Total de visualizações de página

sábado, 12 de novembro de 2022

Lição 8 - Capacitados para Servir uns aos Outros

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

O texto de referência : 

Romanos 12:4-8
4 - Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação.
5 - Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
6 - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé.
7 - Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino.
8 - Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado, o que exercita misericórdia, com alegria.

1 - Exercitando os Dons


Todos os cristãos estão inseridos em uma Vocação Geral, ou seja, independente de ter Dons de Serviço, Dons Espirituais e Dons Ministeriais estão incumbidos e comprometidos de ser uma testemunha de Cristo.
Todavia, podemos ter uma Vocação Específica, ou seja, receber algum dom ou capacitação concedida por Deus para servir ao Corpo de Cristo. 

1.1 - Graça para o Exercício de Diferentes Ministérios
"De modo que, tendo diferentes dons ... "  (Rm 12.6)
Cada cristão possui dons diferentes, e eles não são concedidos por causa dos merecimentos pessoais; devemos exercitar os dons ao serviço de Deus e não aos próprios interesses, servindo os outros com o que Cristo nos deu com responsabilidade.
Se tratando de Dons de Serviços os que exercem o dom da contribuição deve fazê-lo com generosidade e ser confiáveis, aos que tem o dom de presidir resta ser bons organizadores e gerentes, aos que tem o dom de misericórdia sejam pessoas carinhosas que tenham contentamento em dedicar parte de seu tempo a outras pessoas. 
Seria difícil que uma única pessoa tivesse todos esses dons. Um profeta assertivo, normalmente, não seria um bom conselheiro, e um doador generoso poderia falhar como líder. Quando você identificar seus próprios dons (e esta lista está longe de ser completa), pergunte-se como você pode usá-los para edificar a família de Deus [...] Seja grato pelas pessoas cujos dons são completamente diferentes dos seus. Deixe que suas qualidades equilibrem as fraquezas dos outros, e seja grato pelo fato de as habilidades dos outros compensarem suas próprias deficiências. Juntos, vocês podem edificar a Igreja de Cristo. [6]

1.2 - Os Dons de Serviço devem ser usados para a edificação da Igreja
Os Dons Espirituais são voltados à edificação da Igreja como Corpo de Cristo (coletividade) e os Dons de Serviço também serve a Igreja como Corpo de Cristo, embora alguns dons possam ser exercidos em um  trabalho para cada irmão (Individualidade).
O Apóstolo Paulo coloca os Dons de Serviço, Dons Espirituais e Dons Ministeriais em um mesmo conjunto, todos são dons, didaticamente é que fazemos uma classificação para facilitar o aprendizado, vejamos:
"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas." (1Co 12.28).
Assim como cada membro é igualmente importante na Igreja como Corpo de Cristo, cada Dom possui sua importância na obra de Deus.
O Espírito Santo é que capacita cada cristão conforme sua vontade para realizar a sua obra com atitude de alegria e gratidão.
 
1.3 - Dom de Profecia a serviço da Igreja


Bp Oídes José do Carmo: O único dom que aparece na lista de Romanos 12.6-8 e aparece em 1 Coríntios 12 é o Dom de Profecia [4] (observe acima)

O dom de profecia não se refere apenas a prever o futuro; este dom também pode significar entregar uma mensagem de Deus a uma comunidade de crentes [...] O Dom de profecia pode ser visto tanto em um sermão formal como em uma mensagem espontânea inspirada pelo Espírito e proferida para a edificação e o encorajamento do Corpo de Cristo. [6]

Orlando Martins: O dom de profecia como serviço cristão consiste na transmissão da palavra, com coragem e comprometimento com os valores cristãos e éticos, tendo a capacidade de receber a vida com entendimento profético ininterrupto, independentemente do dom público. Não deve ser confundido com o dom de profecia (Dons Espirituais) e tampouco com o dom ministerial de profeta, que é dado ao ministério (Ef 4.11). O profeta é um servo de Deus que exerce o seu serviço cristão por meio de uma mensagem especial que exorta, consola e edifica a Igreja (1Co 14.3). A Palavra de Deus (Bíblia Sagrada) é a maior profecia e ao proclamá-la somos profetas do Senhor. [7]

2 - Dons de Edificação, Exortação e Ensino a serviço do Reino de Deus

2.1 - Dom de Ministério a Serviço da Igreja  
O Dom de Ministério está relacionado a "Diaconia", ou seja, a pessoa possui a capacitação se servir, prestar ajuda ou assistência tanto aos líderes como aos membros da igreja local. Acata as orientações dos irmãos que possuem dons ministeriais (Pastores, Evangelistas, outros ...).
Atuação: Diaconia, Serviços Gerais, Portaria, Atendimento aos órfaõs, viúvas e necessitados.
"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo." (Tg 1.27)

2.2 - Dom de Ensinar a Serviço da Igreja

Dom de Ensinar
No Versículo abaixo, utiliza-se no grego Didaskalia para Dom de Ensino ou Instrução: "De modo que, tenho diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;" (Rm 12.6-7).
Já no versículo abaixo, utiliza-se no grego Didaskalos para Mestres:
"Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm lugar de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas." (1Co 12.28).
O cristão que possui o Dom de Ensino tem a capacidade dada por Deus para compreender e ensinar, ministrar ou ainda comunicar a verdade bíblica de uma forma objetiva, clara e didaticamente simples de compreender e aplicar na vida prática. O exercício do Dom de Ensino resulta na firmeza da fé na vida das pessoas, bem como uma transformação integral.
Atuação: Classe de Escola Bíblica, Discipulado, Palestras em Grupo, ministério de Ensino.

Antigo Testamento
O Exercício do ensino no Antigo Testamento foi atribuído aos anciãos, Levitas e por último aos escribas, como Esdras (Neemias 8).

Novo Testamento
No Novo Testamento o Exercício do Ensino aos judeus era atribuído aos rabinos e mestres nas sinagogas. Nem todos que exercem o serviço de ensino possuem o dom ministerial de Mestre (Ef 4.11), todavia, dever ser um ensinador.  Jesus foi chamado diversas vezes de Mestre (rabi).

Características de quem tem o Dom de Ensino
Quem tem este Dom de Ensino gosta de Aprender a Palavra de Deus, gosta de pesquisar, ler, estudar a Bíblia com muita reflexão, se aplica a este fim e Deus lhe capacita lhe dando entendimento da Palavra de Deus. Essa pessoa tem alegria e um prazer enorme de compartilhar esse conhecimento através de uma boa didática e comunicação eficaz, ilustrando a verdade e refutando o falso ensino, incentivando cada um a viver na prática o que se aprende na teoria. 

2.3 - Dom de Exortar a Serviço da Igreja
" ... O que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade, o que preside, com diligência; que exerce misericórdia, com alegria" (Rm 12.8)
O Dom de Exortar é dado a alguns cristãos para encorajar, confortar, incentivar as pessoas que estão precisando de fortalecimento, conforto, ânimo e encorajamento. A Exortação em algumas circunstâncias aparece juntamente com a repreensão ou admoestação.
Atuação: Aconselhamento, Exposição da Palavra de Deus.

3 - Dons de Cuidados e Administração no Serviço do Reino de Deus

3.1 - Dom de Repartir a Serviço da Igreja
" ... O que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade, o que preside, com diligência; que exerce misericórdia, com alegria" (Rm 12.8)
Quem possui o Dom de Repartir ou Contribuir tem uma motivação dada por Deus ou movida pelo Espírito Santo para suprir a necessidades materiais de uma pessoa ou de grupos pessoas. É alguém generoso, que nem sempre possui uma boa situação financeira, mas não mede esforços para buscar recursos para prover a necessidade de quem precisa, e que muitas das vezes, ajuda até além de suas posses. Geralmente estão a frente das assistências sociais de nossas igrejas e no trabalho da obra missionária.
Atuação: Trabalhos Sociais fora ou dentro das Igrejas locais, Sustento da Obra de Deus e trabalhos missionários.

3.2 - Dom de Presidir a Serviço da Igreja
" ... O que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade, o que preside, com diligência; que exerce misericórdia, com alegria" (Rm 12.8)
Dom de Presidir ou Liderança é encontrado em cristãos que tem um direcionamento da parte de Deus para influenciar outros cristãos a segui-lo na visão do Reino de Deus, ele comunica de forma clara os objetivos e propósitos em seguir a Jesus e a motivação para juntos trabalhar na igreja. São pessoas criativas, aceitam outras ideias, opiniões e novas motivações para o crescimento da obra de Deus, da igreja local ou grupo específico. Sabe distribuir ou delegar as responsabilidades, toma decisão rápida para solução de problemas inesperados, possui sensibilidade ao grupo, paciência, humildade, mansidão e sabedoria para liderar. Usa sua autoridade com Visão de Reino e não para objetivos pessoais.
Atuação: Liderança de Igrejas, ministérios, grupos familiares, treinamento de obreiros e ou cooperadores.

3.3 - Dom de Exercer Misericórdia a Serviço da Igreja
" ... O que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade, o que preside, com diligência; que exerce misericórdia, com alegria" (Rm 12.8)
Dom de Misericórdia (do grego Eleon) significa manifestação de misericórdia, dó, compaixão, piedade ou ainda sensibilidade para com alguém que esteja vivendo uma situação atípica, difícil, em crise física ou emocional. Quem tem o Dom de Misericórdia se coloca no lugar do outro, senti a dor do outro, alegra com os que se alegram e chora com os que choram (Rm 12.15).
Atuação: Ação Social, Ação Comunitária, trabalhos evangelísticos, centros de recuperação de drogados e ex-presidiários, trabalhos de libertação.


Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.1685
[7] Orlando Martins

4 comentários: