Subsídio aos Professores
CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF) - Aguarde
CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD) - Aguarde
Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)
Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Lições Bíblicas CPAD Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição.
Introdução
Nesta aula estudaremos o texto Bíblico que fica em Ezequiel 14
12 - Veio ainda a mima a palavra do SENHOR, dizendo:
13 - Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, gravemente se rebelando, então, estenderei a mão contra ela, e tornarei instável o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e arrancarei dela homens e animais.
14 - ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, livrariam apenas a sua alma, diz o Senhor JEOVÁ.
15 - Se eu fizer passar pela terra nocivas alimárias, e elas a assolarem, que fique assolada, e ninguém possa passar por ela por causa das feras;
16 - ainda que esses três homens estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que nem a filhos nem a filhas livrariam; só eles ficariam livres, e a terra seria assolada.
17 - Ou, se eu trouxer a espada sobre a tal terra, e disser: Espada, passa pela terra: e eu arrancar dela homens e animais.
18 - ainda que aqueles três homens estivessem nela, vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que nem filhos livrariam, mas eles só ficariam.
19 - Ou se eu enviar a peste sobre a tal terra e derramar o meu furor sobre ela com sangue, para arrancar dela homens e animais;
20 - ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que nem filho nem filha eles livrariam, mas só livrariam a sua própria alma pela sua justiça.
21 - Porque assim diz o Senhor JEOVÁ: Quanto mais, se eu enviar os meus quatro maus juízos, a espada, e a fome, e as nocivas alimárias, e a peste, contra Jerusalém para arrancar dela homens e animais?
O capítulo 14 de Ezequiel faz parte da primeira parte ou grupo da estrutura do livro de Ezequiel, conforme estudamos na lição anterior, do capítulo 1 ao 24, são abordadas as profecias sobre a ruína de Jerusalém.
O capítulo 14 é uma Palavra Profética Genérica envolvendo para toda a terra (Ez 14.13,19) como também uma Palavra Profética Específica para a nação de Judá, citando Jerusalém (Ez 14.21).
Chegou o dia do juízo, do acerto de contas, Judá não deu ouvido aos profetas, não se arrependeram diante de Deus, portanto, Deus:
"Com o puro te mostrará puro e com o perverso te mostrará indomável" (Salmo 18.26)
Nesta aula vamos responder as seguintes perguntas:
Qual é a retribuição divina ao pecado de uma nação ?
Porque não podemos perder o foco do perigo do pecado ?
De quem é a responsabilidade pelos pecados de Judá ?
Qual é a petição que Deus não atende ?
I - Sobre a Identificação do Juízo Divino
Nosso Deus é um Deus de Justiça, Deus enviou os profetas para falar com a Nação de Israel e com a Nação de Judá, ambas não deram ouvidos, não se arrependeram, continuaram a praticar as abominações dando ouvidos aos falsos profetas e rejeitando as palavras de Juízo Divino.
O Texto de Ezequiel 14 é uma Palavra de Deus, avisando o dia do Juízo Divino, o dia do acerto de Contas para a nação de Judá e sua capital Jerusalém, mas também se estendendo de forma genérica para toda a terra. Chegou o dia da retribuição divina ao pecado de uma nação !
Retribuição Divina
Na Bíblia a "Retribuição Divina" pode ser um prêmio ou um castigo segundo o esquema teológico pecado-castigo; conversão-perdão-recompensa. As bênçãos e as maldições são disso uma prova:
"E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus." (Dt 28.2)
"Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então, sobre ti virão todas estas maldições e te alcançarão" (Dt 28.15).
No passado, o povo de Israel praticou o mesmo erro:
"E os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do SENHOR, e se esqueceram do SENHOR, seu Deus, e serviram aos baalins e a Astorote. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu em mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim durante oito anos." (Jz 3.8)
[Comentário em Edição]
1 - O Discurso Profético
Em Ezequiel 14, Deus aviso o que sobrevirá a nação de Judá, a cidade de Jerusalém:
"Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Am 3.7)
[Comentário em Edição]
2 - A Primeira Parte do Oráculo
[comentário em Edição]
3 - Descrição do Agentes do Juízo Divino
[comentário em Edição]
II - Sobre a Petição que Deus não Atende
1 - Exemplos de Intercessão pelo Pecado
[comentário em Edição]
2 - Um Castigo Inevitável
[comentário em Edição]
3 - Quando Deus não atende a Oração Intercessória de um Justo
[comentário em Edição]
III - Sobre a Intercessão de Noé, Daniel e Jó
1 - Por que o Povo Rejeitou os Profetas?
[comentário em Edição]
2 - Noé, Daniel e Jó
[comentário em Edição]
3 - O Profeta Daniel
[comentário em Edição]
Comentário
Pr. Éder Tomé
Referências
[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Biblia.org - Comentários bíblicos
[7] apologeta.com.br/ezequiel-8/
[10] John B. Taylor - Ezequiel - Editora Mundo Cristão - Pág.13
[11] The Days of Vengeance - David Chilton - Pág. 20-25
https://www.dicionariobiblico.com.br/retribuicao/
Indicação de Livros
Indico o Livro Ezequiel de Roger Liebi da Editora Chamada, um livro excepcional, que comenta detalhadamente o Livro de Ezequiel. Roger Liebi é um especialista em línguas originais bíblicas e arqueologia de Israel. E indico também o Livro Ezequiel comentado por John B. Taylor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário