Total de visualizações de página

sábado, 15 de outubro de 2022

Lição 4 - Batismo com o Espírito Santo: Distinção, Evidência, Propósito e Resultados

 

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

O texto de referência fica em Atos 2:1-5
1 - E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
2 - E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 - E foram vistas por eles Línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 - E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

Nessa Lição muitas perguntas serão respondidas, a saber:
O que é o Batismo com o Espírito Santo ?
O que é Batismo no Corpo de Cristo ou "Batismo pelo Espírito Santo" ?
Qual é a diferença de Batismo com o Espírito Santo, Regeneração e Santificação ?
Qual é a evidência física e inicial do Batismo com o Espírito Santo ?
Qual é o Propósito e os Resultados do Batismo com o Espírito Santo ?

1 - O Batismo com o Espírito Santo é uma Experiência Distinta

O Que é o Batismo com o Espírito Santo?
O "Batismo com o Espírito Santo", também chamado de "Batismo no Espírito Santo" é um revestimento do alto que capacita os cristãos na expansão do evangelho e edificação espiritual.
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lc 24.49)
Antônio Gilberto: O Batismo com o Espírito Santo é um revestimento de poder, com a evidência física inicial das línguas estranhas para o ingresso do crente numa vida de profunda adoração e eficiente serviço a Deus (Lc 24.49; At 1.8; At 10.46; 1Co 14.15,26). O Batismo com o Espírito Santo é para quem já é salvo. O Batismo com o Espírito Santo é a dádiva de Deus para os seus filhos, assim como a salvação é a sua dádiva para os perdidos [11]

Vivemos dias desafiadores, a Igreja evangélica brasileira está diminuindo a importância a este revestimento de poder, com recursos financeiros e tecnológicos, utiliza-se de diversas estratégias (shows, filmes, teatros) e métodos para anunciar o evangelho. Nenhum recurso humano ou material substitui o revestimento de poder. O Pastor Metodista E.M. Bounds escreveu: Estamos à procura de melhores métodos, enquanto Deus está à procura de Melhores Homens. [10]

Incentive seus alunos a buscar o "Batismo com o Espírito Santo" , dirão alguns: "Tenho buscado, porém não recebo" , fale para eles não desfalecerem, para continuar pedindo, buscando em oração e em um momento Jesus os batizará. Muitos hoje não são batizados com o Espírito Santo porque deixaram de buscá-lo.
É tempo de voltarmos a enfatizar, ensinar e orar sobre o Batismo com o Espírito Santo. Diante da frieza e indiferença espiritual dos últimos tempos, a Igreja do século XXI necessita mais desse revestimento de poder. [10]

Esequias Soares: Todas as promessas sobre o Batismo com o Espírito Santo se cumpriu integralmente no derramamento de Pentecostes e continuam até a atualidade. A experiência do Batismo com o Espírito Santo é para todos, em todos lugares e em todas as épocas [9]
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar." (At 2.38-39).

Qual é a diferença de Batismo com o Espírito Santo, Regeneração e Santificação ?
O processo da Salvação ocorre por meio da Justificação, Regeneração e Santificação, que são obras distintas do Espírito Santo na vida de uma pessoa que aceita Jesus Cristo como Salvador pessoal mediante a fé na crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
O Batismo no Espírito Santo não é sinônimo de salvação, todos os crentes em Jesus já têm o Espírito Santo, foram justificados, regenerados e passa continuamente pelo processo de santificação.
Ressalta-se aqui Batismo com o Espírito Santo é uma experiência diferente do que ocorre no momento da Justificação, Regeneração e Santificação.

Justificação: Evoca a ideia de um tribunal jurídico em que pesam terríveis e verdadeiras acusações contra nós, mas que por meio do sacrifício expiatório e substitutivo de Cristo, se tornaram nulas [8]
"Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação." (Rm 4.24-25)

1.1 - Distinta da Regeneração
Regeneração: Ação divina de criar um novo homem, dando-lhe um novo coração, transformando-o em nova criatura tornando-o filho de Deus fazendo-o passar da morte para a vida [8]
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2Co 5.17)
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos," (1Pe 1.3)
"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre." (1Pe 1.23)
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (Jo 1.12-13)
"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." (Jo 3.5)
"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas." (Tg 1.18)

1.2 - Distinta da Santificação
Santificação: É o processo pelo qual o crente se afasta (separa) do pecado para viver uma vida inteiramente consagrada a Deus, desenvolvendo nele a imagem de Cristo. Deus vê o crente como santo, ainda que a santidade dele precise ser aperfeiçoada. A Santificação deve ser almejada e priorizada na nossa vida cotidiana [8]
"Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação." (1Ts 4.7)
"Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." (Ef 4.12)
"Segue a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." (Hb 12.14)
 
1.3 - Distinta do Batismo no Corpo de Cristo

O que é o Batismo no Corpo de Cristo ou "Batismo pelo Espírito Santo  ?
O "Batismo no Corpo de Cristo", também chamado de "Batismo pelo Espírito Santo" trata-se da experiência em que todos aqueles que passam pelo novo nascimento ou regeneração (Jo 3.5) são imersos no corpo de Cristo.
"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um espírito." (1Co 12.12-13)

                                    

2 - Evidência Física e Inicial
Veremos nesse tópico que a doutrina das Assembleias de Deus tem a visão que as línguas estranhas (glossolalia) é a evidência inicial do batismo com o Espírito Santo. Antes de entrar nos subtópicos para detalhar esta questão é bom clarear alguns conceitos, a saber:

Glossolalia
Glosso - termo grego que significa "Língua"
lalia      - termo grego que significa "Falar"
Portanto, Glossolalia significa "Falar em línguas", é um dom sobrenatural concedido pelo Espíritos Santo, que capacita o crente a fazer enunciados proféticos e de enaltecimentos a Deus em línguas que lhe são desconhecidas. [14]
Eurico Bergstén: Tanto as línguas estranhas como sinal do batismo com o Espírito Santo, como o dom de variedades de línguas, são operações miraculosas da graça de Deus. Em ambos os casos a pessoa fala uma língua que nunca aprendeu, nunca estudou, não conhece e que geralmente não é compreendida por quem fala nem por quem ouve. Pode ser uma língua dos homens (isto é, uma língua falada por algum grupamento humano), ou de anjos (1Co 13.1). As línguas estranhas como sinal não são dirigidas aos homens, isto é, não são dirigidas à Igreja, mas tão somente a Deus (1Co 14.2). A Manifestação do dom de variedades de línguas é dirigida à Igreja. Por este motivo deve este dom sempre ser acompanhado de interpretação para edificação da Igreja. "Mas, se não houver intérprete, esteja calado na Igreja e fale consigo mesmo e com Deus" (1Co 14.28). [13]

Importante
A glossolalia são ininteligíveis, é a evidência externa, física e inicial do batismo com o Espírito Santo (At 2.2-3). A declaração de Fé das Assembleias de Deus acrescenta que além da evidência inicial através do "falar em línguas", há evidência contínua da presença especial do Espírito Santo na vida do cristão como o 'fruto do espírito' (Gl 5.22) e a manifestação dos dons (1Co 14.1). [06]

Xenolalia
É o falar em línguas num idioma conhecido, estranho apenas a quem o fala. No dia de Pentecostes, os crentes foram usados com Xenolalia, foi onde muitos estrangeiros tomaram conhecimento da mensagem do Evangelho em sua própria língua. É raro mas pode acontecer nos dias atuais.

2.1 - Sinais Sobrenaturais no Dia de Pentecostes
Observemos o texto de Atos 2.1-4 :
1 - E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2 - E, de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Três fenômenos não usuais aconteceram no dia de Pentecostes:
1 - Um som, como de um vento veemente e impetuoso
2 - Línguas repartidas, como que de fogo
3 - Falar em Línguas.
Os dois primeiros fenômenos (1 e 2) não se repetirão porque foram manifestações exclusivas cujo objetivo era anunciar a chegada do Espírito santo.
É tentador enxergar as três manifestações do Espírito Santo como indicações de sua atuação em salvação (vento), santificação (fogo) e serviço (línguas).
O vento e o fogo algumas vezes são chamados de teofanias (manifestações visíveis de Deus). Em ocasiões históricas, como a entrega da Lei, houve trovões, relâmpagos e nuvens densas, e um som muito alto de buzinas (Êx 19.16); então naquele dia histórico o Senhor se manifestou de um modo inesquecível com fogo e vento enviados do céu. Precisamos perceber, no entanto, que o vento e o fogo precederam o enchimento do Espírito; não foram parte dele. E mais, em nenhum outro trecho no livro de Atos esses elementos são mencionados novamente em paralelo às pessoas sendo cheias com o Espírito Santo. Esses foram acontecimentos únicos e para marcar a total inauguração de uma nova era no procedimento de Deus com o seu povo. [12]

2.2 - Línguas Estranhas como Evidência Inicial

Eurico Bergstén: Falar em outras línguas é sempre a evidência inicial do Batismo com o Espírito Santo: A evidente comprovação de recebimento do batismo no Espírito Santo é, sem dúvida, falar em outras línguas. Nada, nem mesmo o zelo, a alegria e a dedicação com que servimos ao Senhor, pode comprovar este milagre. Todos os casos registrados na Bíblia falam de pessoas salvas, convictas e cheias de alegria, mas que não haviam experimentado, ainda, a plenitude do Espírito Santo. Foi assim em Samaria, em Éfeso, na casa de Cornélio e com Saulo logo após seu encontro com Cristo. Orar em outras línguas é expressar-se com palavras que o Espírito concede que sejam faladas. É ele quem nos ajuda a orar como convém. [13]

Os cristãos no modo geral, quanto ao tema Pentecostalismo, pode estar alinhado a visão cristã do "Continuísmo" ou "Cessacionismo".

Cessacionismo
Acreditam que o Batismo com o Espírito Santo ocorre no momento da Salvação. O falar em outras línguas (glossolalia) e os dons espirituais ocorreram no dia da festa de Pentecostes (Atos 2) e cessaram, pois era para a Igreja Primitiva, ou seja, terminou junto com a era apostólica.

Continuísmo
Acreditam no Batismo com o Espírito Santo com evidência inicial de falar em outras línguas (glossolalia) e na continuidade dos Dons Espirituais nos dias atuais. Aqui está a particularidade do Pentecostalismo, todos os dons extraordinários estão presentes na contemporaneidade. As Assembleias de Deus possui a visão cristã do Continuísmo: "Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar" (At 2.39)

2.3 - Falar em Línguas e a Natureza Profética

(Bp. Oídes José do Carmo) [4]

3 - Propósito e Resultados

3.1 - Propósitos do Batismo com o Espírito Santo

Quais são os propósitos do Batismo com o Espírito Santo ?
1 - Revestimento de Poder para pregar a Palavra de Deus de modo eficaz
"E em meu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas." (Lc 24.47-48)
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lc 24.49)
2 - Revestimento de Poder para testemunhar de Jesus com liberdade e ousadia.
"Mas recebereis a virtude de Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (At 1.8)

Porque Jesus quer Batizar todos os crentes com o Espírito Santo ?
Pr. Eurico Bergstén pontua:
1 - Ele quer que cada crente experimente plenamente a alegria do Espírito santo.
2 - O Espírito Santo é um inestimável auxílio em nossa vida de oração e serviço.
3 - O batismo com o Espírito Santo proporciona o ambiente espiritual no qual os dons espirituais se manifestam. [13]
Esequias Soares: Nem todos os crentes em Jesus são batizados com o Espírito Santo, apesar de a promessa divina ser para todas as pessoas que se convertem ao Senhor Jesus em todos os lugares e em todas as épocas; mas todas elas têm o Espírito Santo (Rm 5.5) [06]

3.2 - Os Primeiros Discípulos depois do Pentecostes
Podemos observar nas Escrituras Sagradas que os discípulos que passaram pela experiência do revestimento de poder no dia de Pentecostes pregavam a palavra de Deus com ousadia, coragem, perseverança mesmo diante de ameaças, como foi o caso do diácono Estevão que foi o primeiro mártir da igreja primitiva:
"E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava." (At 6.8-10)

(Bp. Oídes José do Carmo) [4]

3.3 - Os Resultados do Batismo com o Espírito Santo

Quais são os Resultados do Batismo com o Espírito Santo ?
Pr. Antonio Gilberto [11], pontuou quatro resultados ao qual faço um breve comentário sobre cada um deles:

1 - Edificação espiritual individual. 
O Cristão que fala em línguas edifica sua própria vida espiritual: "O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja." (1Co 14.4)

2 - Maior dinamismo espiritual. 
O Cristão antes do batismo com o Espírito Santo tem menos disposição e coragem para testemunhar de Cristo, Pedro antes do Pentecostes, negou ao Senhor Jesus por três vezes (Mc 14.66-72), mas ao ser Batizado com o Espírito Santo obteve mais disposição e maior coragem na vida cristã para testemunhar de Cristo (At 4.6-20).

3 - Maior desejo e resolução para orar e interceder. 
O Cristão batizado com o Espírito Santo tem mais desejo para orar e interceder, podemos observar isso nos apóstolos de Jesus depois do que ocorreu no Dia de Pentecostes. 
"E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona." (At 3.1). 
"Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra." (At 6.4)
"E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta." (At 10.9)

4 - Maior glorificação do nome do Senhor. 
"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar." (Jo 16.13,14)

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista BETEL Dominical Adultos - 4T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Revista CPAD Adultos - 1T - 2021
[7] bibliaplus.org 
[8] Revista CPAD Adultos - 4T - 2017
[9] Revista CPAD Adultos - 1T - 2021
[10] Revista BETEL Dominical Adultos - 4T - 2017
[11] Revista CPAD Adultos - 3T - 2006
[12] O Batismo no Espírito Santo e com fogo - CPAD - 2002 - Pág 58
[13] Revista CPAD Jovens e Adultos - 1T - 2004
[14] Dicionário Teológico - CPAD - Pág. 201

8 comentários:

  1. A Paz do Senhor! Excelente Explanação Pr. Éder Tomé! Que Deus Continue abençoando poderosamente !

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. EBDPANORAMA - Agradece pelo retorno, é importante para nós !

      Excluir
  3. A paz do Senhor Jesus..

    Irmão gostaria de saber se ainda está disponível as revistas EBD 4 edição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão adquira as Revista no site da BETEL www.editorabetel.com.br

      Excluir
  4. Comentário excelente e esclarecedor, que Deus continue le abençoando grandemente.

    ResponderExcluir