Total de visualizações de página

domingo, 23 de outubro de 2022

Lição 5 - Os Dons de Revelação

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF) 

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

O texto de referência fica em 1 Coríntios 12:1,7-10
1 - Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
7 - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
8 - Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria, e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência.
9 - E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar. 
10 - E a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas, e a outro, a interpretação da línguas.    

Nessa Lição muitas perguntas serão respondidas, a saber:
Qual é a importância dos dons espirituais para a Igreja ?
Quais são os dons espirituais ?
Quais são os aspectos dos dons espirituais?
Os dons espirituais também são para os nossos dias ?
Como os dons espirituais são classificados ?
Quais são os dons espirituais classificados como dom de revelação?
O que é o Dom de Palavra de Sabedoria ?
O que é o Dom de Palavra da Ciência ou Palavra do Conhecimento ?
O que é o Dom de Discernimento de espíritos ?

1 - Os Dons de Revelação Divina

O que são os Dons Espirituais ?
Dons são manifestações sobrenaturais concedidas da parte do Espírito Santo, e operam através dos crentes, para o seu bem comum. [6]
No Antigo Testamento, percebemos que havia amostras de dons divinos para algumas pessoas especificas como Sacerdotes, Reis, Juízes,  profetas e outros. No Novo Testamento os Dons Espirituais estão acessíveis as todas as pessoas salvas já batizadas com o Espírito Santo, pois estamos vivendo a Plenitude do Espírito, por isso, somos orientados a buscar os dons espirituais: "Portanto, procurai com Zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente." (1Co 12.31)

Os dons espirituais relacionados em 1 Coríntios 12.8-10 são classificados em três categorias, observe:


Importante:
1 - É importante enfatizar em classe que os dons espirituais são concedidos pela graça de Deus e não por méritos pessoais.
2 - Os dons espirituais não deve ser um argumento de uns se acharem superiores a outros por terem algum dom espiritual.
3 - A arrogância, o orgulho e o autoritarismo não deve acompanhar a prática ou exercício dos dons espirituais. Quem é agraciado por algum dom não é superior ou mais espiritual do que outro: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome ..." (Mt 7.22)
4 - Além dos dons espirituais, também temos os dons de serviço e dons de ministério, porém, nessa revista só estudaremos os dons espirituais.
5 - A Bíblia Sagrada nos orienta a estudarmos e entendermos sobre os dons espirituais: "Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes." (1Co 12.1).
6 - O que fala em línguas edifica a si mesmo, o que tem dons espirituais edifica a igreja.

Qual é a importância dos dons de revelação?
Elinaldo Renovato: Os dons de revelação divina são indispensáveis à igreja da atualidade, pois vivemos em um tempo marcado pelo engano. Os dons de revelação servem para a orientação da Igreja de Cristo [8]

1.1 - Os Dons e o Corpo de Cristo

Quais são os Aspectos dos Dons Espirituais?
Bp. Oídes José do Carmo, comenta com precisão sobre os três aspectos quanto aos dons espirituais, ao qual replico nesse quadro para facilitar o aprendizado:


"Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros." (1Co 12.25)
Elinaldo Renovato: Nenhum membro do corpo de Cristo é autossuficiente, dependemos de Cristo, assim como dependemos uns dos outros. Para que a Igreja, o Corpo de Cristo, seja edificada pelos dons é necessário que eles sejam utilizados para o benefício de todos [8]

Qual é a importância dos dons espirituais para a Igreja ?
"Segui o amor, e procurai com zelos os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da Igreja" (1Co 14.1,12)
"Que farei, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação." (1Co 14.26)
Elinaldo Renovato: Na Nova Aliança, os dons de Deus estão disponíveis para que a Igreja, em nome de Jesus, promova a libertação dos cativos, ministre cura aos doentes e proclame a salvação do homem para a glória de Deus. Todos os crentes podem receber os dons do Espírito, com o propósito de edificar a Igreja espiritualmente [8]

1.2 - Palavra da Sabedoria

"Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria" (1Co 12.8b).
Dom da Palavra de Sabedoria é o dom ao qual o Espírito Santo capacita o crente de uma maneira sobrenatural para tomada de decisões em situações complicadas ou difíceis de resolver. Não se trata de Sabedoria ou conhecimento humano adquiridos no banco de uma universidade e nos livros que foram lidos.

No Antigo Testamento encontramos amostras desse dom, quando duas mulheres se apresentam ao rei Salomão afirmando ser a mãe de um criança, como descobrir qual a mãe verdadeira? hoje temos o exame de DNA seria simples resolver a questão, mas no tempo do rei Salomão esse caso era uma situação extremamente difícil de resolver, todavia, Deus deu sabedoria a Salomão e ele descobriu qual era a mãe verdadeira (para detalhes leia 1Rs 3.16-28).

No Novo Testamento, Elinaldo Renovato cita a sabedoria do diácono Estevão: "não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava" (At 6.9,10).
 
1.3 - Todos os Crentes precisam da Sabedoria do alto

Elinaldo Renovato: A palavra de sabedoria é de grande valor na tarefa de aconselhamento pessoal e em situações que demandam uma orientação no exercício do ministério pastoral. [8]

2 - Palavra da Ciência

"Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência" (1Co 12.8).
Dom da Palavra da Ciência ou Palavra do Conhecimento é o dom ao qual o Espírito Santo capacita o crente de uma maneira sobrenatural para conhecer fatos e circunstâncias ocultos. 
"Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Amós 3.7)

2.1 - Este dom não deve ser usado em benefício próprio

Elinaldo Renovato: A Manifestação sobrenatural do dom da Palavra de Ciência tem a finalidade de preservar a vida da igreja, livrando-a de qualquer engano ou artimanha do maligno [8]

2.2 - Vemos na Bíblia este dom sendo revelado

No Antigo Testamento encontramos amostras desse dom, quando o profeta Eliseu recebeu uma revelação dos planos de guerra do rei da Síria (2Rs 6.8-12); quando o profeta Daniel recebeu a revelação e interpretação do sonho de Nabucodonor, rei da Babilônia (Dn 2.2,3; Dn 17-19).

No Novo Testamento, Elinaldo Renovato cita o momento em que o apóstolo Pedro desmascarou a mentira de Ananias e Safira (At 5.1-11), também vemos Jesus revelando detalhes da vida da mulher samaritana (Jo 4.1-26).

2.3 - A Palavra da Ciência nos faz adentrar no conhecimento de Deus

Quem tem o dom da Palavra da Ciência ou Palavra do Conhecimento compreende uma situação que esteja vivenciando através de uma visão revelada por Deus. 
Aqueles que possuem este dom compreendem as coisas profundas de Deus e os mistérios da sua Palavra [9]

3 - Discernimento de espíritos

"... a outro, o dom de discernir os espíritos..." (1Co 12.10)
Dom do Discernimento de espíritos é o dom ao qual o Espírito Santo capacita o crente a discernir (distinguir) a origem e a natureza das manifestações espirituais. 

3.1 - A necessidade de discernir as manifestações espirituais


3.2 - Este dom e a sentinela de Deus na Sua igreja

Stanley M. Horton: Dom de discernir os espíritos envolve uma percepção capaz de distinguir espíritos, cuja preocupação é proteger-nos dos ataques de Satanás e dos espíritos malignos.

3.3 - Habilita a igreja para não ser influenciada por falsos mestres

Quando um falso mestre ou um falso profeta atua em uma igreja local sadia pode causar grandes prejuízos a mesma, trazendo além de divisões, a operação da confusão e da dúvida. O que era Sadio se torna Doente !
Já presenciei um falso profeta pregando em um culto e deixando todas as pessoas que o ouviram confusas quanto suas operações e sinais espirituais, para alguns o que aconteceu era da parte de Deus, para outros não era da parte de Deus; o apóstolo Paulo escreveu que nosso Deus não é Deus de confusão, ou seja, nosso Deus não causa desordem, e nem se agrada dela. Nosso Deus é um Deus de ordem e harmonia: "Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em toda as igrejas dos santos" (1Co 14.33).

Os falsos profetas pregam o que não vem da parte de Deus e seus ensinamentos são baseados em invencionices, deixam os ensinamentos bíblicos de lado e centraliza suas ministrações através de profetadas, revelamentos, sonhos e visões. É preciso cuidado ao disponibilizar o púlpito para preletores sem referência. Cautela !

Bem sabemos que podemos reconhecer os falsos profetas e falsos mestres quando este prega o  contrário do que a Bíblia Sagrada ensina e também através dos frutos produzidos pela pessoa:
"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins ... Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão." (Mateus 7.15-20)

Bem Sabemos também que os falsos profetas podem operar sinais e milagres no meio da multidão pois há espíritos enganadores que podem se transformar até em anjos de luz (2Co 11.13-15), nessas horas é que o dom de discernir os espíritos faz muita falta, mesmo assim pelos frutos, podemos saber se a pessoa é ou não um falso profeta e se suas operações provém de Deus.

Uma situação bastante peculiar é quando uma pessoa fala em línguas não pelo Espírito Santo, mas pelo espírito do engano. Certa vez, presenciei em um culto em um momento que muitos irmãos estavam falando em línguas, e meu saudoso pastor que tinha o dom de discernir espíritos, desceu do púlpito, e se dirigiu a uma mulher que falava em línguas, ele repreendeu em nome de Jesus e a mulher caiu possessa de demônios. Talvez se não houvesse alguém com o dom de discernir espíritos, o inimigo não seria desmascarado, daí a importância de buscar esse dom da parte de Deus, essa é apenas uma das muitas situações mais delicadas.

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista BETEL Dominical Adultos - 4T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD
[8] Revista CPAD Adultos - 2T - 2021
[9] gotquestions.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário