeiro penitente sente menos ou mais, e deve sentir até a garantia do perdão traz paz e satisfação à mente. A paz é o primeiro fruto sensível do perdão do pecado [5]

3 - Nosso Relacionamento com o Próximo


3.1 - Longanimidade: suportando as contrariedades do próximo
Ser longânimo é ter paciência, ter tolerância ao contrário de ter falta de temperamento, de ter fácil irritabilidade. Pr. Antonio Gilberto coloca que ser longânimo é ter muita e contínua paciência.
Nosso Deus é um Deus de longanimidade, de paciência:
"Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?" (Rm 2.4)
O apóstolo Paulo nos ensina:
"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor," (Ef 4.2)
Como tem sido nosso relacionamento pessoal com nossos irmãos ?
Pr. Antônio Gilberto: Muitos de nós somos facilmente irritáveis quando encontramos oposição ou maldade, mas o Espírito quer vencer esta fraqueza em nosso temperamento [4]
Adam Clarke: Tem longanimidade quem tem a mente dispendiosa, suportando as fragilidades e provocações de outros, pela consideração de que Deus demorou muito com a nossa; e que, se ele não tivesse, deveríamos ter sido rapidamente consumidos; suportando também todos os problemas e dificuldades da vida sem murmurar ou repelir; submeter-se alegremente a toda dispensação da providência de Deus e, assim, tirar proveito de toda ocorrência. [5]

3.2 - Benignidade: o amor mostrando compaixão
Pr. Antônio Gilberto: Benignidade é uma virtude que nos dá condições de tratarmos os outros com carinho e meiguice. É a característica de uma pessoa boa, amável, que não quer magoar ou causar dor a outrem. [4]
"Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus" (Lc 6.35)
O Versículo acima fala do Pai que é benigno até para com os ingratos e maus e que, como seus filhos, devemos proceder igualmente.
Agrada a Deus que nos nossos relacionamentos a benignidade seja percebida pelos outros como favos de mel:  [4]
"Favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos" (Pv 16.24)
Adam Clarke: Benignidade, Gentileza ou afabilidade; uma graça muito rara, muitas vezes carente em muitos que têm uma parte considerável da excelência cristã. Uma boa educação e boas maneiras, quando trazidas sob a influência da graça de Deus, trarão essa graça com grande efeito [5]

3.3 - Bondade: a destreza do amor
Pr. Antônio Gilberto: Bondade é a prática do bem. Uma coisa é querer o bem, desejá-lo; outra, é realizá-lo. Deus é a fonte da bondade porque Ele é bom (Sl 106.1; Ed 3.11), e dEle procede toda boa dádiva (Tg 1.17). Barnabé, cheio do Espírito Santo, nos deixou um brilhante exemplo ao conduzir o recém-convertido Paulo à igreja, quando outros ainda desconfiavam dele (At 9.25,26). [4]
Adam Clarke: O desejo perpétuo e o estudo sincero, não apenas para abster-se de toda aparência do mal, mas para fazer o bem aos corpos e almas dos homens, tanto quanto possível. Mas tudo isso deve brotar de um bom coração, um coração purificado pelo Espírito de Deus; e então, como a árvore está boa, o fruto também deve estar bom [5]

Quem possui esta característica em sua vida é feliz:
"Dos seus caminhos se fartará o infiel de coração, mas o homem bom se fartará de si mesmo" (Pv 14.14)
Ser Bom é uma bênção para os outros:
"Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros." (Rm 15.14)
Quem é Bom alcança o favor de Deus:
"O homem de bem alcançará o favor do Senhor, mas o homem de perversas imaginações ele condenará" (Pv 12.2)
Na eternidade ficará manifesto que Deus dá valor à bondade:
"Disse-lhe o seu Senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." (Mt 25.23)

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD 
      Pág. 1474, 1580
[7] Fruto do Espírito - RHEMABRASIL - Módulo 1B - Pág.6
[8] Revista Lições Bíblicas - 1T - 2004 - CPAD - Pág.68


2 comentários:

  1. Tenho profunda gratidão a Deus por esse brilhante trabalho de auxilio para os professores da EBD. Pr. Éder muito obrigado por sua dedicação e cuidado! O sr. é uma benção. Parabens! Que o seu ministério seja cada vez mais próspero e haja expansão no Reino de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, meu irmão, estamos juntos nessa nobre missão EBD. Acredito muito nos resultados da Escola Bíblica Dominical, frequento EBD desde 1986, a Bíblia é uma fonte inesgotável, todo dia aprendendo coisas novas e glorificando a Deus por todos aqueles que se dedicam ao aprendizado e ensino das Escrituras. Boa Aula !

      Excluir