Total de visualizações de página

domingo, 20 de novembro de 2022

Lição 9 - Os Dons de Cristo para o Aperfeiçoamento dos Salvos

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

O texto de referência : 

Efésios 4:11-14
11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do Corpo de Cristo, 
13 - Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, o varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.


1 - Conhecendo os Dons Ministeriais

Bp Oídes José do Carmo [4]

1.1 - A Atualidade dos Dons de Cristo
"Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, o varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Ef 4.13)
Assim como cremos na continuidade dos Dons Espirituais e Dons de Serviços para os dias atuais, também cremos na continuidade e atualidade dos Dons Ministeriais, todos são necessários até enquanto a Igreja de Cristo permanecer neste mundo. Os Dons Ministeriais não são temporais, mas constantes na vida dos cristãos vocacionados para tal.

1.2 - Os Dons Ministeriais estão disponíveis para edificação da Igreja.
"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do Corpo de Cristo" (Efésios 4:11-12)
Conforme acima, Paulo relaciona os dons ministeriais, a saber:
- Apóstolos
- Profetas
- Evangelistas
- Pastores 
- Doutores
Estes Dons Ministeriais estão relacionados aos Dons de Serviços, cuja finalidade é de contribuição, crescimento e edificação da Igreja universal e/ou Corpo de Cristo.
 
1.3 - Cristo repartiu os dons com os homens

Bp Oídes José do Carmo [4]


2 - Distribuição dos Dons

2.1 - Apóstolos, enviados pelo Senhor Jesus 
Apóstolos do verbo grego apostellein que significa "enviar", "remeter".
A palavra apóstolo, portanto, significa "aquele que é enviado", "mensageiro", "oficialmente comissionado por Cristo". [8]
Elinaldo Renovato: Entende-se por colégio apostólico o grupo dos doze primeiros discípulos de Jesus convidados por Ele a auxiliarem o seu ministério terreno. Eles constituíram a base ministerial para o desenvolvimento e a expansão da Igreja no mundo, portanto os doze :
a) Foram convocados pessoalmente pelo Senhor
b) Andaram com Jesus durante todo o seu ministério
c) Receberam autoridade do Senhor [7]
Na atualidade não existem apóstolos nos moldes dos doze, não existe sucessão apostólica. Podemos entender o Dom de Apóstolos nos dias atuais como Missionários enviados para evangelizar povos de outras nações, pessoas encarrregadas de fazer missões, abrir novas igrejas.
Apóstolo Paulo não pertencia ao colégio dos Doze, ele não andou pessoalmente com Jesus Cristo durante seu ministério terreno. O colégio apostólico reconheceu o apostolado de Paulo, foi um plantador de Igrejas e recebeu o evangelho do próprio Jesus Cristo.
Os apóstolos foram testemunhas oculares das atividade de Jesus na terra e consequentemente testificaram que Jesus era o Senhor ressurreto (Lc 24.45-48; 1Jo 1.1-3) [8]

2.2 - Profetas: Portadores da Mensagem Divina
O Dom ministerial de profeta é diferente dos profetas do Antigo Testamento e do Dom Espiritual de Profecia.
Elionaldo Renovato: O profeta é identificado três vezes na epístola de Efésios como alguém que acompanhava os apóstolos (Ef 2.20; 3.5; 4.11). A Bíblia afirma que os "concidadãos dos Santos e da família de Deus estão edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas [...]" (Ef 2.19,20). Aqui, a Bíblia denota a importância do ministério de profeta na liderança da Igreja do primeiro século. [7]
Portanto, Profeta é aquele vocacionado por Deus para fazer uso da Palavra de Deus trazendo exortação, consolação e edificação do Corpo de Cristo.
Profeta é "aquele que expõe", que traz uma mensagem bíblica da parte de Deus para alertar e direcionar a Igreja.

2.3 - Evangelistas, portadores das boas novas
O Evangelista é aquele que anuncia o Evangelho de Cristo, as boas novas, pregando o evangelho e ganhando vidas para Jesus Cristo.
Da mesma forma que um missionário, o evangelista pode vir a ser um plantador de Igrejas, pois possui muita graça de Deus para tocar corações de seus ouvintes com a mensagem da Salvação.
Seu principal propósito é o trabalho evangelístico, o evangelista traz a mensagem de salvação de forma clara e simples e as pessoas se rendem ao senhorio de Cristo reconhecendo-o como Salvador pessoal.
Exemplos: John Wesley, Jonathan Edwards e David Wilkerson.

3 - Variedade de Dons e a Multiforme Graça de Deus

3.1 - Pastores, responsáveis por conduzir o rebanho de Cristo
Elinaldo Renovato: O termo pastor (do grego poimem) no Novo Testamento tem o significado de "apascentador de ovelhas". De acordo com esta definição podemos afirmar que a principal missão de um ministro é cuidar das pessoas que receberam Cristo como Salvador, dando-lhes alimento espiritual através do ensino da Palavra de Deus, como encontramos no livro do profeta Isaías (Is 40.11). O verdadeiro pastor cuida das ovelhas como zeloso amor e compaixão, entregando-se totalmente às suas demandas. [7]
Os pastores são aqueles que cuidam das vidas ganhas pelos evangelistas, missionários e apóstolos. Administram e auxiliam as pessoas com suas necessidades espirituais.

3.2 - Doutores - aqueles que ensinam as doutrinas cristãs fundamentais
Doutor é aquele que tem facilidade para estudar, entender e ensinar os textos bíblicos para as pessoas. Sua função é ser um "Professor" para os outros irmãos, que precisam de alguém para lhes ensinar sobre a palavra. Geralmente gostam e possuem facilidade em ler textos complexos e difíceis de entender  Leia Mais

3.3 - Outros dons ministeriais a serviço da Igreja

Bp Oídes José do Carmo [4]

"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo sempre. Amém." (1Pe 4.10-11)


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1685
[7] Revista CPAD Jovens e Adultos - 2T - 2014
[8] Dicionário Bíblico Wycliffe

Nenhum comentário:

Postar um comentário