Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Lição 1 - As Raízes do Pentecostalismo no Brasil

 


                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: PADRÃO

                         CLIQUE AQUI - BAIXAR SLIDE - TELA PROJEÇÃO: WINDSCREEN

                         CLIQUE AQUI - SAIBA COMO BAIXAR SLIDE


               Subsídio aos Professores

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (PDF)

                                             CLIQUE AQUI - BAIXAR SUBSÍDIO (WORD)



Lei 9.610/98 (Direitos Autorais)

Nosso subsídio (comentário da lição) não é o mesmo conteúdo da revista Betel Dominical Adultos, é apenas um texto de auxílio complementar referente aos tópicos e subtópicos da lição. 

Introdução 

O texto de referência fica em Lucas 14:16-18;26
16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique conosco para sempre,
17 - O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
18 - Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Neste trimestre teremos a oportunidade de se aprofundar no tema sobre o Pentecostalismo, Espírito Santo, Batismo com o Espírito Santo, Dons Espirituais e o Fruto do Espírito. Veremos a importância da doutrina do pentecostalismo para o cristianismo do século XXI.

1 - O Pentecostalismo
Quando vamos falar em Pentecostalismo, vamos falar diretamente sobre o Batismo com o Espírito Santo e os Dons Espirituais.
Os cristãos no modo geral, quanto ao tema Pentecostalismo, pode estar alinhado a visão cristã do "Continuísmo" ou "Cessacionismo".

Cessacionismo
Acreditam que o Batismo com o Espírito Santo ocorre no momento da Salvação. O falar em outras línguas (glossolalia) e os dons espirituais ocorreram no dia da festa de Pentecostes (Atos 2) e cessaram, pois era para a Igreja Primitiva, ou seja, terminou junto com a era apostólica.

Continuísmo
Acreditam no Batismo com o Espírito Santo com evidência inicial de falar em outras línguas (glossolalia) e na continuidade dos Dons Espirituais nos dias atuais. Aqui está a particularidade do Pentecostalismo, todos os dons extraordinários estão presentes na contemporaneidade:
"Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar" (At 2.39)

1.1 - O Termo Pentecostalismo
Pentecostes é um nome que vem do grego dado a uma festa judaica também denominada de Festa das Colheitas. Em Israel havia 7 festas anuais para serem comemoradas, aqui podemos destacar:

Festa da Páscoa
Celebrava a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, quando Deus julgou a nação egípcia através da praga da morte dos primogênitos dos egípcios.

Festa das Colheitas ou Festas de Pentecostes (Levítico 23.15-22)
Era uma festas comemorada 50 dias depois da Páscoa que celebrava a colheita do trigo e da cevada. Os judeus de toda parte do mundo vinha para Jerusalém, onde ocorria as cerimônias religiosas e as comemorações. 
Alexandre Coelho: A celebração ordenada por Deus deveria ser um motivo  de confraternização que incluía até os que não pertenciam à família dos israelitas, e deveriam ser um momento alegre. Pentecostes não era um momento de tristeza, ou de arrependimento, mas de satisfação, pois estavam em um período de sega do trigo e da cevada que Deus lhes dera. Essa festa durava um dia, pois o povo estava em plena atividade de colheita da safra de grãos. Da mesma forma, Pentecostes traz alegria em nossos dias por ser a realização de uma das promessas mais importantes de Deus para com aqueles que creem nEle. [6]
     
Festa dos Tabernáculos ou Festa das Tendas
Era uma festa também relacionada a agricultura, celebrava a colheita das uvas e azeitonas. Parte da festa era dedicada ao louvor e ação de graças e outra parte era dedicada aos festejos com banquetes.
Os judeus vinham para Jerusalém, se alojando em tendas, barracas e cabanas.

1.2 - O Movimento Pentecostal
Antes de sua ascensão aos céus, Jesus ordenou que seus discípulos ficassem em Jerusalém até que fossem revestidos de poder:
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lc 24.49).
Deus se utiliza da comemoração da Festa de Pentecostes para encher os seus discípulos do Espírito Santo. Quase cento e vinte discípulos de Jesus (At 1.15) estavam em oração em um cenáculo (um cômodo em um pavimento superior de uma casa):
"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados; e foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhe concedia que falassem." (Atos 2.1-4).
Nesse momento teve inicio o Movimento Pentecostal, que foi um avivamento nunca antes visto, os cristãos receberam o batismo com o Espírito Santo e Dons Espirituais durante a Festa de Pentecostes.
A mensagem desse movimento pentecostal se espalhou entre os cristãos, e continua em nossos dias, é a materialização da promessa de revestimento de poder do Senhor Jesus Cristo para a sua Igreja (Joel 2.28-32).
É importante ressaltar que o Movimento Pentecostal não é resultado da vontade de homens e não é um movimento exclusivo das Assembleias de Deus, embora ela seja a maior denominação pentecostal do Brasil. 
As Assembleias de Deus teve origem nas doutrinas pentecostais conforme veremos mais adiante.

Importante
O termo "Pentecostal" vem sendo usado desde 1907 pelas igrejas históricas ou tradicionais para se referir aos crentes que criam e recebiam o batismo com o Espírito Santo, por causa da analogia entre esse movimento e o dia da Festa de Pentecostes (At 2.1-13). 
Por sua vez, "Pentecostal" é o crente que crê nas possibilidades de receber a mesma experiência do Espírito Santo que os apóstolos receberam no dia da Festa de Pentecostes. [9]
 
1.3 - O Verdadeiro Pentecostalismo
A doutrina Pentecostal é bíblica, é verdadeira, os cristãos pentecostais vivem as manifestações do Espírito Santo na prática através do Batismo com o Espírito Santo (Glossolalia) e os dons espirituais relacionados pelo apóstolo Paulo: Dons de sabedoria, ciência, fé, cura, operação de milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas (1Co 12:4-11).
Sem sombra de duvida, é através da diversidade de dons espirituais que os cristãos pentecostais cumprem o IDE de Jesus Cristo de forma mais eficaz e frutífera, aliás, o propósito dos dons é justamente esse, o de capacitar a Igreja como um organismo vivo para o serviço de proclamar o Evangelho, edificar a igreja como o Corpo de Cristo e trazer a glória de Deus até o retorno de Cristo:
"Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento. De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Co 1.5,7).

2 - O Movimento Pentecostal
O Movimento Pentecostal ocorrido na Igreja Primitiva (Atos 2) não cessou naquele dia, existe relatos sobre a história da Igreja que mostra que Deus jamais deixou de Batizar com o Espírito Santo e de dar Dons Espirituais.

Antes do Século XX
No século II, Irineu de Lion disse: "temos em nossas Igrejas irmãos que possuem dons proféticos e, pelo Espírito Santo, falam toda classe de idiomas". No século XVI, John Welch profetizou para dois mercadores sobre uma praga nos rolos de tecidos ... A história relata a ocorrência de Batismo no Espírito Santo e a manifestação dos Dons Espirituais em vários países, e em diferentes denominações cristãs.

Século XX
Entrando no século XX, em 1902, na Suécia, Levzi Petrus, um pregador Batista, recebeu o Batismo com o Espírito Santo tornando-se um importante pregador pentecostal, mas nada foi parecido com o que ocorreu em 1906 nos Estados Unidos.
No dia 6 de Abril de 1906, o pastor William Seymour e mais sete pessoas se reuniram na Rua Bonnie Brae, Los Angeles,  para orar e buscar a plenitude do Espírito Santo, nesse dia com exceção de William Seymour todos foram batizados com o Espírito Santo. No dia 9 de Abril de 1906, William Seymour, também foi Batizado com o Espírito Santo e esse avivamento foi ganhando proporções e ajuntando mais pessoas, como o local era pequeno, alugaram um prédio desocupado em mal estado na Rua Azuza no número 312. Nesse lugar no dia 14 de Abril de 1906 ocorreu o primeiro culto.
Jorge Linhares: Desde o começo, o toque soberano de Deus estava sobre William Seymour e os que com ele estavam. Por três anos, o avivamento continuou essencialmente 24 horas por dia, sete dias por semana, com uma participação de, às vezes, até mil pessoas. Pessoas do mundo todo vieram para receber seu "Pentecost", muitos sendo enchidos espiritualmente antes de chegarem ao prédio. O que tem sido chamado de "maior avivamento mundial" resultou, em nossos dias, em um vasto exército de mais de 600 milhões de crentes cheios do Espírito, tocando cada nação da terra." [7]

Alexandre Coelho: Nos Estados Unidos, em 1905, William Seymour recebeu a mensagem pentecostal de Charles Fox Parham e se tornou um dos líderes do pentecostalismo. E na China, em 1907, por intermédio do missionário Nettle Normam, que recebeu o batismo com o Espírito Santo na Rua Azuza, muitos chineses foram visitados por Deus. Da mesma forma que a Reforma Protestante foi um divisor de águas na história da Igreja, o pentecostalismo trouxe um grande avivamento ao cristianismo em várias partes do mundo. [6]

2.1 - Deus envia os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Brasil
Como mencionado o Avivamento do século XX da Rua Azuza repercutiu no mundo todo, missionários de todas partes do mundo vieram para os Estados Unidos, Los Angeles, Califórnia, para entender e receber o poder pentecostal.
Não foi diferente com os missionários suecos Daniel Berg, Gunnar Vingren, Louis Francescon e outros que fizeram parte desse movimento.
Em 1910, Louis Francescon iniciou no Brasil o movimento pentecostal fundando a Igreja Congregação Cristã no Brasil, a primeira igreja pentecostal em solo brasileiro. Neste mesmo ano, no dia 19 de novembro, os missionários suecos Daniel Berger e Gunnar Vingren chegaram ao Brasil, em Belém do Pará, divulgando a nova doutrina pentecostal e incomodando as igrejas históricas: Batista, Presbiteriana, Anglicana e Metodista. Desligados da Igreja Batista, Daniel Berger e Gunnar Vingren fundaram a igreja Missão de Fé Apostólica no dia 18 de junho de 1911, e em 1918, essa igreja passou a ser a igreja "Assembleia de Deus".

2.2 - O Movimento Pentecostal no EUA e sua influência no Brasil
Como vimos no subtópico anterior, não há duvida de que o movimento pentecostal ocorrido no Brasil seja fruto do Movimento Pentecostal ocorrido nos Estados Unidos.

2.3 - O Movimento Pentecostal em Solo Brasileiro
As Assembleias de Deus se organizam em convenções, as maiores são CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil), CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus Ministério de Madureira), CADB (Convenção da Assembleia de Deus no Brasil).
Paulo Leivas Macalão, tornou-se evangélico em 4 de Abril de 1924, aos 20 anos de idade, foi consagrado a pastor em 1930 aos 26 anos por Gunnar Vingren e Levi Pethrus. 
Paulo Leivas Macalão fundou a Assembleia de Deus em Madureira no Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1929, esta obra foi se expandindo no Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goías, Sul do Brasil ... Em 1953, foi inaugurado um grande templo em Madureira para sediar as Assembleias de Deus de todo o país, em 1958, o Pastor Paulo Macalão funda a convenção Nacional de Madureira de igrejas fiiadas, que até 1989 também era filiada a CGADB, hoje é completamente independente.
No dia 26 de agosto de 1982, Paulo Leivas Macalão partiu para a glória, e o Pr Manoel Ferreira deu continuidade. Atualmente Bp Primaz Manoel Ferreira é o presidente da CONAMAD, Bp. Abner Ferreira é o atual presidente da Assembleia de Deus Madureira. Em 2014, o Ministério de Madureira tinha 9 milhões de membros, 34 mil pastores, 200 mil obreiros. 

3 - A Trajetória do Pentecostalismo no Brasil


3.1 - O Movimento Pentecostal no Brasil
Os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren nasceram em um época difícil na Suécia, que sofria pela falta de emprego e escassez de alimentos, o que fez com que milhares de suecos imigrassem para os Estados Unidos, o que acabou acontecendo com eles também. Nos Estados Unidos, ambos passaram pela experiência do avivamento ocorrido na rua Azuza e receberam um profecia para uma nobre missão em Belém do Pará, viajando de terceira classe por falta de recursos, desembarcaram com 90 dólares no bolso aqui no Brasil, sem apoio financeiro de alguma igreja e sem falar o português, isso foi apenas o início das dificuldades, frente ao que viria em termos de enfrentamento com pragas, doenças, perseguições (ao pregar a verdade sobre a doutrina pentecostal, enfrentava problemas entre os que criam e os que não criam em suas pregações).
Daniel Berg era um ganhador de almas incomum, praticava com sucesso a colportagem (vendas de Bíblias) e o evangelismo pessoal de casa em casa. Gunnar Vingren era mais preparado e se tornou, naturalmente, o líder do trabalho. Era quem mais pregava, mais batizava e quem ia consolidando e ampliando a obra com a organização de novos pontos de pregação e congregações. [10]

3.2 - O Início do Ensino Pentecostal no Brasil
Apesar das dificuldades, Daniel Berg e Gunnar Vingren não parava de fazer a obra de Deus e de trazer o ensino pentecostal no país, por onde passava, o Senhor curava, salvava, batizava com o Espírito Santo e manifestava seu poder por seus dons, sinais e maravilhas. A quantidade de crentes se multiplicava a cada dia. No dia 15 de agosto de 1932, o Pastor Gunnar Vingren se despede da Igreja do Rio de Janeiro e volta para a Suécia, e no dia 29 de junho de 1933 entra no descanso eterno aos 54 anos de idade. [11]
Daniel Berg, passou por Vitória - ES, e também em Santos - SP onde fundou a primeira igreja Assembleia de Deus do Estado de São Paulo em 1924, mudando-se para São Paulo. De 1932 a 1936 Daniel Berg foi missionário em Porto - Portugal, depois voltou para Suécia, e em 11 de maio de 1949 retornou para o Brasil. Permaneceu em Santo André SP até 1962, voltando em definitivo para a Suécia já com a saúde fragilizada, e em 1963 foi hospitalizado, vindo a falecer no dia 27 de maio aos 79 anos de idade. [9]

3.3 - O Pentecostalismo hoje no Brasil
As Assembleias de Deus têm aproximadamente 63 milhões de seguidores pelo mundo, em 190 países [8] 
E no Brasil a Assembleia de Deus  faz parte da primeira onda (1910-1950), também conhecida como Pentecostalismo Clássico, possui aproximadamente 22 milhões de membros em 389 mil congregações, sendo portanto a maior denominação pentecostal do Brasil, sem duvida alguma a EBD (Escola Bíblica Dominical) tem dada sua contribuição na propagação do ensino pentecostal.

Comentário 
Pr. Éder Tomé

Referências

[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 4T - 2022
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Revista CPAD Jovens - 4T - 2018 
[7] Jorge Linhares - Gospel Mais
[8] Wold Christian Database - Asia Pacific Mission Office
[9] Dicionário do Movimento Pentecostal - CPAD - Pág. 553-557
[10] ultimato.com.br
[11] Historia das Assembleias de Deus - CPAD - 1982

4 comentários:

  1. Que bênção! Todo o contexto histórico que eu precisava encontrei aqui. Muito obrigada! Que Deus continue abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Paz amados, deixo aqui meus sinceros agradecimentos por tão valioso trabalho para o Reino de Deus, através deste canal.
    Um canal de benção para o Reino de Deus com contribuição de alta qualidade e suporte aos mais diversos grupos de EBD seja professor, aluno ou quem desejar trilhar o caminho do conhecimento da Santa e Bendita palavra de Deus.
    Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho!
    Pr. Marcelino - Santo André/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Marcelino, primeiramente é uma honra receber vossa visita ao nosso site, Deus abençoe por essas palavras incentivadoras, são elas que nos impulsiona a prosseguir com esse trabalho e confirma que estamos indo pelo caminho certo ! A Paz do Senhor, estamos juntos nessa nobre missão EBD.

      Excluir