Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2022

Lição 2 - Vem o Fim

 


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)


Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Lições Bíblicas CPAD Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

Nesta aula estudaremos o texto de referência que fica em Ezequiel 7:1-10
1 - Depois, veio a palavra do SENHOR a mim, dizendo:
2 - E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor JEOVÁ acerca da terra de Israel: Vem o fim, o fim vem sobre os quatro cantos da terra.
3 - Agora, vem o fim sobre ti, porque enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos, e trarei sobre ti todas as tuas abominações.
4 - E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti, mas porei sobre ti os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu sou o SENHOR.
5 - Assim diz o Senhor JEOVÁ: Um mal, eis que um só mal vem.
6 - Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem.
7 - Vem a tua sentença, ó habitante da terra. Vem o tempo; chegado é o dia da turbação, e não da alegria, sobre os montes.
8 - Agora, depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas abominações.
9 - E não te poupará o meu olho, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim carregarei sobre ti, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu, o SENHOR, castigo.
10 - Eis aqui o dia, eis que vem; veio a tua ruína; já floresceu; já floresceu a vara, reverdeceu a soberba.

O capítulo 7 de Ezequiel faz parte da primeira parte ou grupo da estrutura do livro de Ezequiel, conforme estudamos na lição anterior, do capítulo 1 ao 24, são abordadas as profecias sobre a ruína de Jerusalém.
Nessa ocasião as mensagens dos profetas estavam sendo rejeitadas pelo povo de Israel, e neste capítulo temos uma mensagem de Juízo de Deus sobre o mundo (os quatro cantos da terra), mas Deus enfatiza que sua ira recairá também em Israel devido suas abominações (comportamento insuportável).
O povo de Israel teve tantos livramentos no passado, viram a mão de Deus operando por eles, então vivendo no passado, a destruição da cidade de Jerusalém e do Templo era algo inconcebível na mente do povo. Eles tinham uma segurança de que enquanto Deus fosse Deus, a cidade de Jerusalém e o Templo ficariam de pé, todavia, vamos estudar nesta lição que o veredito de Deus era que o fim viria de forma imediata.

Nesta lição leve seus alunos a reflexão: 





I - Sobre a Profecia

1 - Introdução


2 - Extensão

 
3 - Quando?



O verbo VIR ocorre por seis vezes em Ezequiel 7 dos versículos 5 ao 7 demonstrando que o veredito de Deus era que o fim viria de forma imediata.

II - Sobre o Fim
 
1 - Sentido


John B. Taylor : Ezequiel não foi o primeiro a usar o refrão "O fim vem", Amós o empregara (Am 8.2) ... esse refrão veio fazer parte da linguagem comum da escatologia, e associava-se com o dia em que Deus julgaria todos os homens. Para Ezequiel, a destruição de Jerusalém era um ato de intensidade quase apocalíptica; era uma culminação trágica, porém necessária, de séculos de pecado humano e de longanimidade divina. O padrão não poderia repetir-se para sempre: para Deus ser consistente, teria de parar tudo em certa altura. Inúmeras vezes já Se apiedara e poupara Seu povo. Agora, finalmente, diz: Os meus olhos não te pouparão,  nem terei piedade (Ez 7.4) . O fim viera [10]

2 - Expressões Repetidas sobre o Fim


3 - A Repetição da Sentença


Além da repetição da sentença mostrar que o juízo de Deus sobre o povo de Israel está prestes a ocorrer, isso também é perceptível no versículo de Ezequiel 7.7 que diz: "Vem a tua sentença, ó habitante da terra. Vem o tempo; chegado é o dia da turbação, e não da alegria, sobre os montes."
John B. Taylor : "Vem a tua sentença" para muitos o termo "sentença" se refere a "reviravolta dos eventos", o Jeová-Jire e Jeová Nissi - Deus da provisão e proteção, agora estava a postos para ferir [10].
Ferir para corrigir, para acabar com as abominações e levar o povo ao arrependimento através de uma forma mais dura, mesmo porque, as advertências dos profetas foram todas rejeitadas, perdeu-se a oportunidade de resolver sem o uso da vara, o diálogo não surtiu o efeito desejado.

III - Sobre o Inimigo

1 - "Já Floresceu a Vara"
"... veio a tua ruína; já floresceu; já floresceu a vara, reverdeceu a soberba" (Ezequiel 7.10)
John B. Taylor : A iminência do dia é assemelhada a uma vara que já floresceu e, como a vara de Arão, deve agir "por sinal para os filhos rebeldes": "Então o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes..." (Nm 17.10). 

2 - "Reverdeceu a Soberba"
"... veio a tua ruína; já floresceu; já floresceu a vara, 
reverdeceu a soberba." (Ezequiel 7.10)
O rigor da vara agirá, porque reverdeceu (fortificou, renasceu, renovou) a soberba e a violência que já cresceu: "A violência se levantou em vara de impiedade; nada restará deles, nem da sua multidão, nem do seu rumor, nem haverá lamentação por eles." (Ez 7.11).
A destruição da cidade de Jerusalém e do Templo será imediata, onde existe a soberba haverá a destruilção: "A soberba precede a destruição e a altivez (arrogância) do espírito precede a queda" (Pv 16.18).
Jeremias também profetizou que o Senhor, Criador de todas as coisas, entrega tudo, por seu gosto para o rei da Babilônia, Nabucodonosor (Jr 27.5-6). Deus entregou Judá para o rei Nabucodonosor. Os utensílios das Casa de Deus foram entregues ao inimigo pelo próprio Deus. O pecado trouxe a destruição a Jerusalém, ao Templo e extirpou tantas famílias. O pecado gerou o abominável cativeiro. 

3 - O Rei Nabuconodosor

O rei Nabucodonosor assumir o trono em 605 a.C quando seu pai o rei Nabopolassar morreu, foi um grande guerreiro e estrategista militar que transformou a Babilônia em uma cidade de gigante imponência. Sua construção mais famosa são os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. [7]

O rei Nabucodonosor é um dos nomes mais marcantes da Bíblia, porém muitas pessoas não sabem quem ele é, foi um imperador de fama notável na história. Seu nome significa "Nebo (Nabu), protegeu minha herança", mas ainda pode significar "Nebo, proteja as fronteiras" ou "Nebo, proteja minha coroa". 

O rei Nabucodonosor era um rei pagão de uma nação também pagã, a Babilônia. Ele foi usado por Deus como um dos instrumentos do julgamento de Deus sobre a nação de Judá, por isso seu reinado compõe o contexto nos livros de Ezequiel e nos livros de seus contemporâneos Jeremias e Daniel que interpretou vários sonhos de Nabucodonosor apontando sua ascensão e queda, e inclusive que seria castigado durante um período se comportando como um animal devido seu orgulho, mas depois que passou esse período, recobrou sua sanidade e glorificou a Deus.

Provavelmente em outras lições veremos que o rei Nabucodonosor no capítulo 17 de Ezequiel é apresentado como a primeira grande águia com seu enorme poder militar que virá contra Judá como uma presa fácil e a removerá para a Babilônia. A política de domínio do rei Nabucodonosor era enfraquecer as nações vizinhas para mantê-las submissas.

Nabucodonosor morreu em 562 a.C, com mais ou menos 70 anos de idade. Ele foi sucedido por Evil-Merodaque, que reinou apenas dois anos e logo o império Babilônico entrou em declínio, caindo, finalmente, diante dos persas. [7]

4 - A Babilônia 




Hoje, as ruínas da Babilônia encontra-se a norte do centro da cidade atual de Hila, situada na região central do Iraque, cerca de 100 quilômetros ao sul da capital do Iraque, Bagdá. Segundo informação a sepultura do profeta Ezequiel estaria localizada em uma aldeia próxima a cidade de Hila. [8]

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 1T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Biblia.org - Comentários bíblicos 
[7] Segredos do mundo
[9] Roger Liebi - Ezequiel - Editora Chamada - Pág.11
[10] John B. Taylor - Ezequiel - Editora Mundo Cristão - Pág.13

                    Indicação de Livros
Indico o Livro Ezequiel de Roger Liebi da Editora Chamada, um livro excepcional, que comenta detalhadamente o Livro de Ezequiel. Roger Liebi é um especialista em línguas originais bíblicas e arqueologia de Israel. E indico também o Livro Ezequiel comentado por John B. Taylor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário